Lúpulos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Gente, podem me ajudar, estou com algumas dúvidas a respeito desta receita:
1º) Para que serve cada lúpulo desta receita? uma Blond Ale!

2º) O que é o Plato?

3º) Qual o procedimento para conseguir uma cor mais escura (6 SRM) ou mais clara (3 SRM)

4º) como conseguir um baixo amargor (18 IBU) ou um alto amargor (30 IBU)?

5º) infelizmente eu ainda não comprei o Densimetro, vou deixar para a segunda leva (era isto ou o termostatos para a geladeira), como controlar o teor alcoolico? como conseguir um teor maios ou menor?

6º) Sobre a fermentação, ele da uma variação grande de temperatura, porem eu terei como controlar com geladeira e termostatos, como devo proceder? deixar perto de 19ºC e colocar uma variação de 1ºC?

Obrigado
 

Attachments

  • IMG-20141114-WA0001.jpg
    IMG-20141114-WA0001.jpg
    307.9 KB · Views: 79
  • IMG-20141114-WA0004.jpg
    IMG-20141114-WA0004.jpg
    206.6 KB · Views: 78
  • IMG-20141114-WA0003.jpg
    IMG-20141114-WA0003.jpg
    207.3 KB · Views: 80
  • IMG-20141114-WA0002.jpg
    IMG-20141114-WA0002.jpg
    210.7 KB · Views: 88
@manjunior007 ,

1) Lúpulos servem, principalmente, para 2 funções: A primeira é dar Amargor e Aroma à cerveja. Nesse ponto, quanto mais no começo da fervura é adicionado e quanto maior a % de alfa ácidos, mais amargor gera. Por outro lado, quanto mais ao fim da fervura, contribui mais com o aroma da cerveja. Para saber a característica de cada lúpulo (apimentado, floral, etc) existem algumas tabelas na internet, como por exemplo:
https://byo.com/resources/hops.
A outra função essencial do lúpulo são suas propriedades conservativas, mantendo a cerveja sem "estragar" por mais tempo.

2) Plato é uma unidade de medida que mede a concentração das diversas substancias presentes no mosto. Serve pra medir a densidade da cerveja.

3) Para se conseguir cores mais escuras ou mais claras, basta acrescentar grãos mais escuros ou mais claros. O grão pilsen por exemplo é bem claro, enquanto o grão de malte torrado é muito escuro.

4) Quanto maior a quantidade de lúpulos no início da fervura e quanto maior for a sua concentração de % de alfa ácidos, maior o amargor da cerveja.

5)Sem o densímetro não tem como vc calcular o teor alcoolico, o máximo que conseguiria seria uma aproximação se conhecesse muito bem a eficiencia do seu equipamento e as quantidades q estaria produzindo. Porém, para fazer uma cerveja com maior % de alcool ou menor, deve-se ajustar a quantidade de grãos que se usa, pois é de lá que "saem" os açucares que são transformados em alcool pelo fermento.

Dica: Sei muito bem como é a vontade de começar logo e fazer as primeiras cervejas, porém te indico ler um pouco mais sobre os processos. Aqui no fórum mesmo possuem vários posts muito bons. E indico ler o livro do John Palmer, "how to brew", pois é muito bom para vc entender todos esses conceitos sobre cerveja.
espero ter ajudado, abraços
 
@manjunior007 ,
Dica: Sei muito bem como é a vontade de começar logo e fazer as primeiras cervejas, porém te indico ler um pouco mais sobre os processos. Aqui no fórum mesmo possuem vários posts muito bons. E indico ler o livro do John Palmer, "how to brew", pois é muito bom para vc entender todos esses conceitos sobre cerveja.
espero ter ajudado, abraços

Já estou lendo este livro, muito bom ele! baixei ontem!

estou lendo bastante coisas no forum, só sanando algumas dúvidas extras que surgem ao longo dos estudos!

Vlw pela ajuda :)
 
6º) Sobre a fermentação, ele da uma variação grande de temperatura, porem eu terei como controlar com geladeira e termostatos, como devo proceder? deixar perto de 19ºC e colocar uma variação de 1ºC?
 
A temperatura que irá deixar depende dos sabores que quer alcançar com a cerveja. Porém manter em 19º já está ótimo para a primeira cerveja. Eu aprendi aqui no forum, com o Guenther se não me engano, a deixar o diferencial no mínimo possível, e deixo a minha em 0,2ºC.
 
manjunior,

achei tuas dúvidas bem básicas, mesmo pra quem tá iniciando. Concordo com o motammg. Estuda e entenda minimamente (não precisa ser um expert) os processos e as funções de cada etapa, equipamento e ingrediente.

Uma vez li um post do Guenther por aqui, que era basicamente o seguinte "não me importo em responder toda e qualquer pergunta, só não acho correto quando antes de perguntar, o pessoal não tenta pesquisar / aprender por si".

Concordo muito com isso. Aqui basicamente tu estás com dúvida em relação ao malte e aos lúpulos. À coloração, densidade, amargor, ABV, fermentação. Ou seja, sobre quase tudo. O fórum é sim para trocar conhecimento, mas com certeza tu aprenderás bem mais pesquisando (independente da fonte - livros, outros posts no fórum, etc.) e esclarecendo dúvidas pontuais ou confirmando o que você concluiu lendo e pesquisando em outras fontes.

mas nunca me negaria a trocar conhecimento (o meu não é muito grande também).

Complementando o que o motammg falou:
5 - também vale ressaltar que temperaturas mais baixas de mostura (por volta de 63 ~ 65) geram mais açucares fermentáveis, o que dará mais álcool à cerveja, e dará uma cerveja mais seca. Mostura a temperaturas mais altas (67 ~69) vai gerar mais açúcares não fermentáveis, o que vai dar mais corpo e menos álcool.

6 - leia o tópico fixo do guenther sobre fermentação primária, secundária e maturação. Leia o tópico do Guenther sobre erros frequentes sobre controle de temperatura. Basicamente, iniciar em temperaturas mais baixas, pelo menos por 3 dias (16 ~ 18ºC, varia de acordo com o fermento, características que tu quer), medindo a temperatura DO MOSTO (e não da geladeira) e depois ir subindo gradualmente é o ideal. Setar em + ou - 1 ºC acho muito. acho que o ideal seria iniciar a fermentação em cerca de 18ºC + - 0,3ºC.
 

Latest posts

Back
Top