Gravidade final alta, o que fazer?!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Beernardes

Active Member
Joined
Jun 21, 2016
Messages
30
Reaction score
5
Pessoal, dia 24/12 fiz uma IPA. A gravidade inicial deu em torno de 1.053, nesses três últimos dias fiz as medições e tá dando o mesmo valor de 1.030, acredito que não mudará nos próximos dias. Pensei em adicionar açúcar por imaginar que a graduação alcoólica vai será muito baixa. Mas pensei melhor quando vi essa gravidade alta, que talvez seja algum erro no processo de inoculação do fermento, lembro que fiz o preparo do fermento a 21°C, porém na hora de inocular, o mosto estava a 30°C.
Estou pensando em adicionar pelo menos meio pacote de fermento, o que acham? Me ajudem :)
 
Pessoal, dia 24/12 fiz uma IPA. A gravidade inicial deu em torno de 1.053, nesses três últimos dias fiz as medições e tá dando o mesmo valor de 1.030, acredito que não mudará nos próximos dias. Pensei em adicionar açúcar por imaginar que a graduação alcoólica vai será muito baixa. Mas pensei melhor quando vi essa gravidade alta, que talvez seja algum erro no processo de inoculação do fermento, lembro que fiz o preparo do fermento a 21°C, porém na hora de inocular, o mosto estava a 30°C.
Estou pensando em adicionar pelo menos meio pacote de fermento, o que acham? Me ajudem :)
Como vc mediu este valor? Se por refratômetro, já está corrigido?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 
Pessoal, dia 24/12 fiz uma IPA. A gravidade inicial deu em torno de 1.053, nesses três últimos dias fiz as medições e tá dando o mesmo valor de 1.030, acredito que não mudará nos próximos dias. Pensei em adicionar açúcar por imaginar que a graduação alcoólica vai será muito baixa. Mas pensei melhor quando vi essa gravidade alta, que talvez seja algum erro no processo de inoculação do fermento, lembro que fiz o preparo do fermento a 21°C, porém na hora de inocular, o mosto estava a 30°C.
Estou pensando em adicionar pelo menos meio pacote de fermento, o que acham? Me ajudem :)
Boas, inocular de novo com uma dose de levedura igual à inicial e aclimatiza bem, uma ou duas horas. Durante esse tempo vá adicionando mosto à levedura. Pode ser que resolva.
 
Como vc mediu este valor? Se por refratômetro, já está corrigido?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

Utilizo o refratômetro e a tabela de correção, todas as vezes foram as 21°C, que é a temperatura que estou fermentando. Não houve variação.
 
Boas, inocular de novo com uma dose de levedura igual à inicial e aclimatiza bem, uma ou duas horas. Durante esse tempo vá adicionando mosto à levedura. Pode ser que resolva.

Opa, obrigado pela dica de adicionar o mosto. Farei isso, espero que resolva!
 

Latest posts

Back
Top