Leva de 50 litros - Circular e Resfriar - AJUDA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

edubonatto

Member
Joined
Nov 7, 2014
Messages
13
Reaction score
3
Confrades,

Abandonei a leva de 20 litros e parti para 50 litros.

Fiz a primeira receita nos novos equipamentos e tive 2 dificuldades, foram elas:

CIRCULAÇÃO:
Coloquei apenas uma bazooka na panela de mostura, sem fundo falso ou bomba. Ocorre que demorou muito para filtrar e circular o mosto, visto que a quantidade de bagaço é muito grande. Estou pensando em colocar um fundo falso (sempre gostei), mas será que só ele será suficiente? Terei de utilizar uma bomba para ajudar a circulação?

RESFRIAMENTO:
Aqui o bicho pegou. Eu utilizava um chiller de 15 metros para as panelas de 20 litros e funcionava que é uma beleza, em média 20 minutos para resfriar. Obviamente agora com uma área maior, perdi eficiência. Um chiller maior resolveria (nunca ví maior que 15 mestros)? Novamente, a utilização de uma bomba para acelerar a passagem da água no chiller ajudaria? Nas levas de 20, apenas a gravidade no chiller com água bem gelada já era fantástico. O que vocês fazem?

Conto com a ajuda dos mestres!

Saúde.
 
buenas.

Referente ao resfriamento, certamente um pré-chiller imerso em água gelada iria ajudar bastante nisso.

Outra coisa que comecei a fazer depois que comprei uma chugger é recircular o liquido durante o resfriamento. Peguei essa dica com o @guenther e realmente, diminui consideravelmente o tempo de resfriamento.

A dupla pré-chiller + recircular durante o resfriamento deve funcionar para ti.
 
@edubonatto, realmente o fundo falso é melhor mas bazuca também funciona bem. Eu uso em levas até um pouco maiores do que as tuas.
Uma boa técnica é a ensinada pelo @guenther. Após o mash-in, estando homogenizada a temperatura, não mexe mais na cama de grãos. Assim, tu consegue uma boa formação da mesma e, consequentemente, reduz a ocorrência de entupimentos.
A diferença no tamanho (de 20 para 50 l) é bem grande. Recircular na caneca fica bem trabalhoso. O melhor é usar bomba para isto.
Quanto ao resfriamento, é bom lembrar que a eficiência do sistema depende do tamanho da superfície onde vai ocorrer a troca de calor. Com levas deste tamanho, 15 m vão disponibilizar pouca superfície e, portanto, um resfriamento mais lento. Como tu já trabalha com água gelada, ou aumenta o chiller (pode colocar outro de 15 m) ou troca o sistema por um mais eficiente (contra fluxo, trocador de placas, etc..). Provavelmente vais ter que usar bomba aqui também.
 
Ah o resfriamento... a parte que mais me preocupa.
Eu também migrei de 20 para 40 litros e continuo resfriando da mesma forma: chiller inox 5/8" de 9,5m no balde com 12 kg de gelo. Tenho resfriado até 40 graus e já coloco no fermentador - inoculo apenas no outro dia quando baixa para 22ºC.

Na próxima vou tentar uma técnica (não confirmada) que li aqui no fórum: gelar no congelador uma mistura frigorífica de água com 35% de álcool, que baixa bem a temperatura sem congelar a mistura.
 
15m de tubo 3/8" é bem suficiente pra resfriar 40~50L de mosto, fazendo um whirpool com bomba durante o resfriamento consegue tranquilamente em 30, 40 minutos. Mas façam por imersão no mosto, não em balde de gelo. Usar o gelo então pra circular uma água fria por dentro do chiller na segunda metade do tempo de resfriamento se torna mais eficiente e acelera ainda mais o resfriamento. Pro whirpool basta instalar um segundo registro perto do fundo da panela com um braço interno fazendo uma curva semelhante à da panela.
 
Tiago,
1 pode explicar porque seria mais eficiente passar água gelada por dentro do chiller ao invés de colocá-lo em um balde com gelo e passar cerveja por dentro?

2 Eu uso a técnica de colocar o chiller dentro do balde com gelo, passando o mosto apenas uma vez pelo chiller e indo direto para o fermentador. Mesmo nesse caso (onde o mosto não retorna para panela de fervura), tu acha a outra técnica melhor?

