Iniciante kit de 10 não compensa? Vou me arrepender?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelfelix

Member
Joined
Nov 4, 2018
Messages
10
Reaction score
1
Location
Araray
falaaa pessoal estou escolhendo meu primeito Kit para minha primeira Cerveja.

Estava de olho naquele kit do cerveja facil de 10l por 499

Tem panela, fermentador, chiller e tal

Porem mtas pessoas me disseram para nao fazer isso e ir direto pro de 20l pois 10l é pouco e outras coisas mais.

Porem 20l é o dobro do preço e mta coisa muda, tamanho da panela e do fermentador são bem maiores.

O que acham?
 
Depende de quanto tu pretende beber, uai.

Se você vai fazer pra consumo próprio, pode ser que 10 litros sejam suficientes.Eu acho besteira estocar cerveja como se fossemos pra guerra. Prefiro fazer mais vezes e beber cerveja fresca.

Agora, se tu pretende levar pra churrasco de amigos e familiares, compensa pegar um kit maior mesmo.

Eu geralmente faço levas de 10 litros 1 ou 2 vezes ao mês. Depende do meu humor e do meu estoque. =)
 
Depende de quanto tu pretende beber, uai.

Se você vai fazer pra consumo próprio, pode ser que 10 litros sejam suficientes.Eu acho besteira estocar cerveja como se fossemos pra guerra. Prefiro fazer mais vezes e beber cerveja fresca.

Agora, se tu pretende levar pra churrasco de amigos e familiares, compensa pegar um kit maior mesmo.

Eu geralmente faço levas de 10 litros 1 ou 2 vezes ao mês. Depende do meu humor e do meu estoque. =)
Correto amigo e imagino que se precisar compro outro fermentador e faço brassagem em menor tempo 1 por semana.

E assim fica 2 fermentador de 10l ficando pronto em pouco tempo de separação
 
A vantagem de produzir pouco se é só para tu beber é ter uma maior variedade de receitas e não precisar tomar 30 garrafas de uma mesma cerveja.
A desvantagem é que produzir 10 ou 20 l dá quase o mesmo trabalho e consome quase o mesmo tempo.
 
A vantagem de produzir pouco se é só para tu beber é ter uma maior variedade de receitas e não precisar tomar 30 garrafas de uma mesma cerveja.
A desvantagem é que produzir 10 ou 20 l dá quase o mesmo trabalho e consome quase o mesmo tempo.
Correto por esses fatores fico na dúvida
 
Correto por esses fatores fico na dúvida
É uma decisão complicada.
- Panela de 20l começa a ficar grande para guardar;
- 10l pode ser pouco se tu não fazer com uma certa regularidade
- tomar 20l de um único estilo enjoa
- passar de 10l para 20l se for BIAB requer só mais um fermentador (se o teu já não for de 20l), o que é bem barato, e trocar a panela.
 
Compra logo p/ fazer no minimo 50 litros, digo por experiencia propria
O unive
É uma decisão complicada.
- Panela de 20l começa a ficar grande para guardar;
- 10l pode ser pouco se tu não fazer com uma certa regularidade
- tomar 20l de um único estilo enjoa
- passar de 10l para 20l se for BIAB requer só mais um fermentador (se o teu já não for de 20l), o que é bem barato, e trocar a panela.

Pra mim, é uma decisão simples.

Escolhe um número, testa e ajusta.
Compra logo p/ fazer no minimo 50 litros, digo por experiencia propria

Tem gente que não liga de tomar 50 litros da mesma cervja. Aliás, tem gente que faz cerveja a anos e nunca fugiu do lugar comum (apa/ipa/cream ale). Eu **gosto** de ter opções e gosto de testar coisas novas. Sou do tipo que prefere brassar 5 levas de 10 a uma de 50. Mas... cada um tem o seu perfil, certo?
 
falaaa pessoal estou escolhendo meu primeito Kit para minha primeira Cerveja.

Estava de olho naquele kit do cerveja facil de 10l por 499

Tem panela, fermentador, chiller e tal

Porem mtas pessoas me disseram para nao fazer isso e ir direto pro de 20l pois 10l é pouco e outras coisas mais.

Porem 20l é o dobro do preço e mta coisa muda, tamanho da panela e do fermentador são bem maiores.

O que acham?

Bom dia meu caro!

Comprei exatamente esse kit de 10 litros do Cerveja Fácil. O kit é bacana mas...

