IPA sem aroma depois da gelatina.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Korvocore

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2014
Messages
291
Reaction score
99
Blz pessoal,

Fiz um IPA a um mês mais ou menos e ela me deixou chateado. Uma semana após a fermentação não havia provado nada melhor, tava simplesmente animal a cerveja, tava parecendo que eu tinha colocado maracujá nela, aroma perfeito, deliciosa de tomar, isso quente e sem gás. Blz, coloquei o dryhop nela, a quente e deixei por 4 dias, no 3º dia ela ficou ainda melhor, não tava acreditando que tinha feito aquilo.

Tirei o hopbag (já tive experiências desagradáveis sem ele) no 4º dia mas não experimentei, coloquei no freezer a 0 grau, depois de 1 dia apliquei a gelatina bem devagar e mexi só a parte de cima, 2 dias depois eu embarrilei, nem experimentei até ai, deixei um semana pra carbonatar. Ai veio minha surpresa desagradável, ela ficou muuuuito amarga e quase sem aroma :(

Não consigo imaginar onde errei, segue a receita:

Ingredientes Mostura
3,50 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,3 EBC) Grão 2 48,3 %
2,75 kg Pale Malt - Maris Otter Blend - Muntons (5,7 EBC) Grão 3 37,9 %
1,00 kg .BestMälz Caramel Light (32,0 EBC) Grão 4 13,8 %

Passos da Mostura

Saccharification Adicionar 21,71 l de água até 71,6 C 66,0 C 80 min
Mash Out Aqueça até 76,0 C 10 min

Ingredientes Fervura
20,00 g *Chinook [11,30 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 25,7 IBUs
32,00 g Ahtanum [5,20 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 6 9,4 IBUs
20,00 g Galaxy [14,00 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 7 15,8 IBUs
20,00 g *Simcoe [12,20 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 8 10,1 IBUs
15,00 g *Chinook [11,30 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 9 0,0 IBUs
15,00 g *Simcoe [12,20 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 10 0,0 IBUs
15,00 g Galaxy [14,00 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 11 0,0 IBUs

Ingredientes da Fermentação
2,0 pkg British Ale Yeast (Mangrove Jack's #M07) Levedura 12 -


Ingredientes Dry Hop/Envase
30,00 g Amarillo Gold [8,20 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 13 0,0 IBUs
20,00 g Ahtanum [5,20 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 14 0,0 IBUs
20,00 g Galaxy [14,00 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 15 0,0 IBUs

OG: 1.065
FG: 1.014
IBU's: 61
ABV: 6,7

Queria ver se consigo arrumar ela de alguma forma, mais um dryhop resolveria? O problema é que já está no postmix carbonatada.
 
Faltou vc botar o volume nas informações mas creio que seja 20 litros pelas quantidades.

Enfim, é normal a perecepção da cerveja mudar depois do envase. A carbonatação faz muita diferença, pode ser que o amargo que vc percebe agora estava mascarado pelo doce da cerveja, que diminuiu com a acidez da carbonatação.

O sumisso do aroma do lúpulo pode ter acontecido por oxidação, ele é bastante sensível à isso. Como foi sua transferência?
 
Faltou vc botar o volume nas informações mas creio que seja 20 litros pelas quantidades.

Enfim, é normal a perecepção da cerveja mudar depois do envase. A carbonatação faz muita diferença, pode ser que o amargo que vc percebe agora estava mascarado pelo doce da cerveja, que diminuiu com a acidez da carbonatação.

O sumisso do aroma do lúpulo pode ter acontecido por oxidação, ele é bastante sensível à isso. Como foi sua transferência?


Isso, 20L!

Então, foi por gravidade através da torneira do balde com uma mangueira, os primeiros 10L foi na parede do postmix, realmente ela foi escorrendo e formando um leve espuma, depois o restante a mangueira ficou submersa. Nossa mas mudou muito, será que com um novo dryhop eu consigo pelo menos um pouco de aroma?
 
Isso, 20L!

Então, foi por gravidade através da torneira do balde com uma mangueira, os primeiros 10L foi na parede do postmix, realmente ela foi escorrendo e formando um leve espuma, depois o restante a mangueira ficou submersa. Nossa mas mudou muito, será que com um novo dryhop eu consigo pelo menos um pouco de aroma?

Tem que purgar bem o ar de dentro do postmix antes de transferir, o CO2 é mais pesado que o ar, então ele permanece ali por um tempinho até vc começar a transferir.

Vc pode fazer sim um novo dry hopping, vai aumentar o aroma, mas cuidado pra nao entupir o postmix com resto de lupulo.
 
