iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, já me desfiz dos tubos. Soldei tudo e testei, estou mandando as variáveis para o ubidots.

Agora falta calibrar.
 
Pessoal, já me desfiz dos tubos. Soldei tudo e testei, estou mandando as variáveis para o ubidots.
Agora falta calibrar.

Qual foi o modelo de tubo que tu usou? se tiver link deixe ai..
Qual foi o drawer que tu imprimiu? coube bem no tubo?
Coloca umas fotos do teu iSpindel..

Att.
 
Pessoal, eu comprei o TP4056 de 4 pinos, e a placa do mikmonken tem 6 pinos. Eu consigo montar desse jeito msm ou tenho q comprar novas placas TP4056 de 6 pinos? se eu usar essa de 4 pinos que tenho e deixar os pinos out+ e out- sem conectar teria problema? Alguém já passou por essa situação e conseguiu solução?
Obrigado
d283de4a3dacb2704c4d691093a6ae15.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, eu comprei o TP4056 de 4 pinos, e a placa do mikmonken tem 6 pinos. Eu consigo montar desse jeito msm ou tenho q comprar novas placas TP4056 de 6 pinos? se eu usar essa de 4 pinos que tenho e deixar os pinos out+ e out- sem conectar teria problema? Alguém já passou por essa situação e conseguiu solução?
Obrigado
d283de4a3dacb2704c4d691093a6ae15.jpg
Eu m dei conta disso quando fui montar agora também. Preferi comprar no MercadoLivre mesmo já que sai uma bagatela de uns R$ 15 com frete. Melhor do que esperar 2 meses para vir da China.

Eu já solicitei aos moderadores a alteração do link da primeira página.
 
Eu cometi o mesmo erro.

O datasheet desse de 4 pinos diz que vc não deve engatar uma "carga" (o resto do iSpindel, no caso) enquanto ele estiver carregando a bateria. Ou seja, quando for carregar teria que desconectar do iSpindel.

Vc até poderia colocar uma chave pra fazer essa desconexão, mas pelo preço vale mais a pena comprar o de 6 pinos e pronto. Foi o que eu fiz.

Outro ponto é que esse de 4 pinos não tem proteção de descarga, então vc precisa comprar baterias com circuito de proteção embutido. Caso contrário a tensão da bateria pode cair num nível em que ela não recarrega mais.
 
Last edited:
Entendido! Vou comprar então a de 6 pinos e fazer certinho pra não ter surpresas. Vlw pelas informações pessoal!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tive que alterar algumas coisas. Não é muito fácil encontrar o mini Esp8266 aqui no DF, portanto usei o Node MCU. Ainda não testei o consumo dele também.

Tive que reimprimir o suporte da bateria, dessa forma conseguiria redimensionar tudo para um tubo Falcon. Muito mais fácil de se encontrar.


Olá meu caro, você tem as dimensões do suporte que imprimiu para compartilhar?
 
Tive que alterar algumas coisas. Não é muito fácil encontrar o mini Esp8266 aqui no DF, portanto usei o Node MCU. Ainda não testei o consumo dele também.

Tive que reimprimir o suporte da bateria, dessa forma conseguiria redimensionar tudo para um tubo Falcon. Muito mais fácil de se encontrar.

Encomendei minhas placas também, mas por descuido comprei 2 lotes = 8 placas, assim que chegar disponibilizo para quem quiser

Olá DDani também sou de Porto Alegre, se sobrar uma das tuas placas me interesso Sim, abraço
 
O sled ficou firme? Tem como postar mais algumas fotos?

Ficou firme, não a ponto de entrar "rasgando". Esse tudo não é 100% simetrico, mas há um ponto que quando vc gira o sled dentro do tubo trava super bem. Perceba as travas "forçando" o tudo.

Depois posto mais fotos.