1 - Pelo trabalho que dá uma brassagem, acho que vale a pena já começar com um de 20 litros
2 - Você não vai gastar somente a grana do kit mesmo (não MESMO!), então essa diferença do de 10 pro de 20 fica insiginificante.

Então, por experiência própria, recomendo já começar com um de 20 litros, pelo menos.
Concordo que, se pensar em 20 litros de porter, pode ser que você fique enjoado de tomar só um tipo, mas pense que você fará vários tipos de 20 litros. Imagina 20 litrão de APA levinha pra tomar no verão... Com o kit de 10 litros, antes da segunda breja ficar pronta a primeira que você fez já acabou faz tempo, e ficar sem breja pq a anterior já acabou é bad demais.
 
Pessoalmente preferiria unir os dois mundos. Iria com o kit de 20 litros mas compraria 2 fermentadores de 12 litros (30 reais cada) à parte para levas menores.
 
Para fazer 30 litros levo 6 horas aproximadamente no sistema BIAB. Para fazer 10 litros levo no mínimo 5 horas. Dá praticamente o mesmo trabalho.
 
Amigo, deixa eu contribuir um pouco com a minha experiencia, você está fazendo bem certo, analisando bem antes de começar, eu comecei na louca e olho pra trás e vejo que tem muita coisa que podia ter feito diferente.
Do jeito que eu vejo, sempre é melhor 20l, porque com kit de 20l você faz 10l. Mais que isso complica porque uma coisa é carregar uma panela/fermentador com 20l, outra coisa é com 30l, então a partir do momento que você rompe a barreira dos 20l passa a precisar de bomba pra trafega e outras coisas.
Partindo do princípio que 20l é melhor, quando que você optaria por 10l:
- O seu fogão tem daquelas bocas maiores, tipo quase industrial? Se não tiver, 10l;
- Você tem condição de ter uma geladeira só pra cerveja, pra fermentar e clarificar? Se for de isopor, então tem que ser 10l;
- Tem receio de um dia largar tudo? Se tem, 10l.

O que o pessoal levantou procede, mas cara, quanto mais melhor, sempre tem os pidão, parente, churrasco, então nunca vi produção grande demais.
De qualquer jeito, inclusive se eu fosse começar hoje começaria pelo kit do cerveja fácil, se você comprar 10l depois é fácil fazer upgrade, eles já tem esse kit pensando nisso. Então manda ver.

Outros conselhos que dou, pontos que eu errei e faria diferente:
- Taxa de moagem é barato; comprar malte em quantidade é ilusão. Compre, principalmente no começo, o kit da receita já moída. Se for pra comprar moinho já compre um de rolos e de preferencia o Daddy Mill, eu tenho e é outra vida;
- Fermentador cônico é ilusão, deixe pra comprar quando você for o rui chapéu da cerveja artesanal;
- Compre garrafas PET âmbar, só na economia de tampinhas elas já se pagam, aguentam mais pressão, pesam menos, etc etc etc. Se estiverem com sobrepressão, é só dar uma abridinha e fechar de novo. Eu perdi uma leva porque as tampinhas não vedaram corretamente, fiquei traumatizado.
- Não lembro se tem no kit mas hoje tem uns lavador de garrafa bem baratos, vale muito a pena. Escorredor é bom mas custo/benefício ainda é baixo.
 
Olá bom dia!
falaaa pessoal estou escolhendo meu primeito Kit para minha primeira Cerveja.

Estava de olho naquele kit do cerveja facil de 10l por 499

Tem panela, fermentador, chiller e tal

Porem mtas pessoas me disseram para nao fazer isso e ir direto pro de 20l pois 10l é pouco e outras coisas mais.

Porem 20l é o dobro do preço e mta coisa muda, tamanho da panela e do fermentador são bem maiores.

O que acham?

Olá bom dia!
Estou com o mesmo pensamento... Também estava de olho nesse mesmo kit. Porém, andei procurando em casa e achei uma panela de 10L e decidi comprar os itens avulso... aqui no RJ, os itens avulsos, sem chiller e com maltes mais variados, consegui um preço de R$250,00.
Assim como você, nunca fiz cerveja e vou começar nesta semana. Decidi por gastar o mínimo possível, fermentando no galão d'água, vou usar a panela da mulher e o bag, comprei voal na loja de tecido por 10,00 3m e costurei o tamanho q precisava.
 
