Kegerator -FRIGOBAR Consul 120L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Walney, obrigado pela resposta.. a minha evaporadora eu já desdobrei mas não girei ela.... acho que para gira-la terei que dobrar ela novamente pois agora não tem espaço para fazer ela girar....

Então, provavelmente antes de desdobra-la você girou ela, certo?

Penso de girar ela para não precisar furar a evaporadora para passar a tubulação para a torneira.
Perfeitamente! no meu caso primeiro girei a evaporadora e logo em seguida abri ela para os lados. Obs: se eu fosse colocar as torneiras na porta, teria que ter baixado e aí seria mais fácil, uma vez que a evaporadora já estava fixa na parte de cima, como minha preferência era colocar uma torre naja, optei por girar a mesma.

Abraço qqr dúvida fique a vontade
 
Ah beleza Walney, obrigado por mais esta explicação. O unico receio de dobrar novamente é a fadiga do material (por ja ter desdobrado) e ter o risco de rasgar a peça. Acho que vou manter do jeito que esta e abrir o furo na evaporadora mesmo, é o jeito.

Outra dúvida: você sabe onde fica o condensador desse frigobar?
Pergunto pois vou deixar o cilindro fora e preciso saber onde é seguro de furar para passar as mangueiras.
Ouvi dizer que fica na lateral esquerda, mas como o padrão das geladeiras é atrás fiquei na dúvida.
Por acaso você sabe?

Abs
 
Ah beleza Walney, obrigado por mais esta explicação. O unico receio de dobrar novamente é a fadiga do material (por ja ter desdobrado) e ter o risco de rasgar a peça. Acho que vou manter do jeito que esta e abrir o furo na evaporadora mesmo, é o jeito.

Outra dúvida: você sabe onde fica o condensador desse frigobar?
Pergunto pois vou deixar o cilindro fora e preciso saber onde é seguro de furar para passar as mangueiras.
Ouvi dizer que fica na lateral esquerda, mas como o padrão das geladeiras é atrás fiquei na dúvida.
Por acaso você sabe?

Abs

Bom dia, o meu eu furei no fundo a esquerda logo acima do degrau do motor.
 
Opa, bom dia!

Valeu Urso, é exatamente onde tenho espaço livre no frigobar e por onde pretendo passar a mangueira e o sensor do TIC.

Pra ser mais certeiro, saberia informar mais ou menos a quantos cm do degrau e da esquerda você fez o furo?

Obrigado!
 
Eu furei um pouco acima do encaixe da prateleira, posso colocar uma foto amanhã. Mas não tem nada alí no fundo, só espuma. Não tem muito com o que se preocupar.
 
Ah beleza Walney, obrigado por mais esta explicação. O unico receio de dobrar novamente é a fadiga do material (por ja ter desdobrado) e ter o risco de rasgar a peça. Acho que vou manter do jeito que esta e abrir o furo na evaporadora mesmo, é o jeito.

Outra dúvida: você sabe onde fica o condensador desse frigobar?
Pergunto pois vou deixar o cilindro fora e preciso saber onde é seguro de furar para passar as mangueiras.
Ouvi dizer que fica na lateral esquerda, mas como o padrão das geladeiras é atrás fiquei na dúvida.
Por acaso você sabe?

Abs
Cara seu medo era o que tinha também e te dou razão!
Eu apenas dobrei o congelador inicialmente como você, depois pra finalizar quase não dobrei pra fazer de novo igual voce diz. Tinha ctza que ia dar merda, ia zoar os tubos e etc.
Porém tomei coragem e fui. To mexendo ainda nos detalhes como prender o termostato e desamassar um pouco mais o próprio congelador mais ele já está em uso.
Cara, tente. Vá com calma devagar, se ver que vai dar merda volte mais tente.
Ficou muito bom dessa forma, aberto tb percebi que tá gelando mais rapido nas quedas bruscas de temp que uso.