Abraço,
Gabriel
 
Olá,
como faço para gravar o firmware no Wemos ?
segui as instruções quanto a instalar Platform.io ( https://github.com/universam1/iSpindel/blob/master/docs/compile.md ) e quando fui fazer o upload deu o erro "Error: Detected unknown package 'espressif8266_stage" , olhei bastante pelo github, ainda achei isso aqui https://github.com/platformio/platformio-atom-ide/issues/583 mas não entendi....

Também tentei instalar o NodeMCU-Flasher e instalar o arquivo iSpindel-5.1.2.bin, acho que deu certo a instalação mas não entendi o que fazer depois disso....

Alguém poderia me da uma luz, to bem perdido nessa parte de configurar o Nodemcu e enviar o dados para udibots

Obrigado
 

Attachments

  • falha ispindel platformio.PNG
    falha ispindel platformio.PNG
    90 KB · Views: 132
Desculpe minha ignorância, mas eu não entendi a etapa de como é que vou fazer a interação Wemos com o Udibots, se eu colocar os dados de TOKEN, WIFINAME e WIFIPASS no arquivo ispindel.cpp nas linhas 62/68/69 , vai ficar gravado no arquivo iSpindel-5.1.2.bin que vou exportar via NodeMCU-Flasher ?
 

Attachments

  • duvida ispindel 2.JPG
    duvida ispindel 2.JPG
    48.5 KB · Views: 111
Desculpe minha ignorância, mas eu não entendi a etapa de como é que vou fazer a interação Wemos com o Udibots, se eu colocar os dados de TOKEN, WIFINAME e WIFIPASS no arquivo ispindel.cpp nas linhas 62/68/69 , vai ficar gravado no arquivo iSpindel-5.1.2.bin que vou exportar via NodeMCU-Flasher ?
Cara, na verdade nem precisa disso.

Basta baixar o último release daqui: https://github.com/universam1/iSpindel/releases

... e fazer o flash do arquivo com o Nodemcu Firmware Programmer.
 
@Paiakan , depois de tentar alguns artifícios ninjas :rockin: , até consegui fazer aparecer na lista dos wi-fi e entrar na tela de configuração (192.168.4.1) mas ai parei de novo :confused: ...

1- Quando clico na aba para zerar ele "maintenance" , ele não zera e só fica variando de -9° a +35° +-

2- Depois que salvo os dados da minha rede em "configuration" , ele não conecta nela ( eu acho) , porque não aparece mais aquela tela de configuração digitando o IP, não acho ele conectado no roteador e não vejo os dados no Udibots....
--- Acho estranho ele não está conectando , porque quando estava tentando fazer o upload direto pelo Platformio entrei na linha 25 "platform = espressif8266_stage" e apaguei "_stage", conseguir fazer o upload, só precisei colocar os dados da rede e o token na apa src\ispindel.cpp e depois disso ate chegou a enviar uns 4 valores para o udibots e depois parou :( ........ ai vi que upando o .ini ia da mas trabalho que o arquivo .bin pára fazer a configuração dele..... agora estou na peleja para a configuração inicial e calibração....

:tank:
 
@Paiakan , depois de tentar alguns artifícios ninjas :rockin: , até consegui fazer aparecer na lista dos wi-fi e entrar na tela de configuração (192.168.4.1) mas ai parei de novo :confused: ...

1- Quando clico na aba para zerar ele "maintenance" , ele não zera e só fica variando de -9° a +35° +-

2- Depois que salvo os dados da minha rede em "configuration" , ele não conecta nela ( eu acho) , porque não aparece mais aquela tela de configuração digitando o IP, não acho ele conectado no roteador e não vejo os dados no Udibots....
--- Acho estranho ele não está conectando , porque quando estava tentando fazer o upload direto pelo Platformio entrei na linha 25 "platform = espressif8266_stage" e apaguei "_stage", conseguir fazer o upload, só precisei colocar os dados da rede e o token na apa src\ispindel.cpp e depois disso ate chegou a enviar uns 4 valores para o udibots e depois parou :( ........ ai vi que upando o .ini ia da mas trabalho que o arquivo .bin pára fazer a configuração dele..... agora estou na peleja para a configuração inicial e calibração....

