Legalizar venda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavo Bastos

Well-Known Member
Joined
May 30, 2016
Messages
50
Reaction score
1
Minhas primeiras levas ficaram prontas, e gostei muito do resultado. Tivemos belas surpresas.

Esse é um assunto muito polêmico.

Já tenho empresas em outros ramos, e pensei: porque não vender cerveja?

Então pergunto: é muito complicado legalizar uma fabrica pequena, em um espaço digamos de 30m2 ?

Inicialmente produzindo pouco mesmo.
 
Essa sua reação em abrir uma cervejaria é normal, 100% dos homebrewers pensam nisso.

Respondendo sua pergunta: Sim, é complicado! Primeiro a burocracia, pois alem das licenças normais que toda empresa precisa ter (alvará dos bombeiros, prefeitura, vigilância sanitária ,etc) o equipamento deve ser licenciado/registrado pelo ministério da agricultura, como o seu produto também. Não da pra vender cerveja produzindo em panela, tem que ser equipamento profissional com acabamento sanitário, com válvulas sanitárias, bombas sanitárias de inox, tirando o local de produção que deve estar todo em conformidade, desde paredes, tubulações de gás (caso utilize), energia elétrica, armazenagem. A legislação brasileira trata o grande produtor igual ao pequeno.

Infelizmente pra quem quer começar com produção pequena, economicamente falando não vale a pena, pois o desembolso financeiro é alto perto do retorno. Digamos que bem enxugado você consiga montar uma pequena fabrica com 100.000,00 (o que no meu ver é bem improvável), você no minimo deve ter um lucro mensal de 1.200,00, pois hoje facilmente acha aplicações com rendimento na casa de 15% a.a . Claro que estou falando no grosso modo, porém é uma base para ser seguida.

Hoje tem muita gente abrindo cervejaria, vai dar certo? Nem todas, porque o publico consumidor aos poucos está ficando mais exigente, e o leque de concorrentes está aumentando consideravelmente. Se você tem um produto bom, e uma administração digna, provavelmente você irá se sustentar ao longa prazo, do contrário não vai sobreviver.

Eu como muitos aqui, tenho vontade de abrir um negócio, mas tenho que ser realista.

Abraço amigo e sucesso.
 
Essa sua reação em abrir uma cervejaria é normal, 100% dos homebrewers pensam nisso.

Respondendo sua pergunta: Sim, é complicado! Primeiro a burocracia, pois alem das licenças normais que toda empresa precisa ter (alvará dos bombeiros, prefeitura, vigilância sanitária ,etc) o equipamento deve ser licenciado/registrado pelo ministério da agricultura, como o seu produto também. Não da pra vender cerveja produzindo em panela, tem que ser equipamento profissional com acabamento sanitário, com válvulas sanitárias, bombas sanitárias de inox, tirando o local de produção que deve estar todo em conformidade, desde paredes, tubulações de gás (caso utilize), energia elétrica, armazenagem. A legislação brasileira trata o grande produtor igual ao pequeno.

Infelizmente pra quem quer começar com produção pequena, economicamente falando não vale a pena, pois o desembolso financeiro é alto perto do retorno. Digamos que bem enxugado você consiga montar uma pequena fabrica com 100.000,00 (o que no meu ver é bem improvável), você no minimo deve ter um lucro mensal de 1.200,00, pois hoje facilmente acha aplicações com rendimento na casa de 15% a.a . Claro que estou falando no grosso modo, porém é uma base para ser seguida.

Hoje tem muita gente abrindo cervejaria, vai dar certo? Nem todas, porque o publico consumidor aos poucos está ficando mais exigente, e o leque de concorrentes está aumentando consideravelmente. Se você tem um produto bom, e uma administração digna, provavelmente você irá se sustentar ao longa prazo, do contrário não vai sobreviver.

Eu como muitos aqui, tenho vontade de abrir um negócio, mas tenho que ser realista.

Abraço amigo e sucesso.
Sinceramente não sei como a cervejaria canoinhense consegue licença e também não sei como sobrevivem com uma quantidade tão pequena de produção de 1500 litros. Dêm uma olhada nas instalações deles: http://viajantecervejeiro.com.br/emocionante-visita-cervejaria-canoinhense/
 
Pode parecer complicado, mas para comercializar tua cerveja tu tens que cumprir algumas exigências do MAPA. Dá para regularizar equipamentos pequenos sem problema, aqui no Rio grande do Sul, salvo engano, tem um de 50 litros com registro.

Aqui em baixo tem 2 sites interessantes para leitura.

http://www.agricultura.gov.br/veget...orientacao-registro-estabelecimentos-produtos

Esse aqui é baixo é para comercialização.
http://www.agricultura.gov.br/vegetal/qualidade-seguranca-alimentos-bebidas/bebidas


VAI QUE DA!!!!
 
E que tal a cervejaria Brix?

http://noticiascervejeiras.blogspot.com.br/p/cervejaria-brix_05.html?m=1

Pergunto pois tem muita fazenda que fabrica cachaça artesanal, e são fábricas muito simples, sem luxo
Essa Brix, ao menos no rótulo, não mostra nem cnpj nem registro MAPA. Acredito que dá pra abrir a empresa com a atividade de fabricação de cerveja, aliás é a primeira coisa que se tem que fazer, o problema é justamente o registro no MAPA e também as outras licenças. Eu tenho comigo que muita gente tem o CNPJ porém trabalha sem estar com o MAPA regularizado, digo isso me baseando nos rótulos que vejo.
 
