iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Luizcarias,
Eu consegui fazer funcionar com MQTT.
Instalei dois aplicativos no meu celular : MQTTBroker App e MQTT Dash. Funciona bem!
 

Attachments

  • minispin_mqtt.png
    minispin_mqtt.png
    46 KB · Views: 62
Interessante, Luc! E como vc faz, pode explicar melhor?

tem que ficar com o celular na mesma wifi o tempo todo? Ou ele manda para algum serviço na internet que triangula e entrega o dado no seu aparelho?

Valeu!

Olá Luizcarias,
Eu consegui fazer funcionar com MQTT.
Instalei dois aplicativos no meu celular : MQTTBroker App e MQTT Dash. Funciona bem!
 
Meu problema é bem parecido com o seu. No meu caso, o iSpindel só manda os dados pro Ubidots quando eu reseto ele. Aí ele manda os dados uma única vez e depois não manda mais. Mesmo as luzes piscando no intervalo correto, ele não chega a mandar os dados pro Ubidots. Aí se eu reseto ele, ele manda mais uma vez e nunca mais manda nada (e pisca as luzes normalmente de 20 em 20s - que é o intervalo que estou usando para testes). O que será que pode ser?
dae, amigo conseguiu resolver, qual era o problema, estou com o mesmo
 
Interessante, Luc! E como vc faz, pode explicar melhor?

tem que ficar com o celular na mesma wifi o tempo todo? Ou ele manda para algum serviço na internet que triangula e entrega o dado no seu aparelho?

Valeu!
Alô De Niro, o MQTT pode mandar pra internet também, mas aí cairia no mesmo caso do Ubidots, de ter que pagar assinatura depois de um tempo. No meu caso é na wifi local mesmo, para medir fora do portal do ispindel, que gasta muita bateria e afeta a medida de temperatura. É só rodar o MQTT Broker App que ele mostra o ip do celular na rede wifi e a porta(geralmente 1883). Em seguida vc entra no setup do ispindel e configura o ip do celular e a porta nos parâmetros mqtt. Aí vc configura sua rede wifi e o intervalo que vc quiser no ispindel e salva. Depois vc abre o Mqtt Dash e adiciona o ip do celular e as variáveis do ispindel. Geralmente é no formato "ispindel/ispindelxxx/topic", onde ispindelxxx é o nome do seu aparelho e "topic" pode ser temperature, tilt, battery ou gravity.
 
Alô De Niro, o MQTT pode mandar pra internet também, mas aí cairia no mesmo caso do Ubidots, de ter que pagar assinatura depois de um tempo. No meu caso é na wifi local mesmo, para medir fora do portal do ispindel, que gasta muita bateria e afeta a medida de temperatura. É só rodar o MQTT Broker App que ele mostra o ip do celular na rede wifi e a porta(geralmente 1883). Em seguida vc entra no setup do ispindel e configura o ip do celular e a porta nos parâmetros mqtt. Aí vc configura sua rede wifi e o intervalo que vc quiser no ispindel e salva. Depois vc abre o Mqtt Dash e adiciona o ip do celular e as variáveis do ispindel. Geralmente é no formato "ispindel/ispindelxxx/topic", onde ispindelxxx é o nome do seu aparelho e "topic" pode ser temperature, tilt, battery ou gravity.
Obrigado por responder!

Mas e quando o celular estiver fora dessa rede wifi? O iSpindel armazena esses dados num buffer e só sobe quando o celular reaparece, ou caso vc saia do alcance do wifi vc perde estas medidas?
 
O iSpindel envia um banco de dados a cada período. Se algum sistema receber os dados, blz, se não receber ai serão perdidos.
 
Obrigado por responder!

Mas e quando o celular estiver fora dessa rede wifi? O iSpindel armazena esses dados num buffer e só sobe quando o celular reaparece, ou caso vc saia do alcance do wifi vc perde estas medidas?
Isso mesmo De Niro, as medidas só aparecem quando o celular (ou tablet) estiver no mesmo wifi. A ideia é usar esse sistema na calibração do ispindel, por exemplo, ou então colocar um tablet ou celular fixo para monitoramento. Para guardar as medidas e traçar gráficos tem que conectar o ispindel a algum banco de dados local ou na nuvem.
 