:tank:

1 Estranho. Não consigo pensar em uma sugestão.

2 Quando ele entra em regime de trabalho ele não fica mais acessível via IP, mas deveria aparecer na lista do roteador, pelo menos. Talvez a bateria já esteja fraca? Talvez o sinal do Wifi esteja baixo?
 
Ainda estou montando na protoboard e alimentando pela porta usb do PC, tensão 4,65 V e wi-fi com quase 100%, eu ainda não removi o diodo da placa Wemos e o led do GY-521, já testei com outra placa que tem o MPU-6050 a GY-87 e acontece a mesma coisa.

Vou em maintenace -> calibrate espero os 2 minutos e nada de ficar com 0° na horizontal e ter a variação de 90°

Já testei todas as versões do .bin e nada, além de também não esta conectando na rede apos salvar a configuração ( ja testei em outra rede e também nada de conectar)

Estou montando o esquema errado?
fotos em anexo
 

Attachments

  • protoboard 01.jpg
    protoboard 01.jpg
    92.4 KB · Views: 186
  • protoboard 02.jpg
    protoboard 02.jpg
    46 KB · Views: 170
  • protoboard 03.jpg
    protoboard 03.jpg
    64.2 KB · Views: 158
Ainda estou montando na protoboard e alimentando pela porta usb do PC, tensão 4,65 V e wi-fi com quase 100%, eu ainda não removi o diodo da placa Wemos e o led do GY-521, já testei com outra placa que tem o MPU-6050 a GY-87 e acontece a mesma coisa.

Vou em maintenace -> calibrate espero os 2 minutos e nada de ficar com 0° na horizontal e ter a variação de 90°

Já testei todas as versões do .bin e nada, além de também não esta conectando na rede apos salvar a configuração ( ja testei em outra rede e também nada de conectar)

Estou montando o esquema errado?
fotos em anexo
Cara, não tenho conhecimento para avaliar se sua montagem na protoboard está correta. Só posso dizer que, pelo método lusitano da tentativa e erro, eu tentaria remover os leds, instalar a bateria e tudo mais, para depois tentar novamente. Digo isso pois já testei 3 bins diferentes e as 3 funcionaram.

Problema de bin não é. Sobra a sua montagem.
 
.....Problema de bin não é. Sobra a sua montagem.

Obrigado pela resposta rápida , realmente minha protoboard tá a maior bagunça, vou tentar montar a etapa da bateria (dá uma pena remover os componentes da wemos e o led da 521)....

Valeu
 
Aos interessados em saber a autonomia da bateria eu fiz uma simulação para que o iSpindel fizesse leituras a cada 30 s e a bateria durou 32 horas (32*60*2 = 3840 leituras). Se espaçar as leituras para cada hora e fazendo uma conta rápida de padeiro daria algo como 160 dias. Logo, autonomia não seria um problema.

Comprei as baterias daqui: https://www.amazon.com/gp/product/B00DHXY72O/?tag=skimlinks_replacement-20

A autonomia pode variar em função da qualidade da bateria, obviamente. As vendidas no ML dizem ter carga de 9000 mAh mas na prática a autonomia deve ser metade dessa original da Panasonic que é de 3400 mAh.

Neste teste a bateria completamente carregada tinha 3,70 V e o iSpindel parou de funcionar quando a tensão caiu para 3,28 V.
 
Last edited by a moderator:
Pessoal, tô com uma dúvida em relação aos materiais.

Passo 2 da montagem: "2 - Colocar os soquetes com conector longo e curto e soldar a placa Wemos."

Esses soquetes vão vir junto com as placas? Caso negativo, posso fazer as soldas fio a fio?

Sent from my Redmi 3S using Tapatalk
 
Pessoal, tô com uma dúvida em relação aos materiais.