Pessoalmente preferiria unir os dois mundos. Iria com o kit de 20 litros mas compraria 2 fermentadores de 12 litros (30 reais cada) à parte para levas menores.
É uma boa estratégia também, mas tem que se pensar na questão das rampas de fermentação. Brassou uma leva pequena hoje e outra dois ou três dias depois, por exemplo. Dependendo dos estilos das brejas de cada brassagem, as temperaturas serão diferentes para cada fementador. Dessa forma, se for usar geladeira com controle de temperatura (pra mim é obrigatório), vai ter de investir em uma geladeira pra cada fementador. Aí vai custo...
 
falaaa pessoal estou escolhendo meu primeito Kit para minha primeira Cerveja.

Estava de olho naquele kit do cerveja facil de 10l por 499

Tem panela, fermentador, chiller e tal

Porem mtas pessoas me disseram para nao fazer isso e ir direto pro de 20l pois 10l é pouco e outras coisas mais.

Porem 20l é o dobro do preço e mta coisa muda, tamanho da panela e do fermentador são bem maiores.

O que acham?
Amigo eu montei meu primeiro kit comprando as partes separadas, panela usada de um fogareiro usado de outro, tempos depois chiller, o fermentador comecei com potes de margarina de 15 kg e depois comprei potes de 50 litros.
Gastei muito menos que os 499 reais. :)
 
Cara acho que depende muito do que você pretende fazer e onde pretende fazer. Eu particularmente faço levas de 10L ou até menos (tenho uma panelinha de 8L pra fazer levas de 5L). Faço isso pra poder testar diferentes estilos e receitas, testar ingredientes pra ver se fica bom sem o medo de “perder” 20L com uma cerveja ruim, e principalmente pq eu faço na cozinha de casa, num fogão normal, so com uma panela (BIAB) e sozinho. Muito mais fácil manejar uma panela e todo o restante dos equipamentos menores. Concordo que o trabalho de fazer, em si, é o mesmo (moer, ferver, sanitizar, resfriar, etc), mas discordo que tome o mesmo tempo. É muito mais rápido ferver 8L do que 30L de água. Bem mais rápido resfriar, bem mais fácil limpar e sanitizar tudo, muito mais rápido limpar as garrafas e engarrafar. Enfim, existem pros e contras. Se sua intensão é começar com produções menores e rapidamente passar a produzir grandes volumes, vai já de 20L, mas se pretende fazer experimentos de receitas variadas, e mais frequente, 10L é um tamanho bacana.
 
Minha dica é: não compre kit com 2 panelas. Opte por três ou uma. :)
No caso eu começaria com uma de 25L fazendo BIAB, para 10-12L finais. Caso queira futuramente aumentar a produção, esta panela de 25L acaba sempre tendo alguma utilidade seja pra mostura/fervura/sparge em um processo de 3 panelas.. seja para largar um saco de BIAB depois da mostura, malte moído, alguma transferência de mosto, etc.. :)
 
Cara acho que depende muito do que você pretende fazer e onde pretende fazer. Eu particularmente faço levas de 10L ou até menos (tenho uma panelinha de 8L pra fazer levas de 5L). Faço isso pra poder testar diferentes estilos e receitas, testar ingredientes pra ver se fica bom sem o medo de “perder” 20L com uma cerveja ruim, e principalmente pq eu faço na cozinha de casa, num fogão normal, so com uma panela (BIAB) e sozinho. Muito mais fácil manejar uma panela e todo o restante dos equipamentos menores. Concordo que o trabalho de fazer, em si, é o mesmo (moer, ferver, sanitizar, resfriar, etc), mas discordo que tome o mesmo tempo. É muito mais rápido ferver 8L do que 30L de água. Bem mais rápido resfriar, bem mais fácil limpar e sanitizar tudo, muito mais rápido limpar as garrafas e engarrafar. Enfim, existem pros e contras. Se sua intensão é começar com produções menores e rapidamente passar a produzir grandes volumes, vai já de 20L, mas se pretende fazer experimentos de receitas variadas, e mais frequente, 10L é um tamanho bacana.

