Lúpulo de amargor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoDagostim

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
89
Reaction score
7
Bom dia!!
Dah no mesmo se eu colocar para lúpulo de amargor o citra ou magnum?Ou no sabor eles vão ter diferenças significativas?
Pergunto isso pois vi uma pessoa questionando que no lugar do citra, deveria se colocar o magnum, jah que "eh soh para amargor", colocando o citra se estaria jogando dinheiro fora.
Peco desculpas pelo teclado desconfigurado.
Abraco!
 
Tenho a mesma dúvida

"Minha dúvida é: qual diferença de amargor entre lúpulos? Tipo um galena x herkules? Quais características de amargor destes lúpulos? O amargor vai ser diferente? Um mais cítrico do que o outro? Se é que existe amargor cítrico, floral, herbal, picante..."
 
Bem, cada lúpulo tem a sua característica, herbal, picante, floral, terroso..., uns com mais alfa ácido, outros menos...
Vc pode usar esse ou aquele, com a mesma característica para um determinado tipo de receita...se atentando quanto de AA que eles tem!
EU tenho feito assim!
Espero ter ajudado.
 
Bem, cada lúpulo tem a sua característica, herbal, picante, floral, terroso..., uns com mais alfa ácido, outros menos...
Vc pode usar esse ou aquele, com a mesma característica para um determinado tipo de receita...se atentando quanto de AA que eles tem!
EU tenho feito assim!
Espero ter ajudado.

Opa, orbrigado pela resposta mas não entendi muito bem...queres dizer que dependendo do lúpulo, o amargor vai mudar de GOSTO?Tipo dar um gosto mais citrico, ou mais herbal, ou mais terroso, etc?
Abraco.
 
Amargor é uma coisa. Sabor é outra. Aroma é outra.
Todos os lúpulos possuem principalmente Alfa-Ácidos (AA) e óleos essenciais.
Lúpulos com grandes quantidades de AA são chamados de Lúpulos de Amargor.
Lúpulos com grandes quantidades de óleos essenciais são chamados de Lúpulos de Aroma (e sabor também)
Lúpulos com grandes quantidades de AA e de óleos essenciais são chamados de lúpulos de amargor e aroma.
Todos eles podem ser usados tanto para amargor como para sabor/aroma, embora alguns sejam melhor utilizados para amargor e outro para sabor/aroma.
Quanto mais tempo você ferver o lúpulo, mais amargo ele fica (isomerização do AA) e mais ele vai perdendo aroma/sabor. (perda dos óleos essenciais).
Por isso que existem momentos específicos para adição de lúpulos: normalmente entre 60 e 90 minutos para amargor e entre 15 a 0 minutos para aroma/sabor. Adições a 30 minutos ficam no meio do caminho entre amargor e aroma/sabor.

Alguns artigos:
http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/qual-lupulo-escolher/
http://goronah.blog.br/2014/artesanato/be-a-ba-da-lupulagem-a-escolha-do-lupulo

Gráfico interessante para ajudar a compreender:
https://www.google.com.br/search?q=...hXGkJAKHVr6A0MQ_AUIBigB#imgrc=tyHl41txhSmNmM:
 
Vamos ver se consigo ajudar. Existem diferenças sim, pois o amargor não é definido só pelo Acido Alfa, mas também pelo Acido Beta e por por outros compostos como o Cohumulone. Adições de amargor, acima de 40 minutos, conribuirão muito pouco com sabor e aroma, por isso dizer ser gasto de dinheiro usar Citra para aroma. Mas as vezes a relação dessas características pode interessar. Explicando melhor, o Ácido Alfa dá o amargor desejado na cerveja, macio, redondo. O Beta não é muito certo as sua função. O Cohumulone já confere aquele amargor mais aspero, rasgante, que deixa aquele retrogosto mais amargo e duradouro.

O lupulo de maior Cohumulone que conheco é o Cascade, chegando a níveis maiores que 40%. Se alguém já usou Cascade para amargor sabe o que é rispidez de amargor. A sensação de amargo dura minutos intermináveis. Um cliente meu fez uma blond com single hop de cascade e batizou de Cascuda.

Já o Simcoe tem um dos menores niveis de Cohumulone, abaixo de 20%. Se alguém já usou, sabe o que é alargor macio, agradável, que some logo após o gole, pedindo outro e mais outro gole.

Só que existem vários lúpulos de varios níveis de preço com várias características para serem estudados antes de adicionados em uma receita. Eu gosto muito de usar o lupulo Topaz pra amargor e Dry Hop na mesma receita, ele é dual porpose, tem AA muito alto e Cohumulone medio-baixo. Mas antes ele era barato, hoje está caro, não uso mais. Citra, Amarillo, Nelson Sauvin, todos tem AA alto, mas custam caro ou são raros, então eu, particularmente, reservo para aroma. Nem para sabor eu uso. Mas isso foi uma decisão minha depois de um pouco de estudo sobre as características de cada lúpulo.

Deu pra entender ou ficou confuso? Resumindo, não é uma questão de pode / não pode, mas uma simples decisão baseada na relação componentes dos lupulos x custo.

Abraço!
 
@LeonardoDagostim e @Rochaedu , quando você usa um lúpulo para amargor você o adiciona nos primeiros minutos da fervura, então praticamente todo o "sabor" e "aroma" deste lúpulo será perdido. Este lúpulo irá contribuir apenas para o "amargor" da cerveja, que é medido pela intensidade (IBUs).

