Gosto amargo em algumas garrafas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hamilcar

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2017
Messages
107
Reaction score
15
Boa noite galera!
Fiz minha primeira brassagem à alguns dias, uma APA, já engarrafei, a cerveja ficou muito boa, um tanto de amargor que acredito ser devido aos erros cometidos na moagem e mostura, pois os equipamentos ainda estou me adaptando, tenho um questionamento que os colegas poderia me ajudar, as cervejas no início, depois de 7 dias engarrafadas, com um amargor intenso, e agora depois de mais ou menos uns 10 dias, tem umas que ainda tem o amargor e outras não, e o CO2 delas parecem também diminuir, será o que pode ser? é possível uma leva onde o priming foi feito no balde, umas ficarem mais amargas e outras não?
 
Boa noite galera!
um tanto de amargor que acredito ser devido aos erros cometidos na moagem e mostura, pois os equipamentos ainda estou me adaptando,

Hamilcar

Moagem e mostura não impactam o amargor, o que impacta amargor é quantidade de lúpulo adicionada x tempo de isomerização destes lúpulos. Isomerização ocorre em temperaturas elevadas, em torno de 80ºC para cima.

Como na mostura normalmente ainda não foram adicionados os lúpulos, não tem como alterar o amargor.

tenho um questionamento que os colegas poderia me ajudar, as cervejas no início, depois de 7 dias engarrafadas, com um amargor intenso, e agora depois de mais ou menos uns 10 dias, tem umas que ainda tem o amargor e outras não

Como foi seu processo de wirhpool após a fervura?

Fez Dry Hopping?

Como foi seu processo de clarificação, da cerveja pronta?

Como foi seu processo de priming e envase?

Tem certeza que não levou restos de lúpulo ou muito sedimento para as garrafas?

e o CO2 delas parecem também diminuir, será o que pode ser? é possível uma leva onde o prime foi feito no balde, umas ficarem mais amargas e outras não?

Erros no priming afetariam a carbonatação.

Diferentes níveis de carbonatação podem levar a diferentes percepções de sabor da cerveja, incluindo o amargor, creio eu.

Mas, uma coisa é ter garrafas com diferentes níveis de carbonatação, outra coisa é as garrafas perderem gás após a refermentação com o priming.

Perda de gás só pode ser causada por tampinhas mal colocadas.

Uma boa dica:

Leia todos os tópicos fixos do Fórum.

E depois leia tudo mais uma vez.

Vai sanar muitas dúvidas e esclarecer muitos pontos do processo.
 
Boa noite galera!
Fiz minha primeira brassagem à alguns dias, uma APA, já engarrafei, a cerveja ficou muito boa, um tanto de amargor que acredito ser devido aos erros cometidos na moagem e mostura, pois os equipamentos ainda estou me adaptando, tenho um questionamento que os colegas poderia me ajudar, as cervejas no início, depois de 7 dias engarrafadas, com um amargor intenso, e agora depois de mais ou menos uns 10 dias, tem umas que ainda tem o amargor e outras não, e o CO2 delas parecem também diminuir, será o que pode ser? é possível uma leva onde o prime foi feito no balde, umas ficarem mais amargas e outras não?
Cara... tem coisas aí que não fazem sentido, então parecem meio que um "chute", e não certeza absoluta de que realmente o amargor diminuiu, ou certeza absoluta de que a carbonatação diminuiu. Isso torna quase impossível alguém te ajudar.

Indo ponto a ponto:

- "um tanto de amargor que acredito ser devido aos erros cometidos na moagem e mostura"

A princípio, amargor dificilmente tem a ver com isso.

- "as cervejas no início, depois de 7 dias engarrafadas, com um amargor intenso, e agora depois de mais ou menos uns 10 dias, tem umas que ainda tem o amargor e outras não"

Normal, pois muitas vezes esse amargor é causado simplesmente pela turbidez da cerveja (mastigar fermento ou micro-pedaços de lúpulo), e normalmente arredonda conforme ela matura/envelhece.

- "o CO2 delas parecem também diminuir, será o que pode ser?"

Só se vc não tampou direito ou se a garrafa tiver um furo, do contrário, é impossível o CO2 diminuir.

- "é possível uma leva onde o prime foi feito no balde, umas ficarem mais amargas e outras não?"

Sim, se vc fez o priming (não é "prime") erroneamente variando quantidade de açúcar entre uma garrafa e outra.

Abraço,
 
Cara... tem coisas aí que não fazem sentido, então parecem meio que um "chute", e não certeza absoluta de que realmente o amargor diminuiu, ou certeza absoluta de que a carbonatação diminuiu. Isso torna quase impossível alguém te ajudar.