Se tu não tem um canto para fazer cerveja e vai se aventurar na cozinha de casa, fique nos 10l. hehehehe
 
Acabei criando um kit maneiro de 20l (panela de 31l) da ToBrew pensei bastante e eu sei que vou beber 8l(na panela de 10l) bem rápido vou querer arrumar um ou outro pra amigos experimentar e tdo mais e vai acabar faltando rs. Na quarta faço a compra e se tdo der certo na sexta ou sabado sai a primeira breja
 
Acabei criando um kit maneiro de 20l (panela de 31l) da ToBrew pensei bastante e eu sei que vou beber 8l(na panela de 10l) bem rápido vou querer arrumar um ou outro pra amigos experimentar e tdo mais e vai acabar faltando rs. Na quarta faço a compra e se tdo der certo na sexta ou sabado sai a primeira breja
Cara, dá uma olhada nesse kit aqui:

https://www.bilbilbeer.com.br/kit-equipamentos-biab-20l

665 bananas, achei barato.
 
Acabei criando um kit maneiro de 20l (panela de 31l) da ToBrew pensei bastante e eu sei que vou beber 8l(na panela de 10l) bem rápido vou querer arrumar um ou outro pra amigos experimentar e tdo mais e vai acabar faltando rs. Na quarta faço a compra e se tdo der certo na sexta ou sabado sai a primeira breja

Parabéns pela compra e não deixe as panelas no armário!

Entre 10 e 20 litros, escolher 20 foi uma boa escolha. Se um dia vc achar que é pouco, bom... aí é outra história!
 
Também tenho essa dúvida. Vou usar a cozinha de casa , e não tenho amigos que gostam de cerveja artesanal. Eles acham amarga e forte rsrs. Então ja que vou beber praticamente sozinho e vou usar uma cozinha pequena,simples e apertada e vou ter que usar isopor no controle de temperatura acho que vou de 10 litros desse mesmo kit cerveja fácil. Não encontrei outro com melhor custo-benefício.
 
Para fazer 10 Litros acaba sendo mais facil utiliza BIAB. Os equipamentos ficam mais baratos e a questao do rendimento não é tão significando.
 
Acabei criando um kit maneiro de 20l (panela de 31l) da ToBrew pensei bastante e eu sei que vou beber 8l(na panela de 10l) bem rápido vou querer arrumar um ou outro pra amigos experimentar e tdo mais e vai acabar faltando rs. Na quarta faço a compra e se tdo der certo na sexta ou sabado sai a primeira breja
Parabéns pela escolha e boas brejas!
 
To nessa dúvida tbm de 10l ou 20l, eu vi varias opiniões e no final to montando um de 20l msm, vai dar umas 33 garrafas de 500ml, mas o povo da minha família bebe muito rs. Comprei uma panela n38 que dá e sobre pra fazer 20l. Só que isso me gerou um problema, não tenho geladeira. Por isso resolvi investir em uma "bombona" 22l pq ela só mede 28cm de altura ao invés dos 42cm de um balde de 22l, assim fica mais fácil achar um isopor que caiba ele dentro.

Eu me mudei para uma casa, não é grande mas vou usar a sala de estudos para guardar essas "tralhas" e onde colocarei o isopor para fermentação.

Quem usa balde de 22l em isopor como é a experiência ?
 
falaaa pessoal estou escolhendo meu primeito Kit para minha primeira Cerveja.

Estava de olho naquele kit do cerveja facil de 10l por 499

Tem panela, fermentador, chiller e tal

Porem mtas pessoas me disseram para nao fazer isso e ir direto pro de 20l pois 10l é pouco e outras coisas mais.

Porem 20l é o dobro do preço e mta coisa muda, tamanho da panela e do fermentador são bem maiores.

O que acham?
Se você gostaria do negócio (e vai gostar) vai se arrepender nos primeiros meses, quando sair a primeira leva vai acabar rápido e é isso que faz várias pessoas pensarem que não vale a pena. se alguém tivesse me dito isso quando comecei, já teria logo pegado uma que dê pra fazer 50L máximo. com isso, você pode fazer 10, 20, 30, 40, 50... gastei no início com kit e o "sempre falta alguma coisa pra fazer melhor" muito mais do que gastaria se tivesse pego um kit pra 40 /50L...
 
To nessa dúvida tbm de 10l ou 20l, eu vi varias opiniões e no final to montando um de 20l msm, vai dar umas 33 garrafas de 500ml, mas o povo da minha família bebe muito rs. Comprei uma panela n38 que dá e sobre pra fazer 20l. Só que isso me gerou um problema, não tenho geladeira. Por isso resolvi investir em uma "bombona" 22l pq ela só mede 28cm de altura ao invés dos 42cm de um balde de 22l, assim fica mais fácil achar um isopor que caiba ele dentro.

