Irish Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tfajardo

New Member
Joined
May 26, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Boa tarde. Realizei minha primeira brassagem faz 1 mês de uma suposta Irish Red Ale no método BIAB. Como não sabia a eficiência do meu equipamento, coloquei 20 litros na brassagem e mais 4 L na lavagem dos grãos, tentando conseguir de 18 a 20 litros engarrafados Obtive apenas 13 litros engarrafados no final do processo. Ficou uma cerveja muito alcoólica e com pouco aroma de caramelo e biscoito, além de ter ficado muito escura. Ela também ficou muito amarga e sem gosto perceptível de caramelo ou biscoito. Penso que talvez deveria ter feito uma sacarificacao a 68 graus. A seguir, posto a minha receita. Gostaria de saber se para um Irish Red Ale realmente se faz necessario o lupulo de aroma e se eu poderia trocar o malte acidulated por aveia em flocos para melhorar na retenção da espuma. Estou aberto a opinioes.


4,50kg Pilsen Agrária 84,10%
0,35kg Caraaroma 6,50%
0,20kg Acidulated (Weyermann) 3,70%
0,20kg Caramunich I 3,70%
0,10kg Melanoidin (Weyermann) 1,90%

12,00g Target (11,00% AA 60 min
12,00g East Kent Golding (6,00% AA) 30 min
1 Items Whirlfloc Tablet 15 min
37,00 g East Kent Golding (6,00% AA) 0 min

Fermento Nottingham

Sacarificação: 64c por 60 min
Fermentação: 1 semana
Maturação: 2 semanas a 0 graus com adição de gelatina no décimo dia
5.5 de Primming por 2 semanas nas garrafas.
 
Boa tarde, amigo.

Coincidentemente também fiz uma brassagem de red ale de 50L e engarrafei nesta quarta-feira.
Na minha receita, também acabou ficando mais escura do que gostaria.

Eu tiraria o malte melanoidin ou substituiria por um mais claro, pois ele deixa a cerveja levemente mais escura, possivelmente deixando o vermelho menos evidente.
Adicionaria mais água na lavagem dos grãos para render mais a receita e acabar não ficando tão alcoólica.
 
Bom, vou fazer algumas considerações básicas:
1. Durante a mostura malte absorve uma boa quantidade de água. Na média, cerca de 1L por 1Kg de malte. Como no seu caso você utilizou 5KG de malte, são menos 5 Litros de volume final. No caso do BIAB este volume pode ser ainda maior dependendo do seu processo.

2. Durante a fervura outra parte de mosto é evaporada. O volume evaporado varia de equipamento para equipamento. Para ter uma ideia pode fazer um teste fervendo água e medindo antes e depois de 1h. Então terá a taxa de evaporação por hora. Vamos apenas supor que foram 2L.

3. Após a fervura, outra parte do mosto é descartada com o trub. Suponhamos outros 2L.

A conta de água deveria ser aproximadamente: 20Litros(volume pretendido) + 5L(malte) +2L(fervura) +2L(trub) = 29L. No seu caso você utilizou apenas 24L.
No caso citei valores aleatórios, você precisaria medir de acordo com o seu equipamento e processo.

Isso acabou influenciando nos outros fatores como cor, IBU e ABV, pois todos ficaram mais concentrados.
 
E relativo ao gosto que não ficou de caramelo e biscoito. Isso pode ter ocorrido pois fiz a sacarificacao a 64 graus? Fazer ela em 68 realcaria muito mais o sabor dos maltes? E posso retirar o lupulo de aroma?
 

Latest posts

Back
Top