Guardar fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuilhermeCunha

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2015
Messages
145
Reaction score
46
Bom dia,

Li em outro tópico (não encontrei de novo para postar aqui) que podemos guardar uma porção de fermento para que após possa fazer um starter. Minha duvida é como fazer isso, no tópico fala em uma proporção de agua + glicerina, mas qual seria a proporção correta? E na hora de reutilizar, como faz para pegar apenas o fermento sem a glicerina?

Agradeço a ajuda!
 
Não gosto de falar isso, mas a busca do site nunca funciona pra mim. Já desencanei e uso o google pra fazer a busca.

Tente isso na caixa de busca do google: site:homebrewtalk.com.br 'starter' + 'glicerina'. O primeiro resultado vai te dar o que vc quer.

Eu particularmente não uso glicerina, nem agua, nem nada.

Eu faço o starter, guardo o excesso, bebo a cerveja pronta, fermentada e carbonatada (passo 100% opcional) e repito. :)

DEscrição da técnica que eu uso -> http://brulosophy.com/methods/yeast-harvesting/

Tópico que você procura -> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404533
 
Não gosto de falar isso, mas a busca do site nunca funciona pra mim. Já desencanei e uso o google pra fazer a busca.

Tente isso na caixa de busca do google: site:homebrewtalk.com.br 'starter' + 'glicerina'. O primeiro resultado vai te dar o que vc quer.

Eu particularmente não uso glicerina, nem agua, nem nada.

Eu faço o starter, guardo o excesso, bebo a cerveja pronta, fermentada e carbonatada (passo 100% opcional) e repito. :)

DEscrição da técnica que eu uso -> http://brulosophy.com/methods/yeast-harvesting/

Tópico que você procura -> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404533

Eae Alexandre!

Eu tambem uso o google, mas este tópico não apareceu pra mim, talvez porque eu procurei apenas glicerina.

Este passo de guardar o excesso, então tu apenas guarda em um frasco estéril na geladeira?

Valeu!
 
Eae Alexandre!

Eu tambem uso o google, mas este tópico não apareceu pra mim, talvez porque eu procurei apenas glicerina.

Este passo de guardar o excesso, então tu apenas guarda em um frasco estéril na geladeira?

Valeu!
Uma (ou duas imagens) valem mais que 1000 palavras.

Eu decando em um Erlen de 500ml, depois transfiro a lama para tubos de ensaio autoclavados para otimizar o espaço na geladeira. Não uso solução isotônica, agua ou glicerina. Deixo o bicho na solução do starter mesmo (cerveja).

Esse S04 já tá indo pra 7º propagação, sem contaminação ou perda de perfil fenólico. Bicho guerreiro!!

5c4e4d43e41b7262428c6294ce8a63bf.jpg
f4f5776eda1079ec24b9517b61335426.jpg
 
Uma (ou duas imagens) valem mais que 1000 palavras.

Eu decando em um Erlen de 500ml, depois transfiro a lama para tubos de ensaio autoclavados para otimizar o espaço na geladeira. Não uso solução isotônica, agua ou glicerina. Deixo o bicho na solução do starter mesmo (cerveja).

Esse S04 já tá indo pra 7º propagação, sem contaminação ou perda de perfil fenólico. Bicho guerreiro!!

@jalexandre me tira duas dúvidas por favor, você deixa essas propagações quanto tempo na "espera" de uma nova fermentação e a qual temperatura estão armazenadas?
 
@jalexandre me tira duas dúvidas por favor, você deixa essas propagações quanto tempo na "espera" de uma nova fermentação e a qual temperatura estão armazenadas?

Eu assumi como regra o seguinte:

Até 4 meses de idade, eu trato como um vial/pacote "novo". Demora um tempinho a mais para propagar tudo, mas eu sempre consigo o número de células necessário para fazer o trabalho.

Acima de 4 meses, eu faço propagação gradual ou jogo fora e compro um pacote novo. Aqui em Curitiba é bem fácil arrumar fermento.

A temperatura de armazenamento é a mesma da geladeira da cozinha (com as bençãos da esposa). Nunca medi, mas deve bater uns 5ºC ~ 8ºC lá dentro.

Eu já usei S33 e S04 com mais de 6 meses de idade, e não tive problema, porém, eu prefiro não fazer disso uma regra, pois como eu disse, é muito fácil pra mim comprar fermento seco novo e propagar.

O único cuidado que eu tomo é esterlizar os tubos de ensaio após cada utilização, lavar bem as mãos e tentar manusear tudo a menor quantidade de vezes/tempo possível.

Não sou neurótico, mas também não vou deixar o erlenmeyer parado 2 horas na pia da cozinha sem tampa. Tento aplicar o bom senso. :)

Você encontra os tubos em lojas de material para laboratórios ou no mercado livre. Deve custar uns 4 reais cada, no máximo.

Abraços,
 
@jalexandre, aproveitando, tem como me tirar uma duvida? Como voce faz pra calcular ou estimas o nro de celulas viaveis por g nessa lama?
 
@jalexandre, aproveitando, tem como me tirar uma duvida? Como voce faz pra calcular ou estimas o nro de celulas viaveis por g nessa lama?

Eu uso a calculadora do brewunited para retirar 100b de células após a finalização do starter.

Medi as primeiras vezes, por peso, e como o resultado foi bem próximo, eu peguei confiança o método.

A partir daí, é só aplicar a a regra dos 20% de perda/mês.

Novamente, a própria calculadora aplica o modelo não linear de perda (20% do que sobra no frasco, e não do valor total inicial), e ela vai te falar quantos steps serão necessários para revitalizar o frasco.

http://www.brewunited.com/yeast_calculator.php

Abraços,
 

Latest posts

Back
Top