IPA com final seco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sote85

New Member
Joined
Jun 23, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Galera, eu tenho uma receita de IPA +- fechada e quero fazer uma "versão" em que ela fique com o final um pouco mais seco.

Eu normalmente utilizo água mineral e estou querendo mudar para água filtrada, mas nunca fiz nenhum método de medição/correção da água. É imprescindível eu ajustar a água para controlar essa característica?

Seria possível eu tentar ajustar alguma parte da produção para deixar a breja com um final mais seco?

Abs!
 
Leia mais sobre rampas de mosturação. Aconselho a fazer uma brassagem utilizando a beta amilase para um final seco. Caso ainda não tenha ficado do jeito que gostaria, ai vc parte para a correção de água.
abs
 
Para isso o essencial é restringir o uso de maltes que deixariam o final menos seco (evitar altas % de maltes caramelo, melano, etc... ) e fazer uma rampa de sacarificação mais baixa (66-64C estaria de bom tamanho).

Posta essa receita que você tem fechada ... de repente dá pra dar ajuda mais objetiva.

Tenta usar uma levedura bem atenuativa também.


Galera, eu tenho uma receita de IPA +- fechada e quero fazer uma "versão" em que ela fique com o final um pouco mais seco.

Eu normalmente utilizo água mineral e estou querendo mudar para água filtrada, mas nunca fiz nenhum método de medição/correção da água. É imprescindível eu ajustar a água para controlar essa característica?

Seria possível eu tentar ajustar alguma parte da produção para deixar a breja com um final mais seco?

Abs!
 
Pessoal:

Ao fazer o mash numa temperatura mais baixa (64 C por exemplo), é aconselhável aumentar o tempo de mostura para 90 minutos?

Eu fiz isso ontém e consegui um rendimento bom. Acredito que desta forma consegui extrair uma boa quantidade de fermentáveis (mais do que na brassagem anterior).

Vale dizer que, aos 60 minutos, o teste do iodo já deu negativo.

Existe alguma "contra indicação" de mosturar por 90 minutos?

Obrigado!
 
Sempre faço mosturas de 90 minutos, sem teste de iodo no final. Depois que comecei essa abordagem tenho uma eficiência bastante precisa no meu BIAB, que gira em torno de 68~70%, tiro certo.

Para um final mais seco, eu costumo utilizar uma baixa taxa de maltes caramelos, alta taxa de malte base e mostura na casa dos 64~65ºC, mantendo assim por 90 min. Vale lembrar que a cepa da levedura também influencia nisso, alguma cepas tendem a deixar um final mais adocicado (por ex. S-04) outras mais seco (por ex. nottingham), isso tem a ver com a atenuação entre outras características da cepa, que devem ser levadas em conta.

Com esses ajustes, já consegue tranquilamente ter um breja com final mais seco, a secura é praticamente sua FG, ou seja, uma breja com FG de 1,008 é seca, uma com 1,004 é bastante seca.

Se vc ainda não tem domínio pleno de todas as partes do processo cervejeiro, não conhece minimamente os ingredientes, sinceramente, não vá mexer com água agora, não é tão simples e antes disso tem um mar de coisas muito mais importantes para aprender. Fica a dica, valeu!
 

Latest posts

Back
Top