Kegerator e cilindro fora da geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatoat

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2013
Messages
296
Reaction score
87
Pessoal,

Não quis ressuscitar um outro tópico de anos atrás, mas a minha dúvida tem relação com ele: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5073052#post5073052

Cara, eu utilizo uma geladeira com 2 torneiras e 2 postmix há muito tempo, e simplesmente deixo o CO2 fora, e desconectado. O que faço é ir servindo a cerveja com a pressão de dentro do barril mesmo, e então se começa a sair muito devagar, eu completo.

Ao final da noite ou do churrasco, eu completo o CO2 para a pressão que quero para manter a cerveja carbonatada e pronto. Não vejo necessidade nenhuma de furar geladeira ou manter CO2 sempre conectado, até porque, está arriscando perder todo o CO2 com um vazamento.

Eu havia concluído que essa maneira (cilindro fora do kegerator) seria a melhor (não furo a geladeira e cabe um PM a mais dentro dela), e na hora de servir (barril estabilizado em 1kg, torneira italiana) foi lindo, a cerveja carbonatada, na medida.

Porém, conforme fui servindo, coisa de vários copos (não lembro direito, uns 5-10), começou a sair só espuma, e sou novato tanto no sistema como um todo quanto ao regular a torneira, a única solução foi dar mais uma carga de CO2. Isso repetiu mais umas 2 vezes antes de dar a carga final para estabilizar em 1kg.

EDIT: Antes de dar essas cargas, uma vez estava em 0.4, mas na última estava quase no 0.

Isso é normal? Achei que essa perda da pressão fosse ser mais demorada.

Pensei que poderia ser algum vazamento na linha, mas a pressão se mantém estável por dias se não extrair.

Vale tentar colocar uma carga acima (quanto?) para servir e ir regulando na torneira italiana?

Estou cogitando também deixar o CO2 conectado pelo menos na hora de servir, porque ai não precisa ficar mexendo na regulagem da torneira. Dessa forma, espera-se, a extração ficaria consistente, certo?

Enfim, primeiro uso de postmix/kegerator/torneira italiana, fiz só um teste nesse esquema, se tiverem dicas adicionais...

Obrigado!
 
Pessoal,

Não quis ressuscitar um outro tópico de anos atrás, mas a minha dúvida tem relação com ele: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5073052#post5073052



Eu havia concluído que essa maneira (cilindro fora do kegerator) seria a melhor (não furo a geladeira e cabe um PM a mais dentro dela), e na hora de servir (barril estabilizado em 1kg, torneira italiana) foi lindo, a cerveja carbonatada, na medida.

Porém, conforme fui servindo, coisa de vários copos (não lembro direito, uns 5-10), começou a sair só espuma, e sou novato tanto no sistema como um todo quanto ao regular a torneira, a única solução foi dar mais uma carga de CO2. Isso repetiu mais umas 2 vezes antes de dar a carga final para estabilizar em 1kg.

EDIT: Antes de dar essas cargas, uma vez estava em 0.4, mas na última estava quase no 0.

Isso é normal? Achei que essa perda da pressão fosse ser mais demorada.

Pensei que poderia ser algum vazamento na linha, mas a pressão se mantém estável por dias se não extrair.

Vale tentar colocar uma carga acima (quanto?) para servir e ir regulando na torneira italiana?

Estou cogitando também deixar o CO2 conectado pelo menos na hora de servir, porque ai não precisa ficar mexendo na regulagem da torneira. Dessa forma, espera-se, a extração ficaria consistente, certo?

Enfim, primeiro uso de postmix/kegerator/torneira italiana, fiz só um teste nesse esquema, se tiverem dicas adicionais...

Obrigado!
Se a pressão baixa demais num sistema que contem restrição na saída, como uma torneira italiana, a cerveja fica dentro da linha sob uma pressão menor do que foi carbonatada, e nesse ponto, tem uma coisa simples que quando entendida, explica tudo....

Cerveja está carbonatada em X pressão estabilizada.

A) Se ela está sob pressão igual/maior do que foi carbonatada, o CO2 não consegue se desprender do líquido.

B) Se ela, em qualquer momento, for exposta a pressão menor do que a que foi carbonatada, o CO2 consegue se desprender, gerando espuma, etc.

Então, se a cerveja que, hipoteticamente, tinha sido carbonatada a 1 Bar de pressão estabilizada, e agora depois de servir várias vezes o barril está a 0,5 Bar..... a cerveja está exposta a menos pressão sobre ela do que foi carbonatada, logo, qualquer coisa que agite a cerveja e faça mais moléculas de chocarem, mais CO2 vai se soltar. Dentro do barril a cerveja está parada, então mesmo sob menor pressão que sua carbonatação, ela fica parada, e isso faz ela perder CO2 muito lentamente.... agora, quando abre-se a torneira e a cerveja começa a viajar na mangueira, temos duas situações:

1) Dentro da mangueira ela está sob menor pressão do que foi carbonatada.
2) Ela está sendo agitada.
3) No caso de uma torneira italiana, o compensador de fluxo cria um certo turbilhonamento.

