iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Renato o Ispindel que compre de você tem durado somente 3 dias de fermentação, está configurado para enviar informação de uma e m uma hora, e o AP está próximo gerando sinal forte do wifi. Sabe o que pode ser?

Oi Fabrício,

A causa da parada da transmissão é a bateria. O ispindel para de transmitir quando a tensão da bateria chega ao valor mínimo de 3.1v.

Você teria os dados dessa fermentação para analisarmos os dados da bateria? Com eles vai dar pra saber qual era a tensão da bateria no início e quando ele parou de transmitir. Em tese, transmitir de 1 em 1 hora não deve esgotar a bateria. Sem ter os dados da tensão da bateria imagino 2 situações:

1) A bateria não estava com carga plena ao começar a fermentação, carregada plenamente (luz azul no carregador) a tensão da bateria deve estar em torno de 4.1v, isso pode ter acontecido devido aos seguintes fatores:

a) bateria não estava plenamente carregada (luz vermelha) no início da fermentação, com o tempo a carga foi consumida atingindo a tensão mínima e ele parou de transmitir;

b) defeito na bateria, ela não está carregando plenamente, apesar de ter ficado muitas horas carregando;

c) defeito no módulo carregador, ele pode indicar carga plena (luz azul) ainda que a bateria não esteja totalmente carregada.

2) Algo está drenando a carga da bateria e o equipamento deve ser trocado.

Analisando os dados da tensão da bateria vai dar pra isolar o(s) problema(s) e saber o quê fazer pra torná-lo plenamente operacional.

Abs
 
Oi Fabrício,

A causa da parada da transmissão é a bateria. O ispindel para de transmitir quando a tensão da bateria chega ao valor mínimo de 3.1v.

Você teria os dados dessa fermentação para analisarmos os dados da bateria? Com eles vai dar pra saber qual era a tensão da bateria no início e quando ele parou de transmitir. Em tese, transmitir de 1 em 1 hora não deve esgotar a bateria. Sem ter os dados da tensão da bateria imagino 2 situações:

1) A bateria não estava com carga plena ao começar a fermentação, carregada plenamente (luz azul no carregador) a tensão da bateria deve estar em torno de 4.1v, isso pode ter acontecido devido aos seguintes fatores:

a) bateria não estava plenamente carregada (luz vermelha) no início da fermentação, com o tempo a carga foi consumida atingindo a tensão mínima e ele parou de transmitir;

b) defeito na bateria, ela não está carregando plenamente, apesar de ter ficado muitas horas carregando;

c) defeito no módulo carregador, ele pode indicar carga plena (luz azul) ainda que a bateria não esteja totalmente carregada.

2) Algo está drenando a carga da bateria e o equipamento deve ser trocado.

Analisando os dados da tensão da bateria vai dar pra isolar o(s) problema(s) e saber o quê fazer pra torná-lo plenamente operacional.

Abs
1625766548619.png

1625766567765.png
 

Oi Fabrício,

Pelo gráfico dá pra ver que a causa da parada da transmissão ocorreu mesmo devido a tensão da bateria ter caído abaixo de 3.0v. Dá pra ver que a bateria começou com tensão de 4.16v e finalizou com 2.91v, ou seja, estava plenamente carregada no início da fermentação e por algum motivo a caiu abruptamente um dia e meio após iniciar o registro, o que é anormal.

Te solicitaria, se possível, simular uma fermentação, ou seja, recarregar a bateria e ligar, registrar os valores como você fez só para confirmar o comportamento da bateria.

Pode tanto ser a bateria como o módulo wemos que está com defeito e consumindo além do normal. Em todo caso me mande um e-mail ([email protected]) pra combinarmos a troca dele.

Abs
Renato
 
Alguem ai teve problemas com o Ispindel no Cold crash? Estou usando um e estou receoso de passar pro cold com o Ispindel dentro.
O meu veio normal e sem nenhuma vedação especial
 
Alguem ai teve problemas com o Ispindel no Cold crash? Estou usando um e estou receoso de passar pro cold com o Ispindel dentro.
O meu veio normal e sem nenhuma vedação especial

Se puder tirar, tire antes do cold. Troque a vedação, faça um disco de silicone no mesmo diâmetro da vedação original, aí dificilmente vai ter problemas. Já fiz teste de 1 semana a 1 ºC com o disco e não entrou uma gota ou teve condensação dentro do tubo.
 
@Renato_Maia ....Olá Renato, por favor, gostaria de saber mais sobre esse equipamento, por gentileza me envie mensagem, grato.

Oi Winder, me desculpe só vi sua mensagem agora.

