Lúpulo de Amargor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcohistorico

Active Member
Joined
Nov 1, 2016
Messages
41
Reaction score
12
Olá pessoal!

Sempre vejo esse gráfico que anexei
É uma relação do tempo de fervura do lúpulo com a extração de aroma, sabor e amargor.

Segundo o gráfico, após 20 min de fervura, todo o aroma do lúpulo é perdido
e após 50 min de fervura, todo o sabor é perdido
restando apenas o AMARGOR

A dúvida é a seguinte:
Vou dar um exemplo
Escolho dois lúpulos com perfis distintos: CITRA e FUGGLE
Independente do que eu usar nos 60min, o resultado será o mesmo?
(lógico que ajustando o IBU. Fuggle tem menos AA)


Por que estou perguntando isso?
Porque se não fizer muita diferença, eu poderia usar lúpulos muito baratos para amargor e gastar nos caros apenas para aroma e sabor.
 

Attachments

  • tabela lupulagem.jpg
    tabela lupulagem.jpg
    44.4 KB · Views: 91
A princípio é isto mesmo


Eu uso o Zeus para amargor. Barato e alto %AA.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Quanto aos ibus, a ideia é essa. Só tem o detalhe de que o lúpulo deixará algum sabor, mas principalmente a percepção do amargor pode variar dependendo de qual lúpulo você tenha usado. Pode ser mais suave ou mais rascante, por exemplo, que Tem relação com o nível de co-humolona.
 
É mais ou menos a conta que a fábrica faz. Quanto custa o a.a. de cada lúpulo? É importante deixar claro que nem sempre o lúpulo com maior %a.a. trará o melhor amargor para a cerveja, sim, existe qualidade de amargor. Aí é fazer testes! No dia a dia da fábrica, vemos diversos lúpulos que sequer chegam aos brewshops.
 
Hoje ando testando também coisas diferentes do usual na lupulagem na linha do estilo NE, apostando mais nas adições tardias (flameout e whirlpool) e quantidades generosas.
 
Hoje ando testando também coisas diferentes do usual na lupulagem na linha do estilo NE, apostando mais nas adições tardias (flameout e whirlpool) e quantidades generosas.

Boa Jean! Fiz uma Czech Premium Lager e usei 3 adições: First Wort Hopping, 20 minutos e Whirpool.

First Wort Hopping não extrai aquele "harsh" do lúpulo, 20 minutos e Whirpool são adições de acabamento e arredondamento dos flavors. Vamos ver, fica pronta por volta do dia 15!

Cheers.
 
Boa Jean! Fiz uma Czech Premium Lager e usei 3 adições: First Wort Hopping, 20 minutos e Whirpool.

First Wort Hopping não extrai aquele "harsh" do lúpulo, 20 minutos e Whirpool são adições de acabamento e arredondamento dos flavors. Vamos ver, fica pronta por volta do dia 15!

Cheers.

A quase 1 ano venho usando o FWH em quase todos os estilos (usando quase sempre o Zeus) com bons resultados e adições a 15 min (em média). Algumas com DH posterior.

Minha última APA resolvi inverter, fiz uma SMaSH com Equinox com todo o lúpulo em um whirlpool a quente de 30 min, com 15 acima de 80ºC e 15 acima de 65ºC.
Infelizmente foi também minha primeira experiência com o malte Pale Ale da Agrária e o uso de um fundo falso (sempre fiz com voil como elemento filtrante). O resultado ficou muito 'haze', quase como uma NEIPA. Agora não sei se foi do lúpulo, se é do malte ou algum problema da recirculação. Mas isto é assunto para outra thread (já aberta sobre o malte)
 
É mais ou menos a conta que a fábrica faz. Quanto custa o a.a. de cada lúpulo? É importante deixar claro que nem sempre o lúpulo com maior %a.a. trará o melhor amargor para a cerveja, sim, existe qualidade de amargor. Aí é fazer testes! No dia a dia da fábrica, vemos diversos lúpulos que sequer chegam aos brewshops.

Fábio, era isso que queria saber.
Então existe sim uma qualidade do amargor.