O aroma de lúpulo se perde muito rapidamente na garrafa. Além da oxidação na transferência, existe a interação com a tampinha. Algumas são mais permeáveis que outras ao oxigênio e até a polaridade das moléculas do material de vedação tem influência (os materiais com moléculas apolares tendem a degradar o aroma de lúpulo e os polares os ésteres).

É um fenômeno que eu não compreendo muito (o nome em inglês é "aroma scalping"), mas já li que pode levar embora 2/3 do aroma de lúpulo em poucas semanas.

Já li em algum lugar que o uso de tampinhas absorvedoras de oxigênio melhora significativamente a qualidade das IPAs engarrafadas.

Edit: vi agora que você embarrilou a cerveja, e não engarrafou. Mas vou manter o comentário de qualquer forma.
 
Também tenho observado isto em minhas brassagens. Após a fermentação secundária os aromas estão incríveis, inclusive até após engarrafadas. No entanto, com pouco tempo as cervejas vão perdendo os aromas dos lúpulos.

Gostaria de saber como as microcervejarias fazer para manter por tanto tempo estes aromas, pois compro IPA´s que passaram por transportadora e meses de armazenamento e aquele aroma está lá, presente e incrível.
 
Olá! pelo que tu colocou na primeira postagem, logo depois da primeira semana tu já partiu para o DH....
Posso estar enganado, mas acredito que o fermento ainda estava em atividade significativa...
A fermentação bem ativa, quebrando açúcar e gerando CO² acaba por volatilizar os óleos responsáveis pelo aroma da ceva... então, como tu fez DH depois de uma semana fermentando, acredito que a própria fermentação tenha reduzido o aroma que tu percebeu logo no princípio do DH...
Sobre o uso de DH pelas cervejarias... talvez elas utilizem a técnica de extração dos óleos "fora da ceva"... ou seja, tu pode fazer um "chá" com os lúpulos fora do fermentador, e colocar este "chá" logo antes de engarrafar (ou colocar no post-mix!)... Assim, logo que os óleos sejam adicionados à ceva, já se engarrafa a ceva, evitando a volatilização destes óleos...
Tal técnica não evita a perda de aroma pela tampinha... como o Paulo escreveu acima.... mas creio que a ceva vai com mais aroma pro envase, o que indica que tenha mais aroma ao servir....

Boas cevas!!!
 
Blz pessoal,

Fiz um IPA a um mês mais ou menos e ela me deixou chateado. Uma semana após a fermentação não havia provado nada melhor, tava simplesmente animal a cerveja, tava parecendo que eu tinha colocado maracujá nela, aroma perfeito, deliciosa de tomar, isso quente e sem gás. Blz, coloquei o dryhop nela, a quente e deixei por 4 dias, no 3º dia ela ficou ainda melhor, não tava acreditando que tinha feito aquilo.

Tirei o hopbag (já tive experiências desagradáveis sem ele) no 4º dia mas não experimentei, coloquei no freezer a 0 grau, depois de 1 dia apliquei a gelatina bem devagar e mexi só a parte de cima, 2 dias depois eu embarrilei, nem experimentei até ai, deixei um semana pra carbonatar. Ai veio minha surpresa desagradável, ela ficou muuuuito amarga e quase sem aroma :(

Não consigo imaginar onde errei, segue a receita:

Ingredientes Mostura
3,50 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,3 EBC) Grão 2 48,3 %
2,75 kg Pale Malt - Maris Otter Blend - Muntons (5,7 EBC) Grão 3 37,9 %
1,00 kg .BestMälz Caramel Light (32,0 EBC) Grão 4 13,8 %

Passos da Mostura

Saccharification Adicionar 21,71 l de água até 71,6 C 66,0 C 80 min
Mash Out Aqueça até 76,0 C 10 min

Ingredientes Fervura
20,00 g *Chinook [11,30 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 25,7 IBUs
32,00 g Ahtanum [5,20 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 6 9,4 IBUs
20,00 g Galaxy [14,00 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 7 15,8 IBUs
20,00 g *Simcoe [12,20 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 8 10,1 IBUs
15,00 g *Chinook [11,30 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 9 0,0 IBUs
15,00 g *Simcoe [12,20 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 10 0,0 IBUs
15,00 g Galaxy [14,00 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 11 0,0 IBUs

Ingredientes da Fermentação
2,0 pkg British Ale Yeast (Mangrove Jack's #M07) Levedura 12 -


Ingredientes Dry Hop/Envase
30,00 g Amarillo Gold [8,20 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 13 0,0 IBUs
20,00 g Ahtanum [5,20 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 14 0,0 IBUs
20,00 g Galaxy [14,00 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 15 0,0 IBUs

OG: 1.065
FG: 1.014
IBU's: 61
ABV: 6,7

Queria ver se consigo arrumar ela de alguma forma, mais um dryhop resolveria? O problema é que já está no postmix carbonatada.

