Levedura Kolsch - DrYeast Y35

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xykomarcal

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
140
Reaction score
60
Caros amigos, brassei uma Kolsch faz 2 semanas.

Utilizei a levedura y35 (Kolsch) DrYeast (com starter).

Após 2 semanas a 15o, e estabilização da FG (acompanhada com densímetro), fiz a clarificação com gelatina, priming e engarrafei a cerveja para seguir a maturação na garrafa e liberar o equipamento de fermentação.

Nesse momento já achei a levedura do slurry que foi separada para lavagem meio "diferente". Achei que era a gelatina. Infelizmente não fotografei na hora.

No dia seguinte, a levedura na garrafa estava com uma aparência muito estranha e diferente do que esperava.

O fornecedor descreve que ela é pulvurulenta (aparência de pó), e estava meio que "melada" e altamente floculenta.

A quantidade de levedura boiando no topo da garrafa tb me assustou, pois nunca vi refermentação com a levedura desse jeito.

Não sei o sabor, mas do jeito que está, só daqui a pelo menos 2 semanas (com garrafa imóvel no laggering), e mesmo assim se a levedura estiver totalmente decantada, pois ela é bem nojenta.

Alguém tem experiencia com essa levedura?

Ela é isso mesmo ou será que foi mutação/infecção ou outra levedura que invadiu essa praia?

Segue foto da garrafa 1 dia após engarrafada.

Agradeço antecipadamente a força.
 

Attachments

  • LeveduraKolsch.jpg
    LeveduraKolsch.jpg
    281.8 KB · Views: 224
Caros amigos, brassei uma Kolsch faz 2 semanas.

Utilizei a levedura y35 (Kolsch) DrYeast (com starter).

Após 2 semanas a 15o, e estabilização da FG (acompanhada com densímetro), fiz a clarificação com gelatina, priming e engarrafei a cerveja para seguir a maturação na garrafa e liberar o equipamento de fermentação.

Nesse momento já achei a levedura do slurry que foi separada para lavagem meio "diferente". Achei que era a gelatina. Infelizmente não fotografei na hora.

No dia seguinte, a levedura na garrafa estava com uma aparência muito estranha e diferente do que esperava.

O fornecedor descreve que ela é pulvurulenta (aparência de pó), e estava meio que "melada" e altamente floculenta.

A quantidade de levedura boiando no topo da garrafa tb me assustou, pois nunca vi refermentação com a levedura desse jeito.

Não sei o sabor, mas do jeito que está, só daqui a pelo menos 2 semanas (com garrafa imóvel no laggering), e mesmo assim se a levedura estiver totalmente decantada, pois ela é bem nojenta.

Alguém tem experiencia com essa levedura?

Ela é isso mesmo ou será que foi mutação/infecção ou outra levedura que invadiu essa praia?

Segue foto da garrafa 1 dia após engarrafada.

Agradeço antecipadamente a força.

Tá com maior cara de contaminação...

Como que vc fez o starter dessa levedura?
 
O starter foi feito com mosto de leva anterior que foi diluido a 1.040 que foi congelado, e fervido no dia da inoculação. A unica coisa diferente é que a diluição da levedura no tubo de ensaio/ falcon eu fiz com o mosto do starter ao inves de água mineral como recomenda a empresa.
 
O starter foi feito com mosto de leva anterior que foi diluido a 1.040 que foi congelado, e fervido no dia da inoculação. A unica coisa diferente é que a diluição da levedura no tubo de ensaio/ falcon eu fiz com o mosto do starter ao inves de água mineral como recomenda a empresa.

O starter foi de quantos litros? Foi feito com agitação magnética? Foi feito apenas um starter?
 
Foi de 1.5l com agitação magnética por 36hs. Foi feita a diluição com mosto nos tubos e depois de aproximadamente 8-10hs inoculado no starter.
 
Foi de 1.5l com agitação magnética por 36hs. Foi feita a diluição com mosto nos tubos e depois de aproximadamente 8-10hs inoculado no starter.

Pode ter sido aí que ocorreu a contaminação. A quantidade de células que vem nos tubos da dr yeast é bem menor do que num tubo de fermento líquido ou sachet de fermento seco (isso é normal, não tem como ter mais por causa do tipo de meio e armazenamento usado).