Passo 2 da montagem: "2 - Colocar os soquetes com conector longo e curto e soldar a placa Wemos."

Esses soquetes vão vir junto com as placas? Caso negativo, posso fazer as soldas fio a fio?

Sent from my Redmi 3S using Tapatalk

Eles vem junto com a placa Wemos, não se preocupe. Se não vierem eu devo ter uma dúzia aqui e despacho pra você por carta registrada de graça.
 
Eles vem junto com a placa Wemos, não se preocupe. Se não vierem eu devo ter uma dúzia aqui e despacho pra você por carta registrada de graça.
Legal! Obrigado

Eu segui cegamente à lista do primeiro tópico e tive essa dúvida. Faltam chegar os componentes eletrônicos pra eu começar a montar. Eu vou postando o progresso (e as dúvidas) pra outros que podem ter as mesmas dúvidas. [emoji106]

Sent from my Redmi 3S using Tapatalk
 
Atualizando: agora os componentes chegaram. Era a última coisa que faltava. No entanto, os soquetes que vieram são bem pequenos...acredito que não de pra montar com soquetes tão curtos.

@Paiakan, vou aceitar a doação dos soquetes.

IMG_20171027_004335.jpgIMG_20171027_010349.jpg

Sent from my Redmi 3S using Tapatalk
 
Duplicado (favor deletar)
 

Attachments

  • IMG_20171027_004335.jpg
    IMG_20171027_004335.jpg
    57.1 KB · Views: 126
Last edited:
Atualizando: agora os componentes chegaram. Era a última coisa que faltava. No entanto, os soquetes que vieram são bem pequenos...acredito que não de pra montar com soquetes tão curtos.

@Paiakan, vou aceitar a doação dos soquetes.

View attachment 119523View attachment 119524

Sent from my Redmi 3S using Tapatalk
Estão faltando os resistores também, não?

Me passa seu endereço por MP que despacho os soquetes via carta registrada sem custo.

Qualquer dúvida é só avisar.
 
+1

abraços

Segue printscreen do meu brewpiless com o iSpindel “engatado”.

Funciona bem, a precisao do Brewpiless é fantastica, cerca de 0,1graus.

No printscreem da para ver que a densidade lida pelo iSpindel é de cerca de 1.045 ontem a noite, onde retirei uma amostra e o densimetro acusou 1.046...

Ate entao esta funcionando bem....e quem tem algum receio, vale a pena montar os dois.

Nesta fermentacao de uma Festbier (Lager) é um exemplo claro que airlock nao é um instrumento de medição e nem uma referencia para tomada de decisao....a levedura foi inoculada no Domingo e apenas ontem apareceram as primeiras borbulhas...hoje esta na taxa de 1 bolha a cada 40 segundos e bem lenta...sim...é lenta pois é lager, mas ja li inumeros casos aqui de pessoas querendo colocar mais fermento porque a borbulha é lenta ou nula....TEM QUE MEDIR, SEJA DENSIMETRO OU REFRATOMETRO.
 

Attachments

  • 4CC30DBE-64C6-45E1-AC40-7323B3940793.jpg
    4CC30DBE-64C6-45E1-AC40-7323B3940793.jpg
    197.3 KB · Views: 171
@Paiakan parabens pelo trabalho de tradução no github

1- o problema que eu achava que estava tendo, da leitura do angulo errado :smack:, acho que devia ta bebo na hora, estava confundido angulo com inclinação ... :D

2- Quanto a salvar o wifi, acho que tinha algum bug no .bin estava utilizado uma versão recém lançada, a versão 5.5.0 depois eu vi uma pasta estranha no arquivo master "improvad wifi reconnect" e lá tinha uma versão antiga "alpha-iSpindel.3.0.0" que deu certo, parece que essa versão é pau para toda obra, ai depois saiu uma atualização que deu certo.
ai logo em seguida consegui salvar o wifi na ultima versao :ban:

Porém eu tive 2 baixas de mini de wemos

1 - Eu encaixei invertido no pcb , deu um esquente na gy-521 e não acendeu mas nada,nada,nada...
2- Montei um outro conjuto na gaveta que não precisa de pcb , funcionou supimpa, mas ai acho que encostei o fio do interruptor (vcc) na parte externa do microusb da wemos e agora a tensão na vcc esta 1,5 v a menos do que tem na pilha ( acho que pifei o regulador de tensão da wemos :( ).

