Lallemand Windsor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

motammg

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
144
Reaction score
47
Bom dia galera,

li bastante esses dias sobre o fermento windsor e vi que muitas pessoas tiveram problemas com ele, com sabores indesejados e um aroma ruim. Gostaria de saber se alguém já produziu cervejas boas com ele e qual foi o perfil da fermentação.
Algum colega mais experiente pode dar dicas de como melhor controlar a temperatura para esse fermento?

obs: Pelo que vi pessoal que obteve resultados ruins já começou a fermentação por volta dos 20ºC. Eu comecei a fermentação a 17ºC e estava planejando ir até os 19/20 até o 5º dia.

vlw abraços
 
Já usei, e sem um controle de temperatura muito bom (isopor e gelo). Não senti aromas nem sabores ruins. Na verdade, a cerveja ficou bem interessante...
 
Já usei, e sem um controle de temperatura muito bom (isopor e gelo). Não senti aromas nem sabores ruins. Na verdade, a cerveja ficou bem interessante...

lembra em q temp manteve mais ou menos?
 
Já usei tbm para uma "Honey Ale". Bem bacana. Fiz em temperatura ambiente (23...24 graus). Vou repetir com meu último pacotinho, mas agora com temperatura controlada.
 
tentava manter a água do isopor entre 12 e 15 ºC nos primeiros dias... depois a 18ºC. Dentro do balde devia estar a uns 3 ou 4 acima disso talvez
 
vlw galera, é a primeira vez que utilizo esse fermento e qd abro a geladeira esta saindo um cheiro não muito agradavel, bem diferente das outras vezes. Maaaassss, as vezes é característica dessa cepa. Estou mantendo a fermentação em 17,5ºC pois a fermentação ainda está insana.
 
Já usei tbm para uma "Honey Ale". Bem bacana. Fiz em temperatura ambiente (23...24 graus). Vou repetir com meu último pacotinho, mas agora com temperatura controlada.

Podes compartilhar a receita? Comprei um windsor pensando em fazer uma honey tb
 
vlw galera, é a primeira vez que utilizo esse fermento e qd abro a geladeira esta saindo um cheiro não muito agradavel, bem diferente das outras vezes. Maaaassss, as vezes é característica dessa cepa. Estou mantendo a fermentação em 17,5ºC pois a fermentação ainda está insana.

É normal a fermentação produzir aromas desagradáveis, principalmente por causa dos compostos de enxofre que são liberados por algumas cepas. Relaxa que depois passa, se não passar, daí é problema (ou um outro estilo, depende de como fica).
 
Podes compartilhar a receita? Comprei um windsor pensando em fazer uma honey tb

Claro cara! Tá aí:

Batch Size (L): 20.0
Original Gravity (OG): 1.055 (°P): 13.6
Final Gravity (FG): 1.011 (°P): 2.8
Alcohol by Volume (ABV): 5.75 %
Colour (SRM): 8.3
(EBC): 16.4
Bitterness (IBU): 24.4
Brewhouse Efficiency (%): 70
Boil Time (Minutes): 60

Grain Bill---------------
3.600 kg Pale Ale Malt
0.600 kg Melanoidin

Hop Bill---------------
18.4 g Cascade Pellet (6.8% Alpha) @ 60 Minutes (Boil) (0.9 g/L)
24.8 g Styrian Golding Pellet (4.4% Alpha) @ 10 Minutes (Boil) (1.2 g/L)
24.8 g Styrian Golding Pellet (4.4% Alpha) @ 5 Minutes (Boil) (1.2 g/L)

Misc Bill---------------
0.600 kg Honey (12.5%) @ 15 Minutes (Boil)


Single step Infusion at 66°C for 60 Minutes.
Fermented at 20°C with Danstar Windsor
 
Eu utilizei em Outmeal Stout e ficou sensacional. Fermentacao em 18 C, subindo para 24C lá pelo 4-5 dias.
 
Um detalhe, ela é bem ativa e se não tiver um headspace generoso, vai sujar a tua geladeira.
 
Feedback:

Fermentei durante os 3-4 primeiros dias a 17ºC para tentar "segurar" um pouco a velocidade de fermentação e a produção de off-flavors. Depois fui aumentando gradualmente até uns 23 graus e deixei nessa temperatura mais uns 5 dias. Fiz o cold crash, deixei ela a 3ºC (é o que consigo com minha geladeira) durante 4 dias, acrescentei a gelatina e deixei mais 2 dias.
Mesmo com a gelatina a floculação desse fermento é muuito ruim e a cerveja foi engarrafada com um aspecto muito turvo.
Porém depois de duas semanas na garrafa refermentando ela clarificou bastante, apesar de levemente turva (não ficou cristalina), e o sabor está sensacional. Gostei bastante do fermento, apesar de que ainda prefiro o s-04 e ainda mais o London da Bio4.
 
Olá, sou novo no mundo da breja. Fiz minha primeira breja com Windsor. Uma Red Ale. Meu Airlock não borbulhou, pensei em ter sido o o'ring de vedação, troquei e nada... Enfim... Fermentou de boa e a cerveja ficou maravilhosa! Sem off (levei para uns amigos cervejeiros, com mais de 5 anos de experiência, provarem). Engarrafei hoje!

Lavei a lama, mesmo com gelatina, brassei uma Blonde Ale e reutilizei o fermento. Inoculei o fermento 20h... Agora, 1h15, já está bem ativo, 1 bolha por segundo! Vamos ver como essa receita de Blonde fica com esse fermento.
 
Olá, sou novo no mundo da breja. Fiz minha primeira breja com Windsor. Uma Red Ale. Meu Airlock não borbulhou, pensei em ter sido o o'ring de vedação, troquei e nada... Enfim... Fermentou de boa e a cerveja ficou maravilhosa! Sem off (levei para uns amigos cervejeiros, com mais de 5 anos de experiência, provarem). Engarrafei hoje!

Lavei a lama, mesmo com gelatina, brassei uma Blonde Ale e reutilizei o fermento. Inoculei o fermento 20h... Agora, 1h15, já está bem ativo, 1 bolha por segundo! Vamos ver como essa receita de Blonde fica com esse fermento.


Na primeira cerveja o seu balde não deve ter ficado bem vedado. Tenho um balde que tenho que passa uma fita adesiva por Cida da tampa forçando para baixo, só assim sai co2 pelo airlok
 
É, acho que não tava bem tampado, mas foi de boa... Usei essa lama para fermentar uma Blonde com OG1.039 e baixou para 1.008 em 2 dias! Dessa vez borbulhou!

Na primeira cerveja o seu balde não deve ter ficado bem vedado. Tenho um balde que tenho que passa uma fita adesiva por Cida da tampa forçando para baixo, só assim sai co2 pelo airlok
 
Back
Top