Laboratório Básico de Leveduras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ClimaBeer

Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
11
Reaction score
3
Gostaria da ajuda de vcs para montar um laboratório BÁSICO para propagar, estocar e produzir leveduras para minhas levas de cerveja, alem de pequenos experimentos.
Essa é uma lista de alguns equipamentos, vidrarias e reagentes q acho q vou precisar, gostaria de contar com o auxilio de vcs, através de sugestões de itens a acrescentar alem de opções adaptadas q possam reduzir custos:

-bico de bunsen ou vela alcool
-capela ou workstation (pretendo improvisar)
-placas de petri;
-erlenmeyer
-agitador magnético;
-geladeira p fermentação com tic 17;
-geladeira p estocagem de cepas e meios de cultivo, com congelador;
-panela de pressão grande (autoclave);
-forno elétrico com tic 17 p secagem de material;
-alça de platina;
-tubos falcon de 15 e 50 ml;
-Agar;
-extrato de Malte seco;
-nutrientes de leveduras;
-alcool 70%;
-criotubos;
-câmara de neubauer;
-microscópio;
-destilador de água;
-pipetas;
-...
 
Dae cara, massa!

Pela lista vc pretende fazer congelamento e placas?
Sugiro que vc escolha um método primeiro, compre as coisas, experimente e depois acrescente o outro. Assim vc "parcela" o aprendizado da prática e a compra dos equipamentos.

Pra que o forno controlado? Não entendi a parte da secagem...
O destilador, acho que sai mais barato vc comprar uns litros de água deionizada... Como não precisa tanto, dura um monte.

Se vc tem fogo: bico de bunsen, velas, fogão... não precisa necessariamente de uma capela, o problema é a condensação dentro das placas... eu acabei fazendo uma com lâmpada UVC dentro, pra deixar as placas secarem abertas, porém não pra manipular la dentro. Como vc pretende fazer?

Alça de platina custa bem caro... eu fiz a minha com arame mesmo... funciona. Hehehe.

De erlenmeyr provavelmente vai precisar um jogo... os que eu mais uso são de 100, 250, 2000 e 5000mL... as vezes de 500 e 1000mL tambem...

Uns béquers e manta refratária tambem ajudam na hora de preparar os meios... Uma balancinha digital de joalheiro com precisão de 0,01g é bacana também.
 
@ClimaBeer,

Entendo e compartilho sua empolgação, mas como o @Tiago mencionou, creio que vale a pena decidir os métodos que irá adotar antes de decidir o que precisa comprar, e principalmente, se vale a pena.

Eu, por exemplo, fiz placas há alguns meses, estudei, aprendi como propagar do prato até o fermentador e hoje não tenho necessidade de ter um yeast bank por um simples motivo:

Trabalho de manutenção vs custo para aquisição de uma cultura nova 100% livre.

Pra mim, no meu cenário, a 'lavagem' (rinse) de slurry atende 100% da minha necessidade, e agora eu passei a fazer starters com 100 bilhões a mais de células.

Na prática, eu uso um vial, fermento a minha cerveja e tenho outro vial disponível, com células novas e saudáveis.

Se eu tiver algum problema, basta comprar um novo vial/pacote e tá tudo certo.
Uso pesagem para contar o número de células, e desencanei de comprar um microscópio esse ano. Tenho outras prioridades, como um sistema de CO2.

Não me entenda mal: Se você quiser um lab para estudos e divertimento, está no caminho certo. Porém, se assim como eu, está apenas procurando economizar com fermento e busca apenas o aspecto prático, há outros métodos mais economicos e funcionais. :D

Abraço!!!!!
 
Dae cara, massa!

Pela lista vc pretende fazer congelamento e placas?
Sugiro que vc escolha um método primeiro, compre as coisas, experimente e depois acrescente o outro. Assim vc "parcela" o aprendizado da prática e a compra dos equipamentos.

Pra que o forno controlado? Não entendi a parte da secagem...
O destilador, acho que sai mais barato vc comprar uns litros de água deionizada... Como não precisa tanto, dura um monte.

Se vc tem fogo: bico de bunsen, velas, fogão... não precisa necessariamente de uma capela, o problema é a condensação dentro das placas... eu acabei fazendo uma com lâmpada UVC dentro, pra deixar as placas secarem abertas, porém não pra manipular la dentro. Como vc pretende fazer?

Alça de platina custa bem caro... eu fiz a minha com arame mesmo... funciona. Hehehe.

De erlenmeyr provavelmente vai precisar um jogo... os que eu mais uso são de 100, 250, 2000 e 5000mL... as vezes de 500 e 1000mL tambem...

