Kegerator Naja Duplo com Mini-freezer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ianes

Member
Joined
May 29, 2015
Messages
21
Reaction score
7
Assim que comecei a ler este fórum me deparei com o projeto do ThiagoSantos (neste tópico: Kegerator Naja com Freezer horizontal ) e logo me empolguei para fazer algo assim aqui em casa (quem não? hehe)

Mas para obter aprovação da patroa teria que ser algo bem feito também. O espaço na bancada para a Naja eu tinha, mas o problema era aonde colocar um freezer.
Logo me veio a ideia de reformar o móvel que tinha ao lado, e colocar um mini-freezer dentro do armário, que seria o máximo que caberia. Aprovado pela patroa comecei o projeto:

Torre Naja com 2 torneiras e mini-freezer para 2 post-mix de 10L, assim dá pra agradar o gosto de qualquer visita hehehe

Abaixo as fotos e etapas do projeto:

Móvel Anterior:
(sai a adega e o vinho e entra o freezer e a cerveja)
3Kd2JZf1h2dK1fZK5PGvDPTZT8MhRN4zNs57YO9_jto


Link: Móvel Anterior


Torre Fixada na Bancada:
Dn8JdyVWFobhFQHPRy0zprj1NM2q4xKGVpbgDRi5X0Y


Link: Torre Bancada

Buraco para passar tubos da chopeira, entre o freezer e a torre:
A0PC2ftQRPynESRBOlHQTqAa3Xk4fIrWwjLQJvmlrMg

Link: Buraco Parede

album-72157654357385993

Link: Buraco Parede 2


Novo Móvel com espaço para o mini-freezer:
album-72157654357385993

Link: Novo Móvel

album-72157654357385993

Link: Novo Móvel 2


Mini-Freezer:
A minha ideia era colocar 2 post-mix de 10 Litros.
Não tinha certeza se ia caber, pois não tinhas as medidas internas do freezer (CVT10), acabei arriscando e após a chegada do freezer e dos post-mix descobri que faltavam alguns centímetros para fechar a porta do freezer.
A solução foi fazer um "colar" de madeira estendendo a capacidade e recolocando a porta. Aproveitei e encomendei o serviço para o marceneiro que fez a reforma do móvel, ficou muito bom, com acabamento em laca branca, parece até metal.
Esta alternativa até facilitou para passagem das mangueiras de chopp e gás, pois pude furar nesta madeira, evitando qualquer problema em perfurar a parede do freezer.
Seguem as fotos:

album-72157654357385993

Link: Mini-freezer 1
album-72157654357385993

Link: Isolamento Colar


Interior do mini-freezer:
Fiz uma serpentina de cobre caseira para o retorno da solução refrigerente da naja. Dobrei o cesto original para estende-lo e apoiar os post-mixes, de forma que a serpentina passe por baixo e também permita melhor circulação do ar.
album-72157654357385993

Link: Interior

Caixa de alumínio com solução de água+propileno glicol (anticongelante) para manter gelada a cerveja na mangueira/torre:
Uso uma bombinha de aquário para fazer a água ficar circulando.
O propileno glicol é um pouco caro em relação a outras soluções (+/- R$ 120 por 5 Litros, mas achei esta melhor solução para garantir que a água não congele pois é inodor, incolor e não tóxico (https://pt.wikipedia.org/wiki/Propilenoglicol).

album-72157654357385993

Link: Interior 2



Resultado Final até o momento:

album-72157654357385993

Link: Final 1


album-72157654357385993

Link: Final 2

Segunda torneira chegou esta semana da China:
album-72157654357385993

Link: Torre Dupla

album-72157654357385993

Link: Bancada 1

album-72157654357385993

Link: Bancada 2

Pontos a melhorar:

Falta ainda fazer o acabamento do lado da sala para esconder a tubulação das mangueiras até a parede, o marceneiro estava sem aquela madeira preta, então ainda estamos vendo como fazer.

Com este volume de liquido refrigerante a torre naja não chega a congelar (chega até a suar um pouco dependendo da condição externa), mas é o suficiente para manter o líquido refrigerado. O líquido refrigerante na caixa tem ficado a cerca de 4ºC, com o termostato colado no post-mix a -1ºC.

Providenciar uma pingadeira (hoje uso uns potinhos de cerâmica).