Sinceramente não sei como a cervejaria canoinhense consegue licença e também não sei como sobrevivem com uma quantidade tão pequena de produção de 1500 litros. Dêm uma olhada nas instalações deles: http://viajantecervejeiro.com.br/emocionante-visita-cervejaria-canoinhense/

Conheço a cervejaria, moro numa cidade perto de canoinhas. A questão é que o MAPA já interviu na cervejaria e pediu sua modernização. É complicado o caso da cervejaria canoinhense, pois estão na ativa a 100 anos! É patrimônio histórico do país, porém sei que eles só vender pra quem vai na fabrica, não fazem a distribuição.
 
Certo, mas imagine o seguinte: voce abre uma empresa, com o CNAE pra fabricação de cerveja, beleza.

Ganha alvará da prefeitura (isso é simples acredito).

Já tive uma clinica de estética, no ramo de saúde. Éramos fiscalizados pela vigilancia sanitária. A cada 6 meses aparecia alguem lá.

O que o MAPA vai te pedir? Uma quantidade XX de metros quadrados minimo, ou apenas as questões práticas tipo caldeirão inox, mesas inox, piso em azulejo, etc etc..

A vigilancia sanitaria é chata, mas não é nada de outro mundo.
 
O problema não abrir a empresa (CNPJ) isso é normal para qualquer empresa, vigilância é a mesma coisa, você terá que apenas adequar o local conforme especificação deles. A questão é o MAPA, não existe um consenso em o que pode e o que não pode em relação ao equipamento, porém o que se sabe é que pra comercializar o produto, tem que ter o registro no MAPA! Quer vender de forma legal? Vá no mistério da agricultura do seu estado, é só la que você vai saber o que deve e o que não deve! Pois por mais que a Lei seja federal, temos visto que cadas Estado tem seus critérios.

Tem que ter em mente que ter CNPJ com CNAE da atividade de produção de cerveja você estará cumprindo apenas as normas da receita federal, pois eles querem que você tribute o que você vende, para eles não interessa se você tem ou não o MAPA, desde que cumpras as obrigações fiscais, já o MAPA é outro orgão!
 
@gxgx há muita coisa envolvida, que complica a brincadeira. Mapa é o exemplo mais citado, mas há ainda dependendo da região órgão relacionado ao meio ambiente que te cobra sobre a destinaçao dos teu resíduos, alguns lugares aceitam no esgoto outros precisa de tratamento.

As duas citadas ali antes, a brix e a canoinhense sao casos extremos, essa de canoinhas como ja citado só estao de pé ainda por ser algo historico, sendo assim cabe a brincadeira respeituosa de que eles nasceram antes da lei e nao incomodam ninguem.

A brix nao tenho informaçoes mas da totalmente a entender que eles produzem para um grupo de amigos, entao digamos que nao sao assim uma "empresa"logo mesmo que vendam algo, ficam fora da vista dos orgaos.

sinceramente se quiser "viver" de cerveja só há 2 caminhos, em um deles você vai de corpo e alma e com um caminhão de dinheiro (igual a abrir qualquer outro negocio produtivo de forma legal pq todos tem leis para serem cumpridas, nao cabe aqui julgar se uma cervejaria é mais dificl de abrir do que um restaurente, pq como disse se todos seguirem a lei a risca as duas sao dificeis).

o outro caminho é o obvio e nao indicado caminho da ilegalidade. voce pode vender a vontade, porém se acontecer de alguem te denunciar, ou pior, se a tua bebida algum dia foi causadora de algum mal a saude de um consumidor...adeus

só mais uma observação, independente de qual caminho seguir, em ambos você tera que estudar muito, e aprender muito sobre como fazer uma cerveja top. (nessa etapa que estou no momento), pq se for pra fazer algo normal, comum, uma empresa redonda maior ai ganha de vc froxo
 
Sim, é natural que tem que investir pra lucrar.

O que precisava saber, seria quais as loucuras que o mapa pede em cada estado.

Existe alguma consultoria pra isso no Rio de Janeiro?

A questão é que, tendo uma infraestrutura enxuta, da pra produzir com uma margem de lucro pequena, pra vender muito.

Claro que qualidade e o carro chefe.
 
E registro no MAPA de cervejas ciganas? Como funciona uma vez que podem mudar o local fabricante?

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk
 
Sim, é natural que tem que investir pra lucrar.

O que precisava saber, seria quais as loucuras que o mapa pede em cada estado.

Existe alguma consultoria pra isso no Rio de Janeiro?

A questão é que, tendo uma infraestrutura enxuta, da pra produzir com uma margem de lucro pequena, pra vender muito.

Claro que qualidade e o carro chefe.

Infelizmente não conheço nenhum consultor para te dar apoio, mas sei que boa parte dos fabricantes de equipamentos tem o suporte para legalização, talvez em um primeiro momento seria interessante você mesmo ir no MAPA para ter um noção do que é necessário, dai então buscar um fornecedor de equipamento para te dar o suporte, pois também não podemos considerar como absoluto tudo que um vendedor falar pra você. Boa sorte!
 
