Líquido do airlock - sugado para o interior do fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ghorst

Member
Joined
Aug 31, 2015
Messages
14
Reaction score
0
Olá pessoal, essa é a minha primeira postagem no fórum, peço desculpas caso tenha feito algo errado.
Minha dúvida é o seguinte.... andei notando que o líquido (álcool/água) que esta no copo onde eu mergulho a mangueirinha do fermentador, está sendo sugado pro interior da bombona.... sem eu abrir a torneirinha da parte inferior.
Já aconteceu isso com alguém? alguém sabe me dizer o que esta ocorrendo? Estou com medo de estar contaminando minha cerveja.
Abraços
 
Provavelmente é a diferença de temperatura, quando vc resfria a cerveja a pressão interna cai, e isso puxa o líquido.

Não é nada legal esse líquido cair lá dentro msm não, você pode trocar a mangueira por um airlock S que borbulha pros dois lados na hora de resfriar ou enquanto resfria desmergulhar mangueira de tempos em tempos pra ela não chegar na bombona. Talvez uma mangueira maior resolva também(que o líquido não chegue na bombona).
 
Por esta e outras é que não uso Airlock / Blowoff já faz tempo.

Fecho o balde / bombona sem lacrar e boas.

Tô pensando seriamente em fazer isso, porque abrir o balde é um parto. O CO2 consegue sair, estando o balde sem lacrar? Nunca teve nenhum problema de contaminação?
 
Tô pensando seriamente em fazer isso, porque abrir o balde é um parto. O CO2 consegue sair, estando o balde sem lacrar? Nunca teve nenhum problema de contaminação?

Só fechando a tampa, bem fechada, o CO2 sai na boa.

Quando uso bombona de água tiro aquela parte branca que veda e fecho com a tampa plástica, que também permite a saída do CO2.

Das 15 cervejas que fiz até hoje, só uma contaminou, mas não posso por a culpa na falta de airlock, deve ter sido outra coisa.

É legal ver o airlock borbulhar, mas para mim é só isso.

Quando a fermentação está ocorrendo, a pressão é de dentro do fermentador para fora, então nada vai entrar. Quando termina a fermentação e fazemos o cold crash, vai entrar ar do mesmo jeito que com o airlock.
 
Só fechando a tampa, bem fechada, o CO2 sai na boa.

Quando uso bombona de água tiro aquela parte branca que veda e fecho com a tampa plástica, que também permite a saída do CO2.

Das 15 cervejas que fiz até hoje, só uma contaminou, mas não posso por a culpa na falta de airlock, deve ter sido outra coisa.

É legal ver o airlock borbulhar, mas para mim é só isso.

Quando a fermentação está ocorrendo, a pressão é de dentro do fermentador para fora, então nada vai entrar. Quando termina a fermentação e fazemos o cold crash, vai entrar ar do mesmo jeito que com o airlock.

Pois é, pessoal, isso é algo em que andei pensando.
Ainda não tenho controle de temperatura, mas quando tiver uma geladeira/freezer, vou querer fazer cold crash.
E aí... imagino que vá entrar ar pelo airlock no fermentador.
É isso mesmo? Sem problema?
 
eu uso blow off e no cold crash eu tenho o mesmo problema, se eu remover ou por um tampão na ponta do tubo nesta etapa, teria algum problema, se deixar tampada ela pode deformar muito?
 
Olá pessoal, essa é a minha primeira postagem no fórum, peço desculpas caso tenha feito algo errado.
Minha dúvida é o seguinte.... andei notando que o líquido (álcool/água) que esta no copo onde eu mergulho a mangueirinha do fermentador, está sendo sugado pro interior da bombona.... sem eu abrir a torneirinha da parte inferior.
Já aconteceu isso com alguém? alguém sabe me dizer o que esta ocorrendo? Estou com medo de estar contaminando minha cerveja.
Abraços
Sem dúvida não é bacana deixar esse líquido entrar dentro do fermentador, sendo álcool 70 menos problema, mais não é bacana.
Eu utilizo blowoff e assim que termina a fermentação, coloco um airlock "S" com álcool, pois isso evita o risco de entrar alguma partícula de poeira por exemplo dentro do fermentador, pois o ar vai passar pelo álcool e provavelmente vai reter parte de qualquer impureza do ar.

André Wenderosck
 
Pode colocar uma "rolha" de algodão na entrada do airlock para evitar a entrada de partículas sólidas como poeira. Quanto ao líquido, se estiver preocupado com contaminação pode usar vodka no airlock. Se quiser garantir que não haverá oxidação, pode dar uma purgada com CO2 no fermentador também.
Durante a descida da temperatura no cold crash na minha opinião não precisa de airlock, apenas garanta que não vai entrar poeira ou outras sujidades sólidas maiores. Pode até deixar fechado definitivamente com algo que não permita a passagem de ar durante o período de cold crash.
 
Pessoal,

Estou fazendo minha primeira leva. Portanto, os erros são inúmeros.
Acabei de verificar a fermentação após 7 dias: densímetro e amostra a 20 graus.
A densidade obtida foi 1010.