Resumindo o iSpindel é um equipamento que fica imerso e inclinado no mosto e que serve para medir a evolução da fermentação via wifi.

Conforme a fermentação ocorre, muda a densidade do líquido e isso altera sua inclinação no líquido, com o passar do tempo seu app vai plotando um gráfico da fermentação. Um detalhe importante é que ele não opera full time com o wifi, ele passa a maior parte do tempo offline, de tempos em tempos (configurado por você) ele "acorda" coleta dados, os envia via wifi para seu app e desliga.

Ele pode ser integrado com o Brewpiless, como o excelente projeto do Helton, o que daria para controlar as rampas de fermentação remotamente. Com app como o Brewfather (versão paga) dá pra integrá-lo com a receita.

Abs
 
Alguem ai teve problemas com o Ispindel no Cold crash? Estou usando um e estou receoso de passar pro cold com o Ispindel dentro.
O meu veio normal e sem nenhuma vedação especial

Como disse o Dumpa, tire antes do cold, afinal não tem muito sentido medir algo que não vai mais se alterar, ao partir pro cold significa que chegou-se a FG. Ao descer a temperatura, a pressão interna no fermentador diminui, então a probabilidade de entrar líquido dentro do tubo aumenta.

Assim como reportou o Dumpa, eu também já fiz teste sem naqueles que eu vendo deixando no cold e também mergulhando ele totalmente em água por 48hs sem qualquer proteção e não infiltrou. Para vedar você pode usar um disco ou o´ring de silicone ou até mesmo um eva de 1 ou 2mm. Se for fermentador pressurizado eu ainda recomendaria passar um filme de pvc externamente pra não acontecer de infiltrar como nessa foto.

Abs
 

Attachments

  • Ispindel pressão.jpg
    Ispindel pressão.jpg
    31.2 KB · Views: 67
Alguem ai teve problemas com o Ispindel no Cold crash? Estou usando um e estou receoso de passar pro cold com o Ispindel dentro.
O meu veio normal e sem nenhuma vedação especial
Eu sempre levo até o final mas com um saquinho de sílica, aqueles que vem em frascos de compridos! Nunca tive problemas!
 

Attachments

  • ispindel.jpg
    ispindel.jpg
    46.9 KB · Views: 63
Boa galera!
Alguém que use (ou fabrique) os Ispindel saberia me dizer se tem como conectar com dois ou mais destinos web distintos?
Pergunto pois atualmente adquiri um do @Renato_Maia que está funcionando perfeitamente conectado ao brewfather (inclusive, parabéns pelo trabalho Renato, muito bem montado) e pensei em conectar ao CraftBeerPI simultaneamente.
Teoricamente para conectar ao CraftBeerPI pelo que entendi o sistema deve permanecer ligado para receber os dados, e o IP dele deve ser colocado como server do Ispindel...
Se alguém tiver uma solução, por gentileza compartilhe aqui!

Obrigado!
 
Boa galera!
Alguém que use (ou fabrique) os Ispindel saberia me dizer se tem como conectar com dois ou mais destinos web distintos?
Pergunto pois atualmente adquiri um do @Renato_Maia que está funcionando perfeitamente conectado ao brewfather (inclusive, parabéns pelo trabalho Renato, muito bem montado) e pensei em conectar ao CraftBeerPI simultaneamente.
Teoricamente para conectar ao CraftBeerPI pelo que entendi o sistema deve permanecer ligado para receber os dados, e o IP dele deve ser colocado como server do Ispindel...
Se alguém tiver uma solução, por gentileza compartilhe aqui!

Obrigado!

Oi Edgar, tudo bom?

Fico feliz que tenha gostado do equipamento e que ele esteja te auxiliando nas suas brassagens.

Quanto ao seu questionamento, entendo que seria possível se ele tivesse como operar em modo de Acess Point, como ocorre para fazer a configuração, mas uma vez que você salva as configurações, ele sai do modo AP e o software passa a enviar dados para um endereço de servidor único conforme configurado no setup. Talvez uma modificação no software dele permita trabalhar em modo AP, mas nesse caso teria de analisar a questão da duração da bateria. Vou dar uma olhada no github se há algo a respeito.

Abs

Renato Maia
 
Oi Edgar, tudo bom?

Fico feliz que tenha gostado do equipamento e que ele esteja te auxiliando nas suas brassagens.

Quanto ao seu questionamento, entendo que seria possível se ele tivesse como operar em modo de Acess Point, como ocorre para fazer a configuração, mas uma vez que você salva as configurações, ele sai do modo AP e o software passa a enviar dados para um endereço de servidor único conforme configurado no setup. Talvez uma modificação no software dele permita trabalhar em modo AP, mas nesse caso teria de analisar a questão da duração da bateria. Vou dar uma olhada no github se há algo a respeito.

