Gravidade alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eisenhower1

Member
Joined
Sep 25, 2019
Messages
13
Reaction score
7
Location
Rio de Janeiro
Prezados, estou na minha segunda cerveja e assim como na primeira levei muito trub para o balde.
E também como na primeira, estou tendo dificuldades na atenuação.

Blonde Ale
12 Litros no BIAB
Em ambas usei a US-05 (hidratado com uns 200ml de água)
OG bateu certo (1,054)
FG prevista é de 1,014

Fermentação controlada à 19ºC (com stc-1000 num tipo de Son of Fermentation)
10º dia - 1,031
12º dia - 1,030

Adiciono mais fermento?
Devo sacudir o balde?
Subir a temperatura?
Ou devo simplesmente ter mais paciência e esperar mais.

Obrigado!
 
Eisenhower, boa tarde!

No caso que você apresentou, com certeza ocorreu algum problema no processo de brassagem ou com as leveduras. Não é normal acontecer uma paralisação/demora tão grande, principalmente com o US-05 e na temperatura de fermentação que você descreveu.

Primeiramente, na minha opinião, eu não tentaria corrigir esta brassagem. O ideal é rever todo o seu processo (temperatura de brassagem, temperatura de hidratação, temperatura de inoculação, sanitização, etc.). Os casos mais frequentes de fermentação arrastada é temperatura de brassagem incorreta (alta, deixando muitos açúcares não fermentáveis - dextrinas) e/ou erro com o fermento (ex.: inoculou em temperatura muito alta, matando grande parte das células viáveis).

Mas, caso a leva esteja de fato imbebível da forma que está e realmente queira tentar corrigir, sugeriria seguir alguns passos:

1. Elevar a temperatura para 24º ou até mais, junto com uma chacoalhada no balde. Aguardar alguns dias e ir medindo a densidade.

2. Caso o passo anterior não funcione, alguma das duas opções:

I. Adicionar nova levedura (indicaria um Saccharomyces cerevisiae var. diastaticus, pois esta levedura produz enzima que quebra açúcares normalmente não fermentáveis, exemplos: Mangrove M29 - French Saison; Lallemand Belle Saison). Obs: a utilização destas leveduras poderá atribuir com alguma característica própria e teoricamente irá descer a FG até 1.000 - 1.003. e apesar de conseguirem 'comer' os açúcares não fermentáveis, a ação não é muito rápida, portanto você teria que ter paciência para esperar o tempo suficiente.

II. Adicionaria enzima glucoamilase (ex.: https://www.emporiodolupulo.com.br/amg-300l.html) junto a mais fermento US-05. A enzima glucoamilase irá desempenhar a função de quebrar os açúcares não fermentáveis, deixando disponíveis para seu fermento. Também há a grande possibilidade de 'secar' o FG dependendo da atuação do US-05.

Talvez tenha me esquecido de algum outro método para resolver este tipo de situação, mas fica aí alguma dicas. Qualquer dúvida, estamos aí.

Att.,

Luis
 
Bom, particularmente eu mandaria para a maturação e engarrafaria, não vale a pena colocar mais açúcar, a levedura não vai fazer milagre.
Já tive uma leva que passei pelo mesmo problema, e o meu erro foi fazer uma mostura a uma temperatura superior à 70º, que extrai mais açúcares não fermentáveis.
Problemas como esse são comuns, mas não tem uma solução mágica para contornar isto, o que deve ser feito é tomar os cuidados no momento da brassagem, para não cometer os mesmos erros.
Não sei se é o seu caso, mas por experiência própria, acredito que sim.
Pela sua descrição, um pacote de US-05 é mais que o suficiente para uma leva de 12 litros, acredito que o problema esteja mesmo nos açúcares não fermentáveis.

Para não dizer que não tentou, sacuda o balde, para que a levedura entre em suspensão, acorde e coma o que sobrou, é uma alternativa. Após este processo, faça a medição para ver se está tendo atenuação, em dois dias você descobrirá.

