Iniciando sem grana (Idéias e dúvidas - carbonatação no galão de água)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ugo_arrigoni

Member
Joined
Sep 15, 2015
Messages
9
Reaction score
0
Prezados amigos bebedores de cerveja artesanal, eu recém decidi começar a produzir minha própria cerveja como a maioria de vocês porém, os tempos estão difíceis, Dilma no poder, inflação alta, dólar ta quase 4 reais...enfim... Ficou difícil importar da china assim e eu não posso me dar ao luxo de gastar dinheiro com coisas que não serão uteis no final. Preciso tentar improvisar ao máximo na hora de montar meu equipamento e, pelo que eu vi, a galera aqui é muito boa nisso.

Agora que vem algumas questões....

1) Supondo que eu consiga fazer e fermentar a minha cerveja, vocês acham possível fazer a carbonatação forçada no próprio galão de água de 20 L ? será que ele aguenta uma pequena pressão e a carbonatação pode ser feita lentamente ? Se sim, que tipo de materiais eu precisaria ? Atualmente está bem difícil achar post mix pra venda.

2) Vocês acham viável engarrafar a cerveja em garrafas pet de coca-cola de 600 ml...(eu sei...to bem ruim de grana mesmo....) ? acredito que elas conseguiriam resistir a pressão após o primming, porém será que o sabor iria ficar muito ruim ou não ia dar pra notar ?

A ideia inicial era fazer a cerveja, maturar, carbonatar ela no galão de água com um cilindro de CO2 acoplado e no fim sifonar a cerva para as garrafinhas pet de coca-cola.

Tenham em mente que é minha primeira experiencia e que eu vou tentar fazer de qualquer jeito, só queria uns toques pra ver as alternativas baratas que existem para armazenar a cerveja pronta. Não pretendo que acerveja fique 100% perfeita, livre de impurezas, off flavors etc... só quero uma forma de guardar a cerveja depois que eu fizer sem que ela estrague rápido.

Obrigado Pela atenção galera.
 
Prezados amigos bebedores de cerveja artesanal, eu recém decidi começar a produzir minha própria cerveja como a maioria de vocês porém, os tempos estão difíceis, Dilma no poder, inflação alta, dólar ta quase 4 reais...enfim... Ficou difícil importar da china assim e eu não posso me dar ao luxo de gastar dinheiro com coisas que não serão uteis no final. Preciso tentar improvisar ao máximo na hora de montar meu equipamento e, pelo que eu vi, a galera aqui é muito boa nisso.

Agora que vem algumas questões....

1) Supondo que eu consiga fazer e fermentar a minha cerveja, vocês acham possível fazer a carbonatação forçada no próprio galão de água de 20 L ? será que ele aguenta uma pequena pressão e a carbonatação pode ser feita lentamente ? Se sim, que tipo de materiais eu precisaria ? Atualmente está bem difícil achar post mix pra venda.

2) Vocês acham viável engarrafar a cerveja em garrafas pet de coca-cola de 600 ml...(eu sei...to bem ruim de grana mesmo....) ? acredito que elas conseguiriam resistir a pressão após o primming, porém será que o sabor iria ficar muito ruim ou não ia dar pra notar ?

A ideia inicial era fazer a cerveja, maturar, carbonatar ela no galão de água com um cilindro de CO2 acoplado e no fim sifonar a cerva para as garrafinhas pet de coca-cola.

Tenham em mente que é minha primeira experiencia e que eu vou tentar fazer de qualquer jeito, só queria uns toques pra ver as alternativas baratas que existem para armazenar a cerveja pronta. Não pretendo que acerveja fique 100% perfeita, livre de impurezas, off flavors etc... só quero uma forma de guardar a cerveja depois que eu fizer sem que ela estrague rápido.

