Limpeza de Post mix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardorez

Member
Joined
Jul 31, 2014
Messages
10
Reaction score
2
Boa tarde pessoal! Depois de mais de 3 anos fazendo cerveja, finalmente comprei meus primeiros post mix. Comprei usado na Friopartes e gostei bastante, foi super rápido e ao contrario do que temia, eles chegaram em um estado muito bom (considerando que são usados).

Mas ainda estou precisando de ajuda para conseguir acabar de limpar. A parte interna dos conectores estão com incrustação. Eu ja deixei em molho na solução de soda caustica (4%) por 1 dia e ainda nao consegui retirar. Alguem sabe como posso fazer isso?
 

Attachments

  • 2014-11-13 17.32.41.jpg
    2014-11-13 17.32.41.jpg
    118.6 KB · Views: 390
  • 2014-11-13 17.32.07.jpg
    2014-11-13 17.32.07.jpg
    159.9 KB · Views: 401
  • 2014-11-13 17.31.50.jpg
    2014-11-13 17.31.50.jpg
    284.7 KB · Views: 388
pro_limpa_inox.jpg

15 a 25 minutos imersos nesse produto e fica tudo zerado. Alguns pontos de oxidação basta uma leve abrasão e solta tudo.

Deu sorte mesmo com os PMs, até as valvulas de segurança intactas...
Comprei 4 com a friopartes, 2 furados, todas as valvulas rompidas e posts muito enferrujados... Gastei uma grana com tampas novas e poppets novos.
 
Aproveitando o assunto de PM, se eu comprar modelos Pin-lock consigo converter para Ball Lock, é que pedi do aliexpress os conectores ball lock ai quero saber se consigo fazer essa conversão
 
Opa, muito obrigado JotaMarinho. Uma das valvulas acabou quebrando, o plastico estava muito velho e fragil. Acabei precisando comprar uma tampa nova e um dip tube para o gás no aliexpress, mas acho no fim vai sair bem mais barato que comprar um PM em outro lugar.
 
Fala jota! Estou com um post mix com ferrugem encrostada dentro é já tinha visto o este limpa inox mas fiquei inseguro se funcionava ou nao...eles até tem outro produto chamado quimox q é pra remoção... Posso usar sem problemas!? Irá funcionar? Abracao!!!ImageUploadedByTapatalk1415917460.928266.jpg
 
Fala jota! Estou com um post mix com ferrugem encrostada dentro é já tinha visto o este limpa inox mas fiquei inseguro se funcionava ou nao...eles até tem outro produto chamado quimox q é pra remoção... Posso usar sem problemas!? Irá funcionar? Abracao!!!View attachment 114643

Olá brandones,

Seguindo a descrição do produto:

Aplicações

Na limpeza de superfícies de metais ferrosos por decapagem química. Ideal para limpeza rápida de pequenas áreas. Na preparação de superfícies metálicas para pintura por decapagem química e fosfatização.

Inox não é um metal ferroso, acredito não ser o produto apropriado.

Abraço
 
Olá brandones,

Seguindo a descrição do produto:

Aplicações

Na limpeza de superfícies de metais ferrosos por decapagem química. Ideal para limpeza rápida de pequenas áreas. Na preparação de superfícies metálicas para pintura por decapagem química e fosfatização.

Inox não é um metal ferroso, acredito não ser o produto apropriado.

Abraço

"Inox não é um metal ferroso" :confused:

Inox é um aço, aços são feitos basicamente de ferro e carbono...

Eu uso VANISH EXTRA WHITE pra tirar sujeiras que não consigo alcançar e remover.
A primeira vez que me falaram fiquei com um pé atrás achando que não ia tirar,
mas dai deixei de molho e limpou, já fiz com várias coisas até com os conectores do meu post mix, que ficaram um brinco assim como o resto das coisas que deixei de molho no vanish.
 
Então... Eu uso vanish direto... Mas esse esta com ferrugem braba mesmo... O inox nao entra na categoria ferro (ele só enferruja com o contato de outro um metal ferruginoso ou deixá-lo sem secar...) talvez o quimox decape a ferrugem e deixe o inox nao? Este azul funciona pra desencrustar ou é só pra dar brilho?
 
"Inox não é um metal ferroso" :confused:

Inox é um aço, aços são feitos basicamente de ferro e carbono...

Eu uso VANISH EXTRA WHITE pra tirar sujeiras que não consigo alcançar e remover.
A primeira vez que me falaram fiquei com um pé atrás achando que não ia tirar,
mas dai deixei de molho e limpou, já fiz com várias coisas até com os conectores do meu post mix, que ficaram um brinco assim como o resto das coisas que deixei de molho no vanish.

