Glicerina para banco de fermento procurei

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Morena_von_Nuernberg

Well-Known Member
Joined
Jan 4, 2015
Messages
149
Reaction score
28
Olá galera,
Procuro um tipo de glicerina no mercado para criar um banco de fermento.
Se encontrar seria muito bem o tipo:

Glicerina, E 422, 99,5 %, puro vegetal para alimentares

Alguém já usou glicerina para fazer isso? Qual tipo vc usou?

Obrigado pelas dicas

Abraço
 
Olá galera,
Procuro um tipo de glicerina no mercado para criar um banco de fermento.
Se encontrar seria muito bem o tipo:

Glicerina, E 422, 99,5 %, puro vegetal para alimentares

Alguém já usou glicerina para fazer isso? Qual tipo vc usou?

Obrigado pelas dicas

Abraço

Utilizei glicerina P.A. vendida em loja de reagentes para laboratório, se vc encontrou uma especificamente para alimentos, melhor ainda.

Existe um tópico aqui no fórum sobre congelamento com glicerina. Fala sobre as melhores fontes de informação e algumas tentativas de procedimento.

Acho que um dos melhores tutoriais é esse daqui:
http://www.homebrewtalk.com/freezing-yeast.html

Abraço
 
@MorenadeNuernberg,

Estou usando glicerina bi-destilada, encontrada em farmácias e na metodologia apresentada no tópico pelo Tiago. Até o momento consegui reanimar duas amostras (que ficaram uns 3 a 4 meses no congelador).

Abraço!
 
Utilizei glicerina P.A. vendida em loja de reagentes para laboratório, se vc encontrou uma especificamente para alimentos, melhor ainda.

Existe um tópico aqui no fórum sobre congelamento com glicerina. Fala sobre as melhores fontes de informação e algumas tentativas de procedimento.

Acho que um dos melhores tutoriais é esse daqui:
http://www.homebrewtalk.com/freezing-yeast.html

Abraço
Obrigado Tiago, a dica já ajuda. Vou olhar o tutorial tambem.

Abraço
 
@MorenadeNuernberg,

Estou usando glicerina bi-destilada, encontrada em farmácias e na metodologia apresentada no tópico pelo Tiago. Até o momento consegui reanimar duas amostras (que ficaram uns 3 a 4 meses no congelador).

Abraço!
Boa tarde gabriel,
Obrigado pela dica.
Estou procurando melhorar minha situação de comprar leveduras. Acho se tenho algumas no congelador eu ganhar mais flexivilidade.

Abraço
 
Eu faço uso de cigarros eletrônicos e fabrico meus líquidos. Nesse processo, um dos ingredientes é a glicerina vegetal padrão USP.
Não é muito barato mas acho que valha a pena pela segurança, já que inalo isso e nunca me fez mal.

Uma das lojas em que compro: http://mundovaper.com/index.php?route=product/product&path=77&product_id=170

Era exatamente o que eu ia dizer. É possível encontrar em fornecedores de liquidos para vaporizadores (Cigarros Eletrônicos).

Quando ao cultivo de leveduras, comecei minhas experiências com placas de petri descartáveis. Ainda não tive necessidade de testar outros métodos, já que to brincando com levedura comum e fácil de achar (US-05 e S-04).

A propósito, alguém tem sugestão de microscópio bom e barato para integrar esse mini lab de leveduras? Queria aprender a fazer contagem de células, mas não sei ainda qual microscópio comprar.

Abraços!
 
Eu faço uso de cigarros eletrônicos e fabrico meus líquidos. Nesse processo, um dos ingredientes é a glicerina vegetal padrão USP.
Não é muito barato mas acho que valha a pena pela segurança, já que inalo isso e nunca me fez mal.

Uma das lojas em que compro: http://mundovaper.com/index.php?route=product/product&path=77&product_id=170
Olá luiz,

Obrigado pelo o link. Prefiro tambem a glicerina ao base vegetal.

Meu processo para ganhar levedura sera seguinte:
- Colher levedura depois da fermentação
- lavagem da levedura
- mixtura bem com 30% dessa glicerina
- puxar numa seringa
- congelar

Com cada tipo levedura das proximas brassagems faço. Espero que ganhar mais flexivilidade.

Abraçao
 
Olá luiz,

Obrigado pelo o link. Prefiro tambem a glicerina ao base vegetal.

Meu processo para ganhar levedura sera seguinte:
- Colher levedura depois da brassagem
- lavagem da levedura
- mixtura bem com 30% dessa glicerina
- puxar numa seringa
- congelar

Com cada tipo levedura das proximas brassagems faço. Espero que ganhar mais flexivilidade.

