Lúpulos Australianos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo Lisboa Prates

Well-Known Member
Joined
Jan 2, 2014
Messages
195
Reaction score
46
Boa tarde,
Há algum tempo estou usando um lúpulo australiano que muito me agradou: ELLA. O problema é que ele, assim como outros lúpulos menos famosos, nunca aparece na lista de lúpulos das ferramentas que uso… o que tenho feito é escolher um lúpulo com aa% parecido para calcular as IBUs… esta certo o que tenho feito? Gostei bastante do ELLA, alguém conhece esse Lúpulo?
 
Tudo bom?
Cara, não conheço. Mas uma tática que uso quando o beersmith não tem os dados e entrar no site só fabricante e olhar as réguas de características. Geralmente eles disponibilizam.

Mas precisa se atentar a safra (ano) que varia bastante. Assim como também tem as perdas com o tempo.

Outra opção e mandar um email pro site ou revendedor e pedir pra eles te passarem as informações. A maioria informa. ( WE, Lamas, etc)

Com os dados e só cadastrar no beersmith e usar.

Espero ter ajudado. Abs
 
Por favor, me corrijam se estiver errado.

Mas li em alguns lugares e achei meio q conceito de alguns, sempre usar em media 10% mais de lúpulo que o calculado na ferramenta. Pra compensar a perda de alfa ácidos dos lúpulos comercializados no Brasil. Pois demoram MT a chegar.

Abs
 
Se não me engano, esse é um lúpulo originário da austrália mesmo e não um hibrido, como a maioria dos comercializados. Seu nome era Stella, mas parece que houve alguma disputa judicial com a cerveja que leva esse nome.

Estou com uma american pale ale carbonatando, na qual utilizei Ella e o aroma estava bem agradável. Me arrependo de não ter utilizado somente este lúpulo, mas também usei Ahtanum.
No BS você pode adicionar o lúpulo que quiser e adicionar o percentual de aa. Imagino que isso também seja possível em outros softwares.
 
Esse é um exemplo da ficha de info do lúpulo disponibilizada pelo fabricante, nesse caso, Mandarina Bavaria. Por questões de tamanho de arquivo só mandei a segunda página.
 

Attachments

  • 14384_Flyer_Mandarina_eng p.2.pdf
    218.4 KB · Views: 335
Fiz uma IPA com o lúpulo australiano Summer, no momento está carbonatando. Utilizei o método Extreme Late Hopping e deu um belo amargor e sabor. Porém utilizei um pouco de Nugget na primeira inserção porque eu não iria atingir o IBU necessário com o que eu tinha de Summer em estoque.
Segundo a descrição, este lúpulo tem características de Damasco e Melão. Criei o perfil dele no BS utilizando uma destas fichas que se encontra na internet também.
 
Já usei esse lúpulo, tanto para aroma em uma wit, quanto no dry hop em uma black IPA, gostei muito do resultado. Ele promove características florais e cítricas, mas o cítrico, principalmente o maracujá, não achei tão intenso quanto no Galaxy, isso me agradou.
Segundo seu produtor, Ella é uma nova variedade aromática plantada na Tasmânia, que contribui com uma combinação de pontos florais de anis. Lembra e também proporciona um contraste com o caráter cítrico e de frutas tropicais de muitas variedades mais modernas de lúpulo de sabor, porém com características diferentes das variedades européias nobres.
No BS pode substituir por Cascade ou Centenial que vai bem.:)
Um abraço
Fabio M Carneiro
 
Já usei o Galaxy como substituto do Citra e gostei tanto do resultado que geralmente tenho usado ele com frequência.
 
Back
Top