Amigos, estou com um problema. Montei um no modelo antigo. Placa PCB raiz, hehehehe.
Estou com dificuldades no Ubidots. Afinal, como é o modo de transmissão de dados? Sei que ao ligar e clicar 3x no reset, entra no modo de configuração. Mas como é o modo de transmissão de dados?
Já coloquei pra transmitir em 5 segundos, 1 segundo... Só transmite 1x, logo que eu salvo a configuração. Não atualiza os dados na quantidade de segundos que eu coloquei na configuração...
Já fiquei apertando o reset de várias formas, e não transmite os dados de forma contínua. Só passa os dados 1x.

Alguém tem alguma luz?

Valeu!!!
 
Amigos, estou com um problema. Montei um no modelo antigo. Placa PCB raiz, hehehehe.
Estou com dificuldades no Ubidots. Afinal, como é o modo de transmissão de dados? Sei que ao ligar e clicar 3x no reset, entra no modo de configuração. Mas como é o modo de transmissão de dados?
Já coloquei pra transmitir em 5 segundos, 1 segundo... Só transmite 1x, logo que eu salvo a configuração. Não atualiza os dados na quantidade de segundos que eu coloquei na configuração...
Já fiquei apertando o reset de várias formas, e não transmite os dados de forma contínua. Só passa os dados 1x.

Alguém tem alguma luz?

Valeu!!!

Soldou todos resistores indicados?
Se sim, verifique as soldas, pode haver solda fria.
 
Estar soldado não quer dizer que a solda está fazendo contato elétrico com o PAD. Isso chama-se solda fria.
 
Estar soldado não quer dizer que a solda está fazendo contato elétrico com o PAD. Isso chama-se solda fria.
Eu Fiz outra e constatei que o problema é esse mesmo. Cabacice!!! Minha solda não estava boa, apesar de o multímetro ter verificado que existe contato. Obrigado!
 
Aproveito pra deixar perguntas mais difíceis, desafiadoras.
  • Alguém conseguiu que o Ispindel fizesse o link com o Blynk?
  • Alguém tem os a programação em Arduino?
  • Daria pra mandar os dados pro Ubidots e Blynk ao mesmo tempo?
  • Existe uma forma do blynk converter o tilt (inclinação) em densidade?
 
Last edited:
Opa galera, primeiramente desculpem desenterrar esse topico.
Eu tenho o brewpiless rodando em casa, e queria montar o ISpindle agora mas vi que algumas pessoas aqui deste foram e outros ja fizeram modificacoes, usando outras placas, resistores, em fim. Como cheguei agora, 3 anos depois que montaram o primeiro, queria uma dica de qual projeto seguir? Seria melhor usar o GIThub oficial do projeto em alemao, a pagina americana ? ou existe algum outro passo a passo mais claro ? Uma observacao e que moro na australia, e para mim seria mais facil comprar as pecas da china, e nao do Brasil.
Obrigado.
 
Opa galera, primeiramente desculpem desenterrar esse topico.
Eu tenho o brewpiless rodando em casa, e queria montar o ISpindle agora mas vi que algumas pessoas aqui deste foram e outros ja fizeram modificacoes, usando outras placas, resistores, em fim. Como cheguei agora, 3 anos depois que montaram o primeiro, queria uma dica de qual projeto seguir? Seria melhor usar o GIThub oficial do projeto em alemao, a pagina americana ? ou existe algum outro passo a passo mais claro ? Uma observacao e que moro na australia, e para mim seria mais facil comprar as pecas da china, e nao do Brasil.
Obrigado.
Bruno, comprei o meu tudo aí da China há muito tempo. Acredito ainda valer... (os utilizo até hje)
Tinha até uma lista do AliExpress com os componentes... Mas acabei de ver que está desatualizada e com itens em falta.

Boa sorte!
(Quando estive na Austrália, com a hipótese de ir trabalhar aí, uma coisa que pensei ser imprescindível era brassar a minha própria cerveja aí. Vai ser cara assim la na pqp!)

Cheers mate!
 
Pessoal, alguém poderia me indicar o caminho para fazer o ispindel conversar com o craftbeerpi? Com o brewfather está ok...

Obrigado pela ajuda
 
Blz galera to apanhando para calibrar o meu ispindel o tilt da oscilando demais, alguma dica?

WhatsApp Image 2020-03-06 at 18.34.23.jpeg



Ja tentei calibrar com agua e acucar, mosto nao fermentado e agora esta em uma fermentaçao com kveik em andamento, esse tilt nao faz sentido nenhum esta subindo a densidade kkkk
 
Vc que montou o seu?
Fez a compensação do peso?