Aumentar a produção para dar conta da demanda haha


É isso aí galera, se tiverem dúvidas e sugestões por favor mandem, pois aprendi muito com as dicas de todos aqui no fórum.
Espero ajudar também com a experiência que tive.

Abraço!

Obs: Editei e inclui o link para as imagens que não estão carregando no corpo do tópico.
 
Nenhuma foto abriu, tentei em dois navegadores, alguem tá consguindo ver?

@Ianes, comprou a torre e torneiras na china? tem o link?
 
Oi, estranho que no meu pc abre. Colei o link da imagem no dropbox.
Vou tentar colocar de outra forma.

abs
 
Editei o tópico e inclui o link para as imagens, me avisem se conseguiram ver desta forma, não sei porque não estão carregando no corpo do tópico.
Se ainda assim não abrir montei um álbum aqui com as fotos:

Kegerator Naja Duplo


Andreguetti, comprei a torre e uma das torneiras no AliExpress, demorou, tive que pagar imposto e retirar no correio, mas chegou tudo certo:

Seguem vendedores:

AliExpress: Torre Naja Dupla
USD 163,82 (Torre 92,80 + Frete 71,02)
Imposto e Correios: R$ 237,54 (157,87 imposto e despacho + 79,67 ICMS)


Torneira Belga
USD 42,67 (Torneira 23,66 + Frete 19,01)
Imposto e Correios: R$ 71,90 (50,74 imposto e despacho + 21,16 ICMS).


Apesar de tudo ainda é beeem mais barato que comprado aqui.
A torneira belga aqui eu achei por R$ 450. A torre nem se fala.
Abs!
 
Parabéns pelo trabalho Ianes. Ficou excelente!

Uma dúvida, o mini-freezer consegue manter a temperatura de -1ºC numa boa ou "apanha"?

Abraço
 
Obrigado.

Pudi, mantem tranquilo, até menos, pois como é um freezer ele é feito para congelar comida e chegar até -18ºC.
Até já coloquei menos, mas no finalzinho do barril congelou um pouco, então subi um pouco a temperatura.

Abs
 
Sim, tem um controle que regula o fluxo, acho que é isso que quis dizer com cremadora, certo?
É no próprio "pescoço" que junta na torre, ele gira no eixo aumentando ou diminuindo fluxo.
Eu to me adaptando ainda, mas estou gostando, chopp sai bem cremoso e a alavanca é progressiva, não é que nem a italiana que fica puxando de volta.
Sai certinho a quantidade de chopp e creme.

abs
 
Exelente trabalho Ianes
voce tem as medidas internas do CVT10 sem o colar que voce fez?
penso em colocar um keg de 30L, sera que cabe?
 
Opa!

As medidas internas do CVT10, sem o colar são:

Parte superior:
49 cm de Altura
34 cm de Largura (considerando a perda pelos suportes das "gavetas")
37,5 cm de Profundidade

Parte inferior (perda pelo motor):
18,5 cm de Altura
34 cm de Largura
21,5 cm de Profundidade


A placa que gela o freezer corre do topo, pelo fundo do freezer até em cima do motor, gerando esta "divisão".
Se fosse dobrar esta parte de baixo (não sei se é possível) poderia ter esta altura maior num todo (49+18,5cm).

Abs,
Ianes
 
Caramba!! Parabéns pelo trabalho. Me chame pra uma visita que levo um postmix cheio kkk.
 
Oi Ianes. Como vocês fixou a torre direto no granito?
Estou querendo fazer algo parecido, mas vai ser um kegerator montado numa adega onde a temperatura pode ser regulada para até -2/-3 graus. A adega será embutida no armário da bancada com o tampo de granito em cima. Minha outra dúvida é se a mangueira que ficará entre o kegerator e a torre não deixará esquentar o líquido. Será curta né. E eu não pretendia usar outra mangueira com glicol ou algo do tipo para gelar. O que acha? Você não quer prestar uma "consultoria remunerada" para o meu projeto aqui em Porto Alegre? hehehehe
 
Assim que comecei a ler este fórum me deparei com o projeto do ThiagoSantos (neste tópico: Kegerator Naja com Freezer horizontal ) e logo me empolguei para fazer algo assim aqui em casa (quem não? hehe)

Mas para obter aprovação da patroa teria que ser algo bem feito também. O espaço na bancada para a Naja eu tinha, mas o problema era aonde colocar um freezer.
Logo me veio a ideia de reformar o móvel que tinha ao lado, e colocar um mini-freezer dentro do armário, que seria o máximo que caberia. Aprovado pela patroa comecei o projeto:

Torre Naja com 2 torneiras e mini-freezer para 2 post-mix de 10L, assim dá pra agradar o gosto de qualquer visita hehehe

Abaixo as fotos e etapas do projeto:

Móvel Anterior:
(sai a adega e o vinho e entra o freezer e a cerveja)
3Kd2JZf1h2dK1fZK5PGvDPTZT8MhRN4zNs57YO9_jto


Link: Móvel Anterior


Torre Fixada na Bancada:
Dn8JdyVWFobhFQHPRy0zprj1NM2q4xKGVpbgDRi5X0Y


Link: Torre Bancada

Buraco para passar tubos da chopeira, entre o freezer e a torre:
A0PC2ftQRPynESRBOlHQTqAa3Xk4fIrWwjLQJvmlrMg

Link: Buraco Parede

album-72157654357385993

Link: Buraco Parede 2


Novo Móvel com espaço para o mini-freezer:
album-72157654357385993

Link: Novo Móvel

album-72157654357385993

Link: Novo Móvel 2


Mini-Freezer:
A minha ideia era colocar 2 post-mix de 10 Litros.
Não tinha certeza se ia caber, pois não tinhas as medidas internas do freezer (CVT10), acabei arriscando e após a chegada do freezer e dos post-mix descobri que faltavam alguns centímetros para fechar a porta do freezer.
A solução foi fazer um "colar" de madeira estendendo a capacidade e recolocando a porta. Aproveitei e encomendei o serviço para o marceneiro que fez a reforma do móvel, ficou muito bom, com acabamento em laca branca, parece até metal.
Esta alternativa até facilitou para passagem das mangueiras de chopp e gás, pois pude furar nesta madeira, evitando qualquer problema em perfurar a parede do freezer.
Seguem as fotos:

album-72157654357385993

Link: Mini-freezer 1
album-72157654357385993

Link: Isolamento Colar


Interior do mini-freezer:
Fiz uma serpentina de cobre caseira para o retorno da solução refrigerente da naja. Dobrei o cesto original para estende-lo e apoiar os post-mixes, de forma que a serpentina passe por baixo e também permita melhor circulação do ar.
album-72157654357385993

Link: Interior

Caixa de alumínio com solução de água+propileno glicol (anticongelante) para manter gelada a cerveja na mangueira/torre:
Uso uma bombinha de aquário para fazer a água ficar circulando.
O propileno glicol é um pouco caro em relação a outras soluções (+/- R$ 120 por 5 Litros, mas achei esta melhor solução para garantir que a água não congele pois é inodor, incolor e não tóxico (https://pt.wikipedia.org/wiki/Propilenoglicol).

album-72157654357385993

Link: Interior 2



Resultado Final até o momento:

album-72157654357385993

Link: Final 1


album-72157654357385993

Link: Final 2

Segunda torneira chegou esta semana da China:
album-72157654357385993

Link: Torre Dupla

album-72157654357385993

Link: Bancada 1

album-72157654357385993

Link: Bancada 2

Pontos a melhorar:

Falta ainda fazer o acabamento do lado da sala para esconder a tubulação das mangueiras até a parede, o marceneiro estava sem aquela madeira preta, então ainda estamos vendo como fazer.

Com este volume de liquido refrigerante a torre naja não chega a congelar (chega até a suar um pouco dependendo da condição externa), mas é o suficiente para manter o líquido refrigerado. O líquido refrigerante na caixa tem ficado a cerca de 4ºC, com o termostato colado no post-mix a -1ºC.

Providenciar uma pingadeira (hoje uso uns potinhos de cerâmica).

Aumentar a produção para dar conta da demanda haha


É isso aí galera, se tiverem dúvidas e sugestões por favor mandem, pois aprendi muito com as dicas de todos aqui no fórum.
Espero ajudar também com a experiência que tive.

Abraço!

Obs: Editei e inclui o link para as imagens que não estão carregando no corpo do tópico.