@gxgx há muita coisa envolvida, que complica a brincadeira. Mapa é o exemplo mais citado, mas há ainda dependendo da região órgão relacionado ao meio ambiente que te cobra sobre a destinaçao dos teu resíduos, alguns lugares aceitam no esgoto outros precisa de tratamento.

As duas citadas ali antes, a brix e a canoinhense sao casos extremos, essa de canoinhas como ja citado só estao de pé ainda por ser algo historico, sendo assim cabe a brincadeira respeituosa de que eles nasceram antes da lei e nao incomodam ninguem.

A brix nao tenho informaçoes mas da totalmente a entender que eles produzem para um grupo de amigos, entao digamos que nao sao assim uma "empresa"logo mesmo que vendam algo, ficam fora da vista dos orgaos.

sinceramente se quiser "viver" de cerveja só há 2 caminhos, em um deles você vai de corpo e alma e com um caminhão de dinheiro (igual a abrir qualquer outro negocio produtivo de forma legal pq todos tem leis para serem cumpridas, nao cabe aqui julgar se uma cervejaria é mais dificl de abrir do que um restaurente, pq como disse se todos seguirem a lei a risca as duas sao dificeis).

o outro caminho é o obvio e nao indicado caminho da ilegalidade. voce pode vender a vontade, porém se acontecer de alguem te denunciar, ou pior, se a tua bebida algum dia foi causadora de algum mal a saude de um consumidor...adeus

só mais uma observação, independente de qual caminho seguir, em ambos você tera que estudar muito, e aprender muito sobre como fazer uma cerveja top. (nessa etapa que estou no momento), pq se for pra fazer algo normal, comum, uma empresa redonda maior ai ganha de vc froxo


Causar mal à saúde de um consumidor é muito difícil. O que eu acho extremamente negativo disso tudo é um monte de gente que mal aprendeu a fazer cerveja estar vendendo. Na minha última viagem o que tomei de cerveja ruím sendo vendida ilegalmente e legamente no interior do ES e MG me assustou. Isso gera uma propaganda muito negativa para as artesanais. Cheguei em um restaurante que o dono do bar ao servir a cerveja, não vou citar a marca, disse o seguinte: "Deixa eu abrir aqui e ver se está tudo certo, porque estas artesanais, sabe como é, às vezes estão choca e outras espumam demais".

Sentiu?

Se apaixonou pelo ramo? Blz! É apaixonante mesmo, vai fundo, mas estude muito antes, percorra uma estrada que te dê capacidade de fazer um produto padrão e de qualidade, e então procure formas de se capitalizar e montar o negócio.
 
Concordo com o Gabriel! E em relação a saúde publica é um risco que pode sim acontecer! Na minha cidade conheço caso de pessoas que nunca tinham tomado cerveja artesanal e a primeira que tomaram era de um cervejeiro caseiro que não tinha o minimo de experiencia e higiene! Foram parar no PA! Nós que ja conhecemos, sabemos pela sabor e cheiro que um cerveja está contaminada, e não bebemos, agora uma pessoa que nunca tomou não vai saber.
 
E registro no MAPA de cervejas ciganas? Como funciona uma vez que podem mudar o local fabricante?

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk

esse conceito das ciganas tem me interessado porém nao consegui parar para estudar com calma. Acredito que esse seja um dos melhores caminhos para quem quer começar com baixo investimento.

Agora nao sei como fica o enquadramento da empresa e a relação com o Mapa já que digamos você estará produzindo a cerveja dentro de uma estrutura regularizada pelo MAPA. E nisso você também precisa ter?Se sim como que eu vou me regularizar no mapa sem ter meu proprio estabelecimento?Me parece um looping infinito essa duvida...

a menos que o conceito seja você apresentar ao mapa que você vai produzir ela em um local ok e assim ele te da o ok dele "automatico"

e só pra completar o que falei antes de saúde, pensem assim, de forma simples ignorando possíveis problemas graves de contaminação, mas um erro muito simples e facil de acontecer é o de uma garrafa sua ficar com um deposito de levedura pouco acima do normal e essa levedura ser bebida indevidamente por um consumidor. Essa pequena quantidade pode já causar um desconforto (cólica/gáses) no cidadão. Que pode se sentir no direito de reclamar formalmente do teu produto.

é aquilo, nao vou questionar aqui se o cara ta certo ou nao em te processar por isso, mas que sempre tera esse risco, isso sim. Se vc estiver regular, o máximo que você vai sofrer seria alguma multa por falha, problema de qualidade etc etc(dependendo da gravidade). Agora se tiver irregular, ai vem tudo junto
 
causar mal à saúde de um consumidor é muito difícil. O que eu acho extremamente negativo disso tudo é um monte de gente que mal aprendeu a fazer cerveja estar vendendo. Na minha última viagem o que tomei de cerveja ruím sendo vendida ilegalmente e legamente no interior do es e mg me assustou. Isso gera uma propaganda muito negativa para as artesanais. Cheguei em um restaurante que o dono do bar ao servir a cerveja, não vou citar a marca, disse o seguinte: "deixa eu abrir aqui e ver se está tudo certo, porque estas artesanais, sabe como é, às vezes estão choca e outras espumam demais".

+1
 
Sim, é natural que tem que investir pra lucrar.

O que precisava saber, seria quais as loucuras que o mapa pede em cada estado.

Existe alguma consultoria pra isso no Rio de Janeiro?

