Ipa mudou depois de engarrafada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Galera, estou com um problema na última leva. Até acho que sei resposta, mas queria a opinião de vcs.

Engarrafei uma ipa de Amarillo uns tempos atrás mas acho que ela acabou mudando depois de engarrafada.

1- carbonatou muito. Bem acima do que eu esperava pela quantidade de açúcar que eu botei. Coloquei 130g pra 19l e ela foi além dos 4bar no manômetro da garrafa.

2- a espuma está muito intensa, com algumas bolhas grandes. parece refrigerante.

3- mudou de cor. Ela ficou mais escura que estava antes.

4- está mais seca do que antes e com menos corpo.

5- achei mais ácida, não tanto. Mas isso ninguém mais notou, só eu.

Eu fermentei essa leva por uns 25 dias entre primária e secundaria e ela está engarrafada há um mês mais ou menos.

Acho que pode ser alguma bactéria ou levedura selvagem que contaminou na hora de engarrafar.

Tenho sanitizado as garrafas usando um vinator com solução de 1% de kalyclean s390. Ele está vencido há um tempo, mas até então não tinha notado nada assim. O que é uma m já que não cheguei nem na metade do frasco ainda.

Alguém já passou por isso?

Ps. Fermentação a 18 graus com us05.
Vou tentar medir a densidade dela agora pra ver se mudou da hora que eu engarrafei.
Tb não notei nenhuma nata ou acúmulo de sedimentos na garrafa. Aliás, está até bem limpa.
 
Eu aposto em contaminação.
Mesmo sintoma que eu tive com várias levas, até que troquei todos os plásticos e mangueiras... fermentador, envasador, torneiras etc
A cerveja vai ficando cada vez mais carbonatada, sem gosto, sem aroma, sem corpo, serve um dedo de cerveja e a espuma sobe até a boca do copo. O manômetro chegou a zerar (deu uma volta completa) e continuou forçando. Tive que desmontar o manômetro pra arrumar, pois o ponteiro não voltava mais para o zero.
Daqui a pouco vai começar o gushing.
 
Se não for contaminação, pode ser a oxidação do lúpulo se ele não foi bem armazenado ou já estava "velho" qdo vc usou na cerveja.
Qual o fornecedor e como ele veio acondicionado?
IPas tem validade curta e o aroma e o sabor vão sumindo com o tempo.
Normalmente cervejas mais lúpuladas são as difíceis de contaminar dada a ação bactericida dos lúpulo.
 
Kalyclean é sanitizante? Achava que era um detergente alcalino, pra limpeza pesada.

Passa a sanitizar com iodofor ou PAC, muita chance disso aí ser contaminação, como o @grupis falou.

Abraço!
 
Pode ser contaminação sim, o famoso gushing. Algumas considerações:
1 - TODAS as garrafas estão com os mesmos problemas? se sim, é muito mais provável que a contaminação seja em alguma fase anterior, pré fermentador, no fermentador ou no recipiente de envase...
2 - a fase de envase é a menos provável de acontecer qualquer contaminação, principalmente em uma cerveja bem lupulada. A cerveja já está com o álcool e o lúpulo tem boa ação conservante e anti microbiana. É menos provável, mas pode sim ocorrer.
3 - é possível ser contaminação na garrafa, mas aí provavelmente tu vai ter algumas contaminadas, outras não. Já tive problemas de gushing em umas 2 ou 3 garrafas, quando comecei a passar só água (sem sabão) pra tirar os resíduos das garrafas logo depois de beber. Voltei ao método tradicional e não tive mais problemas.

O que é bom de fazer é lavar todos os equipamentos da parte fria do processo super bem (fermentadores, mangueiras, etc.) e depois deixar todas as conexões em solução sanitizante (eu prefiro iodophor, é mais eficiente e "dura" mais depois de feita a mistura). Depois de lavar os fermentadores, ainda pode borrifar sanitizante e deixar ele secar de cabeça pra baixo. Mesma coisa para recipiente de envase.
 
Pode ser contaminação sim, o famoso gushing. Algumas considerações:
1 - TODAS as garrafas estão com os mesmos problemas? se sim, é muito mais provável que a contaminação seja em alguma fase anterior, pré fermentador, no fermentador ou no recipiente de envase...
2 - a fase de envase é a menos provável de acontecer qualquer contaminação, principalmente em uma cerveja bem lupulada. A cerveja já está com o álcool e o lúpulo tem boa ação conservante e anti microbiana. É menos provável, mas pode sim ocorrer.
3 - é possível ser contaminação na garrafa, mas aí provavelmente tu vai ter algumas contaminadas, outras não. Já tive problemas de gushing em umas 2 ou 3 garrafas, quando comecei a passar só água (sem sabão) pra tirar os resíduos das garrafas logo depois de beber. Voltei ao método tradicional e não tive mais problemas.