Pronto...... aqui temos as condições ideais se o objetivo é fazer a cerveja espumar. :)

Ou seja....

Situação 1 - Sem restrição na saída - Torneira americana/Picnic: quando temos um sistema onde a saída da cerveja não tem restrição (torneira americana sem compensador de fluxo, ou torneiras PICNIC tap, aquelas pretas de plástico), temos que usar uma mangueira mais longa para causar restrição mais sem turbilhonamento excessivo do líquido. O certo é calcular o comprimento da mangueira (existem fórmulas pra isso onde se calcula comprimento, bitola, material, etc) suficiente para mantermos a cerveja na mesma pressão de sua carbonatação, e ainda assim, sair devagar na torneira.

Situação 2 - Chopeira, torneira italiana, belga, etc - Nesse caso, nosso objetivo é não deixar ela espumar antes de sair da torneira, e não regular o fluxo já que torneiras italianas/belgas tem compensador. Como fazer a cerveja não espuma antes de sair na torneira? Simples.... o que faz o CO2 não se desprender? Pressão suficiente. Então, temos que manter o sistema sob a mesma pressão de carbonatação, ou até um pouco superior para compensar agitação ou temperatura elevada do barril..... assim o CO2 não se desprende e causa espuma nem que ele queira.

Abraço,
 
Situação 1 - Sem restrição na saída - Torneira americana/Picnic: quando temos um sistema onde a saída da cerveja não tem restrição (torneira americana sem compensador de fluxo, ou torneiras PICNIC tap, aquelas pretas de plástico), temos que usar uma mangueira mais longa para causar restrição mais sem turbilhonamento excessivo do líquido. O certo é calcular o comprimento da mangueira (existem fórmulas pra isso onde se calcula comprimento, bitola, material, etc) suficiente para mantermos a cerveja na mesma pressão de sua carbonatação, e ainda assim, sair devagar na torneira.

Situação 2 - Chopeira, torneira italiana, belga, etc - Nesse caso, nosso objetivo é não deixar ela espumar antes de sair da torneira, e não regular o fluxo já que torneiras italianas/belgas tem compensador. Como fazer a cerveja não espuma antes de sair na torneira? Simples.... o que faz o CO2 não se desprender? Pressão suficiente. Então, temos que manter o sistema sob a mesma pressão de carbonatação, ou até um pouco superior para compensar agitação ou temperatura elevada do barril..... assim o CO2 não se desprende e causa espuma nem que ele queira.

Abraço,

Muito obrigado pelos esclarecimentos!

Deixa eu ver se eu entendi direito...

Na situação 1, se a mangueira estiver corretamente dimensionada para torneiras sem compensador, a perda de pressão será muito lenta? O kegerator que você cita na situação da postagem de 2014 é/era num sistema deste tipo?

Na situação 2, que eu tenho uma mangueira não dimensionada indo do barril até a torneira italiana (barril e linha dentro da geladeira), vale a pena então manter o CO2 conectado na hora de servir, mantendo na mesma pressão (ou um pouco acima)? Dessa forma consigo extrações consistentes sem precisar ficar mexendo no compensador da torneira?

Novamente, obrigado!
 
@Guenther, desculpa a insistência... mas basicamente, usando torneira italiana (sit. 2), o melhor é deixar o gás conectado e manter a pressão durante o serviço, certo?

Obrigado.
 
@Guenther, desculpa a insistência... mas basicamente, usando torneira italiana (sit. 2), o melhor é deixar o gás conectado e manter a pressão durante o serviço, certo?

Obrigado.
Sem galho, vamos novamente.... mas entenda, eu odeio dizer simplesmente "faça isso".... pois aí a pessoa não aprende nada.

O que escrevi antes...

"Chopeira, torneira italiana, belga, etc - Nesse caso, nosso objetivo é não deixar ela espumar antes de sair da torneira, e não regular o fluxo já que torneiras italianas/belgas tem compensador. Como fazer a cerveja não espuma antes de sair na torneira? Simples.... o que faz o CO2 não se desprender? Pressão suficiente. Então, temos que manter o sistema sob a mesma pressão de carbonatação, ou até um pouco superior para compensar agitação ou temperatura elevada do barril..... assim o CO2 não se desprende e causa espuma nem que ele queira."

Novamente... teu objetivo é não deixar a cerveja espumar na mangueira. O que faz a cerveja não espumar? Pressão. Logo...
 
Eu tenho o problema de espuma para encher as garrafas com o envase em contra presão ��
 

Latest posts

Back
Top