Outro detalhe importante, você está usando um refratômetro ou densímetro?
Se for um refratômetro, está realizando a conversão?
Se for um densímetro, coloque na água e veja se está calibrado a 1000.
 
Eisenhower, boa tarde!

No caso que você apresentou, com certeza ocorreu algum problema no processo de brassagem ou com as leveduras. Não é normal acontecer uma paralisação/demora tão grande, principalmente com o US-05 e na temperatura de fermentação que você descreveu.

Primeiramente, na minha opinião, eu não tentaria corrigir esta brassagem. O ideal é rever todo o seu processo (temperatura de brassagem, temperatura de hidratação, temperatura de inoculação, sanitização, etc.). Os casos mais frequentes de fermentação arrastada é temperatura de brassagem incorreta (alta, deixando muitos açúcares não fermentáveis - dextrinas) e/ou erro com o fermento (ex.: inoculou em temperatura muito alta, matando grande parte das células viáveis).

Mas, caso a leva esteja de fato imbebível da forma que está e realmente queira tentar corrigir, sugeriria seguir alguns passos:

1. Elevar a temperatura para 24º ou até mais, junto com uma chacoalhada no balde. Aguardar alguns dias e ir medindo a densidade.

2. Caso o passo anterior não funcione, alguma das duas opções:

I. Adicionar nova levedura (indicaria um Saccharomyces cerevisiae var. diastaticus, pois esta levedura produz enzima que quebra açúcares normalmente não fermentáveis, exemplos: Mangrove M29 - French Saison; Lallemand Belle Saison). Obs: a utilização destas leveduras poderá atribuir com alguma característica própria e teoricamente irá descer a FG até 1.000 - 1.003. e apesar de conseguirem 'comer' os açúcares não fermentáveis, a ação não é muito rápida, portanto você teria que ter paciência para esperar o tempo suficiente.

II. Adicionaria enzima glucoamilase (ex.: https://www.emporiodolupulo.com.br/amg-300l.html) junto a mais fermento US-05. A enzima glucoamilase irá desempenhar a função de quebrar os açúcares não fermentáveis, deixando disponíveis para seu fermento. Também há a grande possibilidade de 'secar' o FG dependendo da atuação do US-05.

Talvez tenha me esquecido de algum outro método para resolver este tipo de situação, mas fica aí alguma dicas. Qualquer dúvida, estamos aí.

Att.,

Luis

Muito obrigado pelas dicas.
Vou experimentar aqui e volto pra dizer como ficou.
 
Bom, particularmente eu mandaria para a maturação e engarrafaria, não vale a pena colocar mais açúcar, a levedura não vai fazer milagre.
Já tive uma leva que passei pelo mesmo problema, e o meu erro foi fazer uma mostura a uma temperatura superior à 70º, que extrai mais açúcares não fermentáveis.
Problemas como esse são comuns, mas não tem uma solução mágica para contornar isto, o que deve ser feito é tomar os cuidados no momento da brassagem, para não cometer os mesmos erros.
Não sei se é o seu caso, mas por experiência própria, acredito que sim.
Pela sua descrição, um pacote de US-05 é mais que o suficiente para uma leva de 12 litros, acredito que o problema esteja mesmo nos açúcares não fermentáveis.

Para não dizer que não tentou, sacuda o balde, para que a levedura entre em suspensão, acorde e coma o que sobrou, é uma alternativa. Após este processo, faça a medição para ver se está tendo atenuação, em dois dias você descobrirá.

Outro detalhe importante, você está usando um refratômetro ou densímetro?
Se for um refratômetro, está realizando a conversão?
Se for um densímetro, coloque na água e veja se está calibrado a 1000.

Medição no densímetro. Está calibrado sim.

Suspeito que o probelam tenha ocorrido na brassagem mesmo.
Trabalhei em torno de 66 a 70 graus por 1h, atingi 75 e deixei descansar por 10 min.

