Lagtime yeastlab

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rdinallo

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2016
Messages
152
Reaction score
32
Fiz uma brassagem sábado de uma lager, og ficou um pouco abaixo (1039), inoculei 3 vidros de fermento czech lager da yeastlab no mosto a 25 graus.
Setei a temperatura da geladeira para 10 graus e deixei.
No domingo de manhã assisti um vídeo que recomendava deixar o mosto por 24 horas na temperatura de 25 graus, só então baixar a temperatura, nessa hora meu mosto já estava em 10 graus, setei a temperatura para 15 e deixei subir lentamente.
Agora 48 horas depois, o mosto está em 18 graus e não tem atividade nenhuma, devo esperar mais ou inocular outra levedura???
 
Last edited:
Fiz uma brassagem sábado de uma lager, og ficou um pouco abaixo (1039), inoculei 3 vidros de fermento czech lager da yeastlab no mosto a 25 graus.
Setei a temperatura da geladeira para 10 graus e deixei.
No domingo de manhã assisti um vídeo que recomendava deixar o mosto por 24 horas na temperatura de 25 graus, só então baixar a temperatura, nessa hora meu mosto já estava em 10 graus, setei a temperatura para 15 e deixei subir lentamente.
Agora 48 horas depois, o mosto está em 18 graus e não tem atividade nenhuma, devo esperar mais ou inocular outra levedura???
Olá caro colega, tudo bem?

Quem usa, e até divulga a Yeastlab é o Wellington Assis (Tem ótimos vídeos no youtube). Ele diz que tem a yeastlab tem lagtime mesmo, mas sinceramente não sei de quanto tempo, e que o mundo ideal é fazer um starter de 1 dia. Mesmo com starter, a fermentação inicia, as vezes, mais de 20 horas depois da inoculação.

Segura mais um pouco e veja se esta acontecendo algo. Senão, sugiro outra levedura mas procure fazer um starter (se possível).
 
Inoculei o fermento sábado as 20:00 horas, até hoje cedo zero de atividade, agora vou chegar em casa só depois das 18:00, torcer para a fermentação ter começado, duro q eu fico ansioso vou toda aumentar um pouco a temperatura do termostato, agora está setado em 19 graus, no fermentador pressurizado.
 
Inoculei o fermento sábado as 20:00 horas, até hoje cedo zero de atividade, agora vou chegar em casa só depois das 18:00, torcer para a fermentação ter começado, duro q eu fico ansioso vou toda aumentar um pouco a temperatura do termostato, agora está setado em 19 graus, no fermentador pressurizado.

Vc chegou a medir a densidade pra ver se não iniciou mesmo a fermentação?
 
Tive problemas com a yeastlab.
Mandaram levedura errada.
Esse lagtime gigante.
Demora pra fermentar.
Nunca mais uso!
 
Como disseram o Snoop e o Imercucci, sugiro tambem medir a densidade para ver se já não iniciou a fermentação; já me aconteceu de ter o fermentador com um pequeno vazamento pelo qual escapava a pressão (CO2) e por isso não se notava atividade no airlock.
 
Cara, levedura lager, mesmo q pressurizada eu não deixaria com essa temperatura elevada no início. Pode inocular a 25, baixa pra 10º como vc já fez e depois de uns 4 ou 5 dias de fermentação q poderia aumentar a temperatura. Qto ao lagtime, se pressurizado desde o início vai demorar mais tempo ainda. Minhas lagers eu só deixo com pressão a partir do 4 dia, no momento q subo a temperatura. Mas não tenho experiência com yeastlab.
 
Vixe pelo jeito fiz tudo errado então, eu testei o fermentador antes pra ver se tinha vazamento, e não tinha, e como a pressão não aumentou acredito que não tenha fermentado nada. Mas por chegando em casa vou tirar uma amostra e medir a densidade. E agora o que é menos pior, deixar nessa temperatura mesmo ou volto a abaixar??
 
Consegui dar uma passada em casa e medir a gravidade do mosto, está em 1035, abaixou 4 pontos.
Vou aguardar até amanhã cedo se não mudar aí inoculo outra cepa
 
Vou aqui relatar minha experiência. Infelizmente tive uma experiência ruim com a Yeastlab. Gostava muito da levedura deles, porém tive um dissabor grande quando efetuei uma compra direta.

Primeiro foi com o a compra em si. Na página do pedido diziam que o envio seria 6 dias após confirmação do pagamento, como não enviavam mandei um zap e descobri que na aba prazo de entrega na verdade era 14 dias.

Colocaram nos Correios com 14 dias após confirmação do pedido, levou dois dias pra me entregarem. As leveduras chegaram em temperatura ambiente (28 - 30 graus), vieram dentro de um isopor, mas os pequenos sachês de gel que deveriam mantê-las com menos perda de temperatura estavam totalmente descongelados, não serviram pra nada.

Utilizei 4 frascos de leveduras numa munich helles para 38 litros, reativei-as com um pequeno starter com próprio mosto e segui o padrão 24 > 19 >14 > 12. Cinco dias de fermentação e a OG de 1.046 abaixou pra 1.040 e poucas bolhas. Dilui uma US-05, subi a temperatura pra 18 graus e o máximo que abaixou foi pra 1.024. Não contaminou, fui até o final, mas o gosto não ficou legal, parece que a levedura estressou e esterificou, passado 1 mês o gosto não melhorou, resolvi drenar tudo.

Espero que eles melhorem, pois já fiz algumas ale´s muito boas.
 