Segue foto pra ilustrar.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-06-28 at 13.13.46.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-28 at 13.13.46.jpeg
    26.4 KB · Views: 144
Bruno, valeu pelo incentivo. Resolvi encarar a empreitada... E parece que esta dando certo, só preciso fixar ele melhor

Segue fotos do andamento...

IMG_20200628_153117361_HDR.jpg
15933692086419037271934283795050.jpg
 
é isso aí, eu tb to pra fixar ele melhor como disse. o meu tá firme e forte aqui ainda. Estou com o mesmo esquema de postmix, porem preciso comprar o de 10 lts ainda. Parabens!
 
Ah beleza Walney, obrigado por mais esta explicação. O unico receio de dobrar novamente é a fadiga do material (por ja ter desdobrado) e ter o risco de rasgar a peça. Acho que vou manter do jeito que esta e abrir o furo na evaporadora mesmo, é o jeito.

Outra dúvida: você sabe onde fica o condensador desse frigobar?
Pergunto pois vou deixar o cilindro fora e preciso saber onde é seguro de furar para passar as mangueiras.
Ouvi dizer que fica na lateral esquerda, mas como o padrão das geladeiras é atrás fiquei na dúvida.
Por acaso você sabe?

Abs
Olá Spoock, blz?
Então, não vou afirmar nada para vc, até pq não tenho conhecimento por onde passa esse sistema nas paredes do frigobar. Quando desenvolvi meu setup foi muito difícil, até pq não encontrava nada na internet referente todas as dúvidas que eu tinha, e olha que garimpei muito hein! por este motivo fui fazendo e criando tudo por minha conta em risco. Mesmo assim deixo minha humilde contribuição... seguem mais umas fotos de onde resolvi fazer um dos furos que é por onde passa minha mangueira de gás que vai do cilindro até os postmix...
abraço e caso possa colaborar com mais alguma coisa, é só chamar! Cheers 😉🍺
 

Attachments

  • 20200628_191759.jpg
    20200628_191759.jpg
    20.9 KB · Views: 219
  • 20200628_191822.jpg
    20200628_191822.jpg
    39.3 KB · Views: 221
  • 20200628_191850.jpg
    20200628_191850.jpg
    27.7 KB · Views: 211
Fiz um teste no sistema, um barril de heineken e um mini keg de 5 L. Funcionou perfeitamente, um pouco de espuma na primeiro copo até esfriar tudo mas o resultado foi muito bom.... Se considerar 300 pilas na torre com duas torneiras americanas mangueiras na medida e tal pelo aliexpress, valeu muito a pena....
Fiz uma gambi para ligar o keg de heineken no post mix usando um tubo da beertender + mangueira + carbonator....

Boa gambiarra pra usar no barril da Heineken. Parabéns.

Mas esse da Beertender vc não consegue reaproveitar, né?

Eu tava procurando esse conector aqui, que é da tal de Benmax e seria sensacional.

Ele tem a fêmea e o macho de engate rápido e é reutilizável para quantas vezes for preciso. Mas o único cara que achei vendendo não tem mais.

Se alguém souber de alguém que venda.

Abraços!
 

Attachments

  • Conector Barril Heineken.jpg
    Conector Barril Heineken.jpg
    28.1 KB · Views: 87
Boa gambiarra pra usar no barril da Heineken. Parabéns.

Mas esse da Beertender vc não consegue reaproveitar, né?

Eu tava procurando esse conector aqui, que é da tal de Benmax e seria sensacional.

Ele tem a fêmea e o macho de engate rápido e é reutilizável para quantas vezes for preciso. Mas o único cara que achei vendendo não tem mais.

Se alguém souber de alguém que venda.

Abraços!

Claro que reaproveita o da beertender. È super simples, só meter uma faca nas fendas e soltar a garrinha que prende no keg e puxar fora...
 
Claro que reaproveita o da beertender. È super simples, só meter uma faca nas fendas e soltar a garrinha que prende no keg e puxar fora...
Legal, eu vi uns videos sobre agora, não sabia.

