Lúpulo em flor: minha pior experiência com lúpulos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hugodiniz

Active Member
Joined
Jun 8, 2018
Messages
27
Reaction score
6
Location
Campina Grande do Sul - PR
Boa tarde, gostaria de relatar esta péssima experiência e pedir a opinião de vocês para futuras brassagens para não cometer os mesmos erros.

Ontem fui brassar uma IPA e, na hora de comprar os lúpulos, acabei comprando o Citra em flor. Quando comprei, perguntei ao vendedor se eu deveria tomar algum cuidado especial ao utilizar a flor ao invés do pellet e ele me respondeu que não.

Bom... o que aconteceu depois disso foi uma cagada após a outra: na hora de passar o mosto para o fermentador, minha panela entopiu com flor de lúpulo na torneira, eu tive que "sanitizar" (às pressas) um espeto de termômetro para enfiá-lo de fora para dentro na torneira, na tentativa de desentopí-la, o que ocorreu somente parcialmente.

Fim das contas? Joguei aquela bagaceira toda dentro do fermentador, limpei a panela, coei todo o mosto, tirando as flores de lúpulo, fervi novamente (rápidamente) para sanitizar o mosto de novo, baixei a temperatura e joguei no fermentador + quebra de 6 litros numa leva de 30 litros.

Está lá no fermentador... borbulhando. Vamos ver que bicho vai virar aquilo. Hehehehe.

Gostaria de dicas de como usar lúpulo em flor e quais os cuidados eu devo tomar, até porque, vai uma quantidade razoável no dry hop que eu farei nela ¬¬
 
Já pensou em hop spider?

hop-spider-2.jpg


Pode ser assim bonitinha de metal ou até uma meia-calça devidamente higienizada e sanitizada (para o dry hop).
 
Cara, sempre usei em flor e acho até melhor. Fervo na mesma panela e minha bazooka segura tudo, dá nada, nem sei o que é Whirlpool, pra mim é fabricante de eletrodomésticos.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
 
Cara, sempre usei em flor e acho até melhor. Fervo na mesma panela e minha bazooka segura tudo, dá nada, nem sei o que é Whirlpool, pra mim é fabricante de eletrodomésticos.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
Pois é... Já tinha pensado que na próxima vou colocar a bazuka na tina de fervura. Mas mesmo assim, não muda o fato do trub ter ficado imenso... Tpo uns 5 litros. Existe algum jeito de diminuir esse trub? (contando que usei whirlfloc e foi feito um bom whirlpool)

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
 
Cara, sempre usei em flor e acho até melhor. Fervo na mesma panela e minha bazooka segura tudo, dá nada, nem sei o que é Whirlpool, pra mim é fabricante de eletrodomésticos.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk

Interessante seu ponto. Vc tem sucesso em reter o trub com bazooca apenas quando utiliza lúpulo em flor ou também em pelete?
 
aconteceu a mesma coisa comigo quando usei muito lupulo em flor na fervura. O que fiz foi jogar tudo no balde para fermentar, mosto + trub + lupulo. diria que no final o resultado nao foi ruim mas não sei dizer se seria melhor se tivesse feito diferente. Hoje uso lupulo em flor sempre em um hop bag ou spider na fervura. Para o dryhopping jogo no hop bag tambem. Fica mais fácil de separar depois.
 
Já pensou em hop spider?

hop-spider-2.jpg


Pode ser assim bonitinha de metal ou até uma meia-calça devidamente higienizada e sanitizada (para o dry hop).

Hummmm........ Uma dúvida: você usa o hop spider apenas na fervura ou na fermentação também?
 
Também aconteceu isso comigo, joguei os lúpulos direto no mosto durante a fervura, os cones secos que eram pequenos, depois que entra no mosto fervendo ficam enormes !
Entupiu a valvula de saida da panela para o contra-fluxo, tentei desentupir, mas o fluxo do mosto trouxe mais flores para a valvula e entupiu novamente, virou uma desgraceira só! Sanitizei uma jarra, e fui tirando o mosto da panela com a jarra e coando com voal, e jogando no fermentador. Lacrei o balde e esperei esfriar no "no-chill", mas como isso não era planejado, adeus qualquer parametro de IBU.
O problema é que tinha colocado 20g de lupulo em pelet no inicio da fervura, aí o voal não deu conta de filtrar tudo, e acabou indo mais trub q eu esperava para o fermentador.
Agora é aprender a lição, e aguardar a cerveja ficar pronta!
 
Você foi meio "faixa branca" hein. hahaha

Bastava usar um hop bag qualquer para segurar o lúpulo, eu sempre faço isso quando brasso Witbier pra não correr risco de entupimento com os condimentos.
 
Boa tarde, gostaria de relatar esta péssima experiência e pedir a opinião de vocês para futuras brassagens para não cometer os mesmos erros.

Ontem fui brassar uma IPA e, na hora de comprar os lúpulos, acabei comprando o Citra em flor. Quando comprei, perguntei ao vendedor se eu deveria tomar algum cuidado especial ao utilizar a flor ao invés do pellet e ele me respondeu que não.

Bom... o que aconteceu depois disso foi uma cagada após a outra: na hora de passar o mosto para o fermentador, minha panela entopiu com flor de lúpulo na torneira, eu tive que "sanitizar" (às pressas) um espeto de termômetro para enfiá-lo de fora para dentro na torneira, na tentativa de desentopí-la, o que ocorreu somente parcialmente.

Fim das contas? Joguei aquela bagaceira toda dentro do fermentador, limpei a panela, coei todo o mosto, tirando as flores de lúpulo, fervi novamente (rápidamente) para sanitizar o mosto de novo, baixei a temperatura e joguei no fermentador + quebra de 6 litros numa leva de 30 litros.

Está lá no fermentador... borbulhando. Vamos ver que bicho vai virar aquilo. Hehehehe.

Gostaria de dicas de como usar lúpulo em flor e quais os cuidados eu devo tomar, até porque, vai uma quantidade razoável no dry hop que eu farei nela ¬¬

Lupulo em pellet (se bem acondicionado) é muito mais eficiente que lupulo em flor (a nao ser que more ao lado de uma plantacao e use o mais rapido possivel). Lupulo em flor perde seus aromas de forma exponencial se nao usado rapido ou fresco.
 
Lupulo em pellet (se bem acondicionado) é muito mais eficiente que lupulo em flor (a nao ser que more ao lado de uma plantacao e use o mais rapido possivel). Lupulo em flor perde seus aromas de forma exponencial se nao usado rapido ou fresco.

Lupulo em flor (seco) se embalado a vácuo e armazenado a frio tem a mesma "validade" de pellet.
 
Back
Top