Histerese na Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rafael_Mulinari

Active Member
Joined
Jun 12, 2017
Messages
27
Reaction score
13
Boa tarde a todos!

Deixo a histerese durante a fermentação primária e secundária em 0,2ºC.
Mas como a temperatura alta (em ales, 18 a 25ºC) existe uma demora considerável para o TIC dar o comanda de liga/desliga.

Mas durante a maturação a 10ºC com a histerese em 0,2ºC esse liga/desliga acaba sendo bem mais rápido - em torno de 30 minutos.

Como a 10ºC as leveduras de ale já não estão mais em atividade, é possível aumentar essa histerese para uns 2ºC? (que medi aqui e leva 5 horas)

Ou mesmo a 10ºC essa variação pode causar estresse?
 
Não vejo problema, só não pode esquecer em 2º e fermentar a próxima leva.
 
As leveduras estão ativadas porém em um metabolismo desacelerado. Eu não vejo problema no resultado final e também deixo a histerese em 2º na maturação/ clarificação.
 
Se você estiver maturando á 10º, eu não recomendaria colocar 2º de histerese. As leveduras nessa temperatura ainda não foram totalmente inativadas, e pode haver algum estresse. Eu geralmente maturo á 10º e deixo a histerese em 0,8º.
O liga/desliga não é tão constante, embora isso depende também da temperatura externa (ambiente).

Abraço e Saúde!
 
Em um treinamento da WhiteLabs a informação é de que variações maiores que 2° stressam a levedura em qualquer momento, na primaria a variação deve ser ainda menor, de 1 grau.
Em resumo, independente do estado ou momento, 1° de histerese com poço térmico fica bem regulada a relação stress/economia de energia.
 
Em um treinamento da WhiteLabs a informação é de que variações maiores que 2° stressam a levedura em qualquer momento, na primaria a variação deve ser ainda menor, de 1 grau.
Em resumo, independente do estado ou momento, 1° de histerese com poço térmico fica bem regulada a relação stress/economia de energia.

Eu vi muita gente falando de fazer a fermentação com histerese de 0.2˚... eu achei isso excesso de preciosismo (mas o que eu sei sobre isso, né?), e deixei a minha fermentando com histerese de 0.5˚ (1˚ ja achei muito)...
Afinal, alguém sabe de alguma literatura ou fonte confiável que explica sobre a variação de temperatura mais indicada na fermentação?

Abraços
 
Eu vi muita gente falando de fazer a fermentação com histerese de 0.2˚... eu achei isso excesso de preciosismo (mas o que eu sei sobre isso, né?), e deixei a minha fermentando com histerese de 0.5˚ (1˚ ja achei muito)...
Afinal, alguém sabe de alguma literatura ou fonte confiável que explica sobre a variação de temperatura mais indicada na fermentação?

Abraços

Eu deixo em 0.1º. Se estiver usando poço não vai ser problema. Esse negócio de economia de energia usando histerese maior é papo furado, pois se vc subir um grau vai ter que baixar 2, portando a geladeira vai ficar ligada o mesmo tempo (se não mais, devido a inércia térmica).
 
Eu deixo em 0.1º. Se estiver usando poço não vai ser problema. Esse negócio de economia de energia usando histerese maior é papo furado, pois se vc subir um grau vai ter que baixar 2, portando a geladeira vai ficar ligada o mesmo tempo (se não mais, devido a inércia térmica).

Nao tanto pela economia de energia, mas para evitar a geladeira de ligar e desligar a cada 5min... não uso poço térmico, deixo o sensor colado na parede do fermentador, com um isopor isolando ele por fora.
 
Back
Top