Oi Ianes. Como vocês fixou a torre direto no granito?
Estou querendo fazer algo parecido, mas vai ser um kegerator montado numa adega onde a temperatura pode ser regulada para até -2/-3 graus. A adega será embutida no armário da bancada com o tampo de granito em cima. Minha outra dúvida é se a mangueira que ficará entre o kegerator e a torre não deixará esquentar o líquido. Será curta né. E eu não pretendia usar outra mangueira com glicol ou algo do tipo para gelar. O que acha? Você não quer prestar uma "consultoria remunerada" para o meu projeto aqui em Porto Alegre? hehehehe
 
Oi Ianes. Como vocês fixou a torre direto no granito?
Estou querendo fazer algo parecido, mas vai ser um kegerator montado numa adega onde a temperatura pode ser regulada para até -2/-3 graus. A adega será embutida no armário da bancada com o tampo de granito em cima. Minha outra dúvida é se a mangueira que ficará entre o kegerator e a torre não deixará esquentar o líquido. Será curta né. E eu não pretendia usar outra mangueira com glicol ou algo do tipo para gelar. O que acha? Você não quer prestar uma "consultoria remunerada" para o meu projeto aqui em Porto Alegre? hehehehe

Fabiano,
Eu chamei um cara pra fazer um furo no granito com uma serra copo específica para isso.
A torre vem com um sistema de rosca por baixo, tu apoia no balcão e por baixo tu firma com uma espécie de porca grande, então fica bem firme.
No meu sistema tem uma mangueira que refrigera a cerveja que está entre o freezer e a torneira, é suficiente para manter refrigerada/não estragar.
No teu caso sem nada circulando a cerveja que ficará na mangueira vai esquentar. O que eu já vi por aí é que o pessoal coloca um cooler de pc na furação da torre para o ar gelado circular pela torre e manter a cerveja refrigerada. Normalmente fazem isso nos casos que a torre é fixada diretamente no frigobar, o que é bem parecido com o teu caso visto que apenas terá um duto curto anterior para passar pelo móvel/granito. Podes tentar essa solução.
Dá uma olhada no fórum americano que deve ter alguns exemplos: http://www.homebrewtalk.com/forumdisplay.php?f=252

Espero ter ajudado.
Abs.
 
Fabiano,
Eu chamei um cara pra fazer um furo no granito com uma serra copo específica para isso.
A torre vem com um sistema de rosca por baixo, tu apoia no balcão e por baixo tu firma com uma espécie de porca grande, então fica bem firme.
No meu sistema tem uma mangueira que refrigera a cerveja que está entre o freezer e a torneira, é suficiente para manter refrigerada/não estragar.
No teu caso sem nada circulando a cerveja que ficará na mangueira vai esquentar. O que eu já vi por aí é que o pessoal coloca um cooler de pc na furação da torre para o ar gelado circular pela torre e manter a cerveja refrigerada. Normalmente fazem isso nos casos que a torre é fixada diretamente no frigobar, o que é bem parecido com o teu caso visto que apenas terá um duto curto anterior para passar pelo móvel/granito. Podes tentar essa solução.
Dá uma olhada no fórum americano que deve ter alguns exemplos: http://www.homebrewtalk.com/forumdisplay.php?f=252

Espero ter ajudado.
Abs.

Ajudou sim @ianes. Muito obrigado.
 
Fabiano,
Eu chamei um cara pra fazer um furo no granito com uma serra copo específica para isso.
A torre vem com um sistema de rosca por baixo, tu apoia no balcão e por baixo tu firma com uma espécie de porca grande, então fica bem firme.
No meu sistema tem uma mangueira que refrigera a cerveja que está entre o freezer e a torneira, é suficiente para manter refrigerada/não estragar.
No teu caso sem nada circulando a cerveja que ficará na mangueira vai esquentar. O que eu já vi por aí é que o pessoal coloca um cooler de pc na furação da torre para o ar gelado circular pela torre e manter a cerveja refrigerada. Normalmente fazem isso nos casos que a torre é fixada diretamente no frigobar, o que é bem parecido com o teu caso visto que apenas terá um duto curto anterior para passar pelo móvel/granito. Podes tentar essa solução.
Dá uma olhada no fórum americano que deve ter alguns exemplos: http://www.homebrewtalk.com/forumdisplay.php?f=252

Espero ter ajudado.
Abs.


Ianes, tua torre naja chega a suar? Isso não faz uma "molhaçada" em cima do granito, já que tu fixou ela direto nele sem usar aquelas bandeja de gotejamento?
 
Fabiano, ela chega a suar, mas como não é um sistema dedicado (apenas água gelada que circula) não sua muito não. Aí nem chega a juntar água na bancada. Bem tranquilo. Talvez se congelasse pudesse ser um problema, mas hoje não é.

abs
 
Back
Top