[Help] Erro grave na receita.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

allan1488

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2015
Messages
66
Reaction score
10
Boa noite,

Fiz a aquisição de um kit para fabricação de cerveja. Entendi que o kit viria com insumos para fabricação de 20 litros.

Fervi 20 litros de água, depois adicionei mais uns 15litros na lavagem.

Percebendo algo extremamente errado, descobri que a quantidade de malte / lupulo era para fabricação de 60 litros.

No final das contas, não rendeu nem os 20 litros esperado.
Está fermentando com o S-05 a 16º

Imagino que o resultado será algo extremamente alcoolico e amargo. (não utilizei todo o lupulo de amargor que veio no kit)

Sei que é dificil avaliar sem eu enviar a receita exata, mas o que deve acontecer?

deixo fermentar e maturar normalmente e vejo no que dá?

já estou preparando os ingredientes para uma 2º brassagem, dessa vez com mais atenção.
 
Boa noite,

Fiz a aquisição de um kit para fabricação de cerveja. Entendi que o kit viria com insumos para fabricação de 20 litros.

Fervi 20 litros de água, depois adicionei mais uns 15litros na lavagem.

Percebendo algo extremamente errado, descobri que a quantidade de malte / lupulo era para fabricação de 60 litros.

No final das contas, não rendeu nem os 20 litros esperado.
Está fermentando com o S-05 a 16º

Imagino que o resultado será algo extremamente alcoolico e amargo. (não utilizei todo o lupulo de amargor que veio no kit)

Sei que é dificil avaliar sem eu enviar a receita exata, mas o que deve acontecer?

deixo fermentar e maturar normalmente e vejo no que dá?

já estou preparando os ingredientes para uma 2º brassagem, dessa vez com mais atenção.

Cara, realmente é difícil avaliar sem a receita.
Sem números então, é impossível.
Qual foi a OG, etc etc?
 
Cara, malte pra uma receita de 60 litros é bastante coisa hein? De quantos litros era sua panela? Posta aí todos os ingredientes e seu equipamento por favor.
 
será que não estava só escrito errado? escreveram 60L ao invés de 20L na etiqueta do kit.
 
Realmente era malte pra caramba... meu equipamento é pra 60 litros mesmo.

a OG deu 1.099 (eeeeenrra)

fora 3 sacos de malte chateau pilsen de 4.5kg
1 saco de 1.5kg de outro malte que não lembro o nome
30g de lupulo mt hood A.Alfa 05,80%
mais uns 30g de lupulo hallertau nugget
1 saco e meio de fermento US-05


Dai está no balde fermentador.. borbulhando que é uma beleza

me ajudem se houver algo que possa ser feito
terei de deixar fermentar por mais tempo?

Maturação normal de 10 dias ou deixo mais também?
 
Realmente era malte pra caramba... meu equipamento é pra 60 litros mesmo.

a OG deu 1.099 (eeeeenrra)

fora 3 sacos de malte chateau pilsen de 4.5kg
1 saco de 1.5kg de outro malte que não lembro o nome
30g de lupulo mt hood A.Alfa 05,80%
mais uns 30g de lupulo hallertau nugget
1 saco e meio de fermento US-05


Dai está no balde fermentador.. borbulhando que é uma beleza

me ajudem se houver algo que possa ser feito
terei de deixar fermentar por mais tempo?

Maturação normal de 10 dias ou deixo mais também?

Nossa cara, teu problema aí poderá ser fermento. Pra essa OG foi pouco, deveria ter usado uns 4 pacotes.

Sim a fermentação vai durar mais tempo. Vá conduzindo ela em temperaturas amenas e deixe pra subir quando notar a velocidade da fermetação baixando.

Abraço
 
Siga a sugestão do @Tiago e se prepare para uma maturação beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem longa.

Se você conseguir atenuar ela até 1025 ~ 1030, deixe ela maturando uns 12 meses e terá uma deliciosa Barley Wine.

É o que eu faria.

Abraços.
 
Siga a sugestão do @Tiago e se prepare para uma maturação beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem longa.

Se você conseguir atenuar ela até 1025 ~ 1030, deixe ela maturando uns 12 meses e terá uma deliciosa Barley Wine.

É o que eu faria.

Abraços.

1a cerveja que o cara faz e vc quer que ele espere 12 meses? Coitaaado!!! kkkkkk, a primeira que eu fiz, até tomei umas garrafas antes de carbonatar, rsrs.
 
1a cerveja que o cara faz e vc quer que ele espere 12 meses? Coitaaado!!! kkkkkk, a primeira que eu fiz, até tomei umas garrafas antes de carbonatar, rsrs.

Ansiedade é bicho bruto mesmo.
Agora mesmo to me coçando pra tomar uma dubbel que tá carbonatando a 10 dias.

