Insumos para congelamento de levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rabello

Well-Known Member
Joined
Oct 12, 2014
Messages
194
Reaction score
39
srs,

1) Qual tipo de glicerina vcs usam para congelar leveduras? A que achei nas farmácias diz "uso externo". Pode ser usada? Existe também um tipo em casa de artigos para doces com o nome "glicerina bi-destilada". Enfim: qual marca/tipo vocês usam?

2) Deixando decantar BEM a levedura (48h) e drenando o liquido sobrenadante quase todo, encho metade (25ml) um tubo de 50ml com este material. Quantos ml de glicerina eu adiciono ao tubo nesta situação?

As referências que li falam em uma solução "crioprotetora" com glicerina/agua que varia de 15 a 50%... além de vitamina C... Mas confesso que não consegui chegar a uma conclusão. hehehe
 
Cara eu congelo com 20ml de lama, 4ml de glicerina e 16ml de agua. Tem funcionado bem mês passado descongelei uma levedura congelada em outubro de 2014 e propagou tranquilo.
Abraço
 
O ideal é usar uma glicerina com grau de pureza alto, pode ainda fazer uma solução 50% e esterilizar na panela de pressão. Dai calcula a diluição pra usar no final pra 20-30% e adiciona o volume de lama com quantidade suficiente pra completar o volume e chegar nessa concentração final.

Eu já fiz de 80%, mas autoclavei em autoclave mesmo.. não sei se funcionaria numa panela de pressão. Depois congelei em concentração de 20%
 
Estou bem interessado em aprender essas técnicas! Ótimo tópico
 
valeu gente!
mas qual glicerina vcs usam?

Pode ser a bi-destilada da loja de alimentos, pode ser a da farmácia, ou pode ser também a P.A. da loja de reagentes pra laboratório. Isso não vai fazer tanta diferença. O importante é autoclavar ela pra esterilização.
 
Pode ser a bi-destilada da loja de alimentos, pode ser a da farmácia, ou pode ser também a P.A. da loja de reagentes pra laboratório. Isso não vai fazer tanta diferença. O importante é autoclavar ela pra esterilização.

ola tiago!
valeu pela resposta.

Mas alguma delas pode ser toxica ou gerar algum tipo de problema ao ser ingerida? Vi que tem umas de origem animal e outras vegetal. Alguma tem vantagens sobre a outra?

A concentração que vc recomenda seria qual no tubo? 50% levedura + 10% glicerina + 40% agua? Ou seja, metade do tubo com a levedura e a outra metade a solução (20% glicerina e 80% água). Se não errei nas contas kkk

A massa de levedura em si, mesmo BEM decantada, ainda tem algum percentual de agua né...
 
Pessoal... congelei um "lote" de leveduras há algumas semanas e ontem fui conferir como estavam. Fiquei meio preocupado pq as leveduras decantaram no tubo e congelaram separadas do restante do líquido (mistura de água com glicerina de forma q ao misturar com as leveduras ficaria em torno de 30% de glicerina). Acredito q tenha perdido tudo!!! O que vcs acham? Já aconteceu isso com alguém? Como fazer para não acontecer?

44380c8351e01d0dc4a766acadd9c9ff.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Já usaram a técnica de Slants com Agar?
Em Slant, pode fazer repitchs de 6 em 6 meses.
É mais prático do que congelar...

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=QfqVQ1KAmMc[/ame]
 
Pessoal... congelei um "lote" de leveduras há algumas semanas e ontem fui conferir como estavam. Fiquei meio preocupado pq as leveduras decantaram no tubo e congelaram separadas do restante do líquido (mistura de água com glicerina de forma q ao misturar com as leveduras ficaria em torno de 30% de glicerina). Acredito q tenha perdido tudo!!! O que vcs acham? Já aconteceu isso com alguém? Como fazer para não acontecer?

44380c8351e01d0dc4a766acadd9c9ff.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mvrinaldi,
Isso aconteceu comigo, quase todas as cepas que congelei decantaram, tive problemas com as que ficaram congeladas muito tempo, mas não cheguei a perder nenhuma. Não tenho certeza se o problema foi por que elas decantaram ou foi alguma falha no processo.
 