Obrigado Pela atenção galera.
Melhor fermentar no galão de água e fazer priming nas garrafas pet, o único problema é que por serem transparente não pode deixar que a cerveja pegue luminosidade, isso vale pra fermentação no galão tb.. Quanto à pressão as pets vão aguentar sim, eu faço carbonatação forçada em pets de coca-cola de 2 litros. Agora não entendi bem, pra fazer carbonatação forçada você teria que ter cilindro de co2, sai mais barato vc comprar tampinhas e um arrolhador pra fazer priming em garrafas de vidro, essas ambev você consegue fácil.
 
Amigo, galão de agua pode ate suportar a pressão, mas não sei como voce iria tampar.
ao tentar sifonar a cerveja pra garrafa ela perde boa parte do gás, o processo correto seria o de contra pressão (aqui no fórum tem muito falando sobre isso).

porque ao invés de fazer um monte de gambiarras assim, tu não consegue umas garrafas de cerveja usadas (pode ser das ambev, long neck, até litrão), e faz o engarrafamento com primming que dará um produto muito melhor e um custo praticamente zero.

PS. muitos amigos cervejeiros, para conseguir garrafas, vão até bares e pedem pra guardar as que iriam dispensar para reciclagem.

Prezados amigos bebedores de cerveja artesanal, eu recém decidi começar a produzir minha própria cerveja como a maioria de vocês porém, os tempos estão difíceis, Dilma no poder, inflação alta, dólar ta quase 4 reais...enfim... Ficou difícil importar da china assim e eu não posso me dar ao luxo de gastar dinheiro com coisas que não serão uteis no final. Preciso tentar improvisar ao máximo na hora de montar meu equipamento e, pelo que eu vi, a galera aqui é muito boa nisso.

Agora que vem algumas questões....

1) Supondo que eu consiga fazer e fermentar a minha cerveja, vocês acham possível fazer a carbonatação forçada no próprio galão de água de 20 L ? será que ele aguenta uma pequena pressão e a carbonatação pode ser feita lentamente ? Se sim, que tipo de materiais eu precisaria ? Atualmente está bem difícil achar post mix pra venda.

2) Vocês acham viável engarrafar a cerveja em garrafas pet de coca-cola de 600 ml...(eu sei...to bem ruim de grana mesmo....) ? acredito que elas conseguiriam resistir a pressão após o primming, porém será que o sabor iria ficar muito ruim ou não ia dar pra notar ?

A ideia inicial era fazer a cerveja, maturar, carbonatar ela no galão de água com um cilindro de CO2 acoplado e no fim sifonar a cerva para as garrafinhas pet de coca-cola.

Tenham em mente que é minha primeira experiencia e que eu vou tentar fazer de qualquer jeito, só queria uns toques pra ver as alternativas baratas que existem para armazenar a cerveja pronta. Não pretendo que acerveja fique 100% perfeita, livre de impurezas, off flavors etc... só quero uma forma de guardar a cerveja depois que eu fizer sem que ela estrague rápido.

Obrigado Pela atenção galera.
 
Prezados amigos bebedores de cerveja artesanal, eu recém decidi começar a produzir minha própria cerveja como a maioria de vocês porém, os tempos estão difíceis, Dilma no poder, inflação alta, dólar ta quase 4 reais...enfim... Ficou difícil importar da china assim e eu não posso me dar ao luxo de gastar dinheiro com coisas que não serão uteis no final. Preciso tentar improvisar ao máximo na hora de montar meu equipamento e, pelo que eu vi, a galera aqui é muito boa nisso.

Agora que vem algumas questões....

1) Supondo que eu consiga fazer e fermentar a minha cerveja, vocês acham possível fazer a carbonatação forçada no próprio galão de água de 20 L ? será que ele aguenta uma pequena pressão e a carbonatação pode ser feita lentamente ? Se sim, que tipo de materiais eu precisaria ? Atualmente está bem difícil achar post mix pra venda.

2) Vocês acham viável engarrafar a cerveja em garrafas pet de coca-cola de 600 ml...(eu sei...to bem ruim de grana mesmo....) ? acredito que elas conseguiriam resistir a pressão após o primming, porém será que o sabor iria ficar muito ruim ou não ia dar pra notar ?

