Dividir envelope de fermento seco para duas brassagens

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

user 330598

Member
Joined
Jul 9, 2020
Messages
14
Reaction score
1
Olá Pessoal.
Uma duvida: faço levas pequenas. Normalmente vai 9 a 10 litros para o fermentador.
Como um envelope de fermento, US-05 por exemplo, serve para fermentar 20 litros, eu posso despejar metade e guardar a outra para uma próxima brassagem?

como manipular? Pensei em tirar do envelope umas 5 gramas fo envelope e guardar o restante para a segunda brassagem.
Obrigado!
 
Isso é um pouco controverso.

A maioria dos cervejeiros caseiros usa 1 pacote para 10 litros.
É o que eu recomendaria (se for high gravity ou lager usar 2)


Mas se você considera que 1 pacote serve para 20 litros, então use metade em 10 litros.
Mas tenha todo o cuidado possível.
Cuidado com a sanitização, feche imediatamente o pacote, evitando oxigênio e umidade.
Mantenha refrigerado e não demore muito para usar.
 
como manipular? Pensei em tirar do envelope umas 5 gramas fo envelope e guardar o restante para a segunda brassagem.
Obrigado!

Na sua situação eu preferiria fazer reaproveitamento da lama, por 3 motivos: 1. risco menor de contaminação (apesar de também demandar BASTANTE cuidado); 2. te evita de eventualmente fazer um underpitching por usar só 5g pra 10 litros, já que usaria um pacote inteiro pra primeira leva e a lama (que tem muuito mais célula viável do que no pacotinho) pras subsequentes; e 3. pouparia mais grana, já que poderia reaproveitar mais de uma vez.
 
Olá Pessoal.
Uma duvida: faço levas pequenas. Normalmente vai 9 a 10 litros para o fermentador.
Como um envelope de fermento, US-05 por exemplo, serve para fermentar 20 litros, eu posso despejar metade e guardar a outra para uma próxima brassagem?

como manipular? Pensei em tirar do envelope umas 5 gramas fo envelope e guardar o restante para a segunda brassagem.
Obrigado!

Estou na minha 9a brassagem e a partir da 2a eu comecei a dividir o pacote de levedura e tive bons resultados. Faço assim: sanitizo tudo e abro o pacote, vou despejando a levedura até sobrar 7g, fecho ele enrolando a ponta e coloco fita adesiva, nas primeiras 4x eu fiz isso e guardei na geladeira mas agora, para garantir, estou selando em uma seladora à vácuo que tava esquecida na minha cozinha :D
 
O ideal seria você utilizar uma calculadora para fermento como estas: Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend, para saber a quantidade de fermento que você deve utilizar. Eu não dividiria um envelope.
O que eu faço é um starter calculado para a minha cerveja e mais o volume de um vidro de 800ml. Utilizo a quantidade calculada no yeast calculator e o que sobra coloco no vidro e deixo na geladeira para a próxima leva.
Na outra leva faço o mesmo processo com o conteúdo do vidro. Faço isso 3 vezes antes de descartar. Com um envelope eu faço 4 levas.
Não uso DME para fazer o starter pois está o olho da cara. Faço mosto com malte pilsen que sai infinitamente mais barato.
 
Olá Pessoal.
Uma duvida: faço levas pequenas. Normalmente vai 9 a 10 litros para o fermentador.
Como um envelope de fermento, US-05 por exemplo, serve para fermentar 20 litros, eu posso despejar metade e guardar a outra para uma próxima brassagem?

como manipular? Pensei em tirar do envelope umas 5 gramas fo envelope e guardar o restante para a segunda brassagem.
Obrigado!

Faço levas de 10 litros, tirando quando é lager, todas as Ale vai tranquilo 1/2 pacote. Sanitizo na hora de abrir, tiro a metade que vou usar, fecho rapidamente e devolvo pra geladeira, uso aquelas ficas para embrulho, lacro bem e dá pra usar depois tranquilamente.
Se pesquisar vai encontrar o pessoal falando pra não demorar mais de um mês. Na minha experiência, já fiquei quase 4 meses com o 1/2 restante na geladeira.
Resumindo, sempre divido o pacote, vai de boa.
 