Comprei pronto no mercado livre, queria testar antes de montar alguns, tem um peso de pesca nele mas nao sei como foi "calibrado"
 
😂 Acho que os do ML não são calibrados.
Esse peso está solto dentro?
 
😂 Acho que os do ML não são calibrados.
Esse peso está solto dentro?

Puts que mancada 🤦‍♂️ 😂
O peso esta fixo não esta solto não e segundo o vendedor era só fazer a calibragem com açúcar, mosto etc...
Agora vou esperar terminar essa fermentação para verificar, mas teria como me dar um norte de como "calibrar o peso" tenho que ter uma balança de precisão ne, para acessar as informações/configurações da placa tenho que usar o arduino ide certo?

Ja consegui fazer ele mandar informações para minha api mas como estão erradas não adianta nada kkkk
 
Blz galera to apanhando para calibrar o meu ispindel o tilt da oscilando demais, alguma dica?

View attachment 123110


Ja tentei calibrar com agua e acucar, mosto nao fermentado e agora esta em uma fermentaçao com kveik em andamento, esse tilt nao faz sentido nenhum esta subindo a densidade kkkk

Bom dia,

Comprei um no ML para experimentar. Poderia ser influência do CO2? Já percebi que com um densímetro simples, as leituras só são precisas depois que eu purgo o CO2 (por exemplo fervendo ou deixando descansar bastante tempo). As leituras do densímetro são menores à medida que o CO2 vai formando bolhas na parede do densímetro.
 
No GitHub do iSpindel tem um arquivo de Excel para ajudar a calibrar...

Blz to procurando aqui, so acho para calibrar o tilt/densidade, to querendo calibrar a relação de peso dele não sei como chama, to vendo se eu tivesse feito do zero iria ser obrigado a saber isso kkkkkk
 
Bom dia,

Comprei um no ML para experimentar. Poderia ser influência do CO2? Já percebi que com um densímetro simples, as leituras só são precisas depois que eu purgo o CO2 (por exemplo fervendo ou deixando descansar bastante tempo). As leituras do densímetro são menores à medida que o CO2 vai formando bolhas na parede do densímetro.



Sim o co2 deve influenciar um pouco mas nao estou nessa parte ainda o tilt dele ta locao, nao tem nem como ter uma media oscila muuuito.

Ah esqueci de comentar o fermentador fica imóvel local plano não tem como ninguém esbarrar nem nada.
 
Bom dia confrades, gostaria de tirar uma duvida, tenho o sistema completo brewpiles e ispindel, gostaria de saber se tem como configurar meu MY CLOUD (WD) pessoal que tenho como servidor do tipo ubidots???
a minha ideia e ter acesso fora da minha rede aos dados do ispindel, entao gostaria de saber se existe essa possibilidade de através de uma nuvem pessoal eu possa entrar no brewpiless e ver os graficos?
 
Bom dia confrades, gostaria de tirar uma duvida, tenho o sistema completo brewpiles e ispindel, gostaria de saber se tem como configurar meu MY CLOUD (WD) pessoal que tenho como servidor do tipo ubidots???
a minha ideia e ter acesso fora da minha rede aos dados do ispindel, entao gostaria de saber se existe essa possibilidade de através de uma nuvem pessoal eu possa entrar no brewpiless e ver os graficos?

Não entendo muito dessa parte, mas acho que vc consegue por meio de alguma aplicação HTTP fazer isso.
Eu logo logo vou começar a usar o BrewFather pra fazer o acesso remoto.
 
Bom dia confrades, gostaria de tirar uma duvida, tenho o sistema completo brewpiles e ispindel, gostaria de saber se tem como configurar meu MY CLOUD (WD) pessoal que tenho como servidor do tipo ubidots???
a minha ideia e ter acesso fora da minha rede aos dados do ispindel, entao gostaria de saber se existe essa possibilidade de através de uma nuvem pessoal eu possa entrar no brewpiless e ver os graficos?

Acredito que voce so precisa configurar uma NAT no seu roteador, por exemplo se o brewpiless esta rodando no ip 192.168.0.10 porta 8080, vc cria uma nat e coloca a porta interna no caso 8080 nesse exemplo, e porta externa que voce quiser, pode ser a mesma tambem. Ai voce pega qual e seu ip externo, coloca no google, "my ip" e entra no navegador com esse IP e porta externa que voce configurou. Se o seu modem reiniciar, pode ser que voce perca o IP, ai voce precisa ver qual seu novo ip externo e usa-lo quando quiser acessar externo.
 