Resolvi resfriar o líquido para entrar no processo de maturação. Entretanto, o airlock
que havia parado de borgulhar. Pela posição do líquido a pressão interna está maior.
Ou seja, está saindo gás.

Vou coletar outra amostra para ver a densidade (minha leva é pequena por isso tou tirando pouco :D)

Não estou utilizando freezer/geladeira. Cooler de isopor mesmo. A temperatura que estou mantendo é
12 graus (várias garrafas pets geladas dentro).

Na visão de vocês o que poderia está ocorrendo?

Um pouco ansioso pela minha primeira leva.
 
reativando o post!

pq tenho o mesmo problema em TODAS as brejas.

na bombona de 60L, chegou a puxar 500ml de agua/alcool 70 pra dentro.

ai consultei um conhecido que é mestre cervejeiro e ele me disse o seguinte:

nesse caso o ideal a se fazer é deixar o airlock/blowoff livre assim que iniciar a queda de temperatura pro cold crash.
quando chegar na temperatura do cold, colocar novamente o airlock e purgar o oxigênio que ficou dentro do balde com CO2.

bom, como eu nao tenho CO2, apenas deixei a mangueira livre e depois que chegou na temperatura, coloquei novamente. ficou 10 dias maturando a 1C e não houve vestígios de oxidação.
 
Last edited:
Todos tem a opção de comprar um sterilock, deixar o fermentador lacrado com ele. Sempre uso sterilocks durante o cold, Como não usa líquido não terá esse problema. A única questão a observar é que se encher de mais o fermentador a ponto de transbordar o krausen pode acontecer de entupir o filtro. Tem que ficar ligado.
 
Sterilock é uma opção, mas tenho visto poucos por aí...outra opção é fazer como fiz na minha recém adquirida bombona de 30l: instalei uma torneirinha na diagonal dela pra funcionar de "válvula" da blow off tube: durante a fermentação estou deixando ela aberta, e quando for pro cold crash vou fechar a torneira pra impedir a puxada de líquido (ou de oxigênio). Além de prática, a vedação é perfeita (bem melhor que o buraquinho de airlock):

WhatsApp Image 2021-03-09 at 18.17.57.jpeg


Outra opção é instalar na blow off aquelas dmfit com válvula de abrir/fechar, fazendo o mesmo esquema: aberto na fermentação, fechado no cold: Válvula Manual Com União Conector 3/8 X 3/8 - R$ 25,99
 
Sterilock é uma opção, mas tenho visto poucos por aí...outra opção é fazer como fiz na minha recém adquirida bombona de 30l: instalei uma torneirinha na diagonal dela pra funcionar de "válvula" da blow off tube: durante a fermentação estou deixando ela aberta, e quando for pro cold crash vou fechar a torneira pra impedir a puxada de líquido (ou de oxigênio). Além de prática, a vedação é perfeita (bem melhor que o buraquinho de airlock):

View attachment 126045

Outra opção é instalar na blow off aquelas dmfit com válvula de abrir/fechar, fazendo o mesmo esquema: aberto na fermentação, fechado no cold: Válvula Manual Com União Conector 3/8 X 3/8 - R$ 25,99

mas quando começa a contração do mosto e cria a pressão negativa, o balde e as torneiras não sofrem com isso?
não fica uma pressão muito forte, pra sei lá, deformar o balde algo do tipo?
 
mas quando começa a contração do mosto e cria a pressão negativa, o balde e as torneiras não sofrem com isso?
não fica uma pressão muito forte, pra sei lá, deformar o balde algo do tipo?
Cara, ainda tou na minha primeira fermentação assim, mas o pessoal relata que dá uma deformadinha na bombona sim, mas não o suficiente pra romper ela. Acho que pra evitar isso só se usasse inox ou PET pressurizável, pq fermentador de plástico (seja balde ou bombona), se a vedação estiver redondinha, penso que seja inevitável rolar isso. Só se der uma aliviada na "válvula", mas aí vai entrar O2 e estragar todo o intuito do mecanismo...

Quando for pro cold volto aqui e mando foto.
 
Outra opção é você colocar um balão de alumínio no airlock quando estiver fermentando. Quando ele encher você o guarda.
Quando for fazer o cold crash você recoloca o balão, bem lacrado, no airlock vazio.
Quando a temperatura cair o co2 do balão vai ser sugado para dentro do fermentador, sem a entrada de ar que poderia estar contaminado.
Caso você tenha cilindro de co2, a primeira etapa pode ser pulada. É só encher o balão com o cilindro.
 
Olá pessoal, essa é a minha primeira postagem no fórum, peço desculpas caso tenha feito algo errado.
Minha dúvida é o seguinte.... andei notando que o líquido (álcool/água) que esta no copo onde eu mergulho a mangueirinha do fermentador, está sendo sugado pro interior da bombona.... sem eu abrir a torneirinha da parte inferior.
Já aconteceu isso com alguém? alguém sabe me dizer o que esta ocorrendo? Estou com medo de estar contaminando minha cerveja.
Abraços

Tema discutido pelo Leandro do canal Cerveja Fácil.
 