Uns béquers e manta refratária tambem ajudam na hora de preparar os meios... Uma balancinha digital de joalheiro com precisão de 0,01g é bacana também.

opa @tiago , pretendo sim, ter um banco de levedura Congeladas, além produzir leveduras liquidas (a nível de conhecimento) tenho uma boa experiência em microbiologia, mas sempre trabalhei com patógenos.
Sobre o forno, em muitos laboratórios de microbiologia a esterilização do material é feita em autoclave(no meu caso panela de pressão), o material é previamente embalado em papel madeira, q fica umido ou molhado após a esterilização, então preciso do forno p secar, e do tic17 p manter o forno numa temperadura q n queime o papel e o seque. (seria minha estufa de secagem).
Sobre a alça de platina, ela custa entorno de 50 reais, e é bem prática, mas o arame tb funciona, só demora mais p ficar rubro, tb existe a opção de zinco cromo q é mais em conta.
A balança é bem util, e a de joalheiro deve ser a opção mais barata.
A capela, eu acho q farei com vc fez com uma lâmpada germicida UV.
 
@ClimaBeer,

Entendo e compartilho sua empolgação, mas como o @Tiago mencionou, creio que vale a pena decidir os métodos que irá adotar antes de decidir o que precisa comprar, e principalmente, se vale a pena.

Eu, por exemplo, fiz placas há alguns meses, estudei, aprendi como propagar do prato até o fermentador e hoje não tenho necessidade de ter um yeast bank por um simples motivo:

Trabalho de manutenção vs custo para aquisição de uma cultura nova 100% livre.

Pra mim, no meu cenário, a 'lavagem' (rinse) de slurry atende 100% da minha necessidade, e agora eu passei a fazer starters com 100 bilhões a mais de células.

Na prática, eu uso um vial, fermento a minha cerveja e tenho outro vial disponível, com células novas e saudáveis.

Se eu tiver algum problema, basta comprar um novo vial/pacote e tá tudo certo.
Uso pesagem para contar o número de células, e desencanei de comprar um microscópio esse ano. Tenho outras prioridades, como um sistema de CO2.

Não me entenda mal: Se você quiser um lab para estudos e divertimento, está no caminho certo. Porém, se assim como eu, está apenas procurando economizar com fermento e busca apenas o aspecto prático, há outros métodos mais economicos e funcionais. :D

Abraço!!!!!

opa @jalexandre, obrigado pelas colocações, minha principal motivação é a experimentação, as vezes uso o processo q vc descreveu, e realmente n precisa de laboratório p fazer isso, e novamente concordo com vc, p homebrew, manipular leveduras é perda de tempo se vc quer apenas fazer cerveja, melhor comprar um pacotinho novo.
Sobre o microscópio, além de contar, tb pretendo testar viabilidade.
já congelei e recuperei leveduras, e o teste de viabilidade faz parte desse processo.
 
Qual método de congelamento vcs usam ou indica? já encontrei dois, um usa como crioprotetor o GLICEROL e outro usa DMSO, entre os dois, vi varias proporções diferentes.
 
Qual método de congelamento vcs usam ou indica? já encontrei dois, um usa como crioprotetor o GLICEROL e outro usa DMSO, entre os dois, vi varias proporções diferentes.

Essa aqui parece ter tido o maior sucesso dentre as proporções usadas normalmente:
http://www.homebrewtalk.com/freezing-yeast.html

Eu não tinha visto nem ouvido falar ainda de usar DMSO pra levedura de cerveja, onde vc viu?
 
Essa aqui parece ter tido o maior sucesso dentre as proporções usadas normalmente:
http://www.homebrewtalk.com/freezing-yeast.html

Eu não tinha visto nem ouvido falar ainda de usar DMSO pra levedura de cerveja, onde vc viu?

Já trabalhei com cultivo de células animais, e o DMSO é muito utilizado, eu testei com leveduras de cerveja numa solução a 5%, com bom resultado, e com fase lag menor q o glicerol, mas como n fiz varias repetições do mesmo tratamento, n tem respaldo estatístico.
 
Já trabalhei com cultivo de células animais, e o DMSO é muito utilizado, eu testei com leveduras de cerveja numa solução a 5%, com bom resultado, e com fase lag menor q o glicerol, mas como n fiz varias repetições do mesmo tratamento, n tem respaldo estatístico.

Interessante!

Se uma hora quiser descrever seu procedimento definitivo, agregará bastante ao fórum...

Abraço
 
Já trabalhei com cultivo de células animais, e o DMSO é muito utilizado, eu testei com leveduras de cerveja numa solução a 5%, com bom resultado, e com fase lag menor q o glicerol, mas como n fiz varias repetições do mesmo tratamento, n tem respaldo estatístico.

Muito interessante...
 
Back
Top