Iniciante: Qual equipamento adquirir ? (bag ou panelas)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danielfaria

Member
Joined
Feb 12, 2016
Messages
21
Reaction score
1
Bom dia pessoal,

Sou iniciante no ramo, estou estudando e lendo bastante em relação a fabricação de cerveja artesanal. Em meio a tantas informações surgiu uma duvida.

Qual equipamento (método) adquirir para iniciar ??

Desde que comecei a ler vi muito material falando sobre o sistema de panelas (2 ou 3), aonde você tem uma panela para a brassagem, outra para lavagem dos grãos e assim por diante.

Porém recentemente li sobre o método (brew in a bag) e achei muito interessante e o investimento é um pouco mais baixo.

A duvida é: qual investimento vale a pena ?? Se eu começar com a brew in a bag e depois quiser mudar de método, é fácil fazer essa adaptação ?

O que vocês me recomendam ?

Obrigado
 
Equipamento não faz cerveja. Cervejeiro faz cerveja.
Porque eu disse isso?
Porque, sinceramente, tanto faz o equipamento que você vai usar.

Eu comecei com bag porque morava em apartamento, pouco espaço, não tinha como ter fogão, etc.

Agora que eu moro em casa, eu...

... continuo com o BAG. Não gostei do sistema de 3 panelas. Achei mais trabalhoso e os benefícios não valem o esforço extra. Se minha produção fosse maior, eu ficaria com esse sistema, mas pra 20 litros, BIAB funciona lindo.

Ou seja, avalie sua necessidade, escolha um (de preferência, o mais simples e barato), e faça cerveja. O tempo e a prática vão te dizer qual é o teu estilo, e ai você ajusta o equipamento pro teu estilo/necessidade.

Abraços,
 
olha, minha opinião é a seguinte. Nunca ao começar um hobby basei tuas decisões focadas no custo baixo. Tenha sim bom senso com quanto você pode ou não gastar, mas não vá sempre nessa do mais barato.

Baseio esse comentário encima dos hobbys de fazer cerveja e aeromodelismo que cultivo. Em ambos sempre que quis fazer algo pensando em gastar menos quando peguei gosto pela coisa me dei mal...

Acho que se você mora em AP, uma panela para 10L e um bag fica legal...Se você tiver mais espaço (Lembre, quando se fala em espaço é espaço para fazer e depois guardar tudo como geladeira, fermentador etc) ai você pode começar como a maioria com uma panela 32 que vai te permitir fazer 20 L de cerveja...
Sobre o Bag, eu comecei no mode com bazooka, mas vejo que o bag é realmente muito pratico e recomendado. Não me arrependo da bazooka, mas agora vou montar um equipamento menor pra testes com um bag
 
Muito obrigado pelas dicas jalexandre e aferreira

Então a escolha incial seria pelo sistema de 3 panelas, nesse ponto concordo com vocês que não é o custo x ou y que interfere. Eu já estava pesquisando há um tempo isso.

Porém vou fazer um curso basico em cerveja e nele irão utilizar o metodo brew in a bag e também irão vender o kit lá. Então pensei que seria viavel por isso.

A questão do espaço realmente é um problema no momento também, por esse lado a bag seria uma boa.
 
Bem... Vou contribuir com meus 2 centavos. Defina primeiro o tamanho máximo que pretende para as levas e compre a primeira panela para suportar a quantidade equivalente de mosto. Mesmo que não use o volume total nas primeiras levas, terá um equipamento para as demais.
No meu caso, estimava produzir entre 30 e 50 litros. A primeira panela que comprei foi de 65l ( aproveitei uma promoção ). Ela me atendeu nas brassagem menores e vai continuar me atendendo nas brassagens maiores.
Muito cuidado com esses kits prontos. O custo por ter tudo reunido num só pacote às vezes não compensa.
 
mais uns centavos que achei aqui também...

eu comecei com 2 panelas de 32L (não necessito da terceira panela) utilizo a panela de fervura para aquecer a agua do sparge...dai quando vou transferir eu coloco todo o mostro dentro da bombona de agua(vc sempre vai ter uma sobrando vazia durante o processo)... Agora vou comprar uma nova panela na casa dos 65L também ai fecho as 3 panelas e amplio minha capacidade de produção(pq meu fermentador é de 30L logo estou com pacacidade ociosa).