A questão é que, tendo uma infraestrutura enxuta, da pra produzir com uma margem de lucro pequena, pra vender muito.

Claro que qualidade e o carro chefe.
É como já foi dito, você tem que ver na sua região o MAPA. Por mais difícil que seja não é impossível. Eu já tive bar no passado, abrir e regularizar não foi difícil mas sim manter e fazer dar lucro é que foi. Eu tenho comigo que, devido a essa enorme adesão ao homebrew, investir em uma planta para uma produção pequena não vale a pena. É como outro parceiro aqui do grupo falou, investir num negócio pra obter um lucro líquido menor ou igual a uma aplicação financeira no banco, por mais apaixonante que seja, não vale o esforço pois depois com o dia-a-dia o lazer vira obrigação. Outro dia, por exemplo, conversei com um cervejeiro que fabrica e vende no seu brewpub, senti uma certa tristeza quando perguntei se ele não participa dos eventos cervejeiros ao me dizer que não tem tempo pra mais nada. As grandes cervejarias sabem do mercado que está se formando e, por isso mesmo, estão se posicionando, vide Baden Baden, Wals, Colorado, etc.. Pra concorrer com eles no varejo, que conseguem custos menores, é difícil, o caminho seria mais na venda local mesmo. Outro dia comprei uma Dubbel da Wals e achei muito boa, analisando meus custos da Dubbel que eu mesmo fiz e simulando o valor de venda que eu deveria ter pra ter uma margem de uns 8% de lucro, considerando todos os tributos, eu não conseguiria vender pelo mesmo preço, ou seja, teria que reduzir meus custos e isso você consegue adquirindo matérias primas em quantidades maiores para obter maior poder de negociação.
 
Nas garrafas de ciganas que eu bebo aparece o MAPA e a informação de que foi envasada e distribuída por empresa XXX

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk
 
Falaram da Canoinhense então segue um globo reporter de 1997, vale a pena assistir como os primeiros homebrewers brasileiros faziam a cerveja. Com uma matéria especial na Canoinhense a partir dos 17:45

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=DB0tApxpjgw[/ame]
 
Causar mal à saúde de um consumidor é muito difícil. O que eu acho extremamente negativo disso tudo é um monte de gente que mal aprendeu a fazer cerveja estar vendendo. Na minha última viagem o que tomei de cerveja ruím sendo vendida ilegalmente e legamente no interior do ES e MG me assustou. Isso gera uma propaganda muito negativa para as artesanais. Cheguei em um restaurante que o dono do bar ao servir a cerveja, não vou citar a marca, disse o seguinte: "Deixa eu abrir aqui e ver se está tudo certo, porque estas artesanais, sabe como é, às vezes estão choca e outras espumam demais".

Sentiu?

Se apaixonou pelo ramo? Blz! É apaixonante mesmo, vai fundo, mas estude muito antes, percorra uma estrada que te dê capacidade de fazer um produto padrão e de qualidade, e então procure formas de se capitalizar e montar o negócio.

Cara, moro no interior de MG e de fato infelizmente isso tá ficando muito comum e eu acho um absurdo. Se resolverem passar um "pente fino" aqui muita gente vai se f$der...

Na minha opinião, venda de cerva caseira só pode rolar em eventos específicos pra isso, tipo reunião de ACERVA's e demais destinados a promover o homebrew e não diariamente em estabelecimentos. Ainda que em eventos sabemos que pode ocasionar problemas, pois é algo de fato ilegal mas implica menores riscos ao consumidor, já que é esporádico e destinado a um público que está acostumado com esse "movimento".

Fazer cerva, rotular "bunitim" e vender pro "cunhado conhecido q é dono de restaurante" é picaretagem, desonestidade com as micro cervejarias que lutam para se manter em pé dentro da legalidade e falta de sensatez.

Imaginem só que bacana um cliente chegar em um estabelecimento e o garçom apresentar a "magnífica cerveja caseira" do local que algum sacana vendeu e que por algum motivo ficou supercarbonatada.... Esse cliente por ventura aceita, e o garçom gentilmente vai serví-lo... Antes de abrir a garrafa num momento de espanto a mesma explode na cara do senhor q a pouco estava ali feliz querendo comer algo e beber uma cervejinha?

Galera, é extremo o que eu falei mas pode acontecer... Vocês sabem...

Já vi isso rolar com cerveja profissional, imaginem então com um produto que não tem critério nenhum de segurança?

Enfim, aos picaretas que fazem isso e se acham "fodões", sejam empáticos e pensem nos riscos que vão envolver as pessoas que irão consumir a sua cerveja e se é justo se portar assim mediante as micro cervejarias que tanto batalham para ter espaço no mercado...
 
Minhas primeiras levas ficaram prontas, e gostei muito do resultado. Tivemos belas surpresas.

Esse é um assunto muito polêmico.

Já tenho empresas em outros ramos, e pensei: porque não vender cerveja?

Então pergunto: é muito complicado legalizar uma fabrica pequena, em um espaço digamos de 30m2 ?

Inicialmente produzindo pouco mesmo.

Primeiras levas? rs! Vai com calma jovem padawan...
 
Esse negócio de comercializar cerveja artesanal de forma legal, já virou folclore na boca do povo. rsss

Acredito que a principal dificuldade vai ser com a prefeitura, se o prédio físico se enquadrar em uma área para fabricação de cervejas e chopes, o resto é fácil.