Mas... de repente, essa espera toda pode recompensar o cara com uma cerveja absurdamente fantástica.

Eu guardaria pelo menos algumas garrafas pra tomar depois de 12 meses. :D
 
Tudo isso é possível, mas dificilmente uma cerveja ruim se torna boa com longa maturação. Tem que esperar e ver o resultado da fermentação, não adianta dizer o que será antes de estar pronta... Se não estiver adequada a beber, é partir pra próxima e fazer com mais atenção. Pode parecer duro mas perder umas levas faz parte do aprendizado, fazer o que...
 
Valeu galera..
Vou esperar a fermentação terminar, tirar uma mostra para medir a densidade e posto para vocês.

Se for o caso de deixá-la 12 meses maturando. Seria a maturação a 0º ou posso deixá-las na garrafa em temperatura ambiente mesmo?

Eu não tenho problema em esperar, pois essa semana irei fazer uma nova brassagem com as medições corretas.
Então posso deixar essa 1º leva para um futuro bem distante, se isso for melhorar a cerveja.

Agora, se me falarem que o trem não vai prestar de forma alguma.. ai eu nem perco tempo engarrafando e parto pra outra.

Vou postar a densidade final daqui alguns dias.
 
Cara, se fez a hidratação do fermento direitinho, creio q vá dar tudo certo...US-05 é pau pra tda obra. Já fiz várias cevas com underpitching de 05, por não acreditar q precisava, teimosia, etc...e tdas ficaram boas. Talvez a fermentação demore mais mesmo. Leve ela na ponta dos dedos aumentando a temperatura como deve ser (leia o tópico fixo sobre fermentação aqui do fórum). Provavelmente não chegue na FG esperada, mas sendo apenas esse o problema, eu engarrafaria e deixaria maturando a temp ambiente um booom tempo, como o pessoal disse aí em cima... Vai tomando uma por mês e vendo as diferenças....vai ser legal ir percebendo as mudanças dela no decorrer da maturação. Abs
 
Após a fermentação ,
se faz necessário maturar a 0º por mais alguns dias?

ou isso vai depender da FG ?
 
maturação é opcional.. no tópico fixo o Guenther explica, você deve ir provando a sua cerveja até decidir que está boa
quanto a temperatura, lagers e FGs mais baixas tendem a se beneficiar de uma maturação mais fria, e FGs mais altas aguentam melhor a temperatura mais alta e sofrem menos com oxidação, então pode ser mais interessante manter em temperatura ambiente para acelerar o processo
 
Aqui vai uma opinião pessoal:

manteria na fermentação secundária até não atenuar mais nada.

Baixaria a temperatura a 0°C e manteria uns dias para decantar o fermento e poder
engarrafar.

Aí dependendo da FG medida após a fermentação, deixaria maturando a temperatura
ambiente, sem pegar sol e evitando mudanças bruscas de temperatura.

Qto maior a FG, mais tempo deixaria nessa maturação.

Mas como tudo é conhecimento...iria tomando, sei lá, 1 por mês e analisando suas mudanças.

abs
 
Tá com quantos dias no fermentador? Agora que já foi tem que dar uma atenção para fermentação, da uma olhada nos tópicos sobre aeração
 
Aqui vai uma opinião pessoal:

manteria na fermentação secundária até não atenuar mais nada.

Baixaria a temperatura a 0°C e manteria uns dias para decantar o fermento e poder
engarrafar.

Aí dependendo da FG medida após a fermentação, deixaria maturando a temperatura
ambiente, sem pegar sol e evitando mudanças bruscas de temperatura.

Qto maior a FG, mais tempo deixaria nessa maturação.

Mas como tudo é conhecimento...iria tomando, sei lá, 1 por mês e analisando suas mudanças.

abs

Valeu pelas considerações.

A cerveja está no balde fermentador a 3 dias somente.. vou fazer as leituras do post de fermentação e tomar os cuidados necessários.

No geral, obrigado a todos pela atenção

grande abraço
 
Sugestão/pergunta de quem não tem muita experiência: diluir esse mosto com mais água agora não ajuda a baixar a OG, deixando a cerveja mais próxima do esperado?
 
Sugestão/pergunta de quem não tem muita experiência: diluir esse mosto com mais água agora não ajuda a baixar a OG, deixando a cerveja mais próxima do esperado?

Eu não mexeria nela de forma alguma nesse estágio, na minha opinião pra diluir mosto só no dia em que foi feito mesmo
 
Deve ter sido difícil mexer 15 Kg de malte misturado com apenas 20 litros de água! :eek:
 
Até pode diluir, fervendo uma quantidade de água pra tirar o oxigênio...

Mas sinceramente vai ficar muito diferente mesmo assim. Caráter de lúpulos, de fermentação, até o perfil de sabor dos maltes... tudo isso se afastou do original com o processo ocorrendo numa OG bem diferente.