Na primeira que fez, obtive 1,021 de FG (prevista era 1,014), abv ficou em 3,5 mas não ficou ruim de beber.

Vou testar essas medidas e postar aqui como ficou.

Obrigado pela ajuda.
 
Bom, particularmente eu mandaria para a maturação e engarrafaria, não vale a pena colocar mais açúcar, a levedura não vai fazer milagre.
Já tive uma leva que passei pelo mesmo problema, e o meu erro foi fazer uma mostura a uma temperatura superior à 70º, que extrai mais açúcares não fermentáveis.
Problemas como esse são comuns, mas não tem uma solução mágica para contornar isto, o que deve ser feito é tomar os cuidados no momento da brassagem, para não cometer os mesmos erros.
Não sei se é o seu caso, mas por experiência própria, acredito que sim.
Pela sua descrição, um pacote de US-05 é mais que o suficiente para uma leva de 12 litros, acredito que o problema esteja mesmo nos açúcares não fermentáveis.

Para não dizer que não tentou, sacuda o balde, para que a levedura entre em suspensão, acorde e coma o que sobrou, é uma alternativa. Após este processo, faça a medição para ver se está tendo atenuação, em dois dias você descobrirá.

Outro detalhe importante, você está usando um refratômetro ou densímetro?
Se for um refratômetro, está realizando a conversão?
Se for um densímetro, coloque na água e veja se está calibrado a 1000.


Engarrafar essa blond com 1030 de FG seria basicamente um desperdício de tempo e tampinha... Eu apostaria em remediar o problema inoculando a levedura de Saison como o Lperes27 disse.
 
Verifique se seus equipamento de medição de temperatura estão calibrados, pode ser que você esteja deixando a cerveja em 66 graus mas na verdade esteja bem acima disso, o bom é ter uns 2 medidor de temperatura, fica esperto com aqueles chineses que vai na panela que não mede direito.
 
@Eisenhower
Uma sugestão:
Tire uma amostra de uns 300ml e coloque meio pacote de fermento de pão e deixe em temperatura ambiente. se em 1 dia não baixar, a certeza é de não haver mais o que consumir. Se baixar, o problema pode ser tuas leveduras
 
Verifique se seus equipamento de medição de temperatura estão calibrados, pode ser que você esteja deixando a cerveja em 66 graus mas na verdade esteja bem acima disso, o bom é ter uns 2 medidor de temperatura, fica esperto com aqueles chineses que vai na panela que não mede direito.

Na panela uso aquele clássico de mercurio. Branco com a base azul.
Mas de qualquer forma vou checar com outros pra ver se está aferido.
Estou suspeitando que o problema tenha sido mesmo na sacarificação.
Obrigado pela dica.
 
Last edited:
Verifique se seus equipamento de medição de temperatura estão calibrados, pode ser que você esteja deixando a cerveja em 66 graus mas na verdade esteja bem acima disso, o bom é ter uns 2 medidor de temperatura, fica esperto com aqueles chineses que vai na panela que não mede direito.


Peguei agora para testar se está aferido e me deparo com essa imagem em anexo.

Claramente quebrado, não?

*O vidro está intacto
 

Attachments

  • IMG_20190930_170743299.jpg
    IMG_20190930_170743299.jpg
    28.6 KB · Views: 92
Peguei agora para testar se está aferido e me deparo com essa imagem em anexo.

Claramente quebrado, não?

*O vidro está intacto
Com o meu aconteceu a mesma coisa, só que na ponta superior. Não uso mais esse tipo de termômetro.
Comprei dois daqueles tipo espeto, eletrônico. Um eu uso solto. e o outro fiz um gancho de arame galvanizado para prender à panela. Funciona perfeitamente, é muito mais rápido para estabilizar e é menos da metade do preço.
 
Eisenhower, boa tarde!

