Lager: Re-fermentação na Garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

keller1

Active Member
Joined
Sep 8, 2014
Messages
32
Reaction score
8
Infelizmente não se encontra muitas discussões acerca de Lagers. Entretanto, quero aproveitar esse inverno para cozinhar uma hehe.. Porém fiquei com dúvida sobre a temperatura de refermentação na garrafa

Qual seria a temperatura ideal?
 
Infelizmente não se encontra muitas discussões acerca de Lagers. Entretanto, quero aproveitar esse inverno para cozinhar uma hehe.. Porém fiquei com dúvida sobre a temperatura de refermentação na garrafa

Qual seria a temperatura ideal?

A ambiente. Não existe temperatura ideal para refermentação na garrafa. Se for mais quente, ocorre mais rápido, só isso. É claro que acima de 30°C o fermento lager vai morrer, mas nenhuma garrafa deve ficar estocada a essa temperatura de qualquer forma.

E no inverno, dificilmente, no Brasil, as temperaturas no interior de residências ficam abaixo da temperatura mínima do fermento lager. Então não há stress.

Edit: Faço uma ressalva, a variação de temperaturas que ocorre ao longo do dia é mais nociva que os extremos de temperatura, que dificilmente ocorrem (pelo menos no interior das residências no inverno). No verão já é diferente.
 
Valew Kurt! Era o que eu imaginava. Mas na dúvida não custa sondar aqui no fórum :)
 
Isso, só pra confirmar a informação do Kurt. O que deve se evitar na referementação de qualquer cerveja, seja ale ou lager são os extremos. Extremo frio, extremo calor e extrema variação. Fora isso temperatura ambiente, de um ambiente mais estável de preferência.

Se uma cerveja passou por uma fase de lagering por bastante tempo, pode ser que demore mais na refermentação apenas por ter menos fermento.
 
Back
Top