Como já tive dois cnpj, posso falar por experiencia própria...

Compensa mais você abrir uma empresa com o CNAE correto para "pesquisa" junto a prefeitura e junta comercial, e encerrar a empresa se sua localização não se enquadrar.

Que é possível fabricar cerveja ou chopp de forma legal em 30m2, pode ter certeza que é possível, até porque a área de produção da cervejaria sagrada deve ter isso.

O local físico estando de acordo com as normas municipais para atividade, o resto é padronização. Linha de agua, esgoto, gás, energia, tem que obedecer as normas e ter alguém para assinar o projeto.

Pelo fato da área ser pequena, o local de produção tem que estar de acordo com uma cozinha industrial qualquer. Estando tudo de acordo, o mapa vai lá verificar o equipamento e processo para ver se está tudo dentro das normas.

O que não pode fazer, é abrir um cnpj (CNAE 1113-5/02) fazer o cadastro em distribuidor através de um representante (Ex: agraria) já acertar a questão CDI e Transportadora e sair comprando.

Uma nota fiscal emitida no cnpj já é uma burocracia danada para encerrar a empresa caso não der certo.

Eu vejo o pessoal falar que para abrir uma cervejaria precisa de 200 mil, 500, 1 milhão, etc ...

Tendo o prédio próprio, já adequado para a atividade, é possível investir uns 100 mil em equipamento e já sair fazendo dinheiro com chopp.

Só para ter ideia, o barril de 50 litros hoje está custando em média 500 reais...

Produzindo 400 litros mês, são 8 barris, fazendo uma parceria legal com dois estabelecimento para dar conta de suprir a produção no primeiro ano, o retorno vem a curto prazo.

Lógico que quem entra nesse ramo não pensa em retorno e sim expensão do negócio, de 400 litros mês por exemplo, expandir para 800 litros mês no segundo ano de atividade.

Um negócio desse para dar certo, precisa de um sócio bom de braço, que goste de trabalhar sem fazer corpo mole, e que esteja em constante capacitação. É em cursos de tecnologia cervejeira avançada (SENAI), que vão acontecer as conexões com outras pessoas que tem o mesmo objetivo.

Tendo o local adequado para a atividade, produzir chopp artesanal é um realidade bem concreta.
 
Cada um deve fazer suas próprias conclusões, não gosto de desacreditar ninguém, mas ja fiz os cálculos inúmeras vezes e começar pequeno é bem complicado. Pegando o seu exemplo, produzir 400 litros do mês no meu ponto de vista é inviável.

Considerando que o seu custo de insumo seja 4,00/Litro, seu custo fixo seja algo em torno de 5% (chutando baixo), impostos 50% e almeja lucro de 10%, seu preço de venda vai para 11,40 o litro. Faturamento mensal de 4.600,00 arredondando, seu lucro será algo em torno de 500 reais. O trabalho é difícil e a recompensa é pequena, até engrenar demora um bom tempo. Não é impossível, mas tem que ser bem estudado e trabalhar bastante. Tirando que o fato que você precisa ter um capital de giro considerável, sendo que a produção de um lote demora algo em torno de 30 dias.
 
É a primeira leva...realmente vai com calma...vender pra amigo é completamente diferente de vender pra um público "desconhecido".

Agora quanto a valer a pena o investimento eu penso que em qualquer área que seja. Com dificuldades maiores ou não, fazer dar certo só depende de nós...

É planejar, estudar, fazer pesquisas, escolher o público alvo e não se acomodar...

Com qualquer empresa, o que a gente vê no Brasil é um monte de loucos tendo uma ideia mirabolante, criando o negócio da noite pro dia, no achismo e durarem poucos meses no mercado.

Não há imediatismo. Uma empresa demora para dar retorno.

No início é reinvestir o ganhos e não fazer retiradas achando que está navegando tranquilamente, na primeira bonança da empresa...
 
Cada um deve fazer suas próprias conclusões, não gosto de desacreditar ninguém, mas ja fiz os cálculos inúmeras vezes e começar pequeno é bem complicado. Pegando o seu exemplo, produzir 400 litros do mês no meu ponto de vista é inviável.

Considerando que o seu custo de insumo seja 4,00/Litro, seu custo fixo seja algo em torno de 5% (chutando baixo), impostos 50% e almeja lucro de 10%, seu preço de venda vai para 11,40 o litro. Faturamento mensal de 4.600,00 arredondando, seu lucro será algo em torno de 500 reais. O trabalho é difícil e a recompensa é pequena, até engrenar demora um bom tempo. Não é impossível, mas tem que ser bem estudado e trabalhar bastante. Tirando que o fato que você precisa ter um capital de giro considerável, sendo que a produção de um lote demora algo em torno de 30 dias.

Dependendo do distribuidor que comprar o insumo, o valor vai ser por ai...

Tudo é uma questão de plano de negócio, como disse anteriormente, tendo a propriedade (prédio) adequada para atividade, e um capital para investir nos equipamentos, acredito ser viável em qualquer quantidade.

O que não pode é começar pagando aluguel, e financiando os equipamentos, ai é um tiro no pé.

Acredito que 400 litros mês como atividade paralela, já que essa quantidade exige pouca hora trabalhada, seja algo rentável.