Abs

Renato Maia
Poizé, andei dando uma olhada também e pensando em algumas opções... Acho que com um Proxy talvez dê certo, o problema é modificar o brewfather... Estou mechendo na API e nos add-ons do CraftBeerPI pra tentar fazer com que busque dados do brewfather mas tá complicado... A parte do brewfather é meio "limitada" nesse ponto ..
 
Poizé, andei dando uma olhada também e pensando em algumas opções... Acho que com um Proxy talvez dê certo, o problema é modificar o brewfather... Estou mechendo na API e nos add-ons do CraftBeerPI pra tentar fazer com que busque dados do brewfather mas tá complicado... A parte do brewfather é meio "limitada" nesse ponto ..
Se enviar os dados por mqtt, os apps não conseguem buscar estes dados no servidor?
 
Oi Winder, me desculpe só vi sua mensagem agora.

Resumindo o iSpindel é um equipamento que fica imerso e inclinado no mosto e que serve para medir a evolução da fermentação via wifi.

Conforme a fermentação ocorre, muda a densidade do líquido e isso altera sua inclinação no líquido, com o passar do tempo seu app vai plotando um gráfico da fermentação. Um detalhe importante é que ele não opera full time com o wifi, ele passa a maior parte do tempo offline, de tempos em tempos (configurado por você) ele "acorda" coleta dados, os envia via wifi para seu app e desliga.

Ele pode ser integrado com o Brewpiless, como o excelente projeto do Helton, o que daria para controlar as rampas de fermentação remotamente. Com app como o Brewfather (versão paga) dá pra integrá-lo com a receita.

Abs
Incrível, parabéns, gostaria de saber se vc tem um site com maisdetalhes Para compra
 
Alguém já utilizou o ispindel nesses tubões pet em uma fermentação pressurizada? Houve deformação ou entrou cerveja no tubo?
 
Alguém já utilizou o ispindel nesses tubões pet em uma fermentação pressurizada? Houve deformação ou entrou cerveja no tubo?

Oi Evaldo, tudo bem?

Deformação eu posso te garantir que não ocorre, para efeito de comparação, o tubo tem a dureza maior que garrafa pet de coca-cola retornável.

Quanto a infiltração, não tenho experiência pra te dizer, pois não uso fermentador pressurizado, mas já forneci para alguns cervejeiros que o utilizam e nunca recebi relato de infiltração. Em fermentador pressurizados recomendo, por segurança, que se coloque um eva de 1-2mm na parte interna da tampa, assim aumenta a vedação e não corre riscos de infiltrar líquido, tem gente que além do eva passa filme plástico em volta da tampa.
 
Versão atualizada: Densímetro_iSpindel-7.1.3_pt-br

É a versão atual do ISPindel com algumas modificações como a interface web traduzida.
Nessa versão adicionei o *polinômio padrão com o que ficou bom em vários densímetros que fabriquei e que fabrico, modifiquei também o fator da bateria que casou certinho com minha eletrônica e bateria que forneço.
*Depende da versão do equipamento e da sua região, mas se já tem o polinômio calibrado então basta modificar quando acessa a Interface Web pra configurar.

Serve em qualquer iSpindel com o diferencial de ter a interface traduzida, mas nada lhe impede de ir ao repositório e instalar a versão "oficial".

Testado no BrewSpy como mostra a imagem.

W1siZiIsIm1henphaGFuZG1hZGUvcHJvZHVjdHMvNzUwNDMwL2ltYWdlcy9kMjA5N2I4MC03NDRlLTQ2MWMtYTc1ZC03Yz...jpg
WhatsApp Image 2021-08-11 at 12.23.31.jpeg
 
Boa tarde pessoal, tou querendo brincar com esse projeto mas tou tendo dificuldades em encontrar o big tubo pra vender na internet, algum dica de fornecedor?
 
Boa tarde pessoal, tou querendo brincar com esse projeto mas tou tendo dificuldades em encontrar o big tubo pra vender na internet, algum dica de fornecedor?

Oi Brunoluigi,

Se você tiver interesse nesse big tubo eu te forneço, ainda tenho alguns em estoque.

Já usei esse tubo no passado, mas, por fatores que eu explico abaixo, desisti desse modelo e passei a usar um tubo menor nos equipamentos que eu comercializo atualmente.