Enquanto não chega uma nova leva da china, vou tentar montar com ESP-12.

Segue link com a versão das gavetas que eu utilizei
https://www.thingiverse.com/thing:2618095

ajustei com uma empresa incubada na UFRN void3d.


#sugestão
No esquema elétrico em vez do desenho do R1 470 ohm , utilizar o desenho do diodo , porque ele tem que ser instalado no sentido correto com o cátodo (anel) em direção a gpio16 o D0.
 

Attachments

  • ispindel vitor 01.jpg
    ispindel vitor 01.jpg
    129.1 KB · Views: 266
  • ispindel vitor 02.jpg
    ispindel vitor 02.jpg
    59.3 KB · Views: 233
Você pode compartilhar novamente o link ?
Está dando erro esse.
Você conseguiu encontrar o arquivo correto para impressão?

A plaquinha já foi entregue aí, confirma?
Porém eu tive 2 baixas de mini de wemos
#sugestão
No esquema elétrico em vez do desenho do R1 470 ohm , utilizar o desenho do diodo , porque ele tem que ser instalado no sentido correto com o cátodo (anel) em direção a gpio16 o D0.
Se eu lhe mostrar meu "cemitério de Wemos" você ficaria assustado, hehe.

Montei o BrewPiLess, BrewManiacEx e iSpindle, todos usando Wemos e sem eu ter qualquer conhecimento na área. Queimei várias placas das formas mais variadas possíveis.

Considerando que esta versão de sled que você utilizou não tem espaço para o peso de 20g, como você ajustou? Colando chumbos de balanceamento de carro na parte de trás com cola quente?
 
.... Se eu lhe mostrar meu "cemitério de Wemos" você ficaria assustado, hehe.

Que bom ( ou não) que eu não fui único que queimei essas benditas placas, aproveitei e pedi a V 3.0 para testar se ainda vai precisar do diodo para ressuscitar e a Pro para testar em um tanque de fermentação de inox grande de uns amigo que tem uma microcervejaria

Considerando que esta versão de sled que você utilizou não tem espaço para o peso de 20g, como você ajustou? Colando chumbos de balanceamento de carro na parte de trás com cola quente?

não deu tempo de testar a calibração, a ideia é essa mesmo, colar chumbo na parte de traz
 
Você conseguiu encontrar o arquivo correto para impressão?

A plaquinha já foi entregue aí, confirma?
Se eu lhe mostrar meu "cemitério de Wemos" você ficaria assustado, hehe.

Montei o BrewPiLess, BrewManiacEx e iSpindle, todos usando Wemos e sem eu ter qualquer conhecimento na área. Queimei várias placas das formas mais variadas possíveis.

Considerando que esta versão de sled que você utilizou não tem espaço para o peso de 20g, como você ajustou? Colando chumbos de balanceamento de carro na parte de trás com cola quente?

Fala Paiakan,

Recebi a plaquinha sim, chegou super rapido. Muito obrigado! Devo começar a montagem nesse fim de semana.
Sobre o arquivo para impressão, ainda não consegui encontrar o do @lgdario que estaria dimensionado para os tubos do MercadoLivre...
Estou com as outras versões que foi compartilhado aqui e as do GitHub mas ainda não consegui verificar se alguma daria certo nesses tubos.

Achei o site cammada.com para impressão que parece ótimo. Já indica material, preço e frete.

abs
 

Latest posts

Back
Top