Só para um exemplo de custo, hoje 08/07/2016 a saca de 25 kilos do malte agraria pilsen, sai em torno de 90 e poucos reais para cervejarias. Sendo assim, o kilo do mate base sai em torno de R$ 3,60.

Levando em conta que estamos falando de processo de produção industrial, onde a levedura chega a ser re-utilizada em média de 3 vezes no mesmo fermentador, a conta começa a fazer sentido financeiramente.
 
Esse negócio de comercializar cerveja artesanal de forma legal, já virou folclore na boca do povo. rsss

Acredito que a principal dificuldade vai ser com a prefeitura, se o prédio físico se enquadrar em uma área para fabricação de cervejas e chopes, o resto é fácil.

Como já tive dois cnpj, posso falar por experiencia própria...

Compensa mais você abrir uma empresa com o CNAE correto para "pesquisa" junto a prefeitura e junta comercial, e encerrar a empresa se sua localização não se enquadrar.

Que é possível fabricar cerveja ou chopp de forma legal em 30m2, pode ter certeza que é possível, até porque a área de produção da cervejaria sagrada deve ter isso.

O local físico estando de acordo com as normas municipais para atividade, o resto é padronização. Linha de agua, esgoto, gás, energia, tem que obedecer as normas e ter alguém para assinar o projeto.

Pelo fato da área ser pequena, o local de produção tem que estar de acordo com uma cozinha industrial qualquer. Estando tudo de acordo, o mapa vai lá verificar o equipamento e processo para ver se está tudo dentro das normas.

O que não pode fazer, é abrir um cnpj (CNAE 1113-5/02) fazer o cadastro em distribuidor através de um representante (Ex: agraria) já acertar a questão CDI e Transportadora e sair comprando.

Uma nota fiscal emitida no cnpj já é uma burocracia danada para encerrar a empresa caso não der certo.

Eu vejo o pessoal falar que para abrir uma cervejaria precisa de 200 mil, 500, 1 milhão, etc ...

Tendo o prédio próprio, já adequado para a atividade, é possível investir uns 100 mil em equipamento e já sair fazendo dinheiro com chopp.

Só para ter ideia, o barril de 50 litros hoje está custando em média 500 reais...

Produzindo 400 litros mês, são 8 barris, fazendo uma parceria legal com dois estabelecimento para dar conta de suprir a produção no primeiro ano, o retorno vem a curto prazo.

Lógico que quem entra nesse ramo não pensa em retorno e sim expensão do negócio, de 400 litros mês por exemplo, expandir para 800 litros mês no segundo ano de atividade.

Um negócio desse para dar certo, precisa de um sócio bom de braço, que goste de trabalhar sem fazer corpo mole, e que esteja em constante capacitação. É em cursos de tecnologia cervejeira avançada (SENAI), que vão acontecer as conexões com outras pessoas que tem o mesmo objetivo.

Tendo o local adequado para a atividade, produzir chopp artesanal é um realidade bem concreta.
Ótimo texto, Alexandre, eu só discordo quanto a sair produzindo só 400 litros. Vi que mora em S. J. do Rio Preto, ou seja, interior de SP. Em toda cidade que vejo aqui em SP tem pelo menos uma cervejaria já registrada, aqui em Matão inclusive já tem uma e acho que isso não vai perdurar. Só um exemplo, um amigo outro dia fez um evento e viu que o barril do chopp Brahma era mais caro que o barril da Invicta, ele foi lá em Rib. Preto e trouxe 2 ou 3 tipos de cerveja deles para o evento e ainda conseguiu a chopeira emprestada de graça deles. Ou seja, mesmo desconsiderando a concorrência desleal, está complicado concorrer. Concordo com o que o Guenther já disse em outro tópico, está havendo um deslumbramento grande agora e uma corrida do ouro abrindo-se cervejarias a torto e à direita e isso já aconteceu nos EUA, como ele disse talvez compense esperar até o deslumbre passar daí você vai encontrar equipamentos baratinhos de quem está revendendo porque está abandonando o negócio. É um esculacho hoje você gastar 500 reais (considerando o reparo) em um postmix que foi jogado ao ferro velho pela Coca-Cola no passado, mas é a lei da oferta e procura. Acho que compensa mais, neste momento, fabricar e vender equipamentos e insumos.
 
Ótimo texto, Alexandre, eu só discordo quanto a sair produzindo só 400 litros. Vi que mora em S. J. do Rio Preto, ou seja, interior de SP. Em toda cidade que vejo aqui em SP tem pelo menos uma cervejaria já registrada, aqui em Matão inclusive já tem uma e acho que isso não vai perdurar. Só um exemplo, um amigo outro dia fez um evento e viu que o barril do chopp Brahma era mais caro que o barril da Invicta, ele foi lá em Rib. Preto e trouxe 2 ou 3 tipos de cerveja deles para o evento e ainda conseguiu a chopeira emprestada de graça deles. Ou seja, mesmo desconsiderando a concorrência desleal, está complicado concorrer. Concordo com o que o Guenther já disse em outro tópico, está havendo um deslumbramento grande agora e uma corrida do ouro abrindo-se cervejarias a torto e à direita e isso já aconteceu nos EUA, como ele disse talvez compense esperar até o deslumbre passar daí você vai encontrar equipamentos baratinhos de quem está revendendo porque está abandonando o negócio. É um esculacho hoje você gastar 500 reais (considerando o reparo) em um postmix que foi jogado ao ferro velho pela Coca-Cola no passado, mas é a lei da oferta e procura. Acho que compensa mais, neste momento, fabricar e vender equipamentos e insumos.

