HERMS com trocador de placas em vez de Chiller

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelosapfi

Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
18
Reaction score
1
Amigos, estou projetando um sistema HERMS e aí me venho uma ideia: substituir o Chiller de Inox usado para aquecimento indireto (aquele que fica dentro da panela menor e que o mosto passa por dentro durante a recirculação) pelo trocador de calor de placas que eu já tenho e será utilizado para resfriamento.
A ideia que me surgiu é utilizar o mesmo trocador de calor uma hora para aquecimento (recirculação), outra hora para o resfriamento, apenas reconectando as mangueiras.
Algum colega consegue ver alguma falha nesta ideia?
Fico um pouco com dúvida com relação a entupimento, pois apesar de o mosto sempre passar pelo fundo falso antes de passar pelo trocador, neste estágio ainda temos algumas cascas que escapam.
Desde já agradeço opiniões e ideias.
Abraço,
JM
 
O ponto que levantaria seria exatamente o do possível entupimento das placas, não tanto um entupimento, mas talvez um acumulo de casca e grão entende? (Passar água com algo para limpar no fluxo inverso logo após o uso pode sanar isso já). Fora isso o sistema exigiria duas bombas,uma para a água e uma para o mosto, você as tem disponível?

Dos estudos de transferência de calor diz-se que em um fluxo turbulento é o melhor para trocar calor, logo seu trocador de calor de placas seria ótimo para isso... a unica questão é que teria a perda de carga maior, exigindo mais da bomba. Porém se trabalha com folga nesse quesito pode ficar sossegado.
 
Esse cara aqui faz isso: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=PNKcQoGZOpQ[/ame]
E a panela de água quente ele aquece usando um fogão de indução (que não precisa ter potência alta) ligado a um TIC, em vez de usar resistência elétrica.
 
Esse cara aqui faz isso: https://www.youtube.com/watch?v=PNKcQoGZOpQ
E a panela de água quente ele aquece usando um fogão de indução (que não precisa ter potência alta) ligado a um TIC, em vez de usar resistência elétrica.

Olá Carlos, realmente ele esta usando, mas pelo que entendi ele usa uma filtro na entrada no trocador de calor para evitar a entrada de grãos e partículas o que me leva a crer que este é um problema real. Como nunca vi este tipo de filtro aqui no Brasil acho que complicou minha ideia que era de simplificação.
Muito obrigado pela resposta e pelo vídeo!
Abraço,
João Marcelo
 
Acho que ainda pode tentar a sua idéia adicionando uma bazooka abaixo do fundo falso. Ou então recircular uns minutos antes de conectar na placa, para que o filtro se forme primeiro.

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
Back
Top