Ipazia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Estanis

Member
Joined
May 31, 2020
Messages
8
Reaction score
0
Location
Santa Luzia MG
Sou iniciante como tantos outros aqui e preciso de ajuda/opiniões.

Depois de pesquisar bastante (pelo menos eu acho) resolvi fazer minha primeira Brasagem segundo uma receita de IPA. Como eu já tinha experiência com bebida fermentada (fazia hidromel) resolvi partir pra IPA mesmo.

Originalmente era pra ser uma receita pra 20L mas só consegui mandar para o fermentador 15L devido a uma lavagem mal feita e outros problemas com a brasagem e fervura (o tempo e temperatura não foram problemas).

Medi o OG que corrigido pela temperatura ficou em 1066 (a receita mandava 1053) Hidratei a levedura a 35 graus e inoculei no mosto na mesma temperatura.

A Fermentação demorou 3 dias pra começar e quando começou foi bem vigorosa, mas demorou apenas 5 dias. Medi a densidade e não estava nem perto dos 1006 da receita. Deixei mais alguns dias e medi novamente, não vi alteração e entendi que a fermentação tinha terminado.

Fiz a trasfega para um balde para partir para a maturação e isso tem 4 dias hoje. E ai começa minha dúvida (tirando os erros que eu ja vi que cometi)

Tem aroma de cerveja, gosto de cerveja (está um pouco mais amarga que eu esperava e isso pode ser explicado pela inversão dos lupulos na fervura), cor de cerveja (acho que nem precisa usar gelatina). Ficou com um ABV muito baixo (que também era esperado pelo pouco tempo que realmente fermentou). Mas o que incomoda mesmo é que experimento a cerveja e logo em seguida vem uma azia gigante. Como se eu tivesse comento fermento puro. Não sei se é problema com o fermento em si ou se é o lúpulo.

Mais algumas informações
Fermentação = 13 dias
temperatura da fermentação = sempre entre 18 e 20Cº
temperatura da maturação = 0º
Dias de maturação (4 dias completos hoje)

Gostaria de opiniões de vocês.


Estanis
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-05-29 at 10.41.33.jpeg
    WhatsApp Image 2020-05-29 at 10.41.33.jpeg
    55 KB · Views: 23
Essa parte aqui me chamou a atenção:

A Fermentação demorou 3 dias pra começar e quando começou foi bem vigorosa, mas demorou apenas 5 dias. Medi a densidade e não estava nem perto dos 1006 da receita.

Será que contaminou? Quando você bebe outras artesanais, elas não dão te dão azia, certo? O problema é só com essa aí?
 
Cara, não contaminou.
O Aroma e o Gosto são de cerveja. Não percebi off flavors.

So está sem alcool e com gosto presente de fermento.
 
Estanis, sendo uma IPA, o aroma de lúpulo pode encobrir qualquer off flavors mais sutis, da mesma forma que o amargor encobre qualquer sabor que a princípio não deveria esta lá.

Se está sem álcool, provavelmente o que fermentou o seu mosto não era o saccharomyces cerevisiae, se fosse com 5 dias de fermentação intensa deveria estar bem próximo da FG esperada.

Eu não seria tão enfático em descartar contaminação, ainda mais com os 3 dias sem atividade que você relatou, e em seguida a fermentação intensa.
 
Estanis, sendo uma IPA, o aroma de lúpulo pode encobrir qualquer off flavors mais sutis, da mesma forma que o amargor encobre qualquer sabor que a princípio não deveria esta lá.

Se está sem álcool, provavelmente o que fermentou o seu mosto não era o saccharomyces cerevisiae, se fosse com 5 dias de fermentação intensa deveria estar bem próximo da FG esperada.

Eu não seria tão enfático em descartar contaminação, ainda mais com os 3 dias sem atividade que você relatou, e em seguida a fermentação intensa.
Eu tenho uma suspeita de porque consumiu tão pouco açúcar. Eu acho que "matei" grande parte da levedura pq inoculei em temperatura muito alta.
 
