Keg Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

skinner_rj

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2015
Messages
75
Reaction score
16
Senhores cervejeiros,
gostaria de uma ajuda. Por duas vezes fiz o dry hopping (DH) diretamente no post mix. Nas duas, ambas APAS, tive problemas com alteração do sabor, gosto de grama (ou algo assim). segue breve relato (se é que consigo isso).

A primeira fiz um DH com Amarillo em um saco de voil e cascade em outro saco, Pellets. Deixei a meia altura do keg e amarrei com fio dentar. Resolvi então fazer uma carbonatação rápida(burrice, eu sei) e mantive a 4 graus. 3 dias depois quando fui provar havia muito lúpulo no serviço. A primeira tirada veio verde. Depois de uns 3 a 4 copos já estava sem lúpulo, mas o gosto estava muito diferente, com gosto de grama. Imagino que a agitação do keg tenha feito parte do lúpulo passar pelo saco de voil.

A segunda fiz diferente. carbonatei primeiro, a 2 graus. Depois de pronta, tirei toda a pressão e coloquei o saco de voil, também a meia altura, preso por fio dentar. Desta vez apenas com cascade. Coloquei pressão no head space e deixei por uns dois dias. Esta ia para uma evento, então tirei uma prova no dia anterior ao evento e estava perfeita, clara (havia feito gelatina nesta) e com aroma excelente. Pensei: Vou tirar da geladeira, pois vou servir com chopeira e com o aumento da temperatura consigo uma extração maior de aromas. Deixei de uma noite até a manhã seguinte. Levei o keg no carro pela manhã ao local do evento e no fim da noite coloquei este para serviço. A cerveja saiu turva, com verde de lúpulo. Apos algumas tiradas, começou a sair limpa novamente, mas com aquele gosto de grama.

O que estou fazendo de errado? Imagino que a agitação, da carbonatação na primeira e do carro na segunda, tenha feito parte do lúpulo turvar a cerveja. Mas e o gosto? pq, nesta segunda leva, fizemos um outro keg sem gelatina e com DH na secundaria e estava excelente. Vi algumas discussões no HBT americano que mostravam problemas de off flavor com uso de cascade.

Desculpe o resumão..
abs,
 
Eu sempre faço DH depois da secundária, no próprio fermentador, a 14 graus +/- e antes de fazer o cold crash ! Uma vez fiz com temperatura baixa e o padrão de sabor e aroma mudaram muito ( mais terroso/resinoso ).
 
Acabei de tomar uma rotter APA e tinha este mesmo sabor, leve, mas tinha


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Por que mesmo você faz o DH no postmix ? Tem alguma razão ?

A bag de voil que você usa ajuda a conter o lúpulo mas não quer dizer que ela vai prender todo ele. Muita coisa passa pelo tecido e decanta pro fundo dos recipientes neste seu caso o postmix.
Quando vc mexeu agitou. Por esse motivo que se faz no fermentador, além de que, pode-se ter um controle do tempo de exposição do lúpulo na cerveja

Você deve ter lido que o tempo prolongado de exposição do lúpulo na cerveja pode causar esse problema do sabor de grama mas tem que ser muito lúpulo por muito tempo.


Quanto você usou ?

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Minha ideia em fazer no PM era aproveitar ao máximo os aromas, e como iria usar logo todo conteúdo não ficaria muito tempo. Ficou 2 dias e mesmo assim deu esse gosto. Ah, usei 3G/l


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Cara não sei exatamente o que provocou o gosto que você sentiu. Será que já não estava com esse gosto estranho antes de você colocar o lupulo ?

Existem diversas maneiras e momentos em se fazer o DH. Mas acho que é unânime que deve ser feita em temperatura mais elevada para se ter melhor aproveitamento. Por isso que muita gente faz na secundária que é no momento que a temperatura está mais alta.

Se quer ter um "melhor aproveitamento", faça isso e ainda sem o saco de voil. Jogue os pellets direto, deixe em contato e depois baixe a temperatura para as outras etapas.
 
