Hidratação de fermento demorou 1:30h

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedroqc

Member
Joined
Aug 11, 2015
Messages
6
Reaction score
0
Boa noite pessoal!

Sou novo aqui no forum e estou com uma dúvida quanto à hidratação da levedura:
Fiz minha segunda brassagem hoje e nunca tinha hidratado a levedura. Li aqui no forum que a hidratacao n pode passar de 30 minutos, correto? Eu calculei errado o tempo e hidratei ela antes, durante 1:30h mais ou menos, no erlenmeyer. Tem algum problema mais serio, tipo algum percentual delas morrerem?

Obrigado
 
Boa noite pessoal!

Sou novo aqui no forum e estou com uma dúvida quanto à hidratação da levedura:
Fiz minha segunda brassagem hoje e nunca tinha hidratado a levedura. Li aqui no forum que a hidratacao n pode passar de 30 minutos, correto? Eu calculei errado o tempo e hidratei ela antes, durante 1:30h mais ou menos, no erlenmeyer. Tem algum problema mais serio, tipo algum percentual delas morrerem?

Obrigado
Não, sem galho... mas o ideal é não passar muito tempo de 30 minutos.

Alguns fabricantes indicam quanto tempo pode ficar hidratado antes de inocular, mas é coisa de horas.

Já a boa prática, citada em alguns livros como Yeast, recomenda tentar não passar de 30 minutos, ou seja, não é uma regra, é uma recomendação. Nada na cerveja é como uma bomba relógio que, passando de X tempo, explode e estraga tudo.

Abração,
 
Não, sem galho... mas o ideal é não passar muito tempo de 30 minutos.

Alguns fabricantes indicam quanto tempo pode ficar hidratado antes de inocular, mas é coisa de horas.

Já a boa prática, citada em alguns livros como Yeast, recomenda tentar não passar de 30 minutos, ou seja, não é uma regra, é uma recomendação. Nada na cerveja é como uma bomba relógio que, passando de X tempo, explode e estraga tudo.

Abração,

Muito obrigado Guenther!

Estava bem preocupado... na proxima vou procurar ficar dentro dos 30 min., rs

Abraço
 
Aproveitando sua pergunta, existe algum tópico fixo sobre hidratação de levedura ( como fazer) ?

, Obrigado
 
Aproveitando sua pergunta, existe algum tópico fixo sobre hidratação de levedura ( como fazer) ?

, Obrigado

Tem sim um tópico fixo com um tutorial detalhado sobre isso.

o fórum tem um campo de busca ali em cima que pode ser usado pra isso, além disso é divido em áreas, se você ir na área de fermentação verá um topico fixo sobre isso.
 
Cara, eu já deixo a aguá previamente fervida, dai começo procedimento de hidratação quando inicio o processo de resfriamento da fervura.
Geralmente demora uns 20~30min entre resfriamento e Whirpool.
 
Não, sem galho... mas o ideal é não passar muito tempo de 30 minutos.

Alguns fabricantes indicam quanto tempo pode ficar hidratado antes de inocular, mas é coisa de horas.

Já a boa prática, citada em alguns livros como Yeast, recomenda tentar não passar de 30 minutos, ou seja, não é uma regra, é uma recomendação. Nada na cerveja é como uma bomba relógio que, passando de X tempo, explode e estraga tudo.

Abração,

Eu cometi o erro em um dia bem quente, de hidratar bem antes e literalmente minha levedura virou uma bomba e começou a vazar para fora do erlenmeyer.
 
Back
Top