Já usaram a técnica de Slants com Agar?
Em Slant, pode fazer repitchs de 6 em 6 meses.
É mais prático do que congelar...

https://www.youtube.com/watch?v=QfqVQ1KAmMc

Tem mais ou menos um ano que estou usando os Slants para manter o banco de leveduras e para fazer algumas trocas, por enquanto, os resultados tem sido melhores do que com o congelamento.
Por falta de tempo não deu para testar bem a parte de propagação a parti deles, mas a conservação das cepas está ok.

O ruim dos Slants é que a quantidade de células é muito baixa, então tem mais chances para uma contaminação e precisa de mais steps para chegar no numero certo de células.

Casado
 
Tem mais ou menos um ano que estou usando os Slants para manter o banco de leveduras e para fazer algumas trocas, por enquanto, os resultados tem sido melhores do que com o congelamento.
Por falta de tempo não deu para testar bem a parte de propagação a parti deles, mas a conservação das cepas está ok.

O ruim dos Slants é que a quantidade de células é muito baixa, então tem mais chances para uma contaminação e precisa de mais steps para chegar no numero certo de células.

Casado

Quando congela a viabilidade também cai bastante.

Na primeira propagação basta fazer com mosto estéril, colocando um Erlenmeyer pequeno dentro da panela de pressão.

Depois é só ir propagando aos poucos.

Ok, são vários steps, mas não sei se é lá muito diferente de fazer a partir de congelada.

Já fiz e o primeiro step tem poucas células, demorando para ter alguma atividade
 
Quando congela a viabilidade também cai bastante.

Na primeira propagação basta fazer com mosto estéril, colocando um Erlenmeyer pequeno dentro da panela de pressão.

Depois é só ir propagando aos poucos.

Ok, são vários steps, mas não sei se é lá muito diferente de fazer a partir de congelada.

Já fiz e o primeiro step tem poucas células, demorando para ter alguma atividade

Opa Tomazela,

Na verdade o problema maior não é que cai a viabilidade, é que algumas cepas que congelei ficaram com uma viabilidade boa, outras péssimas. Então na hora de propagar acabei ficando sem paramentos. Com o slant sempre tem poucas células, mas pelo menos é regular.

Para os slant eu parto sempre de um mosto estéril, tenho feito 3 steps que demoram mais ou menos uma semana e gera bastante biomassa, Ainda não consegui fazer a contagem para saber mais ou menos quantas celular eu tenho, mas a próxima vez eu faço isso.

Casado
 
Ressuscitando tópico:

Já que a lama de levedura já tem uma quantidade razoável de água, não pode só acrescentar 10% de glicerina?
 
Opa,

Quando congelamos a levedura, ao reutilizá-las, acabamos por inocular junto no mosto um pouco de glicerina.

Essa glicerina não atrapalha na retenção de espuma?
 
Opa,

Quando congelamos a levedura, ao reutilizá-las, acabamos por inocular junto no mosto um pouco de glicerina.

Essa glicerina não atrapalha na retenção de espuma?

Acho um tanto improvável que 1 ou 2 ml de glicerina em um volume de 20 litros de cerveja tenha essa capacidade.
Inclusive no meu caso eu costumo utilizar Simeticona (vulgo Luftal), chamada pelos americanos de Fermcap, em várias etapas do processo (no starter, na fervura, e pode ser usado até mesmo durante a fermentação). Algumas gotas evitam uma grande tragédia que pela sujeirada pode ocorrer caso a espuma venha para fora do recipiente. Veja que tal produto tem o objetivo justamente de eliminar a formação de espuma ao quebrar a tensão superficial das bolhas. Nas pesquisas que fiz, por ser um produto à base de silicone, ele decanta naturalmente durante a fermentação e vai para o fundo do balde. Na minha prática, nunca tive problema de retenção de espuma. Imagino que o mesmo deva ocorrer com o glicerol...
 
Back
Top