É porque tenho feito cervejas com apenas 1 lúpulo, até mesmo para teste. Adiciono em 60, 15 e 0 min. Mas certa vez, testei usar um lúpulo diferente aos 60 min, e não percebi diferença no resultado final.

Jean, já estava pensando em adotar o FWH na próxima leva com o Magnum, mas vou copiar a sua prática e testar o Zeus

Penso também na questão de diminuir a quantidade em gramas de lúpulo na cerveja.
Fazer uma IPA de 65 IBU usando lúpulo com 4% de aa, imagino que possa gerar alguns problemas com esse excesso de massa vegetal. Estaria correto?
 
Jean, já estava pensando em adotar o FWH na próxima leva com o Magnum, mas vou copiar a sua prática e testar o Zeus

Depois fala o que achou.

Penso também na questão de diminuir a quantidade em gramas de lúpulo na cerveja.
Fazer uma IPA de 65 IBU usando lúpulo com 4% de aa, imagino que possa gerar alguns problemas com esse excesso de massa vegetal. Estaria correto?
Sim. Ter muito resto de lúpulo requer uma boa clarificação ou mesmo filtragem para não carregar para a garrafa.

Nesta thread tem unas fotos minhas sobre uso massivo de lúpulo (quase 20g/l). http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=410501
 
O amargor de um lúpulo de 10a.a com Co-humuleno 28% é menos harsh do que o amargor de outro lúpulo com 10a.a Co-humuleno de 35% por exemplo.

Mesmo que nessa teoria de 50 min o sabor desaparece, eu sinceramente acredito que vai haver alguma diferença de sabor, por mais sutil que seja.
 
O amargor de um lúpulo de 10a.a com Co-humuleno 28% é menos harsh do que o amargor de outro lúpulo com 10a.a Co-humuleno de 35% por exemplo.

Tinha me esquecido deste detalhe.

Estou montando uma receita para uma American IPA e estou em dúvidas sobre que lúpulos usar. O certo que estou em busca de aroma citrico, puxando maracujá.

Até agora, minha ideia é de fazer ou uma single hop de citra; ou citra para amargor e cascade/amarillo para o resto
 
Cara, posso dar minha humilde opinião?

Já testei todos esses lúpulos citados. O que mais lembra maracujá é o Mosaic.
Capricha nas adições de sabor e aroma. e regula a dosagem de amargor que tu planeja quando tiver determinado o perfil do sabor e aroma. Esse lúpulo utilizo em APAs até 10g/l qdo termina a fervura.
 
É mais ou menos a conta que a fábrica faz. Quanto custa o a.a. de cada lúpulo? É importante deixar claro que nem sempre o lúpulo com maior %a.a. trará o melhor amargor para a cerveja, sim, existe qualidade de amargor. Aí é fazer testes! No dia a dia da fábrica, vemos diversos lúpulos que sequer chegam aos brewshops.

Cohumolone abaixo de 30% é uma boa pedida
 
cara geralmente lúpulos nobres tem um amargor mais padrão por assim dizer, então, no amargor use os nobres mas equilibrando as quantidades para render os ibu's e utilize os americanos e etc para aroma e sabor; já se não quiser os nobres o warrior tem um amargor bem limpo.

Agora na american ipa, uns lúpulos citricos como amarillo, citra, galena e summit são uma boa pedida, caprichar nas adições de sabor com galaxy ou no dry-hopping rende um maracujá/frutado muito bom, porém cuidado com o alto A.A dele.
 
Cara, posso dar minha humilde opinião?

A ideia é essa!

Cohumolone abaixo de 30% é uma boa pedida

Isso que queria saber.

Agora na american ipa, uns lúpulos citricos como amarillo, citra, galena e summit são uma boa pedida, caprichar nas adições de sabor com galaxy ou no dry-hopping rende um maracujá/frutado muito bom, porém cuidado com o alto A.A dele.

Epa! gostei dessa dica do galaxy
uma pena custar uma fortuna, mas acho que poucas gramas já fazem o serviço
 
cara, vale a pena, eu fiz um dry hopping com ele no inicio da maturação (25g em 22L) e no final cerca de 15 dias depois (mais 25g em 22L) o maracujá no aroma ficou fantástico
 
Back
Top