No caso que você apresentou, com certeza ocorreu algum problema no processo de brassagem ou com as leveduras. Não é normal acontecer uma paralisação/demora tão grande, principalmente com o US-05 e na temperatura de fermentação que você descreveu.

Primeiramente, na minha opinião, eu não tentaria corrigir esta brassagem. O ideal é rever todo o seu processo (temperatura de brassagem, temperatura de hidratação, temperatura de inoculação, sanitização, etc.). Os casos mais frequentes de fermentação arrastada é temperatura de brassagem incorreta (alta, deixando muitos açúcares não fermentáveis - dextrinas) e/ou erro com o fermento (ex.: inoculou em temperatura muito alta, matando grande parte das células viáveis).

Mas, caso a leva esteja de fato imbebível da forma que está e realmente queira tentar corrigir, sugeriria seguir alguns passos:

1. Elevar a temperatura para 24º ou até mais, junto com uma chacoalhada no balde. Aguardar alguns dias e ir medindo a densidade.

2. Caso o passo anterior não funcione, alguma das duas opções:

I. Adicionar nova levedura (indicaria um Saccharomyces cerevisiae var. diastaticus, pois esta levedura produz enzima que quebra açúcares normalmente não fermentáveis, exemplos: Mangrove M29 - French Saison; Lallemand Belle Saison). Obs: a utilização destas leveduras poderá atribuir com alguma característica própria e teoricamente irá descer a FG até 1.000 - 1.003. e apesar de conseguirem 'comer' os açúcares não fermentáveis, a ação não é muito rápida, portanto você teria que ter paciência para esperar o tempo suficiente.

II. Adicionaria enzima glucoamilase (ex.: https://www.emporiodolupulo.com.br/amg-300l.html) junto a mais fermento US-05. A enzima glucoamilase irá desempenhar a função de quebrar os açúcares não fermentáveis, deixando disponíveis para seu fermento. Também há a grande possibilidade de 'secar' o FG dependendo da atuação do US-05.

Talvez tenha me esquecido de algum outro método para resolver este tipo de situação, mas fica aí alguma dicas. Qualquer dúvida, estamos aí.

Att.,

Luis


Boa noite, amigo.

Joguei a Belle Saison há 4 dias (hidratado conforme embalagem), elevei de 19°C para 23°C e funcionou!

Airlock ainda soltando bolhas e vejo bolhas até no densímetro.

Nesses 4 dias caiu de 1,030 para os 1,014 previstos inicialmente.

Com meus sentidos de iniciante percebo um forte cheiro e gosto de fermento (semelhante ao de pão).

Pergunto:
Deixo atenuar até o fim?
Mantenho essa temperatura até atenuar e depois partir para o cold crash?
Estraguei a cerveja? rsrsrs

*Obrigado pela dica!

Abraços.
 
Claro que deve atenuar até o fim! Ainda mais se tu for engarrafar...
Mas que bom que funcionou. Deixa aí até estabilizar a densidade e manda pro cold. Vai ficar boa! ;);)
 
Boa noite, amigo.

Joguei a Belle Saison há 4 dias (hidratado conforme embalagem), elevei de 19°C para 23°C e funcionou!

Airlock ainda soltando bolhas e vejo bolhas até no densímetro.

Nesses 4 dias caiu de 1,030 para os 1,014 previstos inicialmente.

Com meus sentidos de iniciante percebo um forte cheiro e gosto de fermento (semelhante ao de pão).

Pergunto:
Deixo atenuar até o fim?
Mantenho essa temperatura até atenuar e depois partir para o cold crash?
Estraguei a cerveja? rsrsrs

*Obrigado pela dica!

Abraços.

Bom dia Eisenhower!

Bom saber que está funcionando!