A ideia inicial era fazer a cerveja, maturar, carbonatar ela no galão de água com um cilindro de CO2 acoplado e no fim sifonar a cerva para as garrafinhas pet de coca-cola.

Tenham em mente que é minha primeira experiencia e que eu vou tentar fazer de qualquer jeito, só queria uns toques pra ver as alternativas baratas que existem para armazenar a cerveja pronta. Não pretendo que acerveja fique 100% perfeita, livre de impurezas, off flavors etc... só quero uma forma de guardar a cerveja depois que eu fizer sem que ela estrague rápido.

Obrigado Pela atenção galera.

Eu só nao entendi uma coisa, esta cogitando a compra de um cilindro de co2, que irá custar no minimo 500 reais com o manometro.
Com essa grana tu consegue comprar todo equipamento para fazer envase com primming, baldes e mangueiras atoxicas e ainda sobra uma grana.
 
Tá na cadeia ? Kkkk
Zuera a parte não deve ter esquema mais barato do que fermentar em galão de água e depois envasar em litrão
 
Tudo isso pra não gastar com tampinha e tampadora? Garrafas você consegue até emprestadas se não tem.
 
1) Supondo que eu consiga fazer e fermentar a minha cerveja, vocês acham possível fazer a carbonatação forçada no próprio galão de água de 20 L ? será que ele aguenta uma pequena pressão e a carbonatação pode ser feita lentamente ? Se sim, que tipo de materiais eu precisaria ? Atualmente está bem difícil achar post mix pra venda.

2) Vocês acham viável engarrafar a cerveja em garrafas pet de coca-cola de 600 ml...(eu sei...to bem ruim de grana mesmo....) ? acredito que elas conseguiriam resistir a pressão após o primming, porém será que o sabor iria ficar muito ruim ou não ia dar pra notar ?

A ideia inicial era fazer a cerveja, maturar, carbonatar ela no galão de água com um cilindro de CO2 acoplado e no fim sifonar a cerva para as garrafinhas pet de coca-cola.

Concordo com o que disseram acima, não faz sentido algum pensar em economizar em equipamento e comprar cilindro de CO2, que com certeza não é essencial pra fazer cerveja.

Pode usar garrafa PET sim pra carbonatar, só manter longe da luz. Galão de água não. Pode explodir, não foi feito pra isso... melhor nem tentar.

Agora... fazer cerveja exige alguns gastos mínimos, se quer uma cerveja nem que seja mais ou menos, não tem milagre... dá pra reduzir numero de panelas, manter equipamento ao mínimo mesmo. Dá até pra fazer cerveja sem panela... mas fermentar sem controle de temperatura... não sei... acho que uma geladeirinha barata usada e um controlador digitais são essenciais.
 
Bom galera, agradeço a todos pelos conselhos e pela paciência também. Bom na verdade o cilindro de CO2 é de um amigo meu que trabalha com paintball e iria me dar uma moral pra carbonatar as cervejas, mas eu já percebi que carbonatar no galão tem muitas dificuldades e chances de dar merda logo, eu devo ir de primming mesmo. Vou realizar o primming nas garrafas PET como vocês indicaram e mante-las no escuro em temperatura ambiente. Eu tinha pensado em carbonatar no galão e depois sifonar a cerveja pras garrafas pois eu costumo ir em bares para encher meu growler com chopp e, apesar de fazer espuma na hora de encher, ele permanece com gás por bastante tempo pelo que eu observei.

Só mais uma pergunta ! Geralmente nós(eu pelo menos rs...) associamos o chopp com o que sai do barril sob pressão e costuma ter um sabor mais "fresco" e a cerveja já tem aquele toque mais industrial. Vocês notam alguma diferença de sabor/frescor na cerveja quando ela é carbonatada por primming ou por carbonatação forçada ?

Vwl galera!
 
Dá até pra fazer cerveja sem panela... mas fermentar sem controle de temperatura... não sei... acho que uma geladeirinha barata usada e um controlador digitais são essenciais.

Não sei ai no RS, mas aqui em Curitiba tá compensando mais comprar geladeira nova ou pegar com cervejeiro que está atualizando o equipamento. Nas lojas de usados, só tranqueira e tudo caro.

Se o autor do tópico tá realmente sem grana (acredite, eu sei o que é isso na prática), talvez seja o caso de caixas térmicas (cooler ou isopor) + gelo e termostato (eu sei, eu sei, já tá ficando repetitivo isso...)

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5098156

Pode trocar o brewpi por um TIC-17 (ou seus clones) e usar a menor lampada economica que encontrar.

Fermentei muitos meses assim e clarificava na geladeira. Funciona bem, tirando o trabalho chato de ficar trocando o gelo.

Abraços
 
Não sei ai no RS, mas aqui em Curitiba tá compensando mais comprar geladeira nova ou pegar com cervejeiro que está atualizando o equipamento. Nas lojas de usados, só tranqueira e tudo caro.

Não sei... eu sempre tive dificuldade de encontrar as coisas aí, quando comecei a fazer cerveja. Mas eu me referia mais a anúncios de usados tipo olx, ou amigos cervejeiros querendo se desfazer de geladeira, vizinho jogando fora geladeira velha, etc.. sempre tem dessas, a questão é encontrar, nem sempre acontece.

Abraço
 
Eu achei que eu era ramelento pra gastar grana, mas achei o campeão.

Minha unica dica seria: Faz na garrafa de vidro. Empresta da avo, explica a situação pro tio do bar, cara tem gente jogando garrafas fora. Ganhei 160 garrafas de um amigo no começo do ano pois pra ele era lixo.

Não tem como? Passa num bar e pede as long neck dos caras, limpa, sanitiza.

Pra quem realmente quer fazer, da-se um jeito.
 
Geladeira barata tu encontra em comunidades do facebook de repúblicas de universidade ou afins. Tenho uma bem surrada que pode parar a qualquer momento, ai comprei outra por R$80 numa dessas comunidades... geladeira boa só com a porta interna do freezer quebrada.
Até a velha estragar to levando duas levas simultaneas...
Pego garrafas de paulistania em um bar e deixo 2,3 cheias com o dono cada vez...
 
Seguinte. Qualquer bar que venda cerveja, joga um monte de garrafa fora toda a noite. Só passar antes do catador.
 
Vou te dizer por experiencia própria e real, não é suposição. Garrafa Pet serve para transporte por pouco tempo, carbonatar forçado com Carbonator Cap. Para fazer primming e estocar nela, fica uma droga. O plástico dela é permeável ao CO2 e oxida rapidamente. Eu cheguei a montar uma extratora para garrafa PET uma época e envasei tres levas em garrafas PET de 2 e 3 litros, mas tbm em garrafas de vidro. Depois de 1 mes a diferença era estupida, abandonei completamente a idéia.
Velho, um arrolhador desses brancos, de ferro, custa menos de R$80,00, um cento de tampinha menos de R$10,00 e garrafa vc consegue até de graça. Vai na garrafa de vidro, vc vai ser mais feliz!
A fermentação controlada ou pelo menos resfriada no isopor é a solução ideal, mas existem opções caso vc esteja mesmo determinado a fazer sem comprar esses itens. Procure usar o fermento Workhorse Beer da Mangrove Jack, ele foi desenvolvido para ser fermentado com pouco ou nenhum controle de temperatura e fermenta bem de 15 a 32 graus. Outra opção seria fazer uma Saison com o Belle Saison, outro fermento com boa resistencia a alta temperatura e variações.

Não deixe de fazer cerveja, mas evite gambiarras extremas, no fim te fazem gastar muito mais sem você perceber.

Abraço!
 

Latest posts

Back
Top