Falaram para você usar o Magnum no lugar do Citra por alguns motivos:
1. O Magum possui mais alfa ácidos que o Citra, logo para você atingir um nível de IBU desejado, por exemplo 50, você vai usar uma menor quantidade de Magnum do que de Citra;
2. Some a isso o fato do Magum ser mais barato que o Citra, como comumente são os lúpulos de amargor. Você estará economizando um dinheiro significativo na sua receita;
3. Por fim, os lúpulos são "classificados" entre Amargor, ou Aroma, ou Ambos por suas características... O Magum não vai contribuir para um aroma ou sabor agradável à sua cerveja, pois este não é o perfil dele. Ele é um lúpulo bastante "limpo", ou seja, sua contribuição é praticamente apenas para amargor mesmo. O que não acontece com o Citra, que tem uma quantidade elevada de óleos essenciais, contribuindo positivamente no aroma e sabor da sua cerveja.


Em resumo: você pode até usar Citra ou outro lúpulo aromático para dar apenas amargor, isso só vai prejudicar seu bolso. Pois estará gastando muito mais com lúpulo (vai precisar usar mais em quantidade e de um lúpulo que custa mais caro por grama).
 
Vamos ver se consigo ajudar. Existem diferenças sim, pois o amargor não é definido só pelo Acido Alfa, mas também pelo Acido Beta e por por outros compostos como o Cohumulone. Adições de amargor, acima de 40 minutos, conribuirão muito pouco com sabor e aroma, por isso dizer ser gasto de dinheiro usar Citra para aroma. Mas as vezes a relação dessas características pode interessar. Explicando melhor, o Ácido Alfa dá o amargor desejado na cerveja, macio, redondo. O Beta não é muito certo as sua função. O Cohumulone já confere aquele amargor mais aspero, rasgante, que deixa aquele retrogosto mais amargo e duradouro.

O lupulo de maior Cohumulone que conheco é o Cascade, chegando a níveis maiores que 40%. Se alguém já usou Cascade para amargor sabe o que é rispidez de amargor. A sensação de amargo dura minutos intermináveis. Um cliente meu fez uma blond com single hop de cascade e batizou de Cascuda.

Já o Simcoe tem um dos menores niveis de Cohumulone, abaixo de 20%. Se alguém já usou, sabe o que é alargor macio, agradável, que some logo após o gole, pedindo outro e mais outro gole.

Só que existem vários lúpulos de varios níveis de preço com várias características para serem estudados antes de adicionados em uma receita. Eu gosto muito de usar o lupulo Topaz pra amargor e Dry Hop na mesma receita, ele é dual porpose, tem AA muito alto e Cohumulone medio-baixo. Mas antes ele era barato, hoje está caro, não uso mais. Citra, Amarillo, Nelson Sauvin, todos tem AA alto, mas custam caro ou são raros, então eu, particularmente, reservo para aroma. Nem para sabor eu uso. Mas isso foi uma decisão minha depois de um pouco de estudo sobre as características de cada lúpulo.

Deu pra entender ou ficou confuso? Resumindo, não é uma questão de pode / não pode, mas uma simples decisão baseada na relação componentes dos lupulos x custo.

Abraço!

Cara,entendi sim,perfeito!
 
Deixa ver se entendi: exceto pela tal característica de ser mais ou menos rascante, se for pensando pra amargor, fervura de mais de 60min e eu obtiver o mesmos ibu entre vários lúpulos, posso ir no mais barato que não vai ter diferença na qualidade dava cerveja. É isso?

De forma grosseira, então não preciso me preocupar com região e tipo de lúpulo pra manter características originais dos estilos se estiver pensando só em ibu/amargor pra fervura acima de 60min, é isso?
 
De forma grosseira, então não preciso me preocupar com região e tipo de lúpulo pra manter características originais dos estilos se estiver pensando só em ibu/amargor pra fervura acima de 60min, é isso?

De forma bem geral, acredito que sim.

Se vc quer fazer uma APA ou uma AIPA, não tem o menor problema usar um lúpulo alemão pra amargor, já que ele pouco (ou nada) influenciará nas características de sabor e aroma que o estilo pede.

Sua APA/AIPA não deixará de ser "American" por causa disso :)
 
Tenho usado FWH e lúpulos com alto AA (nugget e zeus) para o amargor (assim uso uma quantidade menor e tenho menos trub deles). Depois uso os "nobres" para sabor e aroma.
 
Hummm, bom saber.

Pois é, há tempos vinha pensando sobre essa parada, tanto que tava pesquisando no google ontem e achei esse tópico.

Aliás, ontem fui no Lamas aqui de BH e, pensando nisso, depois de comprar os insumos e Galena pra minha receita, perguntei ao Daniel, vendedor de lá, sobre lúpulos baratos de amargor. Lá o Nugget e Herkules são tipo 15cents a grama, metade do Galena. Sem contar que o Herkules tem uns 17%AA.

Só não troquei o Gelena porque já tava fechado no pacotinho, aquele cinza, que eles fecham a quente.

Ou "seje", não sendo lupulagem de amargor com adição tardia, se for a 60min e FWH, só vou de Nugget e Herkules agora!!!

Valeu galera.
 

Latest posts

Back
Top