3 Caso a bomba seja de baixa vazão, mesmo assim ela ajuda no whirpool com a curva na panela?

4 o que vocês acham melhor e mais Seguro: ficar 40 minutos resfriando, mandar pro fermentador na temperatura de inoculação e fechar OU ficar resfriando por 15 minutos, mandar para o fermentador com 40ºC e inocular no dia seguinte (10 horas depois)?
 
Fazer a inoculação do fermento horas após do mosto pronto pode ser feita sem problemas?
O caso de microcervejarias que fazem varias brassagens e fermentam em apenas um tanque nao seria basicamente essa técnica?

Hoje eu resfrio o mosto até aprox. 35º e vai pro fermentador, depois de umas 2 a 3 horas quando tá na temperatura certa é que inoculo o fermento.
 
Ola edubonatto,
Circulacao:
Vc conheco um systema com drainagem, Läuterdrainage?
Resfriamento:
coloca um dia antes vasilias com agua no freezer ou congelador. 60 litros de leva com chiller vao precisar 10 a 15 litros de gelo.
Se vc tem uma bomba sapo...enchei um tanquinho ou ... outro opcao comparavel, com agua.
Na hora para resfriar:
Depois da fervura ate temperatura perto da temperatura do sistema de agua da casa resfriar so com uma mangeira de agua da casa....conectado com seu chiller..saida do chiller deixar agua passar fora.
O gradient descendo, quando a temperatura chega perto da temperatura de agua da casa deve ser bem minor (perto de 30 ºC). Agora precisa trocar para seu tanquinho. 10 minutos antes a agua ja tem pedacos do gelo..agua e fria...a bomba sapo agora trabalha da forma...
-Circulacao.. (saida do chiller, deve ser uma mangeira tambem fica dentro do tanquinho) ate gelo resfrio, sempre coloca gelo no tanquinho. A temperatura da leva baixar...
-Tirar agua do tanquinho com a bomba sapo(agua da saida do chiller nao volta do tanquinho) e desce o nivel um pouco.
Repetir esse 2 formas ate chega o nivel mais baixa que possivel...pouca agua..muito gelo e faz ate chega da tempertura desejada.

Cuidado..se o gelo acabou....timing is important

Com essa tecnica eu faco isso e chega com uma leva de 60 litros e um chiller de 7 m em 1,5 horas na temperatura de 16 ºC. A temperatura, claro e dependente da levedura que vai ser usado depois.
Mais rapido, como @zerosa ja escreveu, só com um contra fluxo ou troca de placas.

Abraco Ralf
 

Attachments

  • IMG_0742.jpg
    IMG_0742.jpg
    115.1 KB · Views: 139
Tiago,
1 pode explicar porque seria mais eficiente passar água gelada por dentro do chiller ao invés de colocá-lo em um balde com gelo e passar cerveja por dentro?

2 Eu uso a técnica de colocar o chiller dentro do balde com gelo, passando o mosto apenas uma vez pelo chiller e indo direto para o fermentador. Mesmo nesse caso (onde o mosto não retorna para panela de fervura), tu acha a outra técnica melhor?

3 Caso a bomba seja de baixa vazão, mesmo assim ela ajuda no whirpool com a curva na panela?

4 o que vocês acham melhor e mais Seguro: ficar 40 minutos resfriando, mandar pro fermentador na temperatura de inoculação e fechar OU ficar resfriando por 15 minutos, mandar para o fermentador com 40ºC e inocular no dia seguinte (10 horas depois)?

Rohde,

Pra levas nesse volume eu acho melhor fazer por imersão, por vários motivos: menor risco de contaminação, mais facil limpar o cobre (caso seja cobre) passando por fora, resfria a leva inteira de uma só vez mantendo o perfil de aroma de lupulo... quanto a eficiencia, será melhor um chiller de imersão com whirpool constante do que um chiller de "passagem" imerso em agua e gelo caso vc nao fique o tempo todo do resfriamento mexendo o chiller ou a água pra trocar a superficie de contato. Se vc fica 100% do tempo mexendo lá, não sei se há diferença de eficiencia, mas certamente é menos conveniente, já que dá trabalho.

Que tipo de bomba vc usa? Chugger é mais que suficiente pra isso.

Quanto a segurança, se vc resfria com a tampa da panela fechada, com certeza é mais seguro resfriar até a temperatura de inoculação. Mas se vc tem boas praticas de sanitização, deixar de um dia pro outro não vai ser um problema tão absurdo.
 

Latest posts

Back
Top