Compartilhar aqui como venho fazendo a utilização das leveduras.
Ano passado meu volume aumentou bastante, então tive q procurar novos fornecedores para baratear o custo da breja, um dos itens que mais impacta no custo é a Levedura, levando em consideração o que todo brewshop recomenda ( ou deixa de recomendar), por exemplo nguem fala em reaproveitar a levedura. ou seja vc utiliza a levedura 1x e descarta. comecei a pesquisar bastante sobre o reaproveitamento de levedura, que é muito comum, mas pouco falado e cheguei a algumas situações q me favoreceram muito, e também as brejas.
1- Comprei Levedura em pacote de 500g. se não me engano paguei 440,00 reais em um pacote de US-05 com 500g, eu sei que para quem faz levas de 10L é muito mas talvez de para dividir com outros cervejeiros. Só ai ja economizei uma grana, pois a levedura sai menos de 1 real a grama. sendo q um pacote de 11 gramas esta em media 28 reais, ou seja mais de 2 reais por grama.
2- Otimizei meu processo para brassar a cada 15 dias, assim eu reaproveito a Levedura sem retirar do fermentador, só brasso e jogo pra dentro do fermentador, minhas 2º,3º e 4ª levas(com o mesmo fermento) fermentam em 2-3 dias, pois minha levedura ja esta saudável, multiplicada, está em seu "auge" digamos assim, nunca tive nehum problemas com OFFflavors, contaminação, nada.
3- Qndo preciso comprar levedura que não seja a US-05, faço o seguinte, faço uma receita de 40L e utilizo 2 pacotes de levedura, na próxima leva, faço 100L e reutilizo a LAma q formentou os 40L anteriores, Fermentação rápida, vigorosa e sem problemas nenhum. Um Super starter digamos assim kkkkk
4- Armazeno a levedura em uma tapowere com tampa vedada com silicone, deixo ela dentro do freezer dentro do pacote ja aberto, dentro do tapowere, sem problemas nehum de contaminação,nadade baixa viabilidade, estou utilizando a ultima leva de uma levedura q comprei em março de 2020, sem nehum problema. As 500g de levedura q comprei ano passado eu consegui fermentar uma media de 5000 L de breja ate agora, neste processo de reutilizar a levedura 3-4x sem retirar do balde.

BOm resumindo, desde q vc tenha uma boa limpeza e sanitização de todo seu equipamento, a levedura vai estar viva para fermentar sua breja sem problemas, não faço starter, fermento 240L de breja divididos em 3 fermentadores, 2 de 100L e 1 de 50L, mantenho tudo muito limpo e bem armazenado, venho fazendo levas de breja cada vez melhores, uma única leva de 100L de weiss q tive q jogar fora, foi pq a bomba de recirculação sugou todo o mosto e minha resistencia ficou sem liquido e criou uma crosta preta q deixou a breja imbebivel, com gosto de queimado, orrivel, do resto ano passado a cada 15 dias brassava 240L, todo mes, desde março, nehuma breja deu errado e meu custo melhorou muito.
 
O ideal seria você utilizar uma calculadora para fermento como estas: Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend, para saber a quantidade de fermento que você deve utilizar. Eu não dividiria um envelope.
O que eu faço é um starter calculado para a minha cerveja e mais o volume de um vidro de 800ml. Utilizo a quantidade calculada no yeast calculator e o que sobra coloco no vidro e deixo na geladeira para a próxima leva.
Na outra leva faço o mesmo processo com o conteúdo do vidro. Faço isso 3 vezes antes de descartar. Com um envelope eu faço 4 levas.
Não uso DME para fazer o starter pois está o olho da cara. Faço mosto com malte pilsen que sai infinitamente mais barato.
Acho mais seguro guardar o fermento seco (pacote já aberto) do que guardar lama ou biomassa de starter.
Pensando em Contaminação.

Estou avaliando fazer uma técnica:
- Abrir o pacote de fermento e pegar 0,5gr.
- fazer um starter com 50ml
- depois acrescentar mais 200ml de mosto e fazer outro step
- por último acrescentar mais 2000ml de mosto e fazer o último step

vai dar um picthing rate de 0,97 - dá bom pra maioria das ALE, pensando em não passar da OG 1065.

Não sei se estou equivocado, mas me parece mais seguro guardar fermento seco do que líquido.
Corrijam-me a vontade.
 
Sei não. Cada step é um mini risco de contaminação, se for pensar dessa maneira.
Pessoalmente nunca tive contaminação nas minhas cento e poucas brassagens até hoje e sempre utilizei o starter guardado na geladeira em um vidro esterilizado. Faço no máximo 4 vezes o processo para cada pacote ou vial de levedura.
Mas todo aproveitamento tem seus prós e contras. Cabe ao cervejeiro escolher o que se adapta melhor para ele.
 
Minha experiencia com um pacote para 20L foi bem ruim, apesar de ter usado um starter de garrafa pet com 100g de DME por 24h e mexer muito.

No meu caso também conta que foi uma lager, mas teve um diacetil tremendo, foram 9 dias de descanso para ficar aceitável, já depois quando fui aproveitar a lava dessa mesma brassagem coloquei uns 200ml de lama não lavada e a fermentação aconteceu vigorosa e não teve nada de diacetil aparente.

Cada caso um caso, mas acho que aproveitar lama uma vez é bem seguro, dizem que depois de muitas gerações tem que ter os cuidados com nutrição e modificações.
 
Minha experiencia com um pacote para 20L foi bem ruim, apesar de ter usado um starter de garrafa pet com 100g de DME por 24h e mexer muito.

No meu caso também conta que foi uma lager, mas teve um diacetil tremendo, foram 9 dias de descanso para ficar aceitável, já depois quando fui aproveitar a lava dessa mesma brassagem coloquei uns 200ml de lama não lavada e a fermentação aconteceu vigorosa e não teve nada de diacetil aparente.

Cada caso um caso, mas acho que aproveitar lama uma vez é bem seguro, dizem que depois de muitas gerações tem que ter os cuidados com nutrição e modificações.
Boa tarde.
Na verdade, sua primeira leva sofreu de underpitching.... 01 pacote para 20 L de lager, mesmo com starter agitado manualmente não dá o pitch correto.... pode colocar na calculadora!!!
Já sua segunda leva, com a lama, estava com pitch correto ou, talvez, até acima!!!
Abraços
 

Latest posts

Back
Top