Acho realmente melhor deixar assim, porque quanto mais mexer, mais vc pode se frustrar achando que vai chegar mais próximo. Deixe pra chegar mais próximo na próxima brassagem. O negócio agora é aceitar o equívoco e aproveitar a cerveja extrema que vai sair aí.

Abraço
 
Beleza,

amanhã farei uma nova brassagem com mais cuidado

obrigado a todos pelas informações.
 
Galera, deixei fermentar por 9 dias e está maturando a 1º até o momento.
Tirei uma pequena quantidade para medir a densidade,

A OG foi de 1.100 conforme falado anteriormente
e até o momento, está 1.059

Então se meus cálculos estão certos, o teor alcoólico ficará próximo a 5,3% ?
 
Cara, não é melhor deixar fermentar mais? A densidade já tinha estabilizado?
 
Acho que 9 dias é pouco para uma cerveja com esta densidade inicial e com uma taxa de inoculação tão baixa.
 
Cara, não é tu quem determina quanto tempo de fermentação vai ter, é o fermento. E se ele parou de atenuar em 1059, provavelmente foi por stress excessivo. E ele parou de atenuar mesmo, ou tu achou que 9 dias tava bom?

Se parou de atenuar, compra um fermento que atenue bastante, hidrate e coloque no teu mosto pra continuar o serviço
 
fiz a medição com densimetro e corrigi a temperatura.

Com 9 dias já tinha parado de borbulhar. Então baixei a temperatura para deixar a fermentação secundária.
Não tirei a medida no densimetro para ver se REALMENTE tinha parado de atenuar.

Com essa FG, está mesmo com problema? pensei que tinha sido positivo não ficar com o teor alcoólico lá no alto
 
Opa,

Parar de borbulhar não significa que a atenuação acabou, só a medição da densidade é q vai dizer isso. Assim como ficar borbulhando, não quer dizer q a fermentação segue.

A fermentação secundária se faz numa temp igual ou maior do que a primária. Pensa q o fermento no fim da fermentação primaria já está cansado, no fim do processo. Temos que fazer algo pra dar um gás nele...então aumenta-se um pouco a temp. respeitando a faixa de atuação dele.

E, cara, a tua ceva VAI ficar alcoólica. É fato. OG muito alta...assim como tá deve estar doce. Chegou a provar a amostra do densímetro?

abs
 
Muito doce.
Grande parte das cervejas tem OG inferior à 1,059.
Um mosto com estas características e com esta quantidade de fermento não vai atenuar em menos de 20 dias.
 
Opa,

Parar de borbulhar não significa que a atenuação acabou, só a medição da densidade é q vai dizer isso. Assim como ficar borbulhando, não quer dizer q a fermentação segue.

A fermentação secundária se faz numa temp igual ou maior do que a primária. Pensa q o fermento no fim da fermentação primaria já está cansado, no fim do processo. Temos que fazer algo pra dar um gás nele...então aumenta-se um pouco a temp. respeitando a faixa de atuação dele.

E, cara, a tua ceva VAI ficar alcoólica. É fato. OG muito alta...assim como tá deve estar doce. Chegou a provar a amostra do densímetro?

abs

Quando estava parando de borbulhar, deixei mais alguns dias em temp ambiente e voltou a borbulhar bem.

Eu provei um pouco da mostra que tirei pro densimetro, e sinceramente achei bebível kkkkk

Mesmo a OG tendo 1.100 e a FG 1.059 , ela ainda ficará muito alcoólica?

Entendi que, a FG a 1.059 quer dizer que a fermentação não foi suficiente.. deveria ter atenuado bem mais devido a OG altissima. Certo?

E o problema se deixar dessa forma, será uma cerveja mais doce? por conter muito açúcar ainda que o fermento não consumiu.
 
Buenas, é muito perigoso tu travar a fermentação, pois inevitavelmente ela vai prosseguir dentro da garrafa depois do envase, fatalmente explodindo algumas.

Te aconselho a deixar borbulhando até o fim. Dá uma olhada no tópico fixo sobre fermentação primaria, secundária e maturação, pra entender melhor o processo. Até para avaliar melhor a temperatura da fermentação secundária.

Talvez, como falaram acima, tenha que inocular mais um pouco de fermento...hidratando direitinho como reza a cartilha. Provavelmente nessa densidade de 1059 ainda existam muitos açúcares fermentáveis.

Te digo q ela pode ficar muito melhor q bebível! hehehe. Se ela tá bebível, tá no caminho certo...então paciência...vai ficar boa, mas vai demorar mais um tanto...

A grosso modo sim, será uma cerveja mais doce...mas existem outros N fatores sobre off flavors que podem ser gerados por underpitching e falta da fermentação secundária.

Dá uma olhada no tópico. ;)

abs
 
Back
Top