E quanto a vazamento na conexão dessa mangueira q vc usou pra conectar o carbonator? Tem vazamento?

Poderia indicara mangueira e bitola para a conexão? Obrigado. Abç
 
Bruno
Consegui fixar melhor o meu, usei os suportes do congelador para prender no fundo e na lateral, depois mando fotos.

Walney e Urso
Muito obrigado pelas fotos, vou avaliar para minha situação aonde ficará melhor para fazer o furo. Valeu
Gostei do esquema de prensa cabos que o Urso usou, vou copiar :p
 
Bruno
Consegui fixar melhor o meu, usei os suportes do congelador para prender no fundo e na lateral, depois mando fotos.

Walney e Urso
Muito obrigado pelas fotos, vou avaliar para minha situação aonde ficará melhor para fazer o furo. Valeu
Gostei do esquema de prensa cabos que o Urso usou, vou copiar :p
Disponha... Estamos aqui para isso!
 
Muito bom Walney! Suspeitei que tivesse que gastar a parte interior pra caber os dois, vou salvar suas fotos pra um projeto futuro. Só uma pergunta, essa espuma que ficou aparente, não vai gastando com o tempo? Seria melhor dar um acabamento ou pode deixar assim? Caso positivo daria o acabamento com o que? Valeuu a ajuda
Assisti um vídeo de um cara fazendo um kegerater em um frigobar, e nas áreas que ele gastou e chegou precisou retirar, ele colocou uma placa de fibra de vidro. Mas, sinceramente, não sei qual a facilidade de encontrar uma placa dessas rs...mas fica ai a opção também
 
Boa tarde, Jackson_poa!

Poderia por gentileza me confirmar o tamanho deste postmix que está nas fotos? 19L ou 10L?. Eu tenho um freezer de 120L idêntico a este e minha dúvida é se cabe o postmix de 20L uma vez que ele tem a placa evaporadora que limita o tamanho.

Muito obrigado e boas brejas!
caber, cabe mas tem que "esticar" a evaporadora.

Com ajuda de um amigo escarifiquei os lados do meu e agora cabem dois posts de 20L até no formato pinlock.
 
Olá Pessoal,

Finalmente chegou a torre que comprei no Aliexpress, achei o acabamento muito bacana, deve dar um pouco de trabalho por conta das torneiras americanas não terem regulagem, mas tá valendo. Só falta arrumar uma pingadeira...

View attachment 122711
Aproveitei e arranquei o termostato original, foi só tirar isolar o terra e ligar junto os dois fios. Fiz uma tampinha tabajara com um pedaço de canaleta....
View attachment 122712

Muito bom o seu projeto!!
Tenho um frigobar desse, vou tentar fazer algo parecido com o seu.
 
Estou montando o meu tbm com o mesmo frigobar, coloquei uma fonte de 12 volts ligado direto no mesmo plug do frigobar, usei a mesma fiação do termostato que tirei para alimentar o cooler, e também estou estudando com instalar uma iluminação com fita led. A intenção era colocar 2 botões na parte plástica da porta.
Ainda estudando onde fazer o furo para passar a mangueira de gás.
Envelopei as laterais com preto fosco e a porta com aço escovado ficou bem bacana.
 

Attachments

  • 1D29AFCF-2DA5-4457-A399-D1590D54D3C0.jpeg
    1D29AFCF-2DA5-4457-A399-D1590D54D3C0.jpeg
    36.2 KB · Views: 142
  • D184C9D3-095E-474E-BBDA-A3C7BCDB2C25.jpeg
    D184C9D3-095E-474E-BBDA-A3C7BCDB2C25.jpeg
    26.4 KB · Views: 155
  • CFB9F013-34DF-4379-ACD8-5FF5188EC2EB.jpeg
    CFB9F013-34DF-4379-ACD8-5FF5188EC2EB.jpeg
    43.2 KB · Views: 152
Legal cara. É o Consul 120 né. Para dobrar o congelador, teve muita dificuldade? Ainda não tive coragem, mas ele tá atrapalhando demais e na verdade, para a gente, não serve para nada.
 