Na minha bombona de 50L no lugar da torneirinha exibida em posts anteriores, instalei um carbonator... assim, com a fermentação e saída de CO2, normal, só colocar o ball lock... ao resfriar, retira o conector com a mangueira e aguarda a bombona encolher, e aos poucos vá completando de CO2 com pressão bem baixinha... fermentação e cold sem contato com oxigênio.
 
Você pode usar um sistema duplo também, que tem a vantagem de não retornar nem O2 pra dentro do fermentador, já que acumula CO2 no primeiro estágio. É um blow off de dois estágios, como esse da imagem.

CO2-Harvester-Kit.jpg


3210-Wide-Mouth-Canning-Jar-CO2-Harvester-Kit-Logo.jpg




 
Você pode usar um sistema duplo também, que tem a vantagem de não retornar nem O2 pra dentro do fermentador, já que acumula CO2 no primeiro estágio. É um blow off de dois estágios, como esse da imagem.

View attachment 126063

View attachment 126062



Ao meu modo de raciocinar o pote da direita não deveria ter a mangueira até o fundo. O Co2 é mais pesado, então o gás da fementacao vai pressionar o oxigênio na parte superior do pote da direita, e quando esfriar vai sugar o o2 do mesmo jeito. Já se não tivesse a mangueira até o fundo funcionaria
 
Ao meu modo de raciocinar o pote da direita não deveria ter a mangueira até o fundo. O Co2 é mais pesado, então o gás da fementacao vai pressionar o oxigênio na parte superior do pote da direita, e quando esfriar vai sugar o o2 do mesmo jeito. Já se não tivesse a mangueira até o fundo funcionaria
Bom dia. Na verdade misturas de gases são sempre homogêneas...exceto gases nobres.
 
Bom dia. Na verdade misturas de gases são sempre homogêneas...exceto gases nobres.
então não adianta purgar o barril com co2? Sempre ouvi q o co2 era mais pesado, e quando voce purga um barril por exemplo, expulsa o o2 que fica em cima por ser mais leve
 
então não adianta purgar o barril com co2? Sempre ouvi q o co2 era mais pesado, e quando voce purga um barril por exemplo, expulsa o o2 que fica em cima por ser mais leve
Boa tarde! Eu tbm já ouvi essa história mil vezes, e acreditava, até um confrade aqui do fórum me chamar a atenção pra esse fato.... É uma informação fácil de conferir na internet.

Mas purgar o barril adianta sim. Só que o oxigênio sai misturado com o CO2, e não por cima.
 
Na realidade não é só isso. Além de vc ter uma reserva de CO2 no pote intermediário, a mangueira vai até o fundo para evitar que líquidos retornem. Tem de lembrar que o liquido não é só o que está no airlock, pode haver krausen que foi empurrado em fermentações vigorosas, ou headspace insuficiente. Este sistema minimiza inclusive o retorno desse liquido.
O fato é que é eficiente, mas também é trabalhoso... rs
 
Colocar um registro na mangueira é uma boa ideia, mas com pressão negativa a não seer que seja um fermentador pressurizado o ar vai entrar ali lentamente.

Pelo que eu entendi o sterilock é a melhor solução e não é caro pois custa a mesma coisa de um registro, para não ter oxigênio mesmo só com um pressurizado.
 
Sterilock é uma opção, mas tenho visto poucos por aí...outra opção é fazer como fiz na minha recém adquirida bombona de 30l: instalei uma torneirinha na diagonal dela pra funcionar de "válvula" da blow off tube: durante a fermentação estou deixando ela aberta, e quando for pro cold crash vou fechar a torneira pra impedir a puxada de líquido (ou de oxigênio). Além de prática, a vedação é perfeita (bem melhor que o buraquinho de airlock):

View attachment 126045

Outra opção é instalar na blow off aquelas dmfit com válvula de abrir/fechar, fazendo o mesmo esquema: aberto na fermentação, fechado no cold: Válvula Manual Com União Conector 3/8 X 3/8 - R$ 25,99

A ideia é boa mas temos que lembrar que ao resfriar o mosto com essa torneira fechada a pessão interna do fermentador vai ficar menor que a atmosférica.
Essa pressão vai ser igualada quando abrir a torneira de baixo para retirar alguma amostra, o ar vai entrar por baixo borbulhando na cerveja.
 
A ideia é boa mas temos que lembrar que ao resfriar o mosto com essa torneira fechada a pessão interna do fermentador vai ficar menor que a atmosférica.
Essa pressão vai ser igualada quando abrir a torneira de baixo para retirar alguma amostra, o ar vai entrar por baixo borbulhando na cerveja.
Sim, isso é o lado ruim: te prejudica pra acompanhar a evolução da cerveja durante o cold crash. Abriu a torneirinha (tanto a de baixo quanto a de cima), já era. A saída é compensar injetando CO2 pela torneira de cima.

Mas como eu finalizo a maturação no próprio barril acabo não me importando muito.
 
Back
Top