Lúpulos em pellet moídos jogados no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone Flavio

Well-Known Member
Joined
Aug 24, 2019
Messages
188
Reaction score
95
Boa tarde ... tenho dado uma ideia de dar uma ¨ martelada ¨ nos pellets antes de jogar no fermentador
Iriam ficar praticamente moídos , aumentando a sua área de contato com o mosto ....bem mais do que lança-los inteiros , e demorariam mais tempo para sedimentar junto com a levedura
Será que com essa maior área de contato ...maior tempo para sedimentação , não terei aumento de aroma ?

No aguardo
 
Boa tarde ... tenho dado uma ideia de dar uma ¨ martelada ¨ nos pellets antes de jogar no fermentador
Iriam ficar praticamente moídos , aumentando a sua área de contato com o mosto ....bem mais do que lança-los inteiros , e demorariam mais tempo para sedimentar junto com a levedura
Será que com essa maior área de contato ...maior tempo para sedimentação , não terei aumento de aroma ?

No aguardo

Boa tarde Barone,

Na teoria quanto maior a área de contato, de fato melhor. Mas não sei se você já percebeu, quando você joga o pellet no mosto ele praticamente se desfaz por completo. Sempre nos meus dry hoppings nunca encontrei um pellet inteiro antes de iniciar o envase.

Faz o teste e conta para nós. O ideal seria separar o mosto em dois fermentadores e um colocar o pellet inteiro e outro moído e depois verificar a diferença. Ao meu ver, se existir, será bem sutil.

Att.,

Luis
 
Last edited:
Boa tarde Barone,

Na teoria quanto maior a área de contato, de fato melhor. Mas não sei se você já percebeu, quando você joga o pellet no mosto ele praticamente se desfaz por completo. Sempre nos meus dry hoppings nunca encontrei um pellet inteiro antes de iniciar o envase.

Faz o teste e conta para nós. O ideal seria separar o mosto em dois fermentadores e um colocar o pellet inteiro e outro moído e depois verificar a diferença. Ao meu ver, se existir, será bem sutil.

Att.,

Luis
Opa !!!......obrigado Luis
Realmente eles se desfazem no final ....mas descem uma parte ¨inteiros ¨ ....após 12 horas ...o que eu quero é que essa descida seja mais LENTA ...com uma uma maior área de contato e absorção pelo mosto , pulverizando os lúpulos
 
Opa !!!......obrigado Luis
Realmente eles se desfazem no final ....mas descem uma parte ¨inteiros ¨ ....após 12 horas ...o que eu quero é que essa descida seja mais LENTA ...com uma uma maior área de contato e absorção pelo mosto , pulverizando os lúpulos
Bom dia!
Cara, com certeza eles decantariam mais lentamente, o que segundo o Jamal, em teoria, melhoraria a extração dos compostos aromáticos....
Agora, não sei o tamanho de suas brassagens, mas em um fermentador caseiro esse ganho em tempo seria de 1, talvez 2 segundos, irrisório em termos de extração de aroma se em média deixamos o dh 3~5 dias no mosto.
Como diz o @Lperes27 seria legal fazer um teste separando um mosto em dois e uma prova cega depois para vc poder nos informar sobre os resultados!
Abraços e boas Brejas!!!
 
Eu sempre fiz assim, no pacote mesmo sempre esmago eles com martelo de carne por exemplo e jogo na superfície do balde, a área de contato é bem maior e acredito que a extração se faz de uma forma bem melhor.
Pellets alguns afundam rapidamente, se desfazem sim, mas se misturam na lama no fundo mais rapidamente, não tendo muita área de contato na descida.
 
Bom dia. Eu antes colocava dentro de um hop spider e deixava 5 dias, mas o resultado era uma massa densa de lúpulos, que provavelmente não tinham conseguido um contato satisfatório com o liquido. Atualmente no dry hopping, jogo direto e faço uma circulação com uma bomba alimentícia duas vezes por dia, durante meia hora. Após 3 dias, paro o processo e deixo eles decantarem. Diariamente vou retirando a lama a medida que o volume vai aumentando para não dar gosto gramídio. No início achei que tinha estragado a cerveja, pois o hash era muito grande, mas com a maturação ela vai clareando e tudo fica bem. Não esqueçam que isso funciona bem em um fermentador cônico.
 
Concordo com o Marcos Chimini, a melhor solução é o Dry Hopping dinâmico, como é o caso descrito pelo Antonio acima. Gosto muito dos vídeos do Jamal do canal Beer School e como ele já foi citado aqui, recomendo o vídeo em que ele fala de Dry Hopping dinâmico:
 
Bom dia!
Cara, com certeza eles decantariam mais lentamente, o que segundo o Jamal, em teoria, melhoraria a extração dos compostos aromáticos....
Agora, não sei o tamanho de suas brassagens, mas em um fermentador caseiro esse ganho em tempo seria de 1, talvez 2 segundos, irrisório em termos de extração de aroma se em média deixamos o dh 3~5 dias no mosto.
Como diz o @Lperes27 seria legal fazer um teste separando um mosto em dois e uma prova cega depois para vc poder nos informar sobre os resultados!
Abraços e boas Brejas!!!
Valeu ....mas creio que o tempo dos lupulos pulverizados levam mais do que 1 a 2 segundos para descer no meu fermentador de 20 lt ......mas vou fazer um teste e informarei
 
Eu sempre fiz assim, no pacote mesmo sempre esmago eles com martelo de carne por exemplo e jogo na superfície do balde, a área de contato é bem maior e acredito que a extração se faz de uma forma bem melhor.
Pellets alguns afundam rapidamente, se desfazem sim, mas se misturam na lama no fundo mais rapidamente, não tendo muita área de contato na descida.
Valeu .....era isso que estava procurando ....vou tentar
 
Bom dia! Seria muito interessante um teste sobre o assunto mesmo... Uma coisa que me ocorre, é se o lúpulo amassado não pode acabar inserindo mais O2 na cerveja... Muitas vezes, quando acrescentamos algo em pó num líquido, formam-se pequenos grumos, e dentro deles o pó fica seco e pode carregar O2... Mesmo controlando a adição, me parece um risco... O que acham? Abs.
 
Last edited:
Eu gostei da ideia e essa semana mesmo vou tentar fazer. Tenho um hop spider. Vou quebrar os lupulos como o amigo sugeriu, dentro do saco, e jogar no hop spider.
Esse DH vai ser no postmix entao vou jogar o hop spider nele vazio, expurgar o oxigênio e fazer a transferência por contra pressão entre 2 postmixes.
Vou tomar alguns copos com. O lupulo la dentro.
Depois de 5 dias vou retirar o hop spider.
 

Latest posts

Back
Top