Guarda de mosto para starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Shawlin

Active Member
Joined
Mar 28, 2016
Messages
42
Reaction score
6
Ola , eu andei procurando sobre fazer starter com o próprio mosto mas não encontrei muita coisa , o dme não esta compensando e quero dominar a técnica de utilizar o mosto da ultima leva mas tenho duvidas.

posso utilizar o mosto de qualquer tipo de cerveja ex:fiz uma stout e a prox vai ser weiss?
e sobre a densidade do mosto ser superior ao do starter?
devo retirar o mosto antes ou depois da fervura para o próximo starter?
o mosto e o dme terão a mesma eficiência no starter?
faço sempre levas de 50 lts , e na calculadora do brewers friend me pede um mosto de dme com 2,75 lts de starter , devo usar esta mesma quantia de mosto de cerveja ?

qualquer dica e processo será bem vindo e desde já agradeço!!!

Saulo, Americana SP
 
O que importa pro mosto do starter é a cor e a densidade.

A densidade recomendada é em torno de 1,040 para não forçar muito a levedura.

A cor depende do que você vai fazer, starter de Stout em uma Pils vai impactar a cor da cerveja.

O problema de guardar o mosto é que você deve garantir que o recipiente e o mosto estão livres de contaminação. Isso não é muito fácil. Vi uns tutoriais gringos que usam uma panela de pressão própria para fazer conservas (mantém uma certa pressão suficiente pra esterilizar o mosto).

Como considerei o investimento alto acabei não seguindo com a ideia de guardar.
 
Só guardar o mosto congelado em garrafas PET (de preferência já na quantidade que usa no starter) e quando for usar, descongelar e ferver normalmente...
 
Só guardar o mosto congelado em garrafas PET (de preferência já na quantidade que usa no starter) e quando for usar, descongelar e ferver normalmente...
Rapaz, tu tens razão. Estava pensando em termos de praticidade e nem cogitei ferver novamente pra matar os bichos.

De fato, guardar congelado pra evitar a propagação de culturas indesejadas e ferver antes de fazer o starter é uma
opção.

Porém eu faria as contas pra ver se de fato esse procedimento é uma economia.
 
Rapaz, tu tens razão. Estava pensando em termos de praticidade e nem cogitei ferver novamente pra matar os bichos.

De fato, guardar congelado pra evitar a propagação de culturas indesejadas e ferver antes de fazer o starter é uma
opção.

Porém eu faria as contas pra ver se de fato esse procedimento é uma economia.

Vale a pena brassar um BIAB em panela de 10l soh pra isso, sem lúpulo nem nada...somente malte pilsen. É o que eu tenho feito ultimamente.

DME tá muito caro...
 
1kg de DME tá em torno de 35 pila. Pra fazer 1l a 1.040 vc gasta 100g de DME, ou seja, R$3,50.
Pra fazer o mesmo 1l a 1.040 vc gasta em torno de 180g de malte pilsen, ou seja, R$1,30 aprox...

Mesmo com as variações de preço sai em torno da metade do preço, sem levar em conta o trabalho.

O ideal é fazer logo um monte e guardar nas PETs. Dilui o trabalho e economiza um pouco.
 
Vale a pena brassar um BIAB em panela de 10l soh pra isso, sem lúpulo nem nada...somente malte pilsen. É o que eu tenho feito ultimamente.

DME tá muito caro...

Bom, isso é um tanto relativo. Tem que ver o quanto vale sua hora, haha. Uma brassagem por mais que seja um BIAB 10L vai levar um tempo considerável (incluindo separar equipamentos e limpeza).

Acho que retirar um pouco (considerar isso na receita) em levas de cor clara e densidade apropriada seria mais viável.
 
Bom, isso é um tanto relativo. Tem que ver o quanto vale sua hora, haha. Uma brassagem por mais que seja um BIAB 10L vai levar um tempo considerável (incluindo separar equipamentos e limpeza).

Acho que retirar um pouco (considerar isso na receita) em levas de cor clara e densidade apropriada seria mais viável.

Eu sempre faço em paralelo com a minha brassagem.

10 litros de breja em BIAB dá pouquíssimo trabalho

10% do tempo total, precisa de atenção...o resto é só esperar os processos terminarem
 
1kg de DME tá em torno de 35 pila. Pra fazer 1l a 1.040 vc gasta 100g de DME, ou seja, R$3,50.
Pra fazer o mesmo 1l a 1.040 vc gasta em torno de 180g de malte pilsen, ou seja, R$1,30 aprox...

Mesmo com as variações de preço sai em torno da metade do preço, sem levar em conta o trabalho.

O ideal é fazer logo um monte e guardar nas PETs. Dilui o trabalho e economiza um pouco.

Além do mais garante-se que é puro malte.
Difícil ter certeza que no meio do DME não tenha açúcar refinado :S
Ainda mais num país onde todo mundo quer levar vantagem.
 
1kg de DME tá em torno de 35 pila. Pra fazer 1l a 1.040 vc gasta 100g de DME, ou seja, R$3,50.
Pra fazer o mesmo 1l a 1.040 vc gasta em torno de 180g de malte pilsen, ou seja, R$1,30 aprox...

Mesmo com as variações de preço sai em torno da metade do preço, sem levar em conta o trabalho.

O ideal é fazer logo um monte e guardar nas PETs. Dilui o trabalho e economiza um pouco.

eu faço levas de 50 lts , e em ales meu starter precisa de 280 gr aprox até ai td bem , mas fiz o calculo pra fazer uma lager , e meu starter vai precisar de 600 gr de dme em 6lts em uma etapa ou 700 gr em duas , e acaba nao valendo a pena aqui onde moro ta quase 40,00 o kg sem contar custas de transporte, se eu quiser buscar no lamas gasto 15,40 de pedagio e ando 90 km de carro , se mandar entregar por correio fica 30,00 o frete . acaba saindo 70,00 o kg... e nao curto estocar muito isso

cauculei no beersmith pra fazer 20 lts de mosto a 1036 com pilsem uso 3,2 kgs de malte a 4,00 o kg , acho que vale a pena mas ainda
vou por na balança.
 
Não precisa ser só DME ou só mosto, pode ser uma mistura dos dois.

Na brassagem, eu coloco água a mais de lavagem e paro quando atinjo a quantidade de mosto na panela de fervura. Sempre sobra uns 5 litros, ou mais, de mosto de gravidade perto de 1020 dependendo da receita. Isso é suficiente para reduzir a quantidade de DME à metade e não gasta tempo nenhum a mais. Se o mosto é de baixa OG, ainda pego o resto de mosto e trub da fervura e boto numa PET na geladeira, o trub vai todo para o fundo em poucas horas.
Se misturo os dois e consigo 1036, sem DME, fácil. Fiz hoje starter de 4l sem DME.
 
Back
Top