Eu me mudei para uma casa, não é grande mas vou usar a sala de estudos para guardar essas "tralhas" e onde colocarei o isopor para fermentação.

Quem usa balde de 22l em isopor como é a experiência ?
A minha experiencia com Kveik foi boa, usa uma Voss ou Sleutjes (nem sei se é assim que escreve) e põe pra fermentar no armario embaixo da pia, ou num canto duma sala, qualquer lugar fresco e que tenha pouca variação de temperatura que vai dar boa. O problema é que o povo força a barra, larga o fermentador no sol, dá relaxo mesmo, aí não tem levedura que aguente.
 
To nessa dúvida tbm de 10l ou 20l, eu vi varias opiniões e no final to montando um de 20l msm, vai dar umas 33 garrafas de 500ml, mas o povo da minha família bebe muito rs. Comprei uma panela n38 que dá e sobre pra fazer 20l. Só que isso me gerou um problema, não tenho geladeira. Por isso resolvi investir em uma "bombona" 22l pq ela só mede 28cm de altura ao invés dos 42cm de um balde de 22l, assim fica mais fácil achar um isopor que caiba ele dentro.

Eu me mudei para uma casa, não é grande mas vou usar a sala de estudos para guardar essas "tralhas" e onde colocarei o isopor para fermentação.

Quem usa balde de 22l em isopor como é a experiência ?
Tudo bem?
Eu usei balde de 22 litros por bastante tempo fazendo fermentação no isopor e sempre saiu cerveja ok. Meu problema começou quando comecei a querer 20 litros finais e daí o balde ficou meio que justo demais. Parti pra bombona de 30 litros e hoje estou satisfeito. Me atende super bem. Como vi que o negócio de cerveja veio pra ficar na minha vida, investi em um frigobar e em um controlador de temperatura, o que elevou o nível da produção a outro patamar. No isopor é bem mais difícil controlar a temperatura interna do balde e mais ainda controlar a variação dela durante o dia.
Um abraço e boas cervejas
 
Vou dar meu testemunho também rs.
Comecei fazendo biabão numa panela de 32l, conseguia tirar 15 litros finais dela, forçando bem a barra chegava a 17/18l na garrafa. Fui bem feliz com essa panela, fiz cerveja nela por três anos, mas às vezes pensava que uma de 45l me atenderia melhor. Nesse tempo todo, antes de comprar a chinesinha que uso hoje e me mudar para uma casa, sempre me virei usando duas bocas do meu fogãozinho electrolux véio de guerra na cozinha do apartamento que morava. A cozinha e o fogão ficavam todos cagados de malte e mosto durante a brassagem? Sim, mas isso é outra estória rs. Qualquer coisa mete um mergulhão de 2kw para ajudar na fervura que dá certo.
Para fermentar eu comecei com uma bombona branca de 30l com poço termométrico que uso até hoje, dá para fermentar até 25l sem correr risco de transbordamento numa fermentação mais vigorosa. Acho a bombona branca melhor pela facilidade para enxergar sujeirinhas minúsculas. Minha bombona azul já deu umas três contaminações em dois anos. A branca nunca deu nada em quatro anos.
Uma coisa que eu fiz desde a primeira cerveja e não me arrependi foi comprar uma geladeira e um controlador. Isso faz toda a diferença na qualidade da cerveja, e não te limita na hora que quiser fazer uma lager (acredite, você vai querer fazer lager). Eu só teria optado por um frigobar ao invés de uma geladeira porque ocupa menos espaço e cabe a bombona do mesmo jeito (electrolux ou brastemp de 120 litros, modelos que as prateleiras das portas podem ser retiradas).
É isso. Espero ter contribuído. Para quem estiver iniciando no hobby, boa sorte e boas brejas! Às vezes dá ruim, mas na maioria das vezes dá muito bom e é muito gratificante.
 
Deixa eu contribuir também.

Se eu pudesse dar um conselho, compra um equipamento maior do que o que você pretende fazer. Num equip grande vc consegue fazer levas pequenas mas num pequeno não faz levas grandes e eventualmente você vai querer aumentar a quantidade.

Escolha sempre inox pras panelas, dura pra sempre se você tratar com carinho.

Não use em nada o lado verde da bucha.

SANITIZA TUDO TUDO TUDO.

só sucesso
 
Back
Top