Respondendo as suas perguntas:

Deixo atenuar até o fim?
R: Sim! Eu sei que é difícil e que todos os cervejeiros tem problemas de ansiedade crônica, mas deixe fermentar na temperatura que você descreveu e 'esqueça' dessa cerveja por um tempo! Conforme eu coloquei anteriormente, existe a possibilidade desse fermento consumir praticamente todos os açúcares do seu mosto, portanto há probabilidade da FG chegar a 1.000 - 1.003. Assim como colocado pelo @Calmezini, não engarrafe antes da densidade estabilizar, caso contrário terá garrafas-bomba!

Mantenho essa temperatura até atenuar e depois partir para o cold crash?
R: Positivo! Mas sugiro aguardar conforme falei acima.

Estraguei a cerveja? rsrsrs
R: Nunca! No mínimo você criou uma Blond Ale com dois tipos de fermentos diferentes que pode até trazer um resultado bacana!

obs: você está sentindo o cheiro/gosto de fermento neste momento por quê a fermentação está em plena atividade.

Att.,

Luis
 
Senhores.
A gravidade está em torno de 1,007, mas acho que ainda não terminou de atenuar. Ao final, atualizarei as informações aqui.

Queria aproveitar e acrescentar algo que eu esqueci de informar anteriormente:

Minha panela é de 13,5L e eu calculei levar 12L para o fermentador.
Fiz a lavagem dos grãos com água suficiente até praticamente completar a panela.
E com a evaporação da fervura, levei menos mosto para o fermentador, mais concentrado e, obviamente, com OG mais alta.
Fiz os cálculos e adicionei água (fervida e esfriada) até atingir a OG prevista.

O termômetro que usei na sacarificação já sei que não estava confiável, mas poderia este procedimento descrito acima ser o causador do problema de atenuação que tive?
 
@Eisenhower, boa tarde!

Acredito que este procedimento não foi o causador.

De acordo com o que você passou, seu termômetro provavelmente estava medindo abaixo da temperatura real, portanto se resfriou a água até os 19° do mosto, ela estava abaixo disso e então não traria problema para as leveduras.

Att.,

Luis
 
Senhores, para encerrar o tópico:

O segundo fermento atenuou até 1,002 deixando um ABV de 6,9.
Envasei com 6g/L e deixei por 12 dias.
E após 58 dias, o resultado é o da foto.
Para minha segunda cerveja, fiquei muito satisfeito.

Pelas dicas que recebi aqui, acredito que o problema foi a brassagem em temperatura muito alta. A minha terceira cerveja já está fermentando e creio ter corrigido isso.

Agradeço a todos pela contribuição!!! :)
Até a próxima.
 

Attachments

  • IMG_20191116_154627371.jpg
    IMG_20191116_154627371.jpg
    47.2 KB · Views: 39
Caraca 58 dias, minha primeira não durou tudo isso e ficou horrível, mas por orgulho tomei tudo.

Levou esse tempo todo porque o primeiro fermento atenuou pouco. Dá uma lida no início do tópico. O pessoal ajudou bastante. ;)


@Eisenhower , muito bom saber que funcionou!

Como ficou o sabor?

Olha, acho que ainda não sei muito bem avaliar isso, mas vamos lá.

Depois de jogar o Belle Saison, medi a densidade 7 vezes em uma proveta de 100ml e a cada medição, um gole.
Na primeira vez senti aquele gosto forte de fermento (igual ao de pão). Mas com o tempo o gosto foi diminuindo.
Estou contando isso pois ao degustar a cerveja, notei um leve gosto desse fermento. Porém, duas pessoas que também provaram disseram não sentir esse gosto e que provavelmente era coisa da minha cabeça.

Fiz um Dry Hopping modesto com o que ainda tinha aqui (uns 5g/L), mas mesmo assim rendeu um bom sabor, amargor e aroma.

Ficou forte (uns 6,9%), e ficou bem perceptível.

Infelizmente, por fazer tantas medições, não rendeu muitas garrafas, mas já estou com a terceira fermentando (uma American IPA).
 
Back
Top