Informações técnicas/Upgrade - Mostura e fervura na mesma panela? FUNDO FALSO!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fellipe Araujo

New Member
Joined
Nov 21, 2018
Messages
4
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro
Olá amigos e amigas do mundo cervejeiro,

Assim como muitos, sempre acompanhei o blog como espectador por ter todas as duvidas sanadas nas publicações de outros colégas, e por não querer passar informações pouco embasadas ou de conhecimento pessoal, vide que não tenho muito e sempre penso que menos é mais. Querendo ajudar posso acabar atrapalhando.
Enfim, hoje, ao tentar buscar uma solução para meu problema, não achei nada similar no blog ou que sanasse minhas duvidas por completo, então caso tenha algo com essa finalidade e que não tenha visto, peço desde já desculpas.

Produzo cerveja a mais ou menos dois anos, não com muita frequência, totalizando entre 10/15 levas de cervejas. Sempre mudando alguns detalhes para estudar possibilidades e entender melhor do assunto, mas nunca sai do mundo das IPA's.
Atualmente faço levas de cerveja de 10L, utilizando o método biab e uma única panela. Faço a filtragem retirando o saco biab e transferindo ele alternadamente entre dois baldes fermentadores de igual dimensão (10L)
Quero crescer minhas produções e ao mesmo tempo melhorar meu percentual de aproveitamento, que hoje gira na casa dos 60%, e por isso estarei optando pelo método do fundo falso.

Sem mais delogas, minha duvida é a seguinte:
Penso em crescer a leva de produção para 40L, e estarei comprando uma panela de 45L com fundo falso. Será que é possível eu fazer tudo com uma única panela ou o fundo falso me exige que eu tenha uma panela para mosturação e outra para a fervura?
O método que pensei foi utilizar os seguintes passos, e peço para os mais entendidos me dizer se existe algum gap que não previ ou algo que inviabilize o processo:
1. Mosturação com filtragem continua sem mexer nos grãos.
2. Mashout para estabilização do mosto.
3. Transfegar o mosto para o balde fermentador.
4. Agua de Lavagem dos grãos utilizando a panela atual de 16L.
5. retirar bagaços e fundo falso da panela de 45L.
6. retornar com o mosto para a panela limpa e iniciar o processo de fervura. A sequencia do processo é irrelevante para o caso exposto.

Existe alguma objeção nesse processo? O motivo da otimização do processo é para não precisar comprar outra panela de 45L para fazer a fervura e gastar mais uns R$600,00.

Obrigado pela análise e todas as dicas são bem-vindas!
 
Boa tarde Felipe.
Atualmente uso esse metodo que voce pretende fazer, produzo geralmente levas de 40 litros, com uma eficiência de 70%.
Tenho uma panela de 68 Litros com fundo falso que faço a mostura com recirculação continua com bomba de maquina de lavar.
Possuo uma outra panela de 35 Litros que uso para agua de lavagem.
Apos o mashout desço a mostura para o fermentador faço a lavagem e junto os 2, tiro o mosto da panela lavo ela e volto para a fervura.
Uso faz tempo esse sistema e me dou muito bem, logico que uma terceira panela seria ótimo mais ainda nao tomei vergonha e comprei.
No seu caso que pretende fazer levas de 40 litros tambem, acho a panela de 16 litros para agua de lavagem pouco, porque para uma leva de 40 litros voce vai usar uma media de 30 litros de agua de lavagem que sua panela nao tem capacidade.
Sua panela de 45 que voce prentede comprar para fazer a mostura acho mto pouco tambem, porque voce vai levar em torno de 45 litros para fervura e nao iria ficar mto espaço da borda da panela.
Se voce pretende comprar as panelas, ja invista um pouco mais e compre 1 panela de 68 Litros para mostura com fundo falso e uma outra de 45 litros para agua de lavagem, voce consegue futuramente tirar levas de ate 50 ou 60 litros dai.
Espero ter ajudado
 
Salve Salve @nathanguilherme,

Obrigado pelas dicas e é bom saber que algumas pessoas compartilham deste mesmo processo. Realmente cometi um equívoco, para a panela de 45L as levas seriam de 30L. Com 16L de fervura na panela que já possuo.
Alguns posts eu li sobre a teoria que neste process o balde fermentador poderia liberar algumas propriedades inconvenientes na cerveja caso o mosto fosse transfegado em temperatura superior a 70ºC, que é uma temperatura menor do que a do mashout.
O que você diria sobre isso, com sua prática no assunto?
 
cara pula para uma panela maior ja vai por mim, para levas de 50 litros, nao tenho duvidas que se voce subir para 30 litros de produção nao vai demorar mto para voce ver que ta pouco e querer aumentar kkkkkkkkkkkkkk.
Sobre essa questão ai que o fermentador poderia liberar substancias acima de 70º e um negocio mto complicado, e a mesma questao da bomba de recirculação de maquina de lavar que o pessoal fala que nao pode esquentar porque ela pode liberar algo tambem.
Sempre usei, ja faz uns 3 anos nunca atrapalhou na minha cerveja final falo sensorialmente (Aroma e sabor).
Tambem o contato e mto curto, eu gasto uns 30 minutos para descer o mosto para meu fermentador lavar o mosto ai lavo a panela e volto ja rapidamente.
Nao adianta voce encanar com isso porque se for levar tudo ao pe da letra meu deus do ceu.
 
Felipe, tbm produzi cerveja por um bom tempo assim, funciona, mas é trabalhoso. Acabei comprando um equipamento single vessel e estou muito satisfeito.
 
Back
Top