Sobre o bag, eu nao vou aqui recomendar fortemente pq nunca usei, mas vejo tanta gente utilizando...está passando aquele programa no canal Globosat chamado Cervejantes que pra resumir é uma disputa entre 2 produtores artesanais e já vi gente ali que manja do que ta fazendo e usando bag...Se o espaço para varias panelas é um problema pra vc vejo bag como uma boa saida.

Só mais um detalhe, lembro de ter visto um produtor de SP que usa bag de forma profissional, no caso ao inves do bag é um cesto de inox que é erguido por um guincho ao final, ou seja é o mesmo principio do bag porém de forma mais "profissional"
 
Escolha BIAB. Você poupará dinheiro, espaço para armazenar os equipamentos e tempo na brassagem. Se futuramente você quiser mudar, é só comprar outras panelas e afins. Se fosse o contrário, teria que jogar panelas e sobressalentes no lixo, entulhar ou vendê-los.
 
Bem... Vou contribuir com meus 2 centavos. Defina primeiro o tamanho máximo que pretende para as levas e compre a primeira panela para suportar a quantidade equivalente de mosto. Mesmo que não use o volume total nas primeiras levas, terá um equipamento para as demais.
No meu caso, estimava produzir entre 30 e 50 litros. A primeira panela que comprei foi de 65l ( aproveitei uma promoção ). Ela me atendeu nas brassagem menores e vai continuar me atendendo nas brassagens maiores.
Muito cuidado com esses kits prontos. O custo por ter tudo reunido num só pacote às vezes não compensa.

Bom dia Fabio

Então no meu caso estou iniciando e queria um kit para 20 Litros mesmo. Em relação aos kits realmente dificilmente acha um ideal, sempre tem que adicionar algum item a mais, porém a vantagem de comprar em um local só seria pagar um frete unico.

No kit que eu vi de 20 litros vem os seguintes equipamentos:

- 2 caldeirões de fervura 32 litros
- 1 fermentador (para kit 20 litros)
- 1 Colher/pá cervejaria 60cm
- 1 Arrolhador de garrafas de mesa
- 1 termometro cervejeiro
- 1 Chiller de Aluminio 7,5 metros
- 1 Desinfetante alcool 70
- 1 tampinhas
- 1 mangueira cristal de alta pressão
- 1 pulverizador/borrifador
- 1 balança digital até 10kg
- 1 kit Pale ALE - 20 litros

Esse foi o melhor kit que consegui encontrar na internet.
 
mais uns centavos que achei aqui também...

eu comecei com 2 panelas de 32L (não necessito da terceira panela) utilizo a panela de fervura para aquecer a agua do sparge...dai quando vou transferir eu coloco todo o mostro dentro da bombona de agua(vc sempre vai ter uma sobrando vazia durante o processo)... Agora vou comprar uma nova panela na casa dos 65L também ai fecho as 3 panelas e amplio minha capacidade de produção(pq meu fermentador é de 30L logo estou com pacacidade ociosa).

Sobre o bag, eu nao vou aqui recomendar fortemente pq nunca usei, mas vejo tanta gente utilizando...está passando aquele programa no canal Globosat chamado Cervejantes que pra resumir é uma disputa entre 2 produtores artesanais e já vi gente ali que manja do que ta fazendo e usando bag...Se o espaço para varias panelas é um problema pra vc vejo bag como uma boa saida.

Só mais um detalhe, lembro de ter visto um produtor de SP que usa bag de forma profissional, no caso ao inves do bag é um cesto de inox que é erguido por um guincho ao final, ou seja é o mesmo principio do bag porém de forma mais "profissional"


Também vi vários cervejeiros fazendo com a bag. Eu na verdade não conhecia a bag, mas vou fazer um curso noas proximas semanas aonde será utilizado a bag na produção de cerveja artesanal. Então comecei a pesquisar, ler e ver videos a respeito e no curso o kit que eles irão vender será com a bag. Muito obrigado pelas dicas.
 
unico comentário que faço nessa relação de itens é quanto ao Desinfetante alcool 70 e sobre o chiller de aluminio.