Carbonata a cerveja e bebe, a cerveja muda e a gente só costuma saber o sabor final depois que ela carbonatou e maturou por alguns dias. Pelo menos para mim é isso, algumas cervejas tinha gosto horrível apois a fermentação, dai fazia o cold crash, adicionava gelatina e carbonatava, esperava uns 5 dias para beber e elas estavam ótimas.
 
Fala Estanis, beleza?!
Bem, aqui vai minha opinião. Cerveja sempre sai, algumas ficam bem ruins....rsrsrsrs
Cuidado ao carbonatar, pois vc falou que a FG não chegou nem perto. Se ela fermentou com alguma cepa selvagem de breta ela vai chegar próximo a 0 SG (FG = 1,000 SG) e se vc carbonatar com primming terá como resultado pequenas bombas de vidro!!!
Se o gosto de fermento está muito elevado, sugiro deixar mais um ou dois dias no cold.
Apesar de tudo isso, o pessoal tem razão, a cerveja muda bastante depois de carbonatada.
Como segurança abra uma garrafa por dia para conferir a carbonatação e ao notar que está alta, coloque tudo o mais frio que puder para diminuir a chance de explosão.
Não desista, todos já tivemos a nossa cota de erros de processo, mas depois é só alegria!
Abraços e boas brejas!!
 
Sugiro que mudes a temperatura de hidratação e inoculação da levedura, hidratação, abaixo de 30ºC, costumo fazer entre 25 e 24ºC, já me aconteceu de 5 (cinco) horas após a inoculação o airlook começar o tiroteio.
 
alguns pontos na minha humilde opinião:
talvez fazer a subida de diacetil a 22 graus ia finalizar/ajudar. Não sei se apos a maturação é recomendado.
A falta de aeração do mosto pode atrapalhar. Fez aeração no inicio ?
A qualidade da levedura, se tivesse perto de vence... talvez adicionar uma levedura nova ajuda tb.
 
Atualização da IPAZIA.
Dei uma estudada e resolvi colocar pra fermentar novamente. Adicionei 5g da levedura em temperatura ambiente, sem hidratar nem nada. Deixei por mais uma semana e cheguei na gravidade de 1035. Deixei clarificar por 5 dias e engarrafei a cerveja. Minha primeira brassagem ficou com ABV de 4.1% (muito abaixo da receita) mas ficou com gosto bom e sem off flavors. Ja estou na segunda Brassagem, cometi erros diferentes dessa vez. E é isso. ir aprendendo e cometendo erros diferentes pra ir evoluindo.

Agradeço a todos que ajudaram e comentaram.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-06-21 at 15.01.55.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-21 at 15.01.55.jpeg
    55.6 KB · Views: 4
Fala Estanis, tudo certo?

Por curiosidade, qual o instrumento está usando para auferir a densidade? esse seu relato me parece muito estranho e não faz muito sentido. Para que a atenuação fosse tão baixa como você relata, o problema pode ser rampa de mostura, favorecendo alfa-amilase por exemplo (acima de 68°C).

Abraços!
 
Grato amigo.

Eu uso refratômetro. Eu já tinha experiência com fermentação. Mas cometi erro na inoculação da levedura. Inoculei numa temperatura muito alta.
 
Então, sua cerveja tinha OG de 1,066 e a FG deu 1,035? Me parece que você não ajustou a FG por usar refratômetro, pois o alcool interfere na leitura.
Caso você não fez isso, sua FG ficou em torno de 1,015, o que estaria bem mais coerente.

Sobre a hidratação da levedura, está OK fazer a 35°C, é recomendado pelos fabricantes inclusive, apenas quando for inocular na cerveja e que ambos devem estar em temperatura de fermentação.

Espero ter ajudado!

Abraços!
 
Back
Top