Hopstand e adição de 0 minutos - Qual a diferença prática?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kamog

Member
Joined
Jan 24, 2018
Messages
17
Reaction score
1
Olá, sou novo no homebrew e aqui no fórum, procurei nos tópicos para iniciantes e não achei nada, por isso resolvi abrir esse tópico.

Minha dúvida é sobre a diferença (prática) entre a adição de 0 minutos e o hopstand. Pois de tudo que eu li, a adição de zero minuto é você desligar o fogo e dar uma carga de lúpulo, segundo o beersmith isso não aumenta o IBU da cerveja. Porém fico muito confuso quando entra o hopstand, que pelo que entendi consiste em você desligar o fogo e acrescentar uma carga de lúpulo por determinado tempo (digamos 20 minutos) e depois retirá-la.

A única diferença que eu vejo é que o hopstand você retira o lúpulo depois de um tempo enquanto que a adição de zero minutos não. Mas não faz sentido para mim a primeira aumentar o IBU e a segunda não.

Em resumo a adição de zero minutos para mim parece um hopstand "ilimitado", mas não deve ser isso e é aí que mora minha dúvida. Na prática qual a real diferença além da limitação de tempo e porque um aumenta o IBU e o outro não?

Vlw pessoal!
 
As duas técnicas causam o aumento dos IBU's. Se o mosto está acima de uma temperatura X (se não me engano, 85ºC), já há isomerização dos alfa ácidos e, consequentemente, aumento do nível de IBU's da futura cerveja.

A questão é que a contribuição de IBU de uma adição aos 0 minutos pode ser bem irrelevante, dependendo da quantidade de lúpulos que você está inserindo no mosto e o tempo que você levará para resfriá-lo. Se você joga os lúpulos aos 0 minutos e já começa o processo de resfriamento, a contribuição de IBU's provavelmente será muito baixa.
 
MBraga, nesse caso a adição de zero minutos deveria então ser feita após o hopstand, logo antes do resfriamento, certo?
 
As duas técnicas implicam em aumento de IBU. O BeerSmith, em suas versões anteriores, não considerava aumento de IBU´s em adições de 0min, no caso, usaria a opção "aroma" ou usar adição a 0,1min, por exemplo.
Contudo, na última versão ele tem a opção de adição de lúpulo chamada "Steep/Whirpool", onde ele considera uma eficiência de contribuição com amargor diferente da da fervura, mas que gera aumento do amargor calculado. Para usar esta função, você precisa inserir, na aba de configurações, quanto tempo o mosto permanecerá acima de 80oC, que é onde ainda há isomerização dos alfa-ácidos, como o MBraga explicou ali.

No fim das contas, a única diferença dos métodos citados, segundo este cálculo do BeerSmith, se fielmente aplicado na prática (abaixar de 80oC no tempo inserido), seria apenas ter de usar um infusor para remover a massa de lúpulo do mosto (o que, diria eu, que diminui a exposição de compostos aromatizantes do lúpulo, que ainda não tenham sido desprendidos da massa verde).

Se meu empirismo vale de algo, tinha uma receita de APA que gostava muito, fiz diversas vezes, decidi inserir uma carga no whirpool para aromas (dividi a carga do dry hopping). Ainda não sabia que o BeerSmith tinha esta limitação na época e o resultado foi que a breja ficou perceptivelmente mais amarga. Então, recomendo que veja isto, pois pode ter variações de amargor que desequilibrem sua bera ou fujam do que você esperava.
 
Agora eu consegui entender bem, acredito eu. Desconsiderando o Beersmith, o ponto é que se eu quiser fazer uma adição de lúpulo equivalente aquele de zero de minutos do beersmith (sem aumento considerável do IBU), basta que eu faça a adição quando o mosto tiver há menos de 80ºC, enquanto que o hopstand basta desligar o fogo (com temperaturas acima de 80) que ele vai continuar contribuindo para o amargor até que eu retire o lúpulo.
 
Na verdade depende de como vc parametriza o Beersmith, pq se ele estiver considerando o 0 min a hora que começa a resfriar, o incremento na quantidade de Ibus, será irrelevante mesmo, mas se vc fizer o hopstand, são 20 min que o lúpulo fica lá amargando seu líquido sagrado.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
Você tem que pedir a eficiência do resfriamento do seu mosto e ver quanto tempo demora para seu mosto baixar dos 80 graus. Por exemplo, utilizando chiller, assim que desligo o fogo e ligo o chiller de resfriamento, meu mosto chega aos 80 graus em 20 minutos... Daí tu vai no beersmith, como falou MABRAGA, e põe lá no campo "Steep/Whirpool" os 20 min. O programa vai calcular o amargor do lúpulo a "zero minuto" para esses 20 min que o lúpulo fica a mais de 80 graus por esse tempo automaticamente....

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
Pessoal, vocês tiraram minha dúvida com perfeição. Muito obrigado mesmo!
 
Back
Top