O que é bom de fazer é lavar todos os equipamentos da parte fria do processo super bem (fermentadores, mangueiras, etc.) e depois deixar todas as conexões em solução sanitizante (eu prefiro iodophor, é mais eficiente e "dura" mais depois de feita a mistura). Depois de lavar os fermentadores, ainda pode borrifar sanitizante e deixar ele secar de cabeça pra baixo. Mesma coisa para recipiente de envase.

@tiefensee, quando você diz que biofor é mais eficiente, vc quer dizer em qual sentido? Pq no sentido de eliminação de microrganismos, o ácido peracético tem uma maior abrangência que o iodofor (alguns fungos e esporos), mas exige uma maior tempo de contato.
 
@tiefensee, quando você diz que biofor é mais eficiente, vc quer dizer em qual sentido? Pq no sentido de eliminação de microrganismos, o ácido peracético tem uma maior abrangência que o iodofor (alguns fungos e esporos), mas exige uma maior tempo de contato.

digo no sentido de que o peracético perde a sua eficiência mais rapidamente que o iodophor. Então, o "molho" de iodophor age por mais tempo...
 
Então gente, ontem eu tomei mais uma e dei uma olhada nas garrafas, é contaminação de certeza, se é de algum outro fungo ou bactériam não sei. Essa leva jutou bastante bolor em volta do balde, pode ter entrado alguma coisa quando abri o balde na fase do dryhop.

Além do gushing (ainda +- leve) percebi em algumas garrafas um acúmulo de sedimentos escuros. Onde foi que ocorreu a contaminação, ainda não sei mas tb pode ter sido no balde que eu usei para fazer transferência antes de engarrafar...

Vou desmontar tudo, escovar, deixar de molho com vanish branco para desencrustar e ver qq dá. Ou mesmo comprar baldes novos se for o caso....

O negócio é tomar logo antes que piore...Engarrafei uma outra leva nesse final de semana, vou logo começar a tomar pra evitar de pegar elas tão zoadas.

Kalyclean é sanitizante? Achava que era um detergente alcalino, pra limpeza pesada.

Passa a sanitizar com iodofor ou PAC, muita chance disso aí ser contaminação, como o @grupis falou.

Abraço!

Sim Gabriel, o S390 é um sanitizante à base de iodo. Outros produtos da linha Kalyclean são detergentes.
 
Então gente, ontem eu tomei mais uma e dei uma olhada nas garrafas, é contaminação de certeza, se é de algum outro fungo ou bactériam não sei. Essa leva jutou bastante bolor em volta do balde, pode ter entrado alguma coisa quando abri o balde na fase do dryhop.

Além do gushing (ainda +- leve) percebi em algumas garrafas um acúmulo de sedimentos escuros. Onde foi que ocorreu a contaminação, ainda não sei mas tb pode ter sido no balde que eu usei para fazer transferência antes de engarrafar...

Vou desmontar tudo, escovar, deixar de molho com vanish branco para desencrustar e ver qq dá. Ou mesmo comprar baldes novos se for o caso....

O negócio é tomar logo antes que piore...Engarrafei uma outra leva nesse final de semana, vou logo começar a tomar pra evitar de pegar elas tão zoadas.



Sim Gabriel, o S390 é um sanitizante à base de iodo. Outros produtos da linha Kalyclean são detergentes.

Deixa na geladeira, diminui o desenvolvimento do contaminante, conserva mais.
 
Vou desmontar tudo, escovar, deixar de molho com vanish branco para desencrustar e ver qq dá.

cuidado com essa de escovar. O ideal é molho e o lado macio da esponja. Escovar pode ocasionar ranhuras, criando focos de contaminação...
 
@grupis geralmente eu vejo que se forma na parte de cima, no pescoço da garrafa um colar de bolhas de ar, umas poucas bolhas mas grandinhas, bem visíveis a olho nu. Mas esse filme nunca percebi.

O que eu notei nessa leva dessa ipa foi isso no momento que eu coloquei o lúpulo pro dry hop. Mas achei que fosse resto do krausen... ImageUploadedByTapatalk1449586888.242280.jpg
 
@grupis geralmente eu vejo que se forma na parte de cima, no pescoço da garrafa um colar de bolhas de ar, umas poucas bolhas mas grandinhas, bem visíveis a olho nu. Mas esse filme nunca percebi.

O que eu notei nessa leva dessa ipa foi isso no momento que eu coloquei o lúpulo pro dry hop. Mas achei que fosse resto do krausen... ImageUploadedByTapatalk1449587085.935499.jpg
 

Latest posts

Back
Top