Last edited:
Bruno, comprei o meu tudo aí da China há muito tempo. Acredito ainda valer... (os utilizo até hje)
Tinha até uma lista do AliExpress com os componentes... Mas acabei de ver que está desatualizada e com itens em falta.

Boa sorte!
(Quando estive na Austrália, com a hipótese de ir trabalhar aí, uma coisa que pensei ser imprescindível era brassar a minha própria cerveja aí. Vai ser cara assim la na pqp!)

Cheers mate!

Fala Nickolaubr, achei meio confuso a parte da soldagem dos componentes na PCB, to pensando em comprar aquela PCB pronta ja, parece bem mais facil. Assim que estiver com tudo na mao e comecar a soldagem, se tiver alguma duvida eu posto aqui pra ver se a galera da uma ajuda.

Serio que voce achou caro aqui ? Eu na verdade acho ate barato, uma caixa de cerveja com 24 long necks esta em torno de 45 a 55 dolares. Com esse mesmo valor da pra fazer 23L aqui. Nao sei como sao os precos no Brasil, pq comecei a fazer cerveja aqui
 
Fala Nickolaubr, achei meio confuso a parte da soldagem dos componentes na PCB, to pensando em comprar aquela PCB pronta ja, parece bem mais facil. Assim que estiver com tudo na mao e comecar a soldagem, se tiver alguma duvida eu posto aqui pra ver se a galera da uma ajuda.

Serio que voce achou caro aqui ? Eu na verdade acho ate barato, uma caixa de cerveja com 24 long necks esta em torno de 45 a 55 dolares. Com esse mesmo valor da pra fazer 23L aqui. Nao sei como sao os precos no Brasil, pq comecei a fazer cerveja aqui
Caro é comprar as "comerciais" aí! Com certeza faria as minhas próprias tb! Cheguei a pagar 9 doletas em uma James Boag's (boa até, mas não vale os 9! haha)
 
Galera....estou com um problema...montei uma shield pra teste e não consigo rodar nenhum firmwar apartir da 6.0.0...ele cria o ponto de acesso e fica em um looping de obtendo endereço de ip e nao firma
do firmware 5.8.6 pra baixo roda certinho....alguem passou por isso?
 
Provavelmente não está reconhecendo o giroscópio ou o sensor.
Se ele não reconhecer, não funciona.
 
Provavelmente não está reconhecendo o giroscópio ou o sensor.
Se ele não reconhecer, não funciona.
Realmente nas versões anteriores a 6.0.0, a temperatura fica marcando -127.00
achei estranho não retornar mensagem de erro...nem deixar logar na rede wifi...obg
 
Bom dia confrades, gostaria de tirar uma duvida, tenho o sistema completo brewpiles e ispindel, gostaria de saber se tem como configurar meu MY CLOUD (WD) pessoal que tenho como servidor do tipo ubidots???
a minha ideia e ter acesso fora da minha rede aos dados do ispindel, entao gostaria de saber se existe essa possibilidade de através de uma nuvem pessoal eu possa entrar no brewpiless e ver os graficos?
O Brewpiless nas versões mais novas dá acesso pela rede WAN! As versões antigas dava problema!
Mas para isso a solução é toda de configuração de rede LAN e WAN para acesso externo!
Na LAN sempre deixar o IP fixo ex: 192.168.0.200.
No router wireless da operadora tem de fazer o redirecionamento de porta (as operadoras bloqueiam portas baixas como 80 vindo da WAN para LAN). EX. de redirecionamento, IP (any:8989) na WAN redirecionar para IP (192.168.0.200:80) na LAN.
Agora como o serviço de acesso a internet das operadoras o IP da rede WAN muda, não é fixo, temos que configurar um serviço de DDNS que vai ficar associando os endereços da porta WAN do router da nossa residência a um nome EX. brewpilesscasa.ddns.net ---> 179.232.53.30 se este IP mudar o novo endereço vai ser associado a o mesmo nome.
Então podemos acessar de qualquer lugar o brewpiless digitando em um Browser http://brewpilesscasa.ddns.net:8989
Claro que as configurações de cada caso podem ser diferentes mas o básico e isso.
Existem vários servidores DDNS não pagos, do exemplo é o www.noip.com/pt-BR

{INTERNET (IP any) (http://brewpiless.ddns.net:8989)}----->{(IP 179.232.53.30) ROUTER CASA (redireciona p/ 192.168.0.200:80}---->{BREWPILESS:80}
Print é de um router da NET

1589385204969.png
 
Last edited:
Back
Top