Gelatina na superfície

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipebts

Active Member
Joined
Mar 7, 2016
Messages
27
Reaction score
1
Pessoal,

Segui as dicas do Guenther para clarificar com gelatina. Após 48h na geladeira fui abrir para trasfegar com um auto sifão e tinha uma camada de gelatina na superfície. Quando tentei sifonar percebi que grudou gelatina na ponta do auto sifão. Diante disso fiquei com as seguintes dúvidas:

1. Não deveria ter gelatina na superfície, certo?

2. Quando se clarifica com gelatina pode usar o auto sifão normalmente ou não é recomendado?

Bem, abortei o envase pois subiu sedimentos, devolvi o balde para a geladeira (de casa mesmo) e diminuí a temperatura dela a fim de decantar melhor a gelatina e sedimentos.

uploadfromtaptalk1466966438764.jpg
Agradeço opiniões.
Filipe



Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
 
Pessoal,

Segui as dicas do Guenther para clarificar com gelatina. Após 48h na geladeira fui abrir para trasfegar com um auto sifão e tinha uma camada de gelatina na superfície. Quando tentei sifonar percebi que grudou gelatina na ponta do auto sifão. Diante disso fiquei com as seguintes dúvidas:

1. Não deveria ter gelatina na superfície, certo?

2. Quando se clarifica com gelatina pode usar o auto sifão normalmente ou não é recomendado?

Bem, abortei o envase pois subiu sedimentos, devolvi o balde para a geladeira (de casa mesmo) e diminuí a temperatura dela a fim de decantar melhor a gelatina e sedimentos.

View attachment 117484
Agradeço opiniões.
Filipe



Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk

A gelatina normalmente decanta...

Acredito que não haja restrição com o auto sifão.

O fermentador estava em temperatura ambiente? O ideal é que fique pelo menos a 5 graus por uns 2 dias.

Eu já usei gelatina duas vezes deixando em 0c e não deu problema nenhum
 
A gelatina normalmente decanta...

Acredito que não haja restrição com o auto sifão.

O fermentador estava em temperatura ambiente? O ideal é que fique pelo menos a 5 graus por uns 2 dias.

Eu já usei gelatina duas vezes deixando em 0c e não deu problema nenhum
Pois é, Botei a geladeira em nível 5 - tenho que medir a temperatura.

Mas quando tu envasar usou a torneira do fermentador? Não passou gelatina?

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
 
Na minha experiência com gelatina, tive que aguardar 4 dias para clarificar. Maturando a 0 graus.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Pois é, Botei a geladeira em nível 5 - tenho que medir a temperatura.

Mas quando tu envasar usou a torneira do fermentador? Não passou gelatina?

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk

Pela torneira.

Não passou, decantou tudo junto com o fermento...

Deixei por 3 dias a 0c...

Se a sua temperatura não está bem fria, deve aumentar o tempo na geladeira até decantar tudo...

Olha o resultado da clarificação
 

Attachments

  • IPA_terceira_leva.JPG
    IPA_terceira_leva.JPG
    75.7 KB · Views: 96
tive o mesmo problema nas minhas duas ultimas brassagens.. deixei 2 dias a -0.5 °C, e quando fui envasar estava desse jeito ai...
 
2 dias é pouco tempo, espera mais um pouco que decanta tudo.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
O problema deve ser outro. Depois da gelatina eu normalmente transfiro em 24-36 horas no máximo.

Se for para esperar 1 semanas depois da gelatina eu nem usaria e deixaria clarificar naturalmente.
 
O problema deve ser outro. Depois da gelatina eu normalmente transfiro em 24-36 horas no máximo.

Se for para esperar 1 semanas depois da gelatina eu nem usaria e deixaria clarificar naturalmente.

Olhando novamente a foto, você jogou o açúcar invertido quente, no líquido frio?

Tá com cara de açúcar caramelizado isso aí...
 
Olhando novamente a foto, você jogou o açúcar invertido quente, no líquido frio?

Tá com cara de açúcar caramelizado isso aí...
Não é açúcar, é gelatina mesmo. Joguei a 65 graus no mosto frio

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
 
Não é açúcar, é gelatina mesmo. Joguei a 65 graus no mosto frio

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk

Misturou a 65 graus? Tem certeza? Confia no termômetro e não passou dessa temperatura? Pode ter desnaturado o colágeno da gelatina se passou disso, aí da m#@ mesmo
 
Você deve ter diluído a gelatina em água muito quente e desnaturou o colágeno. Colágeno desnaturado fica com esse aspecto, e boa parte não decanta facilmente. Na próxima, experimente diluir a gelatina com água à temperatura de no máximo 60°C e coar antes de adicionar à cerveja.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Você deve ter diluído a gelatina em água muito quente e desnaturou o colágeno. Colágeno desnaturado fica com esse aspecto, e boa parte não decanta facilmente. Na próxima, experimente diluir a gelatina com água à temperatura de no máximo 60°C e coar antes de adicionar à cerveja.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Mas estava a 65 conforme o termômetro. Mas vou ficar com esta possibilidade. Vai que...

Posso coar com este coador? Não prejudica na refermentação na garrafa por conta de coar parte de fermento?

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
 
Mas estava a 65 conforme o termômetro. Mas vou ficar com esta possibilidade. Vai que...

Posso coar com este coador? Não prejudica na refermentação na garrafa por conta de coar parte de fermento?

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
Eu digo coar a gelatina diluída. Não a cerveja.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Mas estava a 65 conforme o termômetro. Mas vou ficar com esta possibilidade. Vai que...

Posso coar com este coador? Não prejudica na refermentação na garrafa por conta de coar parte de fermento?

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
Eu digo coar a gelatina diluída. Não a cerveja.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Dando um feedback , baixei a temperatura da minha geladeira a 1 grau. Não sei quanto estava antes. Deixei 36h nesta temperatura e deu tudo certo, não havia mais aquela camada na superfície.

Depois que eu abrir uma garrafa posto como ficou o resultado.

Muito obrigado

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
 
Viu aí que era só deixar mais tempo! Na primeira vez que eu utilizei a gelatina, tirei uma amostra com 48 horas e ainda estava turva. Me disseram para esperar que decantaria e foi o que aconteceu, no dia seguinte já estava clarificada. De uma hora pra outra ela limpa.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Back
Top