Note nas fotos anexadas a diferença de tamanho entre eles. Nesse tubo menor a placa entra justa e fica bem fácil fazer o balanceamento, ou seja, fazer ele flutuar num ângulo de 25 graus em água pura (SG=1.000). Com o tubo grande não que isso seja impossível de se fazer, mas é muito mais crítico alcançar esse resultado. Você terá de adicionar contrapesos no fundo do tubo, além de arrumar um sistema - colocando eva, por exemplo - para que a placa fique travada nas laterais de modo que ela não fique se movendo dentro do tubo e produza dados imprecisos.

Abs
Renato Maia
 

Attachments

  • Tubo2.jpg
    Tubo2.jpg
    37.2 KB · Views: 30
  • Tubo3.jpg
    Tubo3.jpg
    74.6 KB · Views: 30
  • Tubo1.jpg
    Tubo1.jpg
    42.3 KB · Views: 27
Oi Brunoluigi,

Se você tiver interesse nesse big tubo eu te forneço, ainda tenho alguns em estoque.

Já usei esse tubo no passado, mas, por fatores que eu explico abaixo, desisti desse modelo e passei a usar um tubo menor nos equipamentos que eu comercializo atualmente.

Note nas fotos anexadas a diferença de tamanho entre eles. Nesse tubo menor a placa entra justa e fica bem fácil fazer o balanceamento, ou seja, fazer ele flutuar num ângulo de 25 graus em água pura (SG=1.000). Com o tubo grande não que isso seja impossível de se fazer, mas é muito mais crítico alcançar esse resultado. Você terá de adicionar contrapesos no fundo do tubo, além de arrumar um sistema - colocando eva, por exemplo - para que a placa fique travada nas laterais de modo que ela não fique se movendo dentro do tubo e produza dados imprecisos.

Abs
Renato Maia

Bom dia Renato, tenho interesse sim! Eu tenho impressora 3D e meu plano é usar o arquivo que disponibilizam pra imprimir o suporte dos componentes, esse big tubo que você tem serviria pra isso?
 
Bom dia Renato, tenho interesse sim! Eu tenho impressora 3D e meu plano é usar o arquivo que disponibilizam pra imprimir o suporte dos componentes, esse big tubo que você tem serviria pra isso?

Oi Bruno, sim serve. Era o tubo usado na época.

Abs
 
Pode ser pelo Shopee sim ou se preferir te envio direto, aí preciso do seu cep pra calcular o frete.

Usuário novo no Shoppe tem promoção de frete grátis e um desconto de 10%.

Abs
 
Oi Brunoluigi,

Se você tiver interesse nesse big tubo eu te forneço, ainda tenho alguns em estoque.

Já usei esse tubo no passado, mas, por fatores que eu explico abaixo, desisti desse modelo e passei a usar um tubo menor nos equipamentos que eu comercializo atualmente.

Note nas fotos anexadas a diferença de tamanho entre eles. Nesse tubo menor a placa entra justa e fica bem fácil fazer o balanceamento, ou seja, fazer ele flutuar num ângulo de 25 graus em água pura (SG=1.000). Com o tubo grande não que isso seja impossível de se fazer, mas é muito mais crítico alcançar esse resultado. Você terá de adicionar contrapesos no fundo do tubo, além de arrumar um sistema - colocando eva, por exemplo - para que a placa fique travada nas laterais de modo que ela não fique se movendo dentro do tubo e produza dados imprecisos.

Abs
Renato Maia

Amigo, queria esse tubo. Como faço pra conseguir. Me chama no Particular.
 
Olá pessoal to querendo adquirir um ispindel para usar em tanque pressurizavel, percebi que a tampa dele coincide com garrafa pet, será que poderia ser usado uma tampa de ball-lock da kegland ? ou até mesmo uma de inox ?
o que isso implicaria na flutuação, a leitura não seria precisa no caso ?
 
Olá pessoal to querendo adquirir um ispindel para usar em tanque pressurizavel, percebi que a tampa dele coincide com garrafa pet, será que poderia ser usado uma tampa de ball-lock da kegland ? ou até mesmo uma de inox ?
o que isso implicaria na flutuação, a leitura não seria precisa no caso ?
O Bocal não é o mesmo de garrafa PET convencional, e sim o peso irá implicar na flutuação e consequentemente na leitura.
 
Olá pessoal to querendo adquirir um ispindel para usar em tanque pressurizavel, percebi que a tampa dele coincide com garrafa pet, será que poderia ser usado uma tampa de ball-lock da kegland ? ou até mesmo uma de inox ?
o que isso implicaria na flutuação, a leitura não seria precisa no caso ?
O ispindel só deverá se recalibrado toda vez que fizer uma alteração nele, pos ele vai calcular a diferença de ângulos e não somente o angulo atual; e deve aferir de tempo em tempo.
 
Back
Top