Legal cara. É o Consul 120 né. Para dobrar o congelador, teve muita dificuldade? Ainda não tive coragem, mas ele tá atrapalhando demais e na verdade, para a gente, não serve para nada.
Que nada, dobrar é facinho de tudo, só não sei como fixar ele ainda, o meu ta preso provisoriamente no mesmo buraco que ficava o suporte original, eu enfiei um pedaço de pauzinho de comida japonesa passando por um furo na placa, e enrolei um pedaço de silicone na ponta, está até firme.
O mais difícil foi o envelopamento, assisti uns vídeos e tentei fazer por conta própria, não ficou 100%, mas já da outra cara.
 
Last edited:
Vendo os vídeos parece tão simples, mas quando a gente vai fazer é só sufoco 😂😂😂😂 mas ficou top! Parabéns! Vai colocar torre naja com uma ou duas torneiras?
 
Vendo os vídeos parece tão simples, mas quando a gente vai fazer é só sufoco 😂😂😂😂 mas ficou top! Parabéns! Vai colocar torre naja com uma ou duas torneiras?

Vou por uma torre normal de inox com 2 torneiras. Comprei no AliExpress a torre e as torneiras, aguardando chegar.
 
Esse é o meu, vai com fé e faz que vai dar certo!!
coloquei um termômetro e escondi o termostato, ficou com visual mais limpo!!


View attachment 125555View attachment 125556View attachment 125557

Muito legal o seu, eu queria instalar meu controlador na porta tbm, mas fiquei com dó de cortar, e também teria que passar a fiação que liga o compressor todo por dentro da geladeira, preferi deixar por fora, vc instalou cooler no seu? Eu queria colocar 2 botões nessa parte de plástico curva da porta, um para ligar o cooler, e outro a iluminação de led interna, mas nesse local não vai ter como, até já tinha comprado os botões com iluminação led tbm, ia ficar bem legal.
 

Attachments

  • C3D25708-6BF0-4198-97CB-197AA89B18D4.png
    C3D25708-6BF0-4198-97CB-197AA89B18D4.png
    100.3 KB · Views: 62
Muito legal o seu, eu queria instalar meu controlador na porta tbm, mas fiquei com dó de cortar, e também teria que passar a fiação que liga o compressor todo por dentro da geladeira, preferi deixar por fora, vc instalou cooler no seu? Eu queria colocar 2 botões nessa parte de plástico curva da porta, um para ligar o cooler, e outro a iluminação de led interna, mas nesse local não vai ter como, até já tinha comprado os botões com iluminação led tbm, ia ficar bem legal.

Não coloquei cooler e acho que não precisa, com o congelador aberto e virado, a distribuição da temperatura fica tranquila. Como uma dica, coloque o sensor do termostato dentro de uma garrafinha com água na parte de baixo, no lado oposto da placa do freezer, assim terá a medição mais fiel.

Outra dica é por Termostato na parte de trás escondido perto do motor e na porta colocar somente esse termômetro abaixo, assim é apenas um fio (alimentação) e um fio do do sensor do termômetro.

Termômetro Digital 12v Piscina Aquário Som Automotivo
Termômetro Digital 12v Piscina Aquário Som Automotivo - R$ 39,90
 
Cara pra mim o mais dificil foi dobrar, envelopar foi até que fácil. O meu tá meio torto até hoje, nada que atrapalhe. Uso um postmix de 19 lts, um keg de 4 lts e o cilindro dentro dele, to bem satisfeito
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-01-14 at 20.08.08.jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-14 at 20.08.08.jpeg
    49.2 KB · Views: 179
  • WhatsApp Image 2021-01-14 at 20.07.26.jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-14 at 20.07.26.jpeg
    28.1 KB · Views: 172
Cara pra mim o mais dificil foi dobrar, envelopar foi até que fácil. O meu tá meio torto até hoje, nada que atrapalhe. Uso um postmix de 19 lts, um keg de 4 lts e o cilindro dentro dele, to bem satisfeito
voce cortou aquele ressalto que tem na parte de baixo da porta?? ou só o calço no postmix resolve?
 