Nunca tive coragem de comprar essa levedura, as outras nacionais ou até mesmo importadas secas pra mim me atende e muito bem, sempre segui o recomendado inocular na temperatura de fermentação, as vezes até um pouco mais baixo, e não passa 24hs a fermentação já inicia e vai de boa até o fim.
 
atualizando:
Até agora nada de atividade, vou ter que jogar outra cepa mesmo.
 
Usei YeastLab pela primeira vez no fim do ano passado numa IPA e ficou 5 dias sem atenuar, tive que comprar um pacote de fermento seco e inocular pra seguir a fermentação. A breja ficou com um leve azedinho no final como se tivesse colocado umas gotas de limão, deu pra beber mas não era o que eu queria. Foi a primeira e última vez que usei.
 
Na Brew shop onde compro meus insumos, perguntei uma vez sobre a Yeast lab e eles disseram que não compram justamente por conta do transporte. Demora e chega fora dos parametros, com certeza a levedura chega estressada e impacta negativamente na cerveja. Talvez seja uma ótima levedura, mas para quem esta na grande SP. (Isso porque moro no interior de SP).
De qualquer maneira, uso Levteck eventualmente e me atende extremamente bem, mesmo com mosto pouco aerado (Não uso bombinha nem nada).
 
Atualizando: inoculei hoje w34/70, até a cor do mosto já mudou. Utilizei 3 sachês sem starter.
 

Attachments

  • 9D48294B-A463-4288-892B-C6B282895BA9.jpeg
    9D48294B-A463-4288-892B-C6B282895BA9.jpeg
    36.6 KB · Views: 10
Bom dia pessoal, gostaria de deixar minha participação aqui.
Sou de SP capital e eu não tive problema com a Yeastlab, lembrando que a levedura vem da região de franca, se eu não me engano, parece que existe uma opção no próprio site deles para compra PF, porém, o lote mínimo para realizar a compra é de 5 unidades, tem também uma opção de comprar do isopor para mantes a temp.
Bom, com relação ao fermentando eu curti (pelo preço e pela praticidade) no meu caso eu nem precisei fazer starter e em menos de 24h já tinha atividade constante, se fizer o starter acredito que possa melhorar muito a atividade no balde.
Pelo menos não ficamos a mercê das leveduras internacionais com uma puta variação de cambio (2020 que o diga, rs...)
 
Bom dia pessoal, gostaria de deixar minha participação aqui.
Sou de SP capital e eu não tive problema com a Yeastlab, lembrando que a levedura vem da região de franca, se eu não me engano, parece que existe uma opção no próprio site deles para compra PF, porém, o lote mínimo para realizar a compra é de 5 unidades, tem também uma opção de comprar do isopor para mantes a temp.
Bom, com relação ao fermentando eu curti (pelo preço e pela praticidade) no meu caso eu nem precisei fazer starter e em menos de 24h já tinha atividade constante, se fizer o starter acredito que possa melhorar muito a atividade no balde.
Pelo menos não ficamos a mercê das leveduras internacionais com uma puta variação de cambio (2020 que o diga, rs...)

Eu estava muito esperançoso com essa cepa pelos vídeo do Assis, porém não tinha visto o vídeo onde recomenda deixar por 24 horas a 25 graus, talvez seja isso.
Eu comprei direto do site com o kit gelo, foi postado em um dia as 15 horas, recebi no outro dia as 11 da manhã, mas já estavam em temperatura ambiente.
Tbm não fiz starter.
 
Last edited:
Eu estava muito esperançoso com essa cepa, pelos vídeo do Assis, porém não tinha visto o vídeo onde recomenda deixar por 24 horas a 25 graus, talvez seja isso.
Eu comprei direto do site com você kit gelo, foi postado em um dia as 15 horas, recebi no outro as 11 da manhã, mas já estavam em temperatura ambiente.
Tbm não fiz starter.
para este caso e na verdade em todos os casos para temperatura fresca/liquida eu sugiro fazer o starter pois ele só tem a agregar, não vai te prejudicar em nada, até hoje eu tive "sorte" com essas leveduras, além do preço ser mais barato a qualidade eu achei do mesmo nível das secas! boas brassagens....
 
Atualizando o tópico, depois de jogar o 34/70 parece que reativou até as leveduras da yeastlab que estavam no fundo do fermentador, fiz um coldcrash de poucos dias, então não clarificou muito bem. Foi primeira que fiz sobre pressão e utilizando postmix, resolveu os problema de oxidação que estava tendo utilizando garrafas, e foi de longe a melhor cerveja que ja fiz. Sábado transferi para o postmix, fiz outra leva da mesma receita, e joguei por cima da lama que ficou no fermentador. Hoje 3 dias depois já atenuou 80%, estou fermentado a 15 graus a 1 bar de pressão.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-02-01 at 18.13.16.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-01 at 18.13.16.jpeg
    33.4 KB · Views: 12
Revivendo o tópico para quem pesquisar sobre a yeastlab.

Fiz uma brassagem de session ipa no sábado, e utilizei a levedura american ale da yeastlab, que havia comprado junto com a levedura de pilsen do inicio do tópico. Utilizei 2 frascos para 25 litros jogado diretamente no mosto, deixei em temperatura ambiente, e em menos de 24 horas a fermentação começou, e então abaixei a temperatura para 18 graus. Hoje 4 dias depois já atenuou quase 50 %.
 

Attachments

  • Grafico.jpg
    Grafico.jpg
    60.3 KB · Views: 11
Inoculei a 12°C e baixei para 10°C a noite,no outro dia já tinha atividade no airlock,hoje fazem 4 dias e o airlock ainda borbulha,hoje a noite medirei a densidade.
Yeaslab american lager
 
Back
Top