Tudo fmz Cleber,

Coloquei como exemplo 400 litros, porque é o que imagino ser aceitável para um espaço de produção de 30m2. Agora, com um galpãozinho de 150m2 já dá para brincar mais sério.

Essa questão dos postmix está foda mesmo, o preço está inflacionado demais, até dois anos atrás ainda achava por 200 conto, hoje compensa mais comprar zero na agavic.
 
ótimo post!! queria uma opinião da galera mais experiente sobre meus números, pois como muitos aqui um dia sonho em abrir minha nano cervejaria e tenho apenas 2 anos de brejas.

de acordo com os cálculos acima de 400 litros mes mas colocando mais custos ainda :
R$ 5,00 de custo / Litro
R$ 4,00 de impostos (contando 80%, e segundo pesquisas que fiz fica um pouco abaixo de 70%(se estiver errado me corrijam por favor) )
R$ 2,00 de custo fixo ( contando 40%, um custo alto para aumentar a segurança)
R$ 3,00 equipamentos e depreciação (contando 60%)

no caso 14 reais só de custo com tudo incluído, sem adicionar lucro.
para 400 litros dão R$ 5600,00 de custo. aqui no ES qualquer chopp artesanal não sai por menos de 6-8 reais um copo de 300mL. fazendo uma conta para R$ 7,00 e perdendo 50 litros desses 400 litros programados, da um valor em copinhos de 300 mL de R$8166 , e também tirando mais R$ 80.00x7* (*barris de 50L) = R$560.00 dia do menino + gelo na praia. não da para ficar rico,ou seja, um lucro de R$2006,00, pelo menos para mim seria um ótimo começo de negócio, e o que vejo muito são donos de microcervejarias em grupos de facebook que tem muita grana para investir que ficam colocando terror em quem quer tentar empreender, que normalmente só contam com boa vontade e pouco capital, e ficam falando que estão penando com impostos, e isso vendendo 5000L pra cima por mês. Como sou um neném perto de alguns aqui, gostaria de opinião sobre o meu raciocínio de custos acima, pois para uma produçao de 400 L mensais calculei R$ 37000 em investimento inicial, e a medida que for entrando capital pode-se investir mais ainda.

Parte quente + moagem: 8000
3 ferment ppn 150L: 13000
Serviço do chopp (2 chopeiras a gelo + barris + cilindro co2): 7000
2 freezers: 2000
adequação do local com ajustes estruturais, segurança e tubulações: 5000
insumos: 2000

vlw abraço!
 
ótimo post!! queria uma opinião da galera mais experiente sobre meus números, pois como muitos aqui um dia sonho em abrir minha nano cervejaria e tenho apenas 2 anos de brejas.

de acordo com os cálculos acima de 400 litros mes mas colocando mais custos ainda :
R$ 5,00 de custo / Litro
R$ 4,00 de impostos (contando 80%, e segundo pesquisas que fiz fica um pouco abaixo de 70%(se estiver errado me corrijam por favor) )
R$ 2,00 de custo fixo ( contando 40%, um custo alto para aumentar a segurança)
R$ 3,00 equipamentos e depreciação (contando 60%)

no caso 14 reais só de custo com tudo incluído, sem adicionar lucro.
para 400 litros dão R$ 5600,00 de custo. aqui no ES qualquer chopp artesanal não sai por menos de 6-8 reais um copo de 300mL. fazendo uma conta para R$ 7,00 e perdendo 50 litros desses 400 litros programados, da um valor em copinhos de 300 mL de R$8166 , e também tirando mais R$ 80.00x7* (*barris de 50L) = R$560.00 dia do menino + gelo na praia. não da para ficar rico,ou seja, um lucro de R$2006,00, pelo menos para mim seria um ótimo começo de negócio, e o que vejo muito são donos de microcervejarias em grupos de facebook que tem muita grana para investir que ficam colocando terror em quem quer tentar empreender, que normalmente só contam com boa vontade e pouco capital, e ficam falando que estão penando com impostos, e isso vendendo 5000L pra cima por mês. Como sou um neném perto de alguns aqui, gostaria de opinião sobre o meu raciocínio de custos acima, pois para uma produçao de 400 L mensais calculei R$ 37000 em investimento inicial, e a medida que for entrando capital pode-se investir mais ainda.

Parte quente + moagem: 8000
3 ferment ppn 150L: 13000
Serviço do chopp (2 chopeiras a gelo + barris + cilindro co2): 7000
2 freezers: 2000
adequação do local com ajustes estruturais, segurança e tubulações: 5000
insumos: 2000

vlw abraço!

Andrezim,

Tudo o que você já pesquisou e calculou sobre custos, precisa ser revisto.

A poucos dias atrás, foi aprovado no senado as cervejarias artesanais no regime do super simples. A abertura da empresa é extremamente barato, e as alíquotas iniciais variam de 4,5% até 16,93% sobre o valor bruto faturado.

Ao meu ver hoje, o mais complicado é o trâmite na prefeitura para ver se o local de produção se enquadra nas normas municipais. Passando por este processo, é tudo questão de adequação a normas técnicas.

Levando em conta que 3 fermentadores top de 200 litros hoje custa 40 mil. Ou seja, tendo o prédio, 100 mil é uma bela quantia para se começar no negócio.
 