Eu troquei a parte interna da porta, tirei a borracha, cortei plástico sem estragar o local do encaixe da borracha e colei com silicone PU uma placa de acrílico leitoso liso.

O termômetro da porta eu só pensei depois, se tivesse feito antes teria colocado os fios até o cantinho e ficaria muito mais discreto.
FB9BF7BA-D9D8-4CE5-A273-FF6CC994BFDD.jpeg
 
voce cortou aquele ressalto que tem na parte de baixo da porta?? ou só o calço no postmix resolve?
Eu uso um calço mesmo mais tá bem porqueira. Preciso melhorar isso. O que reparei é que vamos fazendo melhorias nele então vale cada centavo. Se puder cortar essa parte vai pra cima pois é o indicado.
 
Coloquei o termostato na porta tbm, na pressa o corte ficou um pouco apertado acabei forçando pra encaixar o termostato deu uma amassadinha. Tbm coloquei umas fitas de led dentro pra dar uma enfeitada, tá difícil de esconder os fios. Esperando chegar 2 torneiras nukatap, e os botões pra acionar o cooler e a iluminação
 

Attachments

  • 9DAE71A2-D94F-4C25-B7D8-5F55F27F21DF.jpeg
    9DAE71A2-D94F-4C25-B7D8-5F55F27F21DF.jpeg
    40.1 KB · Views: 149
  • 0BDF7EED-3EBC-44FC-96DE-CAB896858E5B.jpeg
    0BDF7EED-3EBC-44FC-96DE-CAB896858E5B.jpeg
    42.5 KB · Views: 146
Estou montando o meu tbm com o mesmo frigobar, coloquei uma fonte de 12 volts ligado direto no mesmo plug do frigobar, usei a mesma fiação do termostato que tirei para alimentar o cooler, e também estou estudando com instalar uma iluminação com fita led. A intenção era colocar 2 botões na parte plástica da porta.
Ainda estudando onde fazer o furo para passar a mangueira de gás.
Envelopei as laterais com preto fosco e a porta com aço escovado ficou bem bacana.

Olá, boa tarde, poderia explicar melhor como fazer a ligação do cooler na mesma fiação do termostato?
 
Olá, boa tarde, poderia explicar melhor como fazer a ligação do cooler na mesma fiação do termostato?

Eu instalei uma fonte 12v na parte de trás da geladeira próxima do motor. A fiação do termostato também sai ali próximo do motor, então usei essa mesma fiação que já esta embutida na parede e liguei na fonte.

O cooler até que funciona bem para gelar, porem eu não deixo ligado direto, e quando ta desligado por causa da diferença de temperatura, acaba gerando uma umidade dentro da mangueira e essa agua escorre entra no motor do cooler. Funcionou por pouco tempo
 
Eu instalei uma fonte 12v na parte de trás da geladeira próxima do motor. A fiação do termostato também sai ali próximo do motor, então usei essa mesma fiação que já esta embutida na parede e liguei na fonte.

O cooler até que funciona bem para gelar, porem eu não deixo ligado direto, e quando ta desligado por causa da diferença de temperatura, acaba gerando uma umidade dentro da mangueira e essa agua escorre entra no motor do cooler. Funcionou por pouco tempo

Entendi, lá no fundo, no motor, achou os fios que eram do termostato e ligou na fonte! Dentro usou os fios do termostato no cooler!

Obrigado, eu já abaixei meu congelador, mas ainda não virei, preciso virar por conta da posição da torre que irei colocar! Queria ver um vídeo para ver se ficava mais confiante, mas não acho nada parecido com o meu congelador, que é o do Eletrolux R120!
 
Back
Top