Perdão, a base é ferro, com baixo teor de carbono...
Então talvez o produto possa ser usado, mas não sei, a forma convencional de tirar ferrugem de inox é com ácido...
 
cuidado com o quimox ele é pra ferrugem em materias ferrosos do tipo aco ou ferro na verdade nao deve servir pra alimenticio pois vai fazer uma camada protetora que serve de base pra pintura, acho que essa camada nao deve ser lá muito alimenticia...
ela se forma por conversao da ferrugem em fosfato ou algo parecido, inclusive ele necessita de ferrugem sem ela nao funciona.

ja o outro é especifico pro inox custa meio caro mas deve resolver pois é pra decapagem mesmo.
 
Brandones, ferrox como disseram é para metais com alto teor de ferro, seja aço carbono, ferro fundido e suas ligas.
Pra inox da serie 300, vai de limpa inox.

O ferrox vai funcionar pra tirar a ferrugem, mas quase certeza que depois vai oxidar mais ainda e estragar a peça. O limpa inox faz a apassivacao da superficie. Cuidado so com o tempo de contato, ele começa a atacar a peça depois de algum tempo.
 
Esses removedores de ferrugem fosfatizam a superfície. Isso não seria ruim?
 
ja usei o ferrox, as instruções dizem pra limpar e lixar depois deixar uma leve camada de ferrugem, dai ele faz a base pra pintura, deixa uma camada razoavelmente grossa, como se fosse quase um zarcão.
Não é um limpador, é um preparador pra pintura que protege e converte a ferrugem.
 
Quem usa sao os serralheiros, trabalhando com ferro comum em geral bastante oxidados/enferrujados e a camada esverdeada que deixa nao me parece nem um pouco "saudavel" nem o cheiro...
 
Tentei limpar a tampa e os conectores do meu postmix vanish. Deixei por 4 dia e nada. Tentei com soda caustica diluída em sal e água quente. Deixei por 2 dias e nada. Na ultima tentativa pinguei Semorim nos pontos de sujeira mais criticos ou que pareciam ferrugem. deixei por 5min e passei uma escovinha de dente e saiu tudo. Nos locais mais dificeis esfreguei um pano com semorim. Saiu tudinho. Use luvas pois irrita as mãos e não faça isso em um local com bancada de marmore/granito pois ele ataca a pedra e mancha.
 
Pessoal e quando há alguns pontos de ferrugem dentro do postmix, que é o meu caso, o que posso utilizar pra retirar?
São pontos de ferrugem bem pequenos mesmo. Já deixei de molho em uma solução bem concentrada kalyclean S330 mas não saiu.
Já ouvi falar (não sei se é verdade) que o postmix tem uma película na parte interna e que não é bom nem esfregar com algo abrasivo (tipo palha de aço, etc).

Valeu!
 
Pessoal e quando há alguns pontos de ferrugem dentro do postmix, que é o meu caso, o que posso utilizar pra retirar?
São pontos de ferrugem bem pequenos mesmo. Já deixei de molho em uma solução bem concentrada kalyclean S330 mas não saiu.
Já ouvi falar (não sei se é verdade) que o postmix tem uma película na parte interna e que não é bom nem esfregar com algo abrasivo (tipo palha de aço, etc).

Valeu!

A informaçã da pelicula creio que seja falsa. É uma chapa de inox. Pra remover contaminação metálica do inox use ácido. As vezes vinagre resolve, as vezes precisa de algo mais forte... se tiver peracético à mão pode tentar. Já tive manchas severas de ferrugem em postmix que só saíram com ácido fosfórico (o mais forte que tinha em mãos).

Abraço.
 
Ok, Tiago!
Vou tentar com vinagre ou outra solução ácida e posto o resultado.
 
A informaçã da pelicula creio que seja falsa. É uma chapa de inox. Pra remover contaminação metálica do inox use ácido. As vezes vinagre resolve, as vezes precisa de algo mais forte... se tiver peracético à mão pode tentar. Já tive manchas severas de ferrugem em postmix que só saíram com ácido fosfórico (o mais forte que tinha em mãos).

Abraço.

Poderia utilizar o vinagre puro mesmo? Ou tem alguma diluição a ser feita? Não fica cheiro?
 
Limão e sal tira mancha de ferrugem, fiz isso esses dias com um postmix usado que comprei e deu certo. Observo que isso funciona também em tecido, já consegui tirar mancha de ferrugem de calça jeans!
 
Limão e sal tira mancha de ferrugem, fiz isso esses dias com um postmix usado que comprei e deu certo. Observo que isso funciona também em tecido, já consegui tirar mancha de ferrugem de calça jeans!

Mas qual a quantidade que é utilizada de sal e limão? Pra tirar uns pontos de ferrugem de dentro do post mix? Por quanto tempo?
 
