Lager ou Pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipemoreira

Member
Joined
Sep 15, 2014
Messages
11
Reaction score
0
:confused::confused:Uma CONFUSÃO pra entender isso... e talvez por isso eu esteja tentando fazer uma cerveja e o resultado final nunca é o esperado.:confused:

Fiz uma pilsen - Segui uma receita fornecida pela WE consultoria e usei o fermento FERMENTIS W-34/70 (achando que iria pelo menos ficar um pouquinho parecida com a Eisenbahn ou a Heineken por exemplo). Queria uma cerveja leve, facil de beber.. mas o resultado foi algo com sabor bem marcante e forte... ficou muito boa! Mas não é o tipo de cerveja que você consegue beber bastante, muito pesada, entendem?

Agora procurando algumas receitas no site Brewtoad (indicação de vocês aqui do forum, obrigado!!!) achei umas "lagers", porem o fermento utilizado é o S-04. Com temperatura de fermentação entre 10 e 15 graus ºC. Tá certo isso? Vai fermentar a essa temperatura? :drunk:

Outra coisa... usei o lupulo Saaz pra fazer a minha pilsen... como quero algo proximo à Eisenbahn ou Heineken qual lupulo deveria usar? Deveria trocar o fermento?

Resumindo: Quero uma cerveja pilsen ou lager (já nao entendo mais) que assim como a Eisenbahn depois de engolir esteja aparente o sabor do malte, bem leve e que dê pra beber com os amigos num churrasco o dia inteiro.

Alguma dica? Receita pra eu poder testar?

Obrigado parceiros!
 

Attachments

  • 20150107_172221.jpg
    20150107_172221.jpg
    151 KB · Views: 375
  • 20150107_172314.jpg
    20150107_172314.jpg
    201 KB · Views: 389
  • 20150107_172227.jpg
    20150107_172227.jpg
    136.8 KB · Views: 395
Também sou iniciante, mas vamos lá...

Cervejas Pilsen são lagers. O que define se ela é lager ou ale, básicamente, é o processo de fermentação e o 'lagering', ou condicionamento.

A fermentação das lagers ocorre em temperatura mais baixa mesmo, entre 7 ~ 12 graus dependendo do fermento. Como consequencia da temperatura mais baixa, você precisa de um tempo de condicionamento bem maior que uma Ale.

Além disso, você precisa de um bom controle de temperatura. Pilsens se beneficiam muito de aguas 'pobres' em sais minerais. Não sei como isso funciona a ponto de conseguir explicar.

Não vou entrar em detalhes porque ainda estou absorvendo esse tipo de informação, mas dá uma olhada no How To Brew do John Palmer onde ele fala sobre a água e os estilos de cada cerveja que a coisa passa a fazer mais sentido.

PS -> Da uma lida nesse tópico sobre lagers: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404788
 
O que define se é Lager ou Ale é o fermento utilizado, e não a temperatura ou o fato de fazer ou não lagering.

Se usar fermento lager, e fermentar a 20 graus, vai continuar sendo lager... se usar um Ale e conseguir fermentar a 12, também.

Abraço,
 
O que define se é Lager ou Ale é o fermento utilizado, e não a temperatura ou o fato de fazer ou não lagering.

Se usar fermento lager, e fermentar a 20 graus, vai continuar sendo lager... se usar um Ale e conseguir fermentar a 12, também.

Abraço,

Olá Guenther,

Nestes casos não são classificadas como híbridas (ex: Alt, Kolsch) justamente por gerarem características diferentes?

Pensei que Lagers eram Lagers por serem fermentadas em temperaturas de Lagers com fermentos de Lagers e passadas por Laggering...

Abraços,
 
Há varios tipos de sacaromices, e o tipo de cerveja vai depender do tipo de fermentação feita.. Casa sacoromice fermenta de uma forma.

Creio que foi isso que o Guenther quis dizer.

Assim, uma Sacaromicie Uvarum, por exemplo, que é de baixa fermentação, tem uma atuação mais lenta em temperatura menor, e sedimenta totalmente após a fermentação concluida.

Um sacaromicies cervisaes de alta fermentação, irá se comportar de forma diferente, se agrupando e fermentando na parte superior do mosto, e não tem a tendencia de sedimentar totalmente.

É o processo de fermentação que dita qual o tipo da cerveja, e não o tipo da cerveja que dita qual foi o processo de fermentação.

(obs: hoje, ambas sedimentam, mas creio eu que isso se refere mais a caracteristicas da industrialização do fermento e não das suas caracteristicas originais);

Bom, espero não ter falado nenhuma bobagem. Qualquer coisa, sintam a vontade em me corrigir. kk
Abraços!
 
Complementando a discussão:

Sim, toda pilsen é lager, mas nem toda lager é pilsen.

Aí também temos um grande problema, as cervejas vendidas no Brasil como Pilsen, na sua grande e esmagadora maioria, não são Pilsen de fato, elas se encaixam muito mais no estilo American Lager. Isso é um problema histórico que acabou causando esse problema de nomenclaturas de estilos.
Compre uma cerveja Pilsen alemã ou tcheka, como a Jever Pilsner e a Pilsner Urquell, essas são de fato cervejas pilsen alemãs e tchekas respectivamente, que são muito mais amargas e maltadas do que o público brasileiro está acostumado. Se você pegou uma receita de Pilsen como deve ser, provavelmente fez algo próximo disso.
Agora se você quer fazer uma cerveja bem leve, sem nenhum sabor marcante, você deve fazer uma American Lager, ou Premium lager que é onde se encaixa a Heineken por exemplo.

Espero que tenha ajudado a esclarecer.
 
Ok, entendi mas uma coisa não ficou clara... Quer dizer que se eu usar um fermento ALE (s-04) e fermentar entre 12 e 15 graus vou ter uma lager?

O que acham dessa receita?

Lite American Lager

MALTE:
1.8 kg Castle Pilsen 2RS
0.15 kg Oats, Flaked

Lupulo:
10.0 g SAAZ

Fermento:
Safale S-04

Vai ser uma lager? Vai se parecer com a Heineken?
Alguma ideia de uma receita pra chegar onde quero chegar? :)

Obrigado!!!
 
O estilo pode falar híbrida simplesmente para descrever melhor o estilo, no entanto, na descrição, sempre haverá algo como "uma lager fermentada em temperatura de ale", e vice versa.

Resumindo, se usar Sac. Uvarum, é Lager. Se usar Cerevisiae, é Ale. Fermentar mais baixo ou mais alto é uma opção total e completa do cervejeiro, e vai gerar resultados de acordo com a manipulação feita.

Exemplo... podes pegar qualquer levedura Ale que quiser e fermentar a 8 graus.... que isso não muda o fato de que leveduras Ale não fermentam Melibiose..... e as Lagers sim.

Abraço,
 
Bom dia.
Felipe, voce consegui fazer algo pareceida com a Eisebahn pilsen?
poderia nos passar a receita?
Abraços
 

Latest posts

Back
Top