Indo ponto a ponto:

- "um tanto de amargor que acredito ser devido aos erros cometidos na moagem e mostura"

A princípio, amargor dificilmente tem a ver com isso.

- "as cervejas no início, depois de 7 dias engarrafadas, com um amargor intenso, e agora depois de mais ou menos uns 10 dias, tem umas que ainda tem o amargor e outras não"

Normal, pois muitas vezes esse amargor é causado simplesmente pela turbidez da cerveja (mastigar fermento ou micro-pedaços de lúpulo), e normalmente arredonda conforme ela matura/envelhece.

- "o CO2 delas parecem também diminuir, será o que pode ser?"

Só se vc não tampou direito ou se a garrafa tiver um furo, do contrário, é impossível o CO2 diminuir.

- "é possível uma leva onde o prime foi feito no balde, umas ficarem mais amargas e outras não?"

Sim, se vc fez o priming (não é "prime") erroneamente variando quantidade de açúcar entre uma garrafa e outra.

Abraço,
Certo, obrigado pela ajuda, tenho aprendido muito aqui com vocês, desculpem os erros, ainda estou aprendendo, como disse, esta foi a minha primeira brassagem, talvez tenha me expressado mal nas colocações, quando falo de um amargor, acredito ser um pouco de tanino, pois minha filtragem não foi muito boa, tive muita dificuldade devido ao moedor ser a primeira vez que uso, tive também dificuldades em manter temperaturas e acredito que a temperatura se elevou bem acima do previsto, mais de 70ºc.
O que me deixou encabulado foi de algumas garrafas manterem aquele amargor rasgante na garganta e outras terem amenizado ou até não ter o amargor, quanto ao priming (e não "prime"), realmente vejo que errei, talvez isso o pouco de carbonatação que obtive em algumas e outras não, percebi também que quando as cervejas estão em uma temperatura menos gelada, a carbonatação tende a ser mais percebida quando se abre a garrafa, enquanto que gelada a carbonatação quase não se nota, mas enfim estou começando o processo, fiz outra brassagem e fui bem melhor desta vez, tive erros também, mas ainda estou me adaptando ao equipamento. Vou repetir esta mesma receita agora no início do mês para ver como vai ficar.
 
Hamilcar

Moagem e mostura não impactam o amargor, o que impacta amargor é quantidade de lúpulo adicionada x tempo de isomerização destes lúpulos. Isomerização ocorre em temperaturas elevadas, em torno de 80ºC para cima.

Como na mostura normalmente ainda não foram adicionados os lúpulos, não tem como alterar o amargor.



Como foi seu processo de wirhpool após a fervura?

Fez Dry Hopping?

Como foi seu processo de clarificação, da cerveja pronta?

Como foi seu processo de priming e envase?

Tem certeza que não levou restos de lúpulo ou muito sedimento para as garrafas?



Erros no priming afetariam a carbonatação.

Diferentes níveis de carbonatação podem levar a diferentes percepções de sabor da cerveja, incluindo o amargor, creio eu.

Mas, uma coisa é ter garrafas com diferentes níveis de carbonatação, outra coisa é as garrafas perderem gás após a refermentação com o priming.

Perda de gás só pode ser causada por tampinhas mal colocadas.

Uma boa dica:

Leia todos os tópicos fixos do Fórum.

E depois leia tudo mais uma vez.

Vai sanar muitas dúvidas e esclarecer muitos pontos do processo.
Obrigado por estar ajudando neste processo de aprendizagem que estou tendo, acredito que com relação ao meu wirhpool, não foi muito bom, mas é como eu disse, estou me adaptando ao meu equipamento, fiz minha segunda brassagem e fui muito melhor do que a primeira, aprendi que o wirhpool tem que ser um pouco longo, então na segunda fiz um wirhpool de aproximadamente 5 minutos, e foi perfeito, o que nesta primeira não foi legal, fiz um wirhpool rápido e o trub ficou muito espalhado, devo ter levado muito trub para o fermentador, mas vamos evoluir graças aos amigos que aqui estão sempre prontos a ajudar. Quanto a carbonatação, vejo que errei no processo e por isso as cervejas ficaram uma mais carbonatadas que outras. A única coisa que estou meio encabulado é umas garrafas ter aquele amargor rasgante na garganta e outras nem tanto, acho que são taninos que deram esse amargor que gruda na garganta, mas ainda estou meio perdido quanto ao processo como um todo.
 
Back
Top