Limpeza de bomba

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiefensee

Well-Known Member
Joined
Oct 13, 2014
Messages
882
Reaction score
312
Estou indo para a segunda brassagem com bombinha chinesa alimentícia, e após a primeira brassagem me surgiu uma dúvida:
Após a brassagem, como normalmente se faz a limpeza da bomba? com água fervente, água e detergente neutro circulando dentro da bomba ou tem que desmontar ela mesmo e limpar o rotor?
Pergunto porque na primeira brassagem com ela acabei abrindo o rotor e tinha ficado um pedacinho de casca de malte, o que certamente não é legal, mas não cheguei a circular nada nela depois do resfriamento...

meu grande medo é detonar com a rosca dos parafusos da bomba, já que é uma bombinha simples de plástico...
 
Eu já desmontei a minha e é fácil colocar de volta (tinha parado mas o problema era na fonte e não nela). Eu uso na recirculação e para o whirpool do resfriamento. Eu só faço passar um pouco de água depois.
 
@thadeupenna
sim, com certeza é fácil desmontar. São só 4 parafusos. Só tenho medo de comer a rosca, pois o parafuso vai direto no plástico da bombinha, o que com o desmonta e monta pode acabar comprometendo o aperto e consequentemente a vedação...
Acho que vou passar uma água fervente ou água com detergente e depois, pra garantir, sanitizante...
Obrigado pela contribuição!
 
@thadeupenna
sim, com certeza é fácil desmontar. São só 4 parafusos. Só tenho medo de comer a rosca, pois o parafuso vai direto no plástico da bombinha, o que com o desmonta e monta pode acabar comprometendo o aperto e consequentemente a vedação...
Acho que vou passar uma água fervente ou água com detergente e depois, pra garantir, sanitizante...
Obrigado pela contribuição!

Já fiz 8 brassagens com a minha, passo água fervente assim que paro de usar ela.
Na hora do resfriamento uso ela parra recircular água gelada por dentro do chiller de imersão e antes de guardar passo uma solução com iodofor para garantir que nada vá se criar ali dentro.

Já passei uma vez uma solução com detergente alcalino clorado, circuncirculando por 30 minutos com água quente, acho que vou fazer isso a cada 5 brassagens.

E para garantir tenho outra igual como backup e outra fonte também, assim não corro o risco de ficar na mão no meio da brassagem.
 
Já fiz 8 brassagens com a minha, passo água fervente assim que paro de usar ela.
Na hora do resfriamento uso ela parra recircular água gelada por dentro do chiller de imersão e antes de guardar passo uma solução com iodofor para garantir que nada vá se criar ali dentro.

Já passei uma vez uma solução com detergente alcalino clorado, circuncirculando por 30 minutos com água quente, acho que vou fazer isso a cada 5 brassagens.

E para garantir tenho outra igual como backup e outra fonte também, assim não corro o risco de ficar na mão no meio da brassagem.
Nunca tinha pensado em usar com água gelada pro resfriamento. Vou testar aqui. Ótima ideia
 
se for grau alimentício, o melhor é utilizar ela pra recirculação contínua do mosto. Há mais contato entre chiller e mosto.
Quanto a bombear água gelada pra chiller, dá pra fazer com bomba de máquina de lavar louça mesmo, ou com um fermentador cheio de gelo colocado um nível acima do chiller.
 
se for grau alimentício, o melhor é utilizar ela pra recirculação contínua do mosto. Há mais contato entre chiller e mosto.
Quanto a bombear água gelada pra chiller, dá pra fazer com bomba de máquina de lavar louça mesmo, ou com um fermentador cheio de gelo colocado um nível acima do chiller.
?
 

Latest posts

Back
Top