Abraçao

Eu estou com um projeto parecido em mente! Mas vou fazer um pouco diferente.

- Vou comprar 40 tubos de ensaio Falcon autoclavaveis(farei na panela de pressao mesmo). Achei por uns 20 reais+frete o pacote no mercado livre. A estante para tubos também ajuda, é uns 12 reais pra 30 tubos.
- Comprar a levedura, fazer um starter normalmente pra minha leva, e retirar uns 5x15ml do slurry pra por nos tubos, tudo com o maximo de atencao pra sanitizacao, e vou seguir esse guia que foi postado. Talvez guarde maior quantidade de vials se for uma levedura liquida que é mais cara e dificil de achar.
 
Era exatamente o que eu ia dizer. É possível encontrar em fornecedores de liquidos para vaporizadores (Cigarros Eletrônicos).

Quando ao cultivo de leveduras, comecei minhas experiências com placas de petri descartáveis. Ainda não tive necessidade de testar outros métodos, já que to brincando com levedura comum e fácil de achar (US-05 e S-04).

A propósito, alguém tem sugestão de microscópio bom e barato para integrar esse mini lab de leveduras? Queria aprender a fazer contagem de células, mas não sei ainda qual microscópio comprar.

Abraços!

Com paciencia as vezes aparece algum anuncio interessante de microscopio usado no bom negocio ou mercado livre, por menos de mil reais. Um que eu quase comprei esses tempos foi da bioval, parecia bem interessante, mas acabou não rolando. Tem uns chineses meio sem marca que também funcionam razoavelmente bem. Pegar com maior objetiva no mínimo de 40x. 100x (imersão) não vai usar pra contagem, mas a maioria desses microscopios melhorzinhos tem...
 
Com paciencia as vezes aparece algum anuncio interessante de microscopio usado no bom negocio ou mercado livre, por menos de mil reais. Um que eu quase comprei esses tempos foi da bioval, parecia bem interessante, mas acabou não rolando. Tem uns chineses meio sem marca que também funcionam razoavelmente bem. Pegar com maior objetiva no mínimo de 40x. 100x (imersão) não vai usar pra contagem, mas a maioria desses microscopios melhorzinhos tem...

Obrigado pela indicação. Agora, pelo menos tenho uma idéia do que eu devo procurar num microscópio, e uma faixa de preço aproximada. :D
 
Obrigado pela indicação. Agora, pelo menos tenho uma idéia do que eu devo procurar num microscópio, e uma faixa de preço aproximada. :D

Acabei de adquirir um monocular da Micronal até 100x (óptica Olympus) no ML por 500,00 com charriot (importante para contagem). Tenho um monocular Coleman de até 40x, sem charriot e a contagem fica muito complicada, pois tenho que movimentar a camara de Neubauer com a mão e as vezes perco a contagem tendo que começar de novo. abçs
 
Bom dia pessoal,

Utilizei glicerina P.A. vendida em loja de reagentes para laboratório, se vc encontrou uma especificamente para alimentos, melhor ainda.

Tiago,
Estou pensando em usar a Glicerina P.A., poderia me tirar uma duvida?
Você lembra a concentração que tem usado? 15%?
Como tem sido seus resultados com a glicerina P.A.?

Obrigado
abraço
Erivaldo Casado
 
Bom dia pessoal,

Tiago,
Estou pensando em usar a Glicerina P.A., poderia me tirar uma duvida?
Você lembra a concentração que tem usado? 15%?
Como tem sido seus resultados com a glicerina P.A.?

Obrigado
abraço
Erivaldo Casado

Oi Erivaldo,

Como o único freezer que tenho em casa é o da geladeira duplex da cozinha, que já tá cheio de lúpulo, ficou inviável dar continuidade pro congelamento de levedura, por enquanto.

Porém vc pode certamente ir na glicerina P.A., ela não tem impurezas.
A concentração recomendada no link do homebrewtalk.com, na pagina anterior aqui do tópico, fala em utilizar uma solução de 20% para atingir a concentração final de 15% na mistura com o fermento.

Acredito que temos outros colegas utilizando atualmente esse método, talvez possam te informar se estão tendo sucesso com ele.

Abraço
 
Essa glicerina poderia ser usada?

203998.jpg
 
Tiago,
obrigado pela resposta, acho que vou usar a glicerina P.A. mesmo, assim que tiver alguma resultado posto aqui para incentivar o pessoal.

Abraços
Casado
 
Back
Top