Sobre o desinfetante, eu particularmente nao uso isso, utilizo o PAC-200 que é um sanitizante que acredito ser mais indicado para nossa segurança. E, resumo vc dilui 1 g por litro, coloca em um borrifador de R$ 1,99 e passa o processo todo borrifando em tudo que vc quiser. Eu por exemplo sempre borrifo na pá cada vez que tiro ou coloco ela de novo na panela, magueiras, fermentador em tudo.

e sobre o chiller, se na tua cidade tiver alguma loja que tabalhe com refrigeração/ar condicionado você pode comprar lá alguns metros de cano de cobre que provavelmente vai pagar mais barato. Aqui na minha cidade levei minha panela e me entregaram já enrolado no formato e tamanho dela...até pq provavelmente vc vai gastar uma graninha pra mandar isso tudo por frete.
 
unico comentário que faço nessa relação de itens é quanto ao Desinfetante alcool 70 e sobre o chiller de aluminio.

Sobre o desinfetante, eu particularmente nao uso isso, utilizo o PAC-200 que é um sanitizante que acredito ser mais indicado para nossa segurança. E, resumo vc dilui 1 g por litro, coloca em um borrifador de R$ 1,99 e passa o processo todo borrifando em tudo que vc quiser. Eu por exemplo sempre borrifo na pá cada vez que tiro ou coloco ela de novo na panela, magueiras, fermentador em tudo.

e sobre o chiller, se na tua cidade tiver alguma loja que tabalhe com refrigeração/ar condicionado você pode comprar lá alguns metros de cano de cobre que provavelmente vai pagar mais barato. Aqui na minha cidade levei minha panela e me entregaram já enrolado no formato e tamanho dela...até pq provavelmente vc vai gastar uma graninha pra mandar isso tudo por frete.

Valeu pela dica, é você tem razão, o frete (mesmo comprando tudo no mesmo lugar) fica um pouco alto.
 
Uma outra duvida (bem de inciante mesmo). Eu vi vários videos de cervejeiros caseiros e uma coisa me chamou a atenção. Em um video após colocar no fermentador, o cara não colocou o balde na geladeira e sim em uma prateleira. Em outros videos, já vi gente colocando o balde dentro da geladeira por tantos dias.

O que está certo ou errado nisso ?? Digo isso, pq entre os equipamentos vou ter que adquirir uma geladeira usada pelo menos.

Obrigado
 
Uma outra duvida (bem de inciante mesmo). Eu vi vários videos de cervejeiros caseiros e uma coisa me chamou a atenção. Em um video após colocar no fermentador, o cara não colocou o balde na geladeira e sim em uma prateleira. Em outros videos, já vi gente colocando o balde dentro da geladeira por tantos dias.

O que está certo ou errado nisso ?? Digo isso, pq entre os equipamentos vou ter que adquirir uma geladeira usada pelo menos.

Obrigado

Começa lendo esse tópico fixo e depois le todos os outros:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Aí tu vai entender e não só tirar uma dúvida que parece simples mas que é bem complexa.
 
Uma outra duvida (bem de inciante mesmo). Eu vi vários videos de cervejeiros caseiros e uma coisa me chamou a atenção. Em um video após colocar no fermentador, o cara não colocou o balde na geladeira e sim em uma prateleira. Em outros videos, já vi gente colocando o balde dentro da geladeira por tantos dias.

O que está certo ou errado nisso ?? Digo isso, pq entre os equipamentos vou ter que adquirir uma geladeira usada pelo menos.

Obrigado

Meus dois centavos:

As minhas primeiras levas eu fermentei na prateleira mesmo.

Depois de um tempo, comprei uma caixa térmica e passei a usar gelo artificial + TIC (morava em AP, sem chance de ter freezer/geladeira)

No ano passado, adquiri um freezer horizontal compacto (H160A) para levas de 20 a 30 litros, porque queria fazer lagers também.

Ter controle de temperatura é legal, mas eu não deixaria de fazer cerveja por não te-lo.
 

Latest posts

Back
Top