Mas qual a quantidade que é utilizada de sal e limão? Pra tirar uns pontos de ferrugem de dentro do post mix? Por quanto tempo?
Olha, eu faço no olhômetro mesmo, eu espremi um limão inteiro e coloquei uma colher de chá de sal, misturei, embebi uma esponja e fui esfregando até sair.
 
Poderia utilizar o vinagre puro mesmo? Ou tem alguma diluição a ser feita? Não fica cheiro?

Vinagre ja é uma solução bem diluída de ácido acético. Por isso nem sempre ele é eficaz.

Como o material é polido um enxague deve tirar o cheiro...

Só assim, se for usar vinagre na tentativa de limpar o metal de impureza, certifique-se de usar vinagre de alcool não natural. Se usar qualquer coisa de vinagre fermentado naturalmente, vinagre colonial de vinho, etc... pode acabar tendo um grande problema de contaminação...

Abraço
 
Vinagre ja é uma solução bem diluída de ácido acético. Por isso nem sempre ele é eficaz.

Como o material é polido um enxague deve tirar o cheiro...

Só assim, se for usar vinagre na tentativa de limpar o metal de impureza, certifique-se de usar vinagre de alcool não natural. Se usar qualquer coisa de vinagre fermentado naturalmente, vinagre colonial de vinho, etc... pode acabar tendo um grande problema de contaminação...

Abraço

Ok. Mas o que seria vinagre colonial de vinho? Vinagre de vinho branco desses de supermercado não pode então?
 
Ok. Mas o que seria vinagre colonial de vinho? Vinagre de vinho branco desses de supermercado não pode então?

Seria vinagre caseiro, feito a partir de vinho. Eu não sei se os de vinho no mercado são pasteurizados, realmente não sei se tem ou não algo ali dentro...

Por não saber disso, minha dica seria usar o vinagre de alcool apenas, aquele mais barato, sem cor nenhuma e sem nada além de vinagre e água.

Abraço
 
Seria vinagre caseiro, feito a partir de vinho. Eu não sei se os de vinho no mercado são pasteurizados, realmente não sei se tem ou não algo ali dentro...

Por não saber disso, minha dica seria usar o vinagre de alcool apenas, aquele mais barato, sem cor nenhuma e sem nada além de vinagre e água.

Abraço

Valeu Tiago, brigadão pelas dicas, mas, ainda dando uma de teimoso e pão duro (aqui em casa tem um de álcool e limão) e numa mensagem aí de cima foi dito que limão e sal ajudariam a tirar manchas de ferrugem. Sou daqueles que esperam as pessoas incentivarem pra eu poder fazer a m.... Então, o que acha do vinagre de álcool com limão? Acha que poderia estragar o post mix?
 
Valeu Tiago, brigadão pelas dicas, mas, ainda dando uma de teimoso e pão duro (aqui em casa tem um de álcool e limão) e numa mensagem aí de cima foi dito que limão e sal ajudariam a tirar manchas de ferrugem. Sou daqueles que esperam as pessoas incentivarem pra eu poder fazer a m.... Então, o que acha do vinagre de álcool com limão? Acha que poderia estragar o post mix?

Cara, eu não sei... acho que poder usar, pode, mas pelo cheiro forte disso aí, não é a melhor opção. Não incentivo esse tipo de coisa, ultima vez que vi no mercado acho q meio litro de vinagre tava custando 90 centavos...

Qual é o problema que vc ta tentando resolver? Eu falei do vinagre na mensagem anterior apenas como uma possível alternativa pra remover algumas manchas pequenas ou mesmo ajudar a passivar, mas se tem pontos de ferrugem no seu postmix, ou manchas maiores, talvez nem resolva.

Abraço
 
Cara, eu não sei... acho que poder usar, pode, mas pelo cheiro forte disso aí, não é a melhor opção. Não incentivo esse tipo de coisa, ultima vez que vi no mercado acho q meio litro de vinagre tava custando 90 centavos...

Qual é o problema que vc ta tentando resolver? Eu falei do vinagre na mensagem anterior apenas como uma possível alternativa pra remover algumas manchas pequenas ou mesmo ajudar a passivar, mas se tem pontos de ferrugem no seu postmix, ou manchas maiores, talvez nem resolva.

Abraço

Valeu mais uma vez. Foi só uma questão de pão duragem mesmo, além do mercado ficar um pouco longe de casa. Como não tô tendo muito tempo pra sair e tal, aí falei em usar o que tinha. Mas, à princípio, não é urgente, pois não pretendo usá-lo agora e, do meu ponto de vista, são pequenas as ferrugens.
 
O meu eu tbm tive esse problema e optei por comprar conectores novos, e ja converti para ball lock.
 
Só para registrar, limpei meus postmix com vinagre branco, conforme o @Tiago me sugeriu há tempos atrás nesse mesmo tópico.
Resultado: 100% da ferrugem foi retirada.
Só usei vinagre e bucha.

Valeu!

Tiago.
 
Back
Top