O primeiro starter deve ser pequeno, sem aeração e feito da forma mais sanitária possível.

Segue forma de uso:
http://dryeast1.tempsite.ws/wp-content/uploads/2015/08/Intrucoes-de-uso-kit-20L.pdf

Sem duvida nenhuma eu acrescentaria um starter a mais depois desse primeiro passo, indicado no manual. Acredito que 1.5L com agitação seja um volume interessante pro segundo starter.

Abraço
 
Fala camarada! Tire a sua duvida abrindo uma garrafa, se conter acidez pronunciante já sabe o que aconteceu, se não, vamos investigar mais.
 
usei esta mesma levedura para uma kolsch seu erro foi não ter feito a recomendação do kit como veio você mudou o rumo do seu start só achei ela realmente lenta para atenuar mas no final deu tudo certo
 
Pode ser isso mesmo, e talvez um pouco de tudo.

A recomendação era de usar água mineral, e usei mosto a 1040 direto para diluir a cultura. Esperei 8-10hs antes de inocular o starter e já estava com pressão de CO2 nos tubos.

Não foi feito starter intermediário, partindo direto para o de 1.5l.

Também me recomendaram (DrYeast) que não precisaria de starter para o pitching do volume brassado (20l) na OG programada. Achei que era pouco e fiz o starter só para garantir.

Quando fiz a inoculação do starter, eu enchi novamente os tubos de ensaio e falcon (com restos da levedura) com o mosto a 1040 diluído em água fervida. Deixei por 48hs a temperatura ambiente para ver se propagava o suficiente para uma nova leva e guardei na geladeira.

Vou fazer uma nova leva (10l) com essa levedura dos tubos que guardei e postarei os resultados. Farei um novo starter com DME em 2 etapas para inocular essa leva.
 
Caros amigos, ontem embarrilhei (pra ver o que vira) o segundo balde dessa primeira tentativa de Kolsch.
Dessa vez fotografei o slurry e a levedura tinha o mesmo aspecto de "cérebro" que a primeira. As outras leveduras que usei sempre ficaram mais "lisas" no fundo do balde.
Os pontos escuros são canais provavelmente de saída de CO2. Contudo ela estava límpida ao embarrilhar, e com a levedura totalmente decantada. Não usei gelatina para clarificar.
O aroma dela estava legal, mas com um certo tom alcoólico que pode sumir maturando mais e carbonatando.
No barril (post mix) fiz um priming com dextrose, pois ainda não me dou bem com carbonatação forçada. Além do priming, usei CO2 a baixa pressão apenas para evitar oxidação.
Ainda farei a nova leva com a "sobra" propagada de levedura nos tubos da Dr Yeast, que está decantada na geladeira, e com aspecto bem diferente dessa "cerebral".
Cheers
 

Attachments

  • 2016-04-16 16.36.18.jpg
    2016-04-16 16.36.18.jpg
    164.4 KB · Views: 146
  • 2016-04-17 08.12.41.jpg
    2016-04-17 08.12.41.jpg
    338.5 KB · Views: 147
Caros,

A Kolsch do barril estava fantástica. Como o barril ficou na geladeira vários dias após a carbonatação, e o Postmix tem um pescador no centro do barril, desprezamos a primeira "tirada" da cerveja o que eliminou a levedura decantada no fundo, deixando a cerveja límpida e com sabor fantástico. A Aparência da levedura também estava diferente das garrafas.

A primeira foto é da mesma cerveja acima, 2 meses e meio após engarrafamento. Ela apresentou o mesmo particulado, só que mais aglomerado e mais escuro.

A segunda é a do barril, sem a floculação escura.

Duas perguntas:
1- Levedura ou infecção?
2 - Alguém já viu outras cepas de levedura ficar escura assim depois de um tempo?
 

Attachments

  • 20160624_124254.jpg
    20160624_124254.jpg
    157.4 KB · Views: 58
  • 20160624_130711.jpg
    20160624_130711.jpg
    145.2 KB · Views: 62
Back
Top