Andrezim,

Tudo o que você já pesquisou e calculou sobre custos, precisa ser revisto.

A poucos dias atrás, foi aprovado no senado as cervejarias artesanais no regime do super simples. A abertura da empresa é extremamente barato, e as alíquotas iniciais variam de 4,5% até 16,93% sobre o valor bruto faturado.

Ao meu ver hoje, o mais complicado é o trâmite na prefeitura para ver se o local de produção se enquadra nas normas municipais. Passando por este processo, é tudo questão de adequação a normas técnicas.

Levando em conta que 3 fermentadores top de 200 litros hoje custa 40 mil. Ou seja, tendo o prédio, 100 mil é uma bela quantia para se começar no negócio.
Alexandre, foi aprovado mesmo ou foi submetido à aprovação?
 
Cleber, até onde tinha lido a respeito, a proposta passou com unanimidade no senado, não sei se ainda é preciso o Michel Temer sancionar a lei, ou seja, só oficializar a coisa. No meu entendimento, já está tudo certo.

http://blogs.oglobo.globo.com/saide...ta-milhares-de-novas-fabricas-de-cerveja.html

Como faz poucos dias que aconteceu essa votação para modificação do simples nacional, ainda não tem muita informação disponível para consulta.
 
Então, esse regime do simples ainda não está aprovado, esses números que falei de impostos são atuais, ainda faltam alguns trâmites e prazos para efetivação

os fermentadores que a meu ver são o grande impedimento financeiro, seriam de PPN, que tbém são aprovados pela fiscalização e quase 70% mais baratos que os de inox. A Questão é a legalização do produto e não estética para brewpub, pq claro que inox nem precisa de comentários, mas cai no lema do cervejeiro com grana. Por que eu colocaria um fermentador de 17 20 mil sendo que um de PPN de 4,5 mil me atende?! Não entendo essa gana pelo equipamento TOP e infinitamente mais caro no início, não acho que começar de baixo seja feio, até porque começar de baixo a meu ver não combina com equipamentos de primeira linha para pessoas com pouco capital, e sim equipamentos necessários para "tocar" a produção com o mínimo aceitável sem interferir na qualidade do produto - lembrando que eu nem discuto o tanto que o inox é melhor e mais bonito.

Calculei tudo com taxas bem mais altas do que a legislacão, que fica em torno de 70% do produto final exatamente para encarecer o processo nessa parte (pelo menos foi isso que pesquisei e li em opiniões de donos de cervejarias regularizadas).
 
Acredito que agora é só uma questão de prazo mesmo para o presidente sancionar a lei. É que como faz poucos dias que isso aconteceu, tá meio confuso, eu mesmo já achava que tava valendo as novas regras, não tava acompanhando de perto.

Dei uma pesquisada rápida, e só nos resta aguardar para mais informações. Se olhar no link abaixo, em situação atual, vai ver tramitação encerrada.

http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/123060
http://www12.senado.leg.br/noticias...rojeto-que-atualiza-as-regras-do-supersimples

Sobre essa questão de custo final por litro, é relativo ao que vai pagar no insumo, comprando direto de um representante da agraria por exemplo, a diferença é brutal. Mas para isso, tem que ter o cnpj, cnae correto para atividade.

Não sei onde li uma vez, que até a sobra de malte da brassagem é vendida para uso de ração animal, ou seja, para quem faz 400 litrinho mês, já é 100 kilos de grãos para tratamento de aves por exemplo. Imagina quem fabrica 2 mil litros mês, já é meia tonelada de resíduos em grãos, dá para tocar um aviário de galinha. rsss
 
Acredito que agora é só uma questão de prazo mesmo para o presidente sancionar a lei. É que como faz poucos dias que isso aconteceu, tá meio confuso, eu mesmo já achava que tava valendo as novas regras, não tava acompanhando de perto.

Dei uma pesquisada rápida, e só nos resta aguardar para mais informações. Se olhar no link abaixo, em situação atual, vai ver tramitação encerrada.

http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/123060
http://www12.senado.leg.br/noticias...rojeto-que-atualiza-as-regras-do-supersimples

Sobre essa questão de custo final por litro, é relativo ao que vai pagar no insumo, comprando direto de um representante da agraria por exemplo, a diferença é brutal. Mas para isso, tem que ter o cnpj, cnae correto para atividade.

Não sei onde li uma vez, que até a sobra de malte da brassagem é vendida para uso de ração animal, ou seja, para quem faz 400 litrinho mês, já é 100 kilos de grãos para tratamento de aves por exemplo. Imagina quem fabrica 2 mil litros mês, já é meia tonelada de resíduos em grãos, dá para tocar um aviário de galinha. rsss
Alexandre, meu cunhado é pecuarista, ele estava negociando a tonelada de sobras de cevada com a Ambev a um preço irrisório, coisa de alguns reais apenas, pra ele buscar, não lembro bem mas acho que eram uns 6 reais por tonelada, depois confirmo com ele.
Quanto à lei acho que todos estão animados com essa possibilidade, está muito perto mas não é real ainda, em se tratando de Brasil para leis fiscais/tributárias tudo acontece, temos que temer também o lobby dos grandes fabricantes. Tomara que dê certo e assim vai diminuir bastante a informalidade, bom pra maioria.
 
Back
Top