Lager em 12 dias

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala pessoal.
Esse post criei só pra deixar um relato mesmo e saber se alguem ja fez algo parecido.
Domingo passado brassei uma Hop Lager simples, a receita:
18L
OG 1.046
FG 1.010

100% Malte Pilsen
50g Zeus (brava terra) 5min
50G Zeus 0min
100g Zeus Dry Hop
Fermento lama de uma W34/70

O que rolou foi que eu fiz um pitch bem generoso em 12ºC, e em 5 dias já tinha atenuado tudo e parou. Daí entrei com o DH no sexto dia a 15ºC (que eu subi pro diacetyl rest). No oitavo dia setei o termostato pra 0ºC. No nono dia, quando chegou em 0ºC joguei a gelatina, deixei por 2 dias e joguei a cerva pro barril na noite do 11º dia. no dia 12, na hora do almoço já tomei o primeiro copo. isso tudo eu fiz só porque fui vendo que a fermentação foi rápida, limpa e o dia 12 era o feriado de sexta feira santa, então queria a cerveja pronta pra ele.

A cerveja ficou com uma fermentação limpa de lager, na minha percepção, mas como tem bastaaante lupulo, ele pode ter mascarado alguma coisa ali (eu não senti). A aparência dela ficou com uma turbidez bem de leve (esperado pelo DH), mas muito mais límpida do que eu esperava.

Enfim, eu nunca tinha feito nem Ale nesse tempo e gostei bastante do resultado, mesmo sempre tendo ouvido falar que lager tem que demorar pelo menos um ou dois meses fazendo lagering pra ficar boa.

Qual a opinião de vcs a respeito disso? alguem já fez lager rápida assim? notou alguma diferença?
 
Valeu por ter postado a experiência, parceiro! Já vi bastante gente falando que se fizer uma fermentação muito bem feita, dá pra sair uma lager decente sem uma maturação muito longa.

Especificamente quanto ao lagering, minha experiência foi com uma Altbier (Mangroove Jack's M36), onde deixei 40 dias no lagering (10 dias a 10ºC, e 30 dias a 2ºC). Experimentava ela frequentemente, e percebi que a cerveja foi arredondando significativamente ao longo do tempo.
Se eu não tivesse tempo, teria tomado logo sem maiores problemas... mas gostei muito do resultado da espera, e acho que valeu a pena (certamente eu farei lagering se for enviar a cerveja para concurso).
Ressalto que usei uma Saccharomyces cerevisiae, ou seja, foi uma Ale mais limpa, e não uma lager - que gera outros tipos de características, como sulfuroso.

Mesmo assim, acho que valeu a experiência!
 
Fala pessoal.
Esse post criei só pra deixar um relato mesmo e saber se alguem ja fez algo parecido.
Domingo passado brassei uma Hop Lager simples, a receita:
18L
OG 1.046
FG 1.010

100% Malte Pilsen
50g Zeus (brava terra) 5min
50G Zeus 0min
100g Zeus Dry Hop
Fermento lama de uma W34/70

O que rolou foi que eu fiz um pitch bem generoso em 12ºC, e em 5 dias já tinha atenuado tudo e parou. Daí entrei com o DH no sexto dia a 15ºC (que eu subi pro diacetyl rest). No oitavo dia setei o termostato pra 0ºC. No nono dia, quando chegou em 0ºC joguei a gelatina, deixei por 2 dias e joguei a cerva pro barril na noite do 11º dia. no dia 12, na hora do almoço já tomei o primeiro copo. isso tudo eu fiz só porque fui vendo que a fermentação foi rápida, limpa e o dia 12 era o feriado de sexta feira santa, então queria a cerveja pronta pra ele.

A cerveja ficou com uma fermentação limpa de lager, na minha percepção, mas como tem bastaaante lupulo, ele pode ter mascarado alguma coisa ali (eu não senti). A aparência dela ficou com uma turbidez bem de leve (esperado pelo DH), mas muito mais límpida do que eu esperava.

Enfim, eu nunca tinha feito nem Ale nesse tempo e gostei bastante do resultado, mesmo sempre tendo ouvido falar que lager tem que demorar pelo menos um ou dois meses fazendo lagering pra ficar boa.

Qual a opinião de vcs a respeito disso? alguem já fez lager rápida assim? notou alguma diferença?

Lama é vida! \o/
 
Fiz algumas lagers. Até que ficaram prontas rapidamente.... nem respeitei muito o lagering....
Entretanto, uma das vezes ficou um keg de 5 litros para trás.... carbonatado, tipo umas 4 semanas... quando coloquei para rolo.... rapaiz!!! Que breja!!!! Fiquei impressionado de como melhorou.... aparência, sabor, macia de tomar.... pena não ter deixado mais!!!
Agora estou com uma Munich Helles que embarrilei na quinta passada.... carbonatei rápido e experimentei no sábado.... está boa... sem sabores ou aromas indesejados.... mas esta vou deixar paradinha umas 3 semanas para ver se acontece a mágica!!!
kkkkkk só um relato, mas ao inverso das Ale´s, que ficam melhores frescas, as lager´s parece-me que melhoram com mais tempo a frio!!!!
Abraços
 
Eu costumo fazer uma Helles q com 15 dias já está no barril, normalmente fermentação e descanso diacetil costumo fazer em 7 ou 8 dias e costumo deixar uma semana no cold a 2°. Não vejo muito mistério por ser uma lager, claro q com mais uma semana ou duas no barril ela fica cristalina. Segue o resultado
 

Attachments

  • 6BA1500F-F73A-46E4-8A26-4D26F415F90E.jpeg
    6BA1500F-F73A-46E4-8A26-4D26F415F90E.jpeg
    25.7 KB · Views: 23

Latest posts

Back
Top