Minha ideia em fazer no PM era aproveitar ao máximo os aromas, e como iria usar logo todo conteúdo não ficaria muito tempo. Ficou 2 dias e mesmo assim deu esse gosto. Ah, usei 3G/l


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Provavelmente havia muita matéria vegetal em suspensão.

Enquanto bebia a cerveja, você deveria acabar "mastigando" bagaço de lúpulo, por isso o gosto de mato.
 
Senhores cervejeiros,
gostaria de uma ajuda. Por duas vezes fiz o dry hopping (DH) diretamente no post mix. Nas duas, ambas APAS, tive problemas com alteração do sabor, gosto de grama (ou algo assim). segue breve relato (se é que consigo isso).

A primeira fiz um DH com Amarillo em um saco de voil e cascade em outro saco, Pellets. Deixei a meia altura do keg e amarrei com fio dentar. Resolvi então fazer uma carbonatação rápida(burrice, eu sei) e mantive a 4 graus. 3 dias depois quando fui provar havia muito lúpulo no serviço. A primeira tirada veio verde. Depois de uns 3 a 4 copos já estava sem lúpulo, mas o gosto estava muito diferente, com gosto de grama. Imagino que a agitação do keg tenha feito parte do lúpulo passar pelo saco de voil.

A segunda fiz diferente. carbonatei primeiro, a 2 graus. Depois de pronta, tirei toda a pressão e coloquei o saco de voil, também a meia altura, preso por fio dentar. Desta vez apenas com cascade. Coloquei pressão no head space e deixei por uns dois dias. Esta ia para uma evento, então tirei uma prova no dia anterior ao evento e estava perfeita, clara (havia feito gelatina nesta) e com aroma excelente. Pensei: Vou tirar da geladeira, pois vou servir com chopeira e com o aumento da temperatura consigo uma extração maior de aromas. Deixei de uma noite até a manhã seguinte. Levei o keg no carro pela manhã ao local do evento e no fim da noite coloquei este para serviço. A cerveja saiu turva, com verde de lúpulo. Apos algumas tiradas, começou a sair limpa novamente, mas com aquele gosto de grama.

O que estou fazendo de errado? Imagino que a agitação, da carbonatação na primeira e do carro na segunda, tenha feito parte do lúpulo turvar a cerveja. Mas e o gosto? pq, nesta segunda leva, fizemos um outro keg sem gelatina e com DH na secundaria e estava excelente. Vi algumas discussões no HBT americano que mostravam problemas de off flavor com uso de cascade.

Desculpe o resumão..
abs,
Fiz esse mesmo processo que você e utilizei cascade. Creio que off flavor venha com o cascade, mas depois de um tempo desaparece. Estou para tentar a mesma receita novamente mas não vou fazer dh de cascade e ver se o mesmo off flavour continua.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Fiz o processo de DH no postmix com a cerveja já carbonatada por 2 vezes e felizmente não teve o sabor de grama.
Na última vez, usei numa Imperial IPA. Coloquei 230g de Amarillo em folha e 50g de cascade pellet. Isso em 17l por 4 dias.
Foi uma das melhores que fiz. Aroma explodindo do copo.
Acredito que a agitação do postmix possa ter esse efeito negativo.
Poderia fazer uma cuidadosa trasfega para outro postmix apenas para servir e avaliar o resultado. Isso claro, se houver algum tipo de transporte.
No meu caso o postmix ficou queto dentro da geladeira até servir.
 
Na primeira que carbonatei já com o dh, era lúpulo puro Rsrs. A segunda apareceu algo no início da tirada, mas depois voltou a ficar clara. Pode ser que com o tempo sumisse, eu que não tive tempo nessa.
Luizoliveira, tb acho que a agitação ferrou tudo. No dia anterior com menos de dois dias tava limpa e cheirosa.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
b1ee729596661437cac905cf5611902b.jpg

Isso aqui foi na noite anterior. Juro, tava com aroma leve, mas com boas perspectivas. Rs


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Back
Top