Revivendo sua pergunta, conseguiu descobrir se a gelatina reduz os aroma?! tb tive essa impressão e não achei material sobre isso. um abraço
 
Revivendo sua pergunta, conseguiu descobrir se a gelatina reduz os aroma?! tb tive essa impressão e não achei material sobre isso. um abraço

Opa, não sei dizer pq depois dessa vez nunca mais usei kkkkk. Duas semanas a 0 grau decantando já fica bem clarificada.
 
Opa, não sei dizer pq depois dessa vez nunca mais usei kkkkk. Duas semanas a 0 grau decantando já fica bem clarificada.

Achei curioso isso... e fui dar uma olhada no HBT americano.

Lá [1] o pessoal parece usar absurdamente menos gelatina do que o sachê inteiro de 12g que estamos acostumados. O cara chega a falar que uma colher (~3g) é muito, que ele costuma usar 1/4 colher (~0.75g). No teste do Brulosophy [2] ele também fala que usou 1/2 colher para 10gal, que dá os mesmos 0.75g para 20L.

Outro teste do Brulosophy [3] também testa 1/2 colher (~1.5g) vs 2 sachês (~14g; 1 sachê que ele usou tem ~7g) para 5gal e segundo o teste dele o resultando da clarificação com mais gelatina foi inferior.

Eu pessoalmente sempre uso o sachê inteiro e nunca tive problemas mas vou experimentar essa quantidade bem inferior pra ver qualéqueé.

[1] http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=621354
[2] http://brulosophy.com/2015/01/05/the-gelatin-effect-exbeeriment-results/
[3] http://brulosophy.com/2016/04/25/the-gelatin-effect-pt-4-standard-vs-a-lot-exbeeriment-results/
 
Eu uso gelatina com muita frequência e não tenho problemas com aroma... na ultima usei 100g de Amarillo para 20L com adições em 20, 10 e 0 min e ao abrir a cerveja foi um soco de lúpulo na cara... melhor até do que eu esperava!
 

Eu estou com uma IPA maturando com DH, e pretendo usar gelatina nela. Nunca usei antes, mas essa cerva ficou com uma cor muuito mais escura do que eu estava pretendendo, então quero tentar compensar a cor com a limpidez.
Dei uma lida nesses links que vc mandou e resolvi testar com uma quantidade parecida, vou usar uma colher de sopa rasa em 100ml de agua e ver no que da!!
Abraço
 
Fiz uma double IPA single hop com amarillo também. Usei quase 200 g totais em 16litros. Clarifiquei.

O aroma antes da clarificação estava forte, depois diminui bastante. Pode ter sido a safra do Amarillo porém não arrisco mais. Deixo 2 semanas a zero grau especificamente para cervejas muito lupuladas e aromáticas.
 
Eu estou com uma IPA maturando com DH, e pretendo usar gelatina nela. Nunca usei antes, mas essa cerva ficou com uma cor muuito mais escura do que eu estava pretendendo, então quero tentar compensar a cor com a limpidez.
Dei uma lida nesses links que vc mandou e resolvi testar com uma quantidade parecida, vou usar uma colher de sopa rasa em 100ml de agua e ver no que da!!
Abraço

Abri a tal da IPA hj.... Aroma e sabor de lúpulo simplesmente NÃO existem na cerveja! Uma puta decepção... Também não uso mais gelatina nas minhas cervas!

Só como comparação, tinha feito uma APA antes, pra 18L apenas 20g de chinook no 60' e 20g de cascade nos 5' (sem DH)....
Essa IPA tb para 18L levou 25g de Chinook no 60', 30g de Azzaca no 15', 30g de Azzaca 0' e mais 80g de Azzaca em DH.... Por incrível que pareça a APA ficou com muuuuuito mais aroma e sabor de lúpulo!
 
Pela primeira vez tambem perdi o aroma da minha ipa, mas coincidentemente foi quando usei pela primeira vez aquele engarrafador semi-automatico italiano. Achei que fez muita espuma, mas o fabricante diz que ele expulsa o oxogenio da garrafa. Não sei se foi isso. Alguem usa esse engarrafador? Acho que foi ele que oxidou a cerveja.
 
Back
Top