Honey Imperial IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ike1

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
31
Reaction score
3
Cervejeiros, estou desenvolvendo uma receita de Imperial IPA com mel, que há muito tempo estou planejando e gostaria de opiniões sobre a receita.

Honey Imperial IPA
Leva: 22L
OG: 1,100
FG: 1,016
ABV: 11,2%
IBU: 120
Cor: 16,5 EBC

7kg de malte Pilsen Agromalte (72,9%)
0,8kg de aveia em flocos (8,3%)
0,5kg de malte Carahell (5,2%)
0,5kg de malte Melanoidina (5,2%)
0,8kg de mel de abelha jataí (8,3%) a ser adicionado no final da fervura

40g de lúpulo Magnum (FWH a 90')
60g de lúpulo Galaxy a 10'
100g de lúpulo Simcoe a 5'

100g de lúpulo Citra no whirpool
100g de lúpulo Galaxy no whirpool

4 sachês de Nottingham

Dry-hopping com 55g de Citra e 55g de Simcoe por 5 dias a 15º.

Fermentação a 19º até 2/3 da primária, depois subida até 22º até completa atenuação.
Maturação a 10º por 30 dias.

Sei que o trub vai ser nervoso e por isso a escolha de lúpulos de perfil aromático, porém com carga alta de AA%.

Alguém já fez IPA com mel ou qualquer outra cerveja? Ainda tenho dúvida sobre colocar o mel no final da fervura ou no final da fermentação primária.
 
Cervejeiros, estou desenvolvendo uma receita de Imperial IPA com mel, que há muito tempo estou planejando e gostaria de opiniões sobre a receita.

Honey Imperial IPA
Leva: 22L
OG: 1,100
FG: 1,016
ABV: 11,2%
IBU: 120
Cor: 16,5 EBC

7kg de malte Pilsen Agromalte (72,9%)
0,8kg de aveia em flocos (8,3%)
0,5kg de malte Carahell (5,2%)
0,5kg de malte Melanoidina (5,2%)
0,8kg de mel de abelha jataí (8,3%) a ser adicionado no final da fervura

40g de lúpulo Magnum (FWH a 90')
60g de lúpulo Galaxy a 10'
100g de lúpulo Simcoe a 5'

100g de lúpulo Citra no whirpool
100g de lúpulo Galaxy no whirpool

4 sachês de Nottingham

Dry-hopping com 55g de Citra e 55g de Simcoe por 5 dias a 15º.

Fermentação a 19º até 2/3 da primária, depois subida até 22º até completa atenuação.
Maturação a 10º por 30 dias.

Sei que o trub vai ser nervoso e por isso a escolha de lúpulos de perfil aromático, porém com carga alta de AA%.

Alguém já fez IPA com mel ou qualquer outra cerveja? Ainda tenho dúvida sobre colocar o mel no final da fervura ou no final da fermentação primária.

Eu fiz uma saison com mel e adicionei no final da fervura. Só que eu coloquei um pouco de água para diluir o mel! Ainda está fermentando...
 
A única Honey IPA que eu tomei foi a Moosaic da Seasons, muito boa e equilibrada.

Meses atrás eu procurei informações sobre qual o melhor momento de adicionar mel em uma cerveja. Alguns lugares disseram para usar um misto de mel e honey malte. Alguns disseram para colocar no início da fervura mas acho que você perde muito do aroma. Outros disseram no flameout, pois você esteriliza o mel e mantém boa parte do aroma. Outros falaram sobre o fim da primária, mas questionaram sobre a possibilidade de botulismo não mel não esterilizado, e por fim uma pessoa sugeriu mel na hora do primming.

Acho que você terá que fazer alguns experimentos!!! Vou seguir esse tópico para acompanhar os resultados!
 
Eu já fiz a receita da Moosaic da Seasons, o mel foi parecido com essa tua receita, se não me engano foi nos 15min finais, o mel ficou bem discreto sem roubar a cena ou ficar enjoativo. Toca o teste aí e manda essa cerveja pra panela.
 
A abelha não importa muito, vc tem que ver a flor do mel, se é de eucalipto, laranjeira, isso que importa. Segundo o Designing Great Beers não se deve usar meu de eucalipto e se for adicionar no final da fermentação tem que ser pasteurizado.
 
A abelha não importa muito, vc tem que ver a flor do mel, se é de eucalipto, laranjeira, isso que importa. Segundo o Designing Great Beers não se deve usar meu de eucalipto e se for adicionar no final da fermentação tem que ser pasteurizado.

Sabe dizer pq não se deve usar de eucalipto? Foi justamente o que usei e gostei muito da cerveja.
 
Pois é, o mel de eucalipto é usado bastante em hidromeis.

Já li que algumas variedades costumam dar um sabor/aroma medicinal. Já utilizei 9% em uma breja de mel de eucalipto, e minha experiência foi boa. Mas há essa recomendação geral de que algumas variedades não são adequadas.
 
É isso mesmo, no livro ele fala : "Eucalyptus honey should be avoided, as even in small proportion it is said to impart a distinct medicinal bitterness"
 
É isso mesmo, no livro ele fala : "Eucalyptus honey should be avoided, as even in small proportion it is said to impart a distinct medicinal bitterness"

Interessante, talvez a variedade americana seja mais sucetível a isso. Eu não percebi nada de medicinal na minha e nem ninguém que tomou, sendo que utilizei acho que meio kilo para uns 16 litros finais. Talvez a variedade encontrada aqui não tenha essa característica.
 
Interessante, talvez a variedade americana seja mais sucetível a isso. Eu não percebi nada de medicinal na minha e nem ninguém que tomou, sendo que utilizei acho que meio kilo para uns 16 litros finais. Talvez a variedade encontrada aqui não tenha essa característica.

Pode ser a variedade local, a estação, etc... Esse é um problema do mel como insumo: é absolutamente impossível de padronizar. Um nunca é igual ao outro.
 
Back
Top