Ideia: 1 freezer com 2 compartimentos: gelar/maturar e fermentar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Olá, pessoal.

Andei tendo uma ideia meio mirabolante e queria a opinião de vocês.

A ideia consiste em ter apenas 1 freezer onde eu possa, na metade dele, manter minhas cervas geladas ou maturar/clarificar uma leva (temperatura mais baixa), enquando mantenho outra leva fermentando na outra metade dele (temperatura mais elevada).

O objetivo de ter apenas 1 freezer seria ocupar menos espaço em casa e poupar grana, pois não precisaria comprar 2 freezers.

Fazendo uma busca rápida na web,encontrei esse freezer horizontal:
http://www.submarino.com.br/produto...wXUWBr9MCloynWLk6Vuc9wIqPZqOIK3vaEaAr6P8P8HAQ

Ele já vem com 2 portas.

Pensei em dividir a câmara dele ao meio com uma chapa de isopor e isolar as paredes e o fundo de uma das metades com isopor também.

Resumindo, seria construir uma caixa térmica dentro do freezer, ocupando metade dele.

Colocaria um TIC para regular a temperatura geral do freezer em, digamos, 5 graus, e outro TIC com o sensor no fermentador (que está dentro dessa "caixa térmica").

Faria um chanfro quadrado na parte superior da parede divisória de isopor de modo a encaixar de cima pra baixo um cooler de fonte de PC, que seria acionado quando o termômetro do fermentador começasse a subir, empurrando ar frio para dentro dessa "caixa térmica".

Esse isolamento teria que conseguir suportar uns 5 graus, que é o quanto o freezer estaria regulado, pensando que na metade mais fria estariam garrafas prontas para beber ou até, quem sabe, futuramente, post mixes.

Teria que ser um isolamento não muito grosso de modo que a ventoinha tenha que ligar o tempo todo, nem muito fino de modo que tenha que forçar muito o aquecimento com lâmpada.

O acham da minha viagem?

Viável?

Abraço!
 
Então.. Como geralmente esses freezers trocam calor através das paredes internas, acho difícil funcionar, porque independente do isolamento, em alguma hora, pode ser que demore 1h ou 1 ano (por exemplo né..), a temperatura irá entrar em equilíbrio. A menos que você tenha uma fonte de calor dentro do compartimento que deseja ter a temperatura mais alta..
 
Então.. Como geralmente esses freezers trocam calor através das paredes internas, acho difícil funcionar, porque independente do isolamento, em alguma hora, pode ser que demore 1h ou 1 ano (por exemplo né..), a temperatura irá entrar em equilíbrio. A menos que você tenha uma fonte de calor dentro do compartimento que deseja ter a temperatura mais alta..

A fonte de calor vai ser a própria cerveja fermentando.

Dito isso, eu acho que vai funcionar enquanto estiver na primária e a cerveja estiver de fato gerando calor, mas qdo a atividade do fermento começar a baixar a tendência é a temperatura começar a cair até se estabilizar na temperatura da geladeira (5 C). Pra evitar isso você precisaria sim ter uma fonte extra de calor para manter a temperatura mais alta. Só cuidado, pq fonte de calor dentro de isopor é receita pra incêndio.
 
Bom dia. Eu tenho um freezer horizontal grande de duas portas e tive a mesma idéia que vc, porém ainda não coloquei em prática.
Eu pensei no seguinte. Para manter um balde fermentando, colocar uma caixa de isopor de cabeça para baixo cobrindo o balde, de forma que isole o balde da temperatura mais fria de dentro do freezer, e usar a sua idéia do Cooler fazendo um corte na caixa de isopor para encaixar o Cooler ligado ao tic. Quando a temperatura estiver alta no fermentador, o tic aciona o Cooler e fará circular o ar do freezer para dentro da caixa de isopor e assim baixando a temperatura do fermentador, que estará dentro da caixa de isopor.
Deu pra visualizar minha idéia?
Abs

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Bom dia. Eu tenho um freezer horizontal grande de duas portas e tive a mesma idéia que vc, porém ainda não coloquei em prática.
Eu pensei no seguinte. Para manter um balde fermentando, colocar uma caixa de isopor de cabeça para baixo cobrindo o balde, de forma que isole o balde da temperatura mais fria de dentro do freezer, e usar a sua idéia do Cooler fazendo um corte na caixa de isopor para encaixar o Cooler ligado ao tic. Quando a temperatura estiver alta no fermentador, o tic aciona o Cooler e fará circular o ar do freezer para dentro da caixa de isopor e assim baixando a temperatura do fermentador, que estará dentro da caixa de isopor.
Deu pra visualizar minha idéia?
Abs

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Acho que consegui visualizar.
Mas vc pensou em deixar o balde em contato direto com o fundo do freezer?
Pq o fundo gela também.
Mas gostei da sua ideia.
Em vez de ficar isolando o interior do freezer, arrumar uma caixa térmica de isopor com dimensões suficientes para caber o balde dentro.
;)
 
Não sei se o fundo do freezer passa serpentina, se alguém souber afirmar isso seria bom, mas se sim, da pra colocar um isopor inteiro e tampar ele, na própria tampa da pra por o cooler.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Atualizando o tópico...

Falei dessa ideia para um amigo meu e ele se deu conta de que provavelmente a ventoinha nem seria necessária pq, como disse o @mazzarotto , vai chegar uma hora que o "frio vai entrar" no isolamento térmico.

Dessa forma, acredito que se o freezer ficar setado em uns 3 graus, a caixa térmica perderá tanto calor para o freezer, que será necessário apenas uma lâmpada ligada ao TIC dentro da caixa, em vez de uma ventoinha ligada ao TIC e a lâmpada ligada full time.

Será como simular uma geladeira com aquecimento no inverno, só que a geladeira vai ser a caixa térmica e o inverno será o freezer :p

Abraço!
 
Atualizando o tópico...

Falei dessa ideia para um amigo meu e ele se deu conta de que provavelmente a ventoinha nem seria necessária pq, como disse o @mazzarotto , vai chegar uma hora que o "frio vai entrar" no isolamento térmico.

Dessa forma, acredito que se o freezer ficar setado em uns 3 graus, a caixa térmica perderá tanto calor para o freezer, que será necessário apenas uma lâmpada ligada ao TIC dentro da caixa, em vez de uma ventoinha ligada ao TIC e a lâmpada ligada full time.

Será como simular uma geladeira com aquecimento no inverno, só que a geladeira vai ser a caixa térmica e o inverno será o freezer :p

Abraço!


Boa tarde amigo,

Estou com a mesma ideia q a sua, gostaria de saber se teve sucesso na empreitada de ter um freezer e duas temperaturas.

Um abraço
 
Boa tarde amigo,

Estou com a mesma ideia q a sua, gostaria de saber se teve sucesso na empreitada de ter um freezer e duas temperaturas.

Um abraço

Opa, beleza?

Desisti da ideia por 2 motivos básicos:
- Não sabia se ia dar certo e fiquei com medo de investir em um freezer grande e acabar não tendo o resultado que eu esperava.
- moro em apê e um freezer horizontal é grande demais para o meu espaço.

Acabei comprando um mini freezer que tá funcionando que é uma beleza.
Depois da maturação, envaso e deixo as garrafas guardadas lá dentro em temperatura ambiente. Serve como um "armário".
Depois da recarbonatação, seto o freezer para uns -2 graus e uso ele só para as cervejas.

É um processo bastante linear, mas está me atendendo.

Abraço!
 
Valeu pelo retorno Carlos, como tenho usado barril preciso de mais uma geladeira ou freezer, acho q vou comprar um freezer